Como diminuir a evasão escolar através de 8 passos indispensáveis

Veja agora 8 dicas de como diminuir a evasão escolar e fechar, de vez, a porta dos fundos da sua instituição de ensino. ✅

⏰ Tempo aproximado de leitura: 8 – 10 minutos

Introdução

🤔 Mas afinal, como diminuir a evasão escolar? Sabemos que buscar por respostas para esta pergunta é um dos principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino. Isso significa que focar os esforços apenas na captação já não é o suficiente. É preciso estender o acompanhamento ao estudante ao longo de todo o tempo de permanência na IE.

Além disso, o setor educacional está sofrendo fortemente em razão de diversos fatores externos. A profissionalização da concorrência direta, dificuldade de aderência dos seus produtos (currículo e metodologia) com as novas necessidades do mercado, diminuição da demanda devido às crises econômicas e o menor incentivo do Estado são exemplos. 

Neste conteúdo, vamos dar uma olhada em 8 ações que são indispensáveis para a diminuição da evasão em uma instituição de ensino. O nosso objetivo é te ajudar a captar e reter de forma sustentável.

Vamos mergulhar! 🤿

Newsletter Rubeus

💬 A importância da comunicação sólida e da experiência do estudante

Nunca foi tão urgente dar atenção aos atuais alunos. Contudo, engana-se quem acha que essa atenção limita-se somente à sala de aula. É preciso trabalhar com o objetivo de oferecer ao estudante a melhor experiência possível em toda a sua jornada de conhecimento

Para isso, a instituição precisa melhorar a sua comunicação com eles e agir proativamente. Isso porque é necessário se adaptar às suas necessidades e seus possíveis novos desejos, estando pronta para incorporar novas metodologias e tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem, por exemplo.

EXPERIÊNCIA DO ESTUDANTE:

De maneira simples, a experiência do estudante ou SX (do termo em inglês, Student Experience) consiste na percepção geral que o atual ou potencial aluno tem sobre o seu serviço educacional como um todo, não se limitando apenas ao ensino. 

A experiência do estudante acontecerá independente da sua IE criar ou não ações específicas para melhorá-la. Isso porque o estudante desenvolverá suas percepções de acordo com os contatos que terá com sua IE. O segredo de instituições que criam ações focadas em evitar evasões está na gestão positiva de cada contato.

🎁 Saiba mais sobre esse tema lendo o nosso conteúdo “Experiência do estudante: como criar experiências memoráveis”.

🔍 O que é evasão de alunos e quais as suas principais causas?

 Em síntese, a evasão de alunos é o que ocorre quando um aluno já matriculado deixa de frequentar a instituição de ensino. Seja ela pública ou privada, configurando-se, portanto, como abandono dos estudos mediante o desligamento completo ou pela grande quantidade de faltas.

Charge - evasão de alunos
Direitos autorais da imagem: Ivan Cabral 

Algumas questões contribuem diretamente para a evasão de alunos, veja quais são elas:

Baixa empregabilidade na área cursada:

Um dos principais motivos para a escolha de um curso é a busca por uma boa vaga no mercado de trabalho. Assim, quando essa expectativa não se concretiza na prática, os alunos tendem a alterar ou desistir do curso.

Falta de motivação:

A desmotivação é um dos fatores mais subjetivos e que, por isso, afeta sutilmente os alunos.

Em resumo, ela pode ocorrer por diferentes motivos. Seja por considerarem que a instituição não é dinâmica, que possui processos muito rígidos ou, ainda, que é pouco inovadora. Resultado? Os alunos acabam optando pela evasão por não estarem engajados ou não enxergarem mais sentido em continuar.

Qualidade do ensino:

Quando um aluno adquire um curso de graduação, por exemplo, ele não está apenas adquirindo 4 ou 5 anos de estudo. Ele está “comprando um sonho”. É justamente por isso que a experiência positiva é primordial para alimentar esse sonho e não desistir no meio do caminho.

Portanto, podemos dizer que o principal pilar, ou seja, aquilo que irá viabilizar a realização desse sonho, é o ensino. Desse modo, quando esse aluno não enxerga relevância no seu aprendizado, perde-se o valor agregado e abre-se espaço para a frustração.

Bullying:

Infelizmente, esse ainda é um problema comum no ambiente escolar, principalmente entre os adolescentes. 

Como sabemos, os agressores são, geralmente, jovens que passam por problemas psicológicos ou que já sofreram algum tipo de agressão no ambiente familiar. Ou, inclusive, na escola, transferindo seus traumas para outras pessoas.

Pesquisas mostram que o bullying continua sendo o grande causador da interrupção e/ou desistência escolar.

Boas práticas para captação e permanência de alunos - rubeus

8 ações que irão contribuir para a diminuição da sua taxa de evasão 

1. Como diminuir a evasão escolar: Identifique possíveis lacunas

Como vimos, mais do que nunca, é necessário manter um relacionamento próximo com os alunos e seus pais e/ou responsáveis, no caso de colégios.

Além disso, é fundamental possuir uma visão holística e, ao mesmo tempo, específica de cada um deles como forma de evitar as tão temidas evasões. 

Esse panorama deve ser capaz de proporcionar a identificação de pontos fortes e fracos, de forma a sinalizar para a instituição de ensino o que deve ser melhorado e o que deve ser potencializado.

Crie e disponibilize avaliações personalizadas para os seus contatos. Assim, torna-se factível medir o desempenho de diferentes aspectos da sua instituição de ensino.

Permita que os seus alunos te digam o que estão os incomodando, eles irão sinalizar qual ponto você deve priorizar e, a partir disso, será possível analisar a melhor forma de atuar.

2. Como diminuir a evasão escolar: atue preventivamente e garanta maiores chances de reverter a evasão

Em resumo, sua instituição de ensino precisa definir indicadores que identifiquem um possível evasor. Eles te auxiliarão na tarefa de reconhecer os riscos. Assim, você pode trabalhar sobre eles através da Gestão da Permanência de alunos.

🚨 O importante, nesse momento, é trabalhar preventivamente e não corretivamente às evasões

Para que sua IE não perca o timing, é preciso iniciar esse acompanhamento desde os primeiros passos do lead em sua Jornada de Compra Educacional.

O método Rubeus propõe o monitoramento da Gestão da Permanência de alunos através de 5 indicadores preventivos:

Indicadores preventivos - Como diminuir a evasão escolar: 8 ações indispensáveis - Rubeus

🚨🚨 Quando o seu aluno se enquadrar em dois ou mais requisitos, o sinal de alerta deve ser ligado e a sua instituição deve agir! Ao trabalhá-los é possível visualizar onde e quando a instituição deve agir. Resultado? Uma diminuição significativa no número de evasões

➡️ Saiba como analisar cada indicador e reconhecer em qual deles o seu estudante se enquadra, lendo o nosso guia sobre Gestão da Permanência:

Guia Completo: Gestão da Permanência para instituições de ensino - rubeus

3. Como diminuir a evasão escolar: mantenha o contato ativo com pais e/ou responsáveis

Se a sua instituição de ensino oferta o ensino básico, é importante estar em contato constante com pais e/ou responsáveis. Por meio de ações inteligentes, tais como reuniões periódicas e feedbacks sobre o desempenho do aluno, por exemplo, é possível construir e manter essa conexão

O mesmo se aplica ao ensino superior. É primordial criar situações oportunas para estabelecer um contato com leads e alunos, tais como rodas de conversas, eventos, palestras… Somente dessa forma, é possível trabalhar a permanência dos alunos já na captação.


➡️ Aliás, vou deixar um aqui de nossos conteúdos no qual damos dicas de como criar esse contato ativo: Marketing de Relacionamento na educação: definições e aplicações.

4. Como diminuir a evasão escolar:  ofereça suporte 

O suporte pode fazer uma enorme diferença na hora do seu aluno decidir ficar na sua instituição de ensino. Diversos fatores têm o potencial de influenciá-lo e, por isso, devem ser trabalhados.

👊 Pense estrategicamente em questões como a divulgação de vagas de estágio correlatas aos cursos ofertados, isso pode ser uma ótima forma de trabalhar a questão financeira, ao mesmo tempo em que sua IE apoia os primeiros passos do aluno no mercado de trabalho.

Imagem ilustrativa - Rubeus

👊 Ademais, pense em questões mais específicas como as monitorias. É crucial que a sua instituição esteja sempre atenta às matérias que mais reprovam ou que oferecem um maior grau de dificuldade aos alunos

Verifique requisitos, como aprendizagem, métodos de ensino e docente envolvido. Se mesmo após isso a situação permanecer, invista em monitoria. Ao estruturá-la opte, se possível, por alunos que se destacam na matéria. Muitas vezes, a razão para a dificuldade pode estar relacionada à maneira de ensino do docente. Ao optar por uma outra didática, talvez seja mais fácil para o aprendizado.

👊 Uma outra dica importante é pensar em coisas que ajudem no dia a dia. Por exemplo, se você sabe que a maioria dos seus alunos vem de uma outra cidade ou que se mudou devido à faculdade, então por que não ter um espaço reservado para a divulgação de vagas em repúblicas? Ações como essas podem parecer simples, mas são bem vistas por seus alunos.

5. Leve inovação para dentro da sala de aula

A transformação digital chegou para ficar! A tecnologia já é realidade dentro e fora das salas de aulas e, sim, os seus alunos estão esperando por ela nas aulas.

A utilização da tecnologia dentro da sala de aula se dá por meio de ferramentas tecnológicas desenvolvidas com o objetivo de tornar todo o processo mais completo e dinâmico. Em resumo, algumas dessas ferramentas tecnológicas na educação já são bem conhecidas no meio educacional, tais como computadores e dispositivos portáteis.

Uma instituição de ensino bem equipada pode fazer a diferença na vida acadêmica de seu aluno. Portanto invista em tecnologias, recursos educacionais, laboratórios, bibliotecas e oportunidades que a sua instituição possa ofertar.⠀

LIVE Rubeus | Transformação Digital na educação: desafios e oportunidades acelerados pela pandemia
PLATAFORMAS ADAPTATIVAS:

Em resumo, as plataformas adaptativas são um sistema educacional que permite a prática da aprendizagem adaptativa, ou seja, que se adequa à realidade de cada aluno.

Para isso, os melhores sistemas capturam dados refinados e usam análises de aprendizagem para permitir a adaptação humana das respostas.

REALIDADE AUMENTADA:

A realidade aumentada permite ver o ambiente da vida real bem à nossa frente com um aumento digital sobreposto. 

Quando aplicada em sala de aula pode ser extraordinária e mais interativa, pois permite que os professores mostrem exemplos virtuais de conceitos e adicionem elementos de jogo para fornecer suporte ao material didático. Isso permitirá que os alunos aprendam mais rápido e memorizem informações.

METAVERSO:

Apesar de ser um tema muito recente, o metaverso promete revolucionar a forma como o aprendizado é trabalhado nas instituições de ensino, transformando o conteúdo lecionado em uma experiência imersiva e que rompe com os limites da sala de aula.

➡️ Confira o nosso conteúdo “Metaverso na educação: entenda como a sua instituição de ensino pode se preparar” e saiba mais!

6. Como diminuir a evasão escolar: se preciso, reveja as metodologias educacionais

O Projeto Pedagógico Curricular (PPC) informa qual é a metodologia de ensino da sua instituição de ensino. Em suma, esse documento traz informações completas sobre como funciona o curso na instituição.

Embora seja um documento previamente definido, nada impede de realizar alterações caso seja necessário.
Assim, se a metodologia adotada apresentar defasagens, é importante rever o documento a fim de verificar se a prática está condizente com o que está mapeado. Ou até mesmo, em casos de necessidade, revisá-lo.

7. Capacitação e atualização do corpo docente

É inegável a necessidade dos docentes de se reinventarem. Isso porque, muito mais do que detentores de conhecimento, os professores exercem um papel ímpar na formação humana dos estudantes, indo além de conteúdos expositivos e unidirecionais.

Ao se reinventarem, os professores deverão se atentar não somente aos métodos de ensino, mas também a questões como o elo com os alunos e a adequação da tecnologia na forma de ensinar e aprender. 

Por isso, invista na capacitação e atualização dos professores. Lembre-se: é preciso estar pronto para interagir com eficiência nos canais de comunicação que os alunos utilizam. Além disso, é preciso se tornar um agente facilitador, tanto na curadoria dos conteúdos quanto na aplicação do conhecimento. A transformação digital está acelerando a transição do professor expositivo para o facilitador.

➡️ Pegue dicas valiosas em nosso conteúdo: “Perfil do professor do futuro: quem não inova, fica para trás!“.

8. Como diminuir a evasão escolar: tenha processos bem definidos

Assim como é necessário definir e trabalhar indicadores preventivos, também é preciso contar com processos definidos para uma atuação estratégica. Ou seja, se os indicadores sinalizam para a instituição que um aluno tem chances de evadir, os processos devem ser capazes de reverter esse cenário.

Ao estabelecer processos bem definidos e responsáveis por sua gestão, é possível mensurar os resultados e otimizar a sua operação. Daí a importância da implantação de processos de relacionamento. Soma-se a isso, uma equipe específica para esse fim que estará integrada a todas as demais equipes da instituição. 

O método Rubeus trabalha a permanência de alunos desde os primeiros contatos. Por esse motivo, em nossa metodologia, traçamos as melhores práticas de atuação. Isso tudo visando a execução de cada etapa da maneira mais eficaz possível. Em resumo, trabalhamos diversos processos, tais como: Renovação de Matrícula, Controle de Inadimplência e Acompanhamento do Estudante:

Como diminuir a evasão escolar: 8 ações indispensáveis - rubeus

➡️ Vou deixar aqui alguns conteúdos complementares para você não ficar com dúvida na hora de colocar essa dica em prática! Vale a pena conferir:

🎁 DICA BÔNUS: utilize um CRM específico para educação

Um CRM educacional é muito importante para as instituições de ensino. Em resumo, a depender do CRM escolhido, é possível atuar em diversas esferas, tais como relacionamento, captação, permanência de alunos e até mesmo marketing educacional. Por isso, não poderíamos deixar de dar essa dica. 

Com um CRM específico para educação, é mais fácil trabalhar preventivamente contra a evasão de alunos. Por meio de funcionalidades estratégicas e a identificação de necessidades específicas do cenário educacional, é possível obter um êxito significativo na retenção dos alunos.

CRM para área educacional - Rubeus

👤 Perfil de um possível evasor  

Identificar o perfil de um possível evasor é um dos requisitos básicos quando o assunto é como diminuir a evasão escolar.

É preciso entender que uma evasão requer um período de ponderação. Isso significa que o aluno, na maioria das vezes, emite sinais quando está considerando uma evasão. É justamente quando esses sinais são emitidos que as instituições de ensino devem atuar. Confira alguns deles:

Como diminuir a evasão escolar: indicadores preventivos, dicas e estratégias - Rubeus

📉 Quanto pode ser dispendioso para uma instituição de ensino não investir no combate à evasão de alunos? 

💭 Imagine uma instituição de ensino que possui 60 matrículas efetuadas no curso de Administração e que o seu ticket médio, ou seja, o faturamento de cada um dos seus alunos, é de R$ 800 mensais. Isso significa que temos um faturamento mensal em potencial no valor de R$ 48 mil para essa turma

Entretanto, ao longo do ano letivo, essa IE negligenciou o processo de combate à evasão e 20 alunos evadiram, alegando motivos diversos. Isto é: o curso de Administração ficou com 40 alunos matriculados, gerando, assim, uma receita real de R$ 32 mil por mês. Isso quer dizer que os 20 alunos perdidos fazem uma diferença significativa no desempenho da sua instituição. 

Planejado: 60 cadeiras – R$ 48.000,00Alcançado: 40 alunos – R$ 32.000,00

Em números, temos uma perda de receita no longo prazo de 20 vezes R$ 800 multiplicados pelos 48 meses de curso. Ou seja: R$ 768 mil (setecentos e sessenta e oito mil reais) em apenas uma turma.

[E-book] Combate à evasão de alunos: como estruturar processos efetivos e sustentáveis - Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

Plataforma Rubeus

A Rubeus está comprometida com o sucesso da sua IE. Afinal, somos o primeiro CRM educacional feito sob medida para as necessidades das instituições de ensino. 

Atuando sob as frentes de Marketing Educacional, Captação e Gestão da Permanência, já transformamos os resultados de centenas de instituições em todo o país. 

✅ Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre como a Plataforma Rubeus pode te ajudar!

Demonstração - Plataforma Rubeus

Até a próxima! 👋

Como diminuir a evasão escolar: 6 dicas fundamentais (+ e-book) - Matheus Amaral

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!

– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Como diminuir a evasão escolar: indicadores preventivos, dicas e insights. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-diminuir-a-evasao-escolar/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2020, 5 agosto). Como diminuir a evasão escolar: indicadores preventivos, dicas e insights. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-diminuir-a-evasao-escolar/