Como conseguir alunos durante o ano todo é um dos principais desafios enfrentados pela sua instituição de ensino? Se sim, você precisa conhecer, o quanto antes, o CRM Educacional Rubeus e a nossa Metodologia de Captação de Alunos Sustentável.

Tempo estimado de leitura: de 15 a 20 minutos.

Que tal conhecer estratégias efetivas de como conseguir alunos durante o ano todo? A dica é ler este blog post até o final! 

Confira o que você vai ver:

  1. Panorama inicial
  2. Como conseguir alunos: conheça a Metodologia Rubeus de Captação de Alunos Sustentável
  3. O Tripé da Metodologia Rubeus de Captação de Alunos Sustentável
  4. Com o CRM Educacional Rubeus é mais fácil conseguir alunos
  5. Mas como conseguir alunos durante o ano inteiro com o CRM Rubeus?
  6. Potencialize suas estratégias de como conseguir alunos: soluções do CRM Educacional Rubeus
  7. Como conseguir mais alunos: vantagens proporcionadas pelo uso do CRM Educacional Rubeus

1. Panorama inicial

Você não perde vendas pela qualidade ou pela natureza do produto, perde pela falta de relacionamento. – Tom Peters

Criar e estabelecer um bom relacionamento com potenciais alunos é uma das práticas fundamentais para influenciar positivamente na hora da escolha por sua IE. Mas engana-se quem acha que o relacionamento deve ser trabalhado somente durante a conquista do lead, ele precisa ser uma prática contínua. Isso porque é um elemento que impacta diretamente na Gestão da Permanência

Através de uma relação de alto nível é possível conduzir todas as interações. Bem como gerar qualidade nas suas experiências e conquistar a confiança e a satisfação desde o primeiro contato do interessado com a sua instituição.

Relacionamento - Rubeus

Quando tratamos de relacionamento, é inegável a importância de um bom processo de vendas. Por isso, possibilitar e facilitar a excelência no relacionamento é imprescindível. Além disso, é fundamental incorporar essa excelência tanto aos processos de captação quanto aos de permanência dos alunos.

Para tornar nosso estudo mais claro, que tal vermos um exemplo na prática?

Considere que o Carlos é um lead da sua instituição de ensino. Ao saber que o seu processo seletivo está aberto, ele resolveu ir até a sua IE para saber mais informações sobre as bolsas ofertadas. 

Devido à grande estrutura da sua IE, ao chegar, ele ficou perdido. Não sabia como chegar à secretaria e, muito menos, com quem deveria conversar. Por isso, ele resolveu pedir orientações ao porteiro. 

Muito educado e prestativo, o porteiro descreveu exatamente como chegar à Central de Atendimento e com quem ele poderia tirar as suas dúvidas. Uma vez lá, o Carlos foi bem recebido e conseguiu solucionar todas as suas dúvidas. 

Encantado com todo o atendimento prestado, ele optou por realizar a sua inscrição de uma vez. Isso porque ele sentiu 100% de certeza de que estava no lugar mais indicado para alcançar sua realização profissional e pessoal.

Ao realizar o processo seletivo e ser aprovado, o Carlos foi contactado pelo mesmo consultor que havia tirado suas dúvidas quando foi na instituição. Ao longo da conversa, ele lhe informou sobre o processo de matrícula e as documentações necessárias.

Assim, o Carlos realizou a sua matrícula de imediato e recebeu todas as orientações sobre as aulas. Com todo o relacionamento desenvolvido, desde o primeiro dia em que visitou a instituição e até o presente momento, ele tem a certeza que quando terminar a sua graduação, irá realizar sua pós na mesma IE. Mas não é só isso, ele a recomenda para todos os seus conhecidos que procuram por uma instituição de ensino de qualidade em todos os sentidos. 

Percebeu como o relacionamento é a chave para o sucesso da sua instituição? E como ele é capaz de potencializar a sua captação de alunos? E, como vimos, ao trabalhar um relacionamento realmente efetivo, a tendência é que o seu aluno pense em continuar em sua IE. Seja através da realização de alguma especialização ou um outro curso, por exemplo.

