Renovação de Matrícula

O processo de Renovação de Matrícula permite à instituição a automação da régua de relacionamento com seus alunos, desde a abertura do período de renovação de matrícula até a sua confirmação junto a cada estudante.


Confira detalhadamente todas as etapas deste processo

Nesta etapa são identificados automaticamente (via integração) todos os alunos matriculados com o próximo período letivo aberto para renovação e com pendências financeiras que impossibilitam sua adesão.

São automatizadas mensagens por e-mail e SMS que incentivam o aluno a sanar sua pendência a fim de viabilizar sua renovação. De acordo com a estratégia da instituição também podem ser geradas campanhas de ligação. 

A abordagem da equipe financeira, ao ser realizada de forma humanizada, pode ajudar a apresentar as possibilidades de acordo e/ou negociação possíveis para cada caso e diminuir a evasão de inadimplentes.

Nesta etapa, todos os alunos matriculados com o próximo período letivo aberto para renovação e com pendências acadêmicas são identificados automaticamente (via integração). 

Dessa forma, alunos que apresentem mais disciplinas pendentes do que o limite permitido pela instituição são detectados antecipadamente e uma abordagem proativa é realizada, seja através de mensagens automatizadas por e-mail, SMS e WhatsApp quanto por contatos pessoais dos coordenadores de curso. 

As atividades de contato são geradas automaticamente e registradas no histórico centralizado do aluno, o que aumenta a adesão às dependências (aumentando o ticket médio) e diminui a evasão por desistências.

Fluxos de automação

Os fluxos de automação da Plataforma Rubeus permitem o envio automático de mensagens personalizadas por e-mail, SMS, WhatsApp e TTS (ligação com áudio gravado), de acordo com o curso e demais características dos alunos a cada momento do processo.

Após não apresentar nenhuma pendência junto ao Sistema de Gestão Acadêmica, todos os alunos aptos para renovação avançam automaticamente para a etapa “Aptos para renovação” (via integração).

Essa atualização permite que eles recebam mensagens automatizadas com a finalidade de orientá-los para a renovação de matrícula, apresentando tanto uma abordagem instrutiva, através do esclarecimento de dúvidas do processo, quanto incentivadora, por meio da antecipação de matrícula.

Após concluir seu processo de renovação e assinar seu contrato, os alunos avançam automaticamente (via integração) para a etapa “Pré-renovados”. 

Nesse momento, eles recebem o boleto bancário para pagamento e são lembrados periodicamente dessa pendência até a sua quitação. Essa automação contribui para a redução da inadimplência e diminuição da evasão.

Assim que o Sistema de Gestão Acadêmica é atualizado com a confirmação de pagamento da renovação de matrícula, a etapa “Renovados” recebe automaticamente (via integração) os alunos que concluíram o processo. 

Posteriormente, uma comunicação de boas-vindas ao novo período letivo é disparada, sistematizando, assim, o acolhimento, diminuindo os ruídos na comunicação sobre o novo período letivo e evitando contatos errôneos de incentivo à renovação juntos aos alunos cuja matrícula já está renovada.

Agora que conhece o processo de Renovação de Matrícula da Rubeus e entende o quão importante ele será para o desempenho da sua instituição de ensino, não perca tempo! Solicite agora mesmo este processo a um dos nossos consultores.

QUERO CONTRATAR ESTE PROCESSO

Conheça também outros processos relacionados a Gestão da Permanência:

O que são os processos de Gestão da permanência?

Os processos de Gestão da Permanência são todos aqueles que dizem respeito ao relacionamento com o estudante e/ou pais ou responsáveis após a realização da sua matrícula (pós-venda).