Marketing one to one na educação: dicas para explorar o marketing individual

O marketing one to one na educação é um tipo de interação baseada nas preferências de potenciais e atuais alunos, proporcionando, assim, um alto grau de personalização com o objetivo de fazer com que o lead se sinta único. Saiba agora como aplicá-lo! 📒✏️

Leitura: 5 minutos

Introdução

Alguma vez você já passou por uma experiência de atendimento que te marcou? Estou me referindo a um atendimento que te fez sentir especial, que fez sentir que você não é apenas “um” cliente para a empresa, mas sim “o” cliente. 🥰

Esse toque pessoal no atendimento é uma estratégia poderosíssima para empresas que desejam fidelizar clientes. “Apenas” o ato de lembrar o nome ou decorar o pedido de um cliente, é capaz de transformá-lo em fã da sua marca. Esse toque de “pessoalidade” é chamado de marketing one to one. 🥇 

Por isso, neste post, vamos dar uma olhada nos benefícios do marketing one to one e como aplicá-lo na educação. Além disso, preparamos também algumas dicas para ajudar você e a sua equipe a trabalhá-lo no dia a dia da sua instituição de ensino. 

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O que é marketing one to one e qual a sua aplicação na educação?

Em resumo, marketing one to one, marketing 1:1 ou marketing um para um, consiste em uma estratégia que se baseia em conhecer individualmente as escolhas e preferências dos clientes e potenciais clientes. 

Basicamente, é uma abordagem personalizada de marketing que busca criar um relacionamento individualizado com cada cliente, adaptando produtos, serviços e comunicações às suas necessidades e preferências específicas. Ele se baseia na coleta e análise de dados para oferecer experiências mais relevantes e aumentar o engajamento e a fidelização.

O objetivo do marketing one to one pode variar de empresa para empresa, podendo ser: conduzir o potencial e/ou atual cliente à (re) venda, a fidelização e a criação de uma experiência altamente positiva, por exemplo.

Aplicação do marketing one to one na educação

Quando aplicado especificamente à educação, o marketing one to one configura-se como uma abordagem que objetiva chamar a atenção do potencial aluno e manter a sua atenção ao longo de toda a sua jornada educacional

O marketing one to one na educação é centrado em interações personalizadas com os potenciais e atuais alunos. Por isso, podemos dizer que o marketing one to one na educação contribui tanto para a captação de alunos quanto para a Gestão da Permanência.

Ademais, quando trabalhado no processo da captação, o marketing 1:1 é capaz de tornar a experiência do lead altamente envolvente e personalizada. Já na Gestão da Permanência, o marketing one to one na educação trabalha a  fidelidade do aluno, com vistas à educação continuada.

Algumas formas de aplicação incluem:

1 – Captação de alunos personalizada

  • Uso de CRM educacional para registrar interações e preferências dos candidatos.

2 – Relacionamento durante a jornada acadêmica

  • Comunicação segmentada para cada perfil de estudante (ex.: ingressantes, veteranos, alunos com dificuldades acadêmicas).
  • Ofertas de disciplinas eletivas, eventos e conteúdos personalizados com base no desempenho e interesses do aluno.

3 – Gestão da Permanência e fidelização

  • Ações preventivas, como mentorias, suporte acadêmico e benefícios exclusivos para alunos engajados.
  • Programas de indicação de novos alunos com benefícios personalizados.

    Qual o objetivo do marketing one to one na educação?

    Como vimos, o marketing one to one aplicado à educação pode apresentar objetivos diversos. Entretanto, podemos dizer que o objetivo final é realizar a venda. Ou seja, alcançar a conversão do potencial aluno inscrito em matriculado.

    Em resumo: o objetivo do marketing one to one na educação é oferecer uma experiência personalizada que seja marcante, construindo uma barreira poderosa contra concorrentes. Afinal, todo mundo gosta de se sentir único e o marketing individual proporciona essa sensação.

    Marketing one to one não é mágica!

    Que o marketing one to one é altamente persuasivo, isso você já sabe. Ele se comunica diretamente com o lead, fazendo-o sentir especial. Entretanto, vale destacar que, assim como toda ação de marketing, o 1:1 é uma abordagem que precisa de bases para que tenha êxito. Ou seja, é preciso dados do seu potencial aluno. É preciso conhecer os seus gostos e hábitos de consumo. 

    Além disso, é preciso possuir uma ferramenta capaz de realizar o monitoramento de ações e o “disparo” de estratégias, como os e-mails personalizados, por exemplo. Para gerar uma experiência única por meio do marketing one to one na educação, a utilização de um CRM educacional (Sistema de Gestão de Relacionamento) pode ser altamente eficaz, configurando-se como uma maneira consistente de centralizar informações e não perder o timing de cada lead. Por isso, é fundamental compreender que o marketing one to one não faz mágica se não for trabalhado a partir de informações que permitirão a personalização da interação com o potencial e/ou atual aluno.

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    Quais são os benefícios do marketing one to one na educação? 

    Dentre os benefícios desse tipo de marketing estão:

    1. Personalização da comunicação⠀

    Transmitir o sentimento de pertencimento é necessário para que o aluno sinta-se conectado com a realidade à sua volta. 

    Os estudantes querem sentir-se confiantes de que estão contribuindo para a dinâmica da IE. Assim, quanto maior for esse sentimento de pertencimento, maior tende a ser a resposta no que tange o engajamento de alunos. 

    Através de ações como personalização da comunicação e estratégias para não perder o timing do negócio, sua instituição de ensino consegue trabalhar a personalização de forma eficaz.

    2. Uma boa coleta de dados

    Através de um CRM educacional é possível realizar a compilação de informações de interação com atuais e potenciais alunos. Isso fornece à sua instituição de ensino dados valiosos que irão viabilizar as ações de marketing one to one na educação, bem como as campanhas de marketing em massa. 

    Dessa forma, quando a equipe de Marketing passar os leads para a equipe de Vendas, eles estão munidos com informações valiosas. Assim, além de entregar leads quentes, é possível passar para a equipe de Vendas informações valiosas como timing e abordagem ideal a ser utilizada. Em resumo: a sinergia entre os times de Marketing e de Vendas aumentará.

    3. Aumentar a percepção de valor para os estudantes

    É preciso proporcionar uma experiência tão agradável e satisfatória ao aluno a ponto dele se tornar “fã” da instituição. Isso porque, quando o aluno é leal, ele realmente encontra-se comprometido, engajado e estabelece uma relação duradoura com a IE.

    💡 Pegue dicas valiosas em nosso conteúdo: “Como encantar os alunos: 6 dicas para promover a lealdade nas IEs”.

    4. Conquistar a confiança

    Em suma, a conquista da confiança de potenciais alunos é outro benefício que evidencia o quão vantajoso pode ser para a sua instituição de ensino investir na construção de um bom relacionamento por meio do marketing one to one na educação. 

    Não há fórmula mágica, manual e nem mesmo um script com o passo a passo para você seguir quando o assunto é fazer seus potenciais alunos confiarem em sua instituição. Isso porque em todo tipo de relação lida-se com emoções e valores, e a confiança presente neles é que determina a duração e o estreitamento desses relacionamentos.  

    Quando você “conversa” com o seu lead e ele sente que está tendo atenção, a confiança começa a ser estabelecida.

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    5. Monitoramento e adequação de ações

    As informações que você obterá dos seus potenciais e atuais alunos ajudam a determinar o que está funcionando e o que precisa ser adequado em sua estratégia de Marketing. 

    3 dicas valiosas para trabalhar o marketing one to one na educação

    Chegou a hora de colocar a mão na massