Marketing one to one na educação: dicas para explorar o marketing individual

O marketing one to one na educação é um tipo de interação baseada nas preferências de potenciais e atuais alunos, proporcionando, assim, um alto grau de personalização com o objetivo de fazer com que o lead se sinta único. Saiba agora como aplicá-lo!

Antes de começarmos, sugiro que você salve esse post como favorito em sua barra de endereços. Assim, sempre que surgir uma dúvida, encontrará ele rapidamente. 

Além disso, aproveite cada material que distribuímos ao longo do conteúdo, eles irão tornar a sua experiência ainda mais completa, combinado? 😉

Introdução

Alguma vez você já passou por uma experiência de atendimento que te marcou? Estou me referindo a um atendimento que te fez sentir especial, que fez sentir que você não é apenas “um” cliente para a empresa, mas sim “o” cliente.

Eu vivi uma experiência assim e vou compartilhá-la com você! Sempre compro açaí em uma loja perto de casa. A primeira vez que pedi, me lembro que passei todos os detalhes do meu pedido para a atendente. E assim foi até a 5ª vez. Hoje, quando peço o açaí só preciso dizer “Alô”. A atendente já sabe de cor o meu pedido e apenas pergunta: “O de sempre?”.

Esse toque pessoal no atendimento é uma estratégia poderosíssima para empresas que desejam fidelizar clientes

“Apenas” o ato de lembrar o nome ou decorar o pedido de um cliente, é capaz de transformá-lo em fã da sua marca. Esse toque de pessoalidade é chamado de marketing one to one

Por isso, neste post, vamos dar uma olhada nos benefícios do marketing one to one e como aplicá-lo na educação. Além disso, preparamos também algumas dicas para ajudar você e a sua equipe a trabalhá-lo no dia a dia da sua IE. 

O que é marketing one to one e qual a sua aplicação na educação?

Em resumo, marketing one to one, marketing 1:1 ou marketing um para um, consiste em uma estratégia de marketing que se baseia em conhecer individualmente as escolhas e preferências dos clientes e potenciais clientes. 

O objetivo do marketing one to one pode variar de empresa para empresa, podendo ser: conduzir o potencial e/ou atual cliente à (re) venda, a fidelização e a criação de uma experiência altamente positiva, por exemplo. 

Quando aplicado especificamente à educação, o marketing one to one configura-se como uma abordagem que objetiva chamar a atenção do potencial aluno e manter a sua atenção ao longo de toda a sua jornada educacional

O marketing one to one na educação é centrado em interações personalizadas com os potenciais e atuais alunos. Por isso, podemos dizer que o marketing one to one na educação contribui tanto para a captação de alunos quanto para a Gestão da Permanência.

Ademais, quando trabalhado no processo da captação, o marketing 1:1 é capaz de tornar a experiência do lead altamente envolvente e personalizada. Já na Gestão da Permanência, o marketing one to one na educação trabalha a  fidelidade do aluno, com vistas à educação continuada.

Qual o objetivo do marketing one to one na educação?

Como vimos, o marketing one to one aplicado à educação pode apresentar objetivos diversos. Entretanto, podemos dizer que o objetivo final é realizar a venda. Ou seja, alcançar a conversão do potencial aluno inscrito em matriculado.

Em resumo: o objetivo do marketing one to one na educação é oferecer uma experiência personalizada que seja marcante, construindo uma barreira poderosa contra concorrentes. Afinal, todo mundo gosta de se sentir único e o marketing individual proporciona essa sensação.

Conteúdo complementar: “Experiência do estudante: como criar experiências memoráveis”.

Marketing one to one não é mágica

Que o marketing one to one é altamente persuasivo, isso você já sabe. Ele se comunica diretamente com o lead, fazendo-o sentir especial. Entretanto, vale destacar que, assim como toda ação de marketing, o 1:1 é uma abordagem que precisa de bases para que tenha êxito. Ou seja, é preciso dados do seu potencial aluno. É preciso conhecer os seus gostos e hábitos de consumo. 