2. Como conseguir alunos: conheça a Metodologia Rubeus de Captação de Alunos Sustentável

Entendemos a importância da criação e manutenção de um relacionamento no processo da Jornada de Compra Educacional. Acreditamos que devemos possibilitar e facilitar a excelência no relacionamento entre a sua instituição de ensino e seus potenciais e atuais alunos.

Para alcançar essa excelência e obter um resultado efetivo e duradouro nesses processos, a Rubeus considera que somente soluções tecnológicas em si não são suficientes. Por isso, entregamos nossa solução atrelada à Metodologia Rubeus de Captação de Alunos Sustentável.

Metologia Rubeus

A Rubeus acredita que apenas através de um trabalho coeso e estruturado é possível alcançar resultados de sucesso. 

Por esse motivo, dentre os objetivos da Metodologia Rubeus de Captação de Alunos Sustentável estão:

  • Aumento da captação no topo do funil;
  • Qualificação de interessados,
  • Aumento de conversões;
  • Diminuição de custos de captação.

Ela é dividida em duas fases essenciais: captação e permanência, que, em sinergia, contribuem para a eficiência de toda a metodologia em si. 

✋🖐 Mas, antes de vermos cada uma das etapas, que tal recapitularmos? 

A importância da sinergia no ambiente educacional

Provavelmente, você já sabe que um dos maiores problemas das empresas é estabelecer uma boa comunicação, não é mesmo? 

Há um erro muito comum cometido pelas instituições de ensino, erro que compromete todo o resultado obtido. Infelizmente, em muitos casos, as equipes de captação de novos clientes não alinham as metas e o plano tático. Resultado? Dificuldades em diversas ações de marketing, vendas e atendimento, além de obter impacto direto nas estratégias de como conseguir alunos. 

Resumidamente, a sinergia no ambiente educacional acontece quando as equipes de marketing e de vendas trabalham em sincronia. Esse trabalho, por sua vez, visa alcançar um objetivo comum (Smarketing Educacional). Ou seja, aumentar o número de alunos da sua IE.

Logo, quando há sinergia, as equipes envolvidas conseguem trabalhar melhor, identificando os gargalos e ajustando os processos. Essas ações aumentam as chances de potencializar os resultados da sua instituição.

Agora que entendemos a importância da sinergia para a obtenção de resultados pela sua IE, chegou a hora de conhecermos detalhadamente a Metodologia Rubeus. Bem como ela pode auxiliar a sua instituição a definir ações estratégicas a fim de conseguir mais alunos, veja:

Processos de captação

1ª) Atração

Metologia Rubeus - Atração

A primeira etapa do processo de captação é a atração. Essa etapa é uma das mais importantes quando o assunto é como conseguir alunos. Isso porque ela é capaz de impactar o desenvolvimento de todas as outras etapas seguintes. 

Sendo assim, é necessário planejá-la bem, a fim de que se possa atrair um maior número de potenciais alunos para serem transformados em interessados.

Nessa fase, podemos utilizar duas estratégias eficientes para potencializar os resultados de atração: Inbound Marketing (nutrição de lead) e o Outbound Marketing (captação ativa). Para aplicar, o mais importante é você ter analisado o tempo necessário para que as estratégias funcionem. Na nossa metodologia, inserimos o conceito de Funil de Captação em Y, em que podemos utilizar ambas as estratégias para uma atuação sólida e eficiente. 

O Funil de Captação em Y, embora não seja tão conhecido como o Funil de Captação Tradicional, é um grande aliado para as estratégias de atração. Por isso, deve ser estudado e analisado com atenção. Isso porque, quando bem aplicado em sua instituição de ensino, deixa o seu processo de geração de leads cíclico. Assim, a cada campanha, você consegue trabalhar os leads da campanha atual e já preparar os das próximas.

Contudo, para que ele seja realmente eficaz e gere resultados, é preciso que a sua instituição saiba como e em qual momento utilizar cada uma de suas estratégias. 

Para saber mais sobre o Funil de Captação de Alunos em Y e como ele pode auxiliar a sua instituição na união de ações de Inbound e Outbound Marketing Educacional, sugerimos que você acesse nosso blog post específico sobre o assunto, clicando AQUI.

2ª) Nutrição 

Metodologia Rubeus - NutriçãoNa etapa de nutrição, é preciso colocar em prática o processo de qualificação do potencial aluno. Estimulando-o, com isso, a adquirir o serviço da sua instituição.                                        

Para isso, utiliza-se tanto a metodologia de prospecção passiva quanto de prospecção ativa. Isso permitirá estimular o interessado a adquirir o serviço da sua IE, impactando positivamente a efetividade das suas ações de como conseguir alunos.

Através do Inbound Marketing, a principal função dessa etapa é qualificar os leads, enviando conteúdos ricos e relevantes durante todo fluxo de nutrição. Dessa forma, o interessado será alimentado por materiais de condução. Esses conteúdos devem ser capazes de encaminhar o potencial aluno até o fundo do Funil de Marketing.

Já por meio do Outbound é possível identificar, com um pouco menos de efetividade, as melhores oportunidades. Sendo possível entregar uma lista para que o trabalho de call center seja executado dentro do período de inscrições. O objetivo é levar o máximo de pessoas interessadas até a inscrição por meio do Cold Calling 2.0 e Cold Mailing.

3ª) Conversão

Metodologia Rubeus - Conversão

A última etapa do processo de captação de alunos é a conversão. O objetivo, neste momento, é desenvolver ações estratégicas de como conseguir alunos, transformando os já inscritos em matriculados. 

Assim, a  partir dessa fase, o candidato começa a receber um relacionamento one to one por um consultor de carreira da sua equipe de captação. Isso porque é preciso conduzi-lo, de forma natural e eficiente, até a matrícula.

Ainda nessa fase, é necessário segmentar as oportunidades perdidas no processo de captação atual e suas objeções. O propósito é segmentar as listas e devolver para o time de marketing inserir nos fluxos de nutrição. Com isso, no próximo processo de captação, sua equipe pode trabalhar as melhores oportunidades extraídas delas.

Portanto, a segmentação de listas de contatos é uma das principais estratégias que a sua instituição de ensino deve colocar em prática. Isso porque segmentar é fundamental para obter sucesso nas suas campanhas de e-mail marketing

Dentre os critérios que podem ser utilizados para segmentar as suas listas estão:

  • idade;
  • localização;
  • curso;
  • modalidade;
  • data de aniversário;
  • renda;
  • persona;
  • tipo de empresa;
  • cargo;
  • formações anteriores;
  • ticket médio.

Para que você possa compreender melhor como usá-los na prática, imagine o seguinte exemplo:

Joana é a gerente de marketing da Uniexemplo. Em uma das reuniões de alinhamento com o time de vendas, identificou-se que as estratégias de como conseguir alunos precisavam ser melhoradas. Por isso, ficou definido que era preciso segmentar a lista de contato de modo que fosse possível visualizar, de forma mais eficiente, os leads. Isso porque deseja-se direcioná-los a melhor estratégia e, por conseguinte, aumentar o número de matrículas da instituição. 

Joana estava em dúvida sobre qual a melhor forma de segmentação, pois queria algo que tornasse mais fácil o trabalho das equipes.

Storytelling - Rubeus

Ponderando sobre a melhor forma de atrair os potenciais alunos, ela optou por segmentar sua lista de acordo com o curso de interesse. Assim, seria possível direcionar um conteúdo específico para cada um deles.

Junto com a sua equipe, ela desenvolveu uma régua de relacionamento específica para cada um dos 10 cursos ofertados pela sua instituição. 

Com o objetivo de nutrir os potenciais alunos interessados em Administração de empresas, por exemplo, a equipe apostou no envio de conteúdos como o “Guia de empregabilidade: conheça tudo sobre a área de Administração”.

Já para os leads do curso de Medicina, Joana achou mais interessante enviar um material ressaltando a importância, valorização e alcance global da profissão. 

Percebeu como a segmentação dos seus contatos pode tornar as suas ações de como conseguir alunos muito mais efetivas? No exemplo acima, a Joana optou pela segmentação de acordo com o interesse de curso, mas nada impede que a sua instituição opte por outras. 

A partir do momento em que uma matrícula é efetuada, o processo de captação de alunos está completo para aquele aluno. Com isso, voltamos à atenção para a segunda fase, o processo de Gestão da Permanência de alunos. 

Processos de Permanência

1ª) Controle de evasão

Metodologia Rubeus - Controle de evasãoA primeira etapa dos processos de permanência de alunos é o controle de evasão. Isso porque o primeiro grande desafio das instituições de ensino é evitar e minimizar a evasão dos alunos. Essa etapa é indispensável se levarmos em consideração os dados fornecidos pela 9ª edição do Mapa do Ensino Superior, que indica que a taxa de evasão em cursos de ensino superior atingiu 31,6% nos cursos presenciais e 34,9% na modalidade EAD.

Por isso, nessa etapa, nossa metodologia propõe ações estratégicas e inteligentes. Essas ações permitem com que as instituições de ensino realmente tornem seus matriculados em alunos.

2ª) Satisfação

Metologia Rubeus - Satisfação

Após conseguir realizar a etapa anterior, é hora de tornar o aluno um verdadeiro “fã” da sua instituição.

Logo, a partir de agora, além dele não sair da sua instituição, ele começará a falar bem dela para os amigos e familiares. Essa divulgação e promoção acaba se tornando um poderoso processo de marketing boca a boca.

A fim de verificar o quão satisfeito estão os seus alunos, é fundamental realizar um acompanhamento consistente. Isso porque a satisfação é um dos principais sinalizadores de possíveis evasões. 

3ª) Educação continuada 

Metodologia Rubeus - Educação continuadaA partir de agora não basta apenas manter o aluno e transformá-lo em fã da instituição. É necessário também trabalhar um certo encantamento capaz de incentivá-lo a consumir os demais serviços disponíveis em sua IE. 

Mas como fazer isso? Através de uma experiência de alto nível.

Assim, o principal objetivo dessa etapa é fazer com que o aluno fique tão satisfeito que queira continuar os estudos em sua instituição por já conhecê-la e confiar na qualidade dos seus serviços.

Uma forma macro de visualizar essa situação é fazer com que aquele aluno que entrou na graduação, termine seu curso superior e continue em sua instituição até a conclusão da pós-graduação ou do mestrado. Durante a graduação também há diversos momentos em que temos a oportunidade de conectar o aluno com atividades de extensão que irão, além de melhorar seu engajamento com o curso, aumentar o seu ticket médio.

Nesse momento é essencial que sua instituição de ensino utilize uma plataforma que permita a disponibilidade de informações estratégicas em tempo real. O coeficiente de rendimento nas disciplinas, a fase do curso, a empregabilidade do aluno e atividades extracurriculares são alguns exemplos básicos.

3. O Tripé da Metodologia Rubeus de Captação de Alunos Sustentável

Agora que você conhece toda a nossa Metodologia de Captação de Alunos, é interessante que conheça também o tripé que a compõe. Esse tripé tem o objetivo de auxiliar as instituições de ensino em suas estratégias de como conseguir alunos o ano todo. Basicamente, ele é composto por três variáveis, a saber:

Pessoas, Processos e Tecnologia - Rubeus

  • Pessoas:

Reconhecemos a impossibilidade de realizar qualquer processo sem pessoas. Precisamos de pessoas para idealizá-lo, apoiá-lo e executá-lo. Também percebemos a dependência da tecnologia para com as pessoas, uma vez que as ferramentas tecnológicas são desenvolvidas, monitoradas e otimizadas por elas;

  • Processos:

Os processos são responsáveis por nortear todo o trabalho desenvolvido pelas pessoas. E, ainda, é peça determinante quando o assunto é a utilização da tecnologia. O mercado educacional é extremamente dinâmico e, com isso, faz-se ainda mais necessária a definição e planejamento de processos eficientes;

  • Tecnologia:

A tecnologia, como vimos, viabiliza o funcionamento dos processos presentes na sua instituição. Imagine, por exemplo, como uma equipe de captação, composta por 3 pessoas, poderia realizar o processo de captação de alunos, ao relacionar-se com dois mil prospects, em dois dias, se não fosse a tecnologia. A tecnologia também pode ser considerada uma grande facilitadora das atividades desenvolvidas pelas pessoas. Isso porque ela oferece formas eficientes para a realização das atividades humanas.

