Controle de Inadimplência

O processo de Controle de Inadimplência sistematiza o relacionamento de faturamento e cobrança da instituição de forma humanizada. As regras de cobrança e relacionamento são automatizadas desde a emissão do título a receber até a quitação da mensalidade pelo aluno.


Confira detalhadamente todas as etapas deste processo

Assim que o lançamento financeiro é faturado no Sistema de Gestão Financeira da instituição, automaticamente é gerado um registro na etapa “Lançamentos Faturados”. 

Nessa etapa, a instituição define as mensagens automáticas que serão enviadas por e-mail e SMS para os seus alunos, avisando sobre a disponibilidade do título e incentivando a antecipação de pagamentos, seja para sua simples quitação ou para a concessão de descontos progressivos, por exemplo. 

Nesse momento também são automatizados os avisos de vencimento da mensalidade, com o objetivo de evitar a inadimplência.

Caso o lançamento não seja pago até o vencimento, seu registro avança automaticamente para a etapa “Lançamentos Vencidos” (via integração). 

Nessa etapa, são automatizadas as mensagens de cobrança da dívida com o objetivo de diminuir a inadimplência

Através do fluxo de automação da plataforma também é possível automatizar campanhas de cobrança por telefone que geram atividades para a equipe adequada de acordo com as regras da instituição.

Telefonia integrada

A instituição, opcionalmente, pode utilizar a telefonia integrada da plataforma para gravar as ligações realizadas a fim de obter respaldo quanto às negociações, maior eficiência dos profissionais que realizarão os contatos (uma vez que podem recorrer aos áudios para lembrar das tratativas já feitas) e monitoramento do trabalho por parte dos supervisores.

Quando um lançamento é cancelado ou estornado, seu status é automaticamente (via integração) atualizado, o que permite a pausa da régua de cobrança ao estudante, evitando cobranças indevidas.

De acordo com a política de cobrança da instituição são definidas as etapas de controle de status das dívidas, tais como: negativação, protesto e cobrança terceirizada. Aqui é possível controlar, por exemplo, as aprovações e as remoções de negativação, evitando processos judiciais e cobranças indevidas.

E-mails automáticos

Todos os e-mails enviados pela plataforma possuem confirmação de leitura, informação estratégica para a negociação e respaldo quanto a confirmação da comunicação sobre a dívida.

Ao ser reconhecido o pagamento pelo Sistema de Gestão Financeira da instituição, automaticamente, os registros avançam para a etapa “Lançamentos Pagos”. 

Assim, os responsáveis financeiros podem ser notificados do reconhecimento da quitação, melhorando a comunicação com o estudante, pais ou responsáveis.

Agora que conhece o processo de Controle de Inadimplência da Rubeus e entende o quão importante ele será para o desempenho da sua instituição de ensino, não perca tempo! Solicite agora mesmo este processo a um dos nossos consultores.

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O que são os processos de Gestão da permanência?

Os processos de Gestão da Permanência são todos aqueles que dizem respeito ao relacionamento com o estudante e/ou pais ou responsáveis após a realização da sua matrícula (pós-venda).