Além disso, é preciso possuir uma ferramenta capaz de realizar o monitoramento de ações e o “disparo” de estratégias, como os e-mails personalizados, por exemplo. 

Para gerar uma experiência única por meio do marketing one to one na educação, a utilização de um CRM educacional (Sistema de Gestão de Relacionamento) pode ser altamente eficaz, configurando-se como uma maneira consistente de centralizar informações e não perder o timing de cada lead.

Por isso, é fundamental compreender que o marketing one to one não faz mágica se não for trabalhado a partir de informações que permitirão a personalização da interação com o potencial e/ou atual aluno.

Marketing one to one na educação - Rubeus

Quais são os benefícios do marketing one to one na educação? 

Dentre os benefícios desse tipo de marketing estão:

🗣 Personalização da comunicação⠀

Transmitir o sentimento de pertencimento é necessário para que o aluno sinta-se conectado com a realidade à sua volta. 

Os estudantes querem sentir-se confiantes de que estão contribuindo para a dinâmica da IE. Assim, quanto maior for esse sentimento de pertencimento, maior tende a ser a resposta no que tange o engajamento de alunos. 

Através de ações como personalização da comunicação e estratégias para não perder o timing do negócio, sua instituição de ensino consegue trabalhar a personalização de forma eficaz. 

🔍 Uma boa coleta de dados

Através de um CRM educacional é possível realizar a compilação de informações de interação com atuais e potenciais alunos. Isso fornece à sua instituição de ensino dados valiosos que irão viabilizar as ações de marketing one to one na educação, bem como as campanhas de marketing em massa. 

Dessa forma, quando a equipe de Marketing passar os leads para a equipe de Vendas, eles estão munidos com informações valiosas. Assim, além de entregar leads quentes, é possível passar para a equipe de Vendas informações valiosas como timing e abordagem ideal a ser utilizada. Em resumo: a sinergia entre os times de Marketing e de Vendas aumentará.

❤️ Aumentar a percepção de valor para os estudantes

É preciso proporcionar uma experiência tão agradável e satisfatória ao aluno a ponto dele se tornar “fã” da instituição. Isso porque, quando o aluno é leal, ele realmente encontra-se comprometido, engajado e estabelece uma relação duradoura com a IE.

💡 Pegue dicas valiosas em nosso conteúdo: “Como encantar os alunos: 6 dicas para promover a lealdade nas IEs”.

🤝🏻 Conquistar a confiança

Em suma, a conquista da confiança de potenciais alunos é outro benefício que evidencia o quão vantajoso pode ser para a sua instituição de ensino investir na construção de um bom relacionamento por meio do marketing one to one na educação. 

Não há fórmula mágica, manual e nem mesmo um script com o passo a passo para você seguir quando o assunto é fazer seus potenciais alunos confiarem em sua instituição. Isso porque em todo tipo de relação lida-se com emoções e valores, e a confiança presente neles é que determina a duração e o estreitamento desses relacionamentos.  

Quando você “conversa” com o seu lead e ele sente que está tendo atenção, a confiança começa a ser estabelecida.

E-book 8 fontes de confiança para conquistar mais alunos - Rubeus

🚧 Monitoramento e adequação de ações

As informações que você obterá dos seus potenciais e atuais alunos ajudam a determinar o que está funcionando e o que precisa ser adequado em sua estratégia de Marketing. 

3 dicas valiosas para trabalhar o marketing one to one na educação

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Aqui estão 3 dicas de marketing de personalização básicas, mas comprovadas, que a sua instituição de ensino pode utilizar:

📩 Crie e-mails personalizados

Em resumo, o e-mail marketing é uma das maneiras mais fáceis de aplicar o marketing 1:1. Quando bem desenvolvidos, eles despertam interesse e levam o lead a uma ação.

Dica número 1: segmente às suas listas de e-mail. Ou seja, faça uma separação de acordo com o estágio do Funil de Captação. Dessa forma, você conseguirá identificar qual será a melhor abordagem para o seu e-mail. 

Dica número 2: aposte em um assunto personalizado. Você pode colocar o nome do destinatário no campo “assunto” do e-mail, assim você o tornará mais pessoal. Além disso, sempre que possível, humanize o seu contato enviando o e-mail de uma pessoa real da sua equipe de Marketing. Ou seja, use o nome de uma pessoa real como remetente. 

Dica número 3: certifique-se de que seus e-mails pareçam autênticos e não como um modelo em massa. 

Você pode descobrir como fazer isso, lendo o nosso conteúdo detalhado sobre como elaborar e-mails marketing poderosos:

E-mail marketing para instituições de ensino - Rubeus

🚀 Crie conteúdo focado nas suas personas

A chave para a personalização é a criação de conteúdo orientado para o potencial aluno. Assim, para atingir esse objetivo, definir as personas da sua instituição de ensino pode ser a solução.

Ademais, ao definir com quem deseja-se comunicar, personalizar a comunicação será muito mais fácil. Aliás, assim será possível criar conteúdos relevantes, ou seja, que façam sentido para o seu potencial aluno.

Ainda não definiu as personas da sua IE? Não perca mais tempo investindo em estratégias de marketing generalistas, confira agora o nosso guia detalhado com 11 exemplos de personas prontas para instituições de ensino:

Exemplos de personas para IEs - Rubeus

📲 Responda aos leads pessoalmente nas redes sociais

Como mencionamos em nosso conteúdo “Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE”, as redes sociais são canais importantes para atrair e engajar o seu público. 

Em resumo, um dos segredos para obter êxito nas mídias sociais é investir em conteúdo poderoso e de qualidade e não deixar ninguém “falando sozinho”. 

Lembre-se: os leads usam a mídia social para fazer pesquisas e buscam interação. Por isso, quando eles comentam ou fazem uma pergunta, obter uma resposta de uma pessoa real pode fazer toda a diferença. Sem mencionar o alto grau de atenção que essa ação representará.

Como a Plataforma Rubeus ajuda a sua IE a trabalhar o marketing one to one 

A Plataforma Rubeus é o primeiro CRM desenvolvido, exclusivamente, para instituições de ensino. Por isso, ela conhece detalhadamente todas as dificuldades presentes no cenário atual de captação de alunos das IE. 

🔍 Não perca mais o timing de negócio 

A Plataforma Rubeus leva em consideração as diferenças de cada potencial aluno e a complexidade presente em qualquer relação. E, por isso, o principal objetivo de se implantar a cultura do CRM Rubeus em sua instituição é aproximar e conquistar cada vez mais os seus potenciais e atuais alunos.

Plataforma Rubeus

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🚀 Relacionamento individual para cada potencial aluno

Através da Plataforma Rubeus, a sua instituição de ensino tem acesso a funcionalidades que permitem personalizar o relacionamento mediante o envio automatizado de e-mails, SMS e WhatsApp bem como o agendamento de ligações, por exemplo.

💪🏻 Monitoramento de ações e estratégias ⠀⠀⠀⠀

Com a Plataforma Rubeus é possível reunir dados em um só lugar e monitorar os resultados dos seus processos com relatórios personalizados e customizados.⠀⠀⠀

Quer saber mais sobre como uma Plataforma de CRM Rubeus pode potencializar os resultados da sua instituição? Então fale com um de nossos consultores clicando na imagem abaixo:

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Considerações finais

Agora sim, finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha conseguido te ajudar. Não se esqueça de salvar esse link em sua barra de favoritos e também de compartilhá-lo com alguém estratégico da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa. 

Agora é com você: sua instituição de ensino já utiliza o marketing one to one? Conte-nos a sua experiência!

Conte com a gente para o que precisar. 

Até a próxima! 

Paloma Estevam Braga - Marketing one to one na educação: dicas para explorar o marketing individual

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! 

Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Marketing one to one na educação: dicas para explorar o marketing individual. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-one-to-one-na-educação/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 08 novembro). Marketing one-to-one na educação: dicas para explorar o marketing individual. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-one-to-one-na-educação/

Até a próxima!