É visível a forte interdependência entre essas três variáveis, não é mesmo? Por isso, se apenas uma ou duas estiverem consolidadas não será possível obter os bons resultados esperados. Logo, um dos pré-requisitos para o sucesso da Metodologia Rubeus de Captação de Alunos Sustentável é estabelecer um forte processo de sinergia entre os três pilares citados.

4. Com o CRM Educacional Rubeus é mais fácil conseguir alunos

O CRM Educacional Rubeus é o primeiro CRM desenvolvido, exclusivamente, para instituições de ensino. Por isso, ele permite que sua instituição de ensino potencialize suas estratégias de como conseguir alunos. Além disso, ele conhece, detalhadamente, todas as dificuldades presentes no cenário atual de captação de alunos das IEs.

Isso quer dizer que ele permite que sua instituição desenvolva eficientemente as atividades inerentes aos processos de captação e retenção de alunos.

E, o melhor, conseguimos registrar todos os potenciais alunos identificados fora do período do processo seletivo. E, ao concentrarmos as melhores oportunidades em um só lugar, não deixamos com que sua instituição perca nenhuma delas.  

O CRM Educacional Rubeus permite que as instituições de ensino revolucionem o relacionamento com os seus potenciais alunos. Além de otimizar o desenvolvimento do trabalho da sua equipe de captação. Quer saber como fazemos isso? Confira nosso blog post CRM educacional Rubeus: conheça o primeiro CRM feito para educação.

5. Mas como conseguir alunos durante o ano inteiro com o CRM Rubeus?

O CRM Educacional Rubeus acompanha e auxilia nos resultados de captação e permanência sustentável de alunos da sua instituição, pois atua em toda a jornada do estudante. Desde o momento de decisão pela matrícula, passando por sua vida acadêmica, até a educação continuada. E, durante todas as etapas, nosso CRM educacional auxilia a sua instituição a antever e reagir aos desafios internos e externos.

Para um melhor aproveitamento, sugerimos que você realize a leitura dos pontos seguintes, pensando na realidade vivenciada por sua IE e nos problemas enfrentados por ela.

Procure identificar, também, se sua instituição sofre com algum deles. Com isso, você terá um diagnóstico básico dos pontos fracos e fortes do seu ambiente interno. Tendo, assim, um panorama dos processos de captação e permanência de alunos da sua instituição de ensino.

Listamos abaixo alguns dos principais desafios trabalhados pela Metodologia de Captação de Alunos Sustentável, suportada pelo CRM Rubeus.

  • Cursos com menos inscritos do que vagas

Os cursos ofertados por sua instituição são iniciados com menos inscritos do que vagas? Você não tem uma percepção clara de quais são os reais motivos para isso estar acontecendo?

O “topo do funil” de captação (volume de interessados) é essencial para a sobrevivência da IE e, sem o volume adequado, a saúde financeira dos cursos é comprometida.

Para reverter esse cenário, é essencial trabalhar estrategicamente o website da sua instituição de ensino, bem como a sua demanda reprimida. Precisa de ajuda nessa tarefa? Nós temos o material certo para você:

Demanda Reprimida Educacional: resultados rápidos com o site da sua IE - Rubeus

  • Aumento nos índices de evasão e inadimplência 

Os resultados nos índices de evasão e inadimplência são constantemente uma preocupação? Você realiza entrevistas com seus alunos ao evadirem, identificando os reais motivos para sua saída? Com qual antecedência você descobre que um aluno irá evadir? Você sabia que um aumento na evasão pode ser consequência de diversos fatores internos e externos que podem ser combatidos se identificados precocemente? 

Pensando nisso, o CRM Rubeus permite que sua IE realize o monitoramento das possíveis evasões, através de indicadores específicos. Assim, torna-se possível identificar e atuar preventivamente a elas.

  • Dificuldade para mensurar os resultados de captação

Expressar os resultados de captação de alunos é um obstáculo para sua equipe de captação?

Muitas vezes, a dificuldade na obtenção de dados em tempo hábil prejudica a transformação em informações úteis para a sua captação de alunos.

De maneira geral, essa situação também pode prejudicar a identificação das boas e más práticas do seu processo de captação de alunos. Isso porque pode impedir propostas de melhorias e permitir a continuação de práticas ineficientes.

  • Altos investimentos em divulgação e baixo retorno 

Sua instituição entende que a divulgação é um dos pontos fundamentais para o processo de captação de alunos, não é mesmo? Por isso, começou a despender grandes investimentos com esse objetivo. 

No entanto, apesar dos elevados recursos financeiros e o grande esforço da equipe de marketing, esse processo não tem gerado os objetivos almejados. Esse é um sinal claro de que seus processos precisam ser revisados imediatamente. 

  • Muitas matrículas são perdidas todos os dias 

Sua equipe de marketing está sendo eficiente e, de forma automatizada ou não, consegue conduzir grande número de potenciais alunos para a sua página de inscrições. Apesar do interessado estar bastante inclinado a efetuar sua matrícula, 70% das inscrições iniciadas são abandonadas. 

Você acredita que sua ficha de inscrição está impactando nessa conversão?

Mais de 60% das pessoas que iniciam o preenchimento da inscrição não completam o processo. A Ficha de Inscrição Educacional do CRM Rubeus pode ser bastante útil quando esse é o assunto. 

  • A equipe de captação perde o timing one to one

Devido a lenta execução dos processos, a equipe de captação acaba perdendo o timing no contato com o candidato, acarretando, assim, na demora e a ineficiência na comunicação, além de causar frustração em alguma expectativa dos potenciais alunos.

  • Falta de sintonia entre a equipe de captação e relacionamento

Os setores de marketing e relacionamento da sua instituição trabalham sem sincronia e não possuem um propósito em comum que norteia todas as suas ações? Se sim, saiba que esse pode ser um dos principais fatores que comprometem a eficácia das suas estratégias de como conseguir alunos.

Essa é uma situação muito preocupante e, por isso, pode ser interessante para sua IE implantar boas práticas de Smarketing Educacional.

6 dicas essenciais para a prática de Smarketing Educacional - Rubeus

  • Cadastro de oportunidades manuais 

A gestão de oportunidades do processo de captação da sua instituição de ensino é realizada, parcial ou totalmente, de forma manual? Essa prática pode estar prejudicando a realização do contato one to one dentro do timing com o potencial aluno.

Isso também pode ocasionar apatia da sua equipe por qualquer sistema que promete facilitar e otimizar a forma de captar alunos, por meio de uma interface moderna e simples.

E aí? Percebeu que as suas estratégias de como conseguir alunos precisam ser melhoradas? Ou identificou algum desses desafios no dia a dia da sua instituição de ensino? Então, é hora de agir! Mas, caso você ainda tenha alguma dúvida, sugerimos que você confira nosso blog post e tenha certeza de que fará a escolha certa ao optar pelo CRM Rubeus. 

3 sinais que revelarão se sua instituição precisa do CRM Rubeus - Rubeus

6. Soluções do CRM Educacional Rubeus

  • Monitoramento de resultados

Quer tornar suas ações de como conseguir alunos realmente efetivas? Então a dica é realizar um monitoramento eficaz. 

Acompanhe, em tempo real, todas as inscrições parciais e completas de cada canal utilizado por sua instituição. Também é possível criar campanhas com links personalizados para calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI) de cada ação.

  • Definição de personas

Com o CRM Educacional Rubeus, é possível facilitar o desenvolvimento e a execução do seu fluxo de comunicação com os potenciais alunos. Além disso, você consegue segmentar seus potenciais alunos por origem, nível de ensino e curso.

Estabelecer um plano de comunicação comercial para cada perfil, automatizar seus contatos através de uma régua de relacionamento e priorizar as oportunidades que serão enviadas automaticamente para o funil da sua equipe de captação. Para saber mais sobre esse assunto, acesse nosso blog post abaixo:

Saiba como construir personas - Rubeus

  • Fluxo de Relacionamento

Automatize, de forma inteligente, seu fluxo de relacionamento comercial. Escolha quais e-mails e SMS serão enviados para cada perfil de aluno, desde o interesse pelo curso, inscrição e matrícula.

Dessa forma, é possível personalizar a comunicação em cada etapa da jornada de compra do candidato. Para melhorar ainda mais, essa comunicação é 100% automatizada pelo CRM Educacional Rubeus e registrada na linha do tempo dos interessados.

  • Empoderamento do seu website

Transforme seus diferenciais e atributos acadêmicos em discursos estratégicos de venda por meio da produção de conteúdo relevante. Planeje um poderoso discurso de condução, com gatilhos mentais integrados ao nosso CRM Educacional.

Com isso, buscamos explorar, ao máximo, todo o potencial do seu website, fazendo com que mais visitantes sejam atraídos e, consequentemente, realizem suas inscrições.

  • Gestão da inteligência comercial no relacionamento com os alunos

Armazene, no banco de dados do CRM Educacional Rubeus, todos os contatos realizados com os candidatos. Dessa forma, o feeling de mercado e os insights ficam retidos na sua instituição, o que permite a permanência dos melhores processos praticados por sua IE.

  • Integração do seu sistema de gestão, processo seletivo e o CRM

Entendemos que um sistema de CRM que não precisa promover uma integração eficiente com os sistemas de gestão e com todas as modalidades de processo seletivo disponibilizadas pela instituição de ensino. 

Sabendo disso, o CRM Educacional Rubeus prioriza a excelência na integração efetiva com o sistema de gestão e os processos seletivos. Esse é um dos requisitos básicos da nossa operação.

Não tem ideia do porque alguns projetos de CRM para educação simplesmente não apresentam os resultados esperados? Em nosso blog post, elencamos as informações que você precisa saber para escolher a Plataforma de Captação e Permanência de alunos adequada para a sua IE. Confira:

Por que mais de 50% dos CRM educacional falham? - Rubeus

  • Mapeamento dos processos de captação e permanência

Aproveite o know-how da nossa equipe de consultores, com anos de experiência comprovada no mercado educacional, e analise, detalhadamente, os processos atuais da instituição.

Identifique sua maturidade, eficiência e potencial de otimização. Essa prática permite a identificação de pontos de melhorias e gargalos. Além de servir como base para o desenvolvimento de boas práticas capazes de potencializar os resultados obtidos ao captar e reter alunos. Resultado? Melhores índices de satisfação em suas estratégias de como conseguir alunos.

  • Padronização do atendimento, do porteiro ao reitor

Cientes da importância de entregar a melhor experiência aos seus candidatos, reconhecemos a necessidade da qualidade no atendimento aos potenciais e atuais alunos em todos os pontos de contato.

Por isso, a condução de seus candidatos até a matrícula deve ser sincronizada por todos os setores da sua IE. Seja ele identificado pela recepcionista, pela equipe de captação ou por seu website. Uma boa dica para iniciar essa mudança é desenhar a experiência dos candidatos em todos os canais de contato IE / Candidato.

  • Maior conversão e identificação de oportunidades

Todas as nossas soluções de macro captação de alunos oferecem uma experiência simples, moderna e orientada à identificação dos abandonos de inscrição.

Com isso, conseguimos identificar interessados que não concluíram suas inscrições e resgatá-los através de uma comunicação segmentada. E, ainda, pré-qualificar as oportunidades de maior valor para receberem um contato individualizado pela equipe de captação dentro do timing. E o melhor: tudo isso em apenas um local: o CRM Educacional Rubeus.

  • Eficiência comercial e preenchimento de mais vagas 

Nosso CRM foi exclusivamente desenhado e desenvolvido para as instituições de ensino. Por isso, os resultados e o relacionamento de qualidade com o aluno realmente acontecem. A equipe de captação consegue identificar e priorizar os perfis mais valiosos de interessados.

Desse modo, as melhores oportunidades são enviadas, em tempo real, da Macro Captação para o funil de matrículas do captador, aumentando, exponencialmente, a chance de conversão.

  • Contato Rápido 

Envie mensagens de e-mail ou SMS para várias oportunidades na mesma etapa do funil, com o CRM Rubeus isso é possível. Em apenas dois cliques, todo o público selecionado recebe sua mensagem e toda interação realizada é automaticamente registrada na plataforma.

Com essa solução, definir estratégias de como conseguir alunos é muito mais fácil. Isso porque é possível manter suas oportunidades aquecidas e, assim, o timing nunca é perdido.

  • Agendamento Inteligente

Agende ligações, e-mails, mensagens SMS e visitas com simplicidade. A equipe de captação é notificada a cada agendamento e os atrasos podem ser monitorados. Como as oportunidades chegam “sozinhas” fica fácil cumprir o prazo “mágico” de contato em até 48 horas.

  • Oportunidades Dinâmicas

Envie suas oportunidades diretamente para o funil pelos Canais de Macro Captação. Logo, sua equipe tem as melhores oportunidades em tempo real. Ah, e se o interessado continuar a inscrição, a oportunidade é direcionada sozinha, evitando ligações para quem já se inscreveu.

  • Canais Personalizados 

Crie seus próprios formulários dinamicamente e incorpore ao seu website para captar oportunidades. Imagine, por exemplo, uma opção “Ligue-me”, enviando os interessados diretamente para o funil da sua equipe de captação.

  • Gatilho para Vendas 

Com o CRM Educacional Rubeus, você consegue segmentar seus potenciais alunos da maneira que achar mais eficiente e distribuí-los a grupos específicos de consultores.

Imagine, por exemplo, que apenas os potenciais alunos de cursos com baixa demanda e que interromperam sua inscrição, no segundo passo da ficha, vão ser enviados para determinado grupo específico de consultores. Crie quantos grupos quiser, e eles receberão as oportunidades certas em tempo real.

7. Como conseguir mais alunos: vantagens proporcionadas pelo uso do CRM Educacional Rubeus

O CRM Educacional Rubeus é capaz de suportar todas as necessidades relativas à captação e permanência de alunos, como as listados acima. Por essa razão, dentre as vantagens obtidas pela sua instituição está a potencialização das estratégias de como conseguir alunos. Mas não é só isso, confira abaixo as demais vantagens proporcionadas pela Plataforma Rubeus:

  1. Atrair mais alunos para sua instituição;
  2. Aumentar suas taxas de conversão;
  3. Ampliar a permanência dos seus alunos (diminuição do índice de evasão) na instituição;
  4. Incrementar seu ticket médio;
  5. Obter mais resultados com o mesmo investimento de marketing;
  6. Reduzir os custos de operação comercial;
  7. Construir seu programa de captação e permanência sustentável;
  8. Eliminar retrabalhos entre os setores de atendimento ao aluno;
  9. Diminuir seu tempo de matrícula;
  10. Monitorar seus resultados em tempo real;
  11. Personalizar a comunicação com seus alunos de forma segmentada;
  12. Integrar, de forma efetiva e eficiente, os sistemas, as equipes e os processos;
  13. Aumentar a eficiência da sua equipe de captação.

Com o CRM Educacional Rubeus, suas ações de como conseguir alunos ficam muito mais efetivas!

Mas e agora? Qual o próximo passo?

Apresentamos aqui as principais funcionalidades do CRM Educacional Rubeus. 

Além disso, você pode ter uma visão geral do que é possível implementar em sua instituição com a nossa plataforma. Bem como quais são as melhores práticas da Metodologia de Captação de Alunos Sustentável da Rubeus.

Agora, recomendamos que você agende uma demonstração conosco. Através dela, será possível conhecer melhor como podemos transformar suas estratégias de como conseguir alunos e, com isso, potencializar os resultados da sua IE.

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