Acompanhamento do Estudante

O processo de Acompanhamento do Estudante tem o objetivo de sistematizar abordagens proativas da instituição em relação às circunstâncias que, porventura, podem levar à insatisfação e à evasão de alunos. 

A partir de dados preditivos são definidos padrões comportamentais que indicam potenciais evasões. De acordo com esses registros é possível disparar ações de acolhimento, apoio e orientação com foco no sucesso do estudante.


Confira detalhadamente todas as etapas deste processo

Nesta etapa, a Plataforma disponibiliza, automaticamente (via integração), todos os alunos regulares em que não haja indício de potencial evasão em nenhuma das bases de informação da instituição, tais como: Sistema de Gestão Acadêmica, Sistema de Gestão Financeira ou Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Integrações 

A Plataforma Rubeus é altamente conectável, o que permite a conexão simultânea de diversas fontes de dados e eventos relevantes sobre o comportamento dos alunos.

Além da integração nativa com as aplicações TOTVS e nossa API de integração orientada a eventos, a plataforma possibilita o uso de endpoints, webhooks e a integração com mais de 2.000 aplicações via Zapier.

Neste momento são identificados, automaticamente (via integração), todos os alunos com padrão comportamental que indique uma possível evasão. 

Informações como assiduidade nas aulas, engajamento no ambiente virtual de aprendizagem, coeficiente de rendimento e inadimplência, por exemplo, são levadas em consideração. 

Quando uma potencial evasão é identificada, o aluno recebe, pelo WhatsApp, uma pesquisa de satisfação em que é convidado a compartilhar sua opinião, classificando, em uma escala de 5 estrelas, os seguintes indicadores: qualidade das aulas, infraestrutura e atendimento. 

A sua resposta, em conjunto com o seu perfil comportamental, é analisada pelo fluxo de automação para identificar aqueles estudantes que receberão, prioritariamente, o contato da equipe de relacionamento. 

Dessa forma, as campanhas de contato proativo com os alunos são geradas dinamicamente e de forma inteligente. Ao falar com os alunos mais propensos a evadir, a instituição aumenta a satisfação geral e diminui o índice de evasão.

App de satisfação

A Plataforma Rubeus possui um app próprio para monitoramento da satisfação dos alunos e pais/ responsáveis. Com ele é possível criar pesquisas personalizadas para avaliação de aulas, atendimentos e demais experiências do aluno na instituição.

Todos os eventos que indicam evasões confirmadas, como emissão do histórico escolar no portal do aluno, pedidos de transferência ou trancamento na secretaria, enviam automaticamente (via integração) registros para esta etapa. A automação permite que esses casos sejam tratados com urgência, fazendo com que a chance de reversão aumente consideravelmente.

Nesta etapa, são concentrados todos os casos que estão sendo analisados por consultores de relacionamento. O objetivo aqui é identificar o real motivo da potencial evasão e, a partir dele, direcionar um atendimento com a área específica a fim de contornar a situação. 

Os consultores de relacionamento são responsáveis por categorizar cada caso e registrar todas as interações com o aluno em seu histórico centralizado. Dessa maneira, a instituição tem uma visão geral da situação de todos os casos e da possibilidade de reversão, assim como uma estimativa das evasões, podendo adotar estratégias de reversão de acordo com o seu cenário.

Todos os casos direcionados à coordenação de curso, departamento financeiro ou núcleo psicopedagógico ficam nesta etapa. 

Os consultores educacionais acompanham e registram a evolução dos atendimentos específicos, garantindo que os alunos não fiquem sem retorno e tenham o devido atendimento de suas necessidades.

Todos alunos evadidos são enviados para esta etapa com o seu motivo de evasão identificado. 

Essa identificação contribui tanto para a tomada de decisão em relação às estratégias que evitem novas evasões quanto para a segmentação da base de alunos evadidos. 

 

A segmentação retroalimenta o processo de captação, o que facilita as campanhas de captação direcionadas para essas bases com o objetivo de recuperá-los no futuro.

Todos os alunos que concluem seu curso são enviados automaticamente (via integração) para esta etapa. 

Esse registro facilita a criação de campanhas segmentadas para o posterior relacionamento com o egresso e educação continuada, aumentando o ticket médio dos seus estudantes e o seu potencial de indicação de novos alunos por seus promotores.

Agora que conhece o processo de Acompanhamento do Estudante da Rubeus e entende o quão importante ele será para o desempenho da sua instituição de ensino, não perca tempo! Solicite agora mesmo este processo a um dos nossos consultores.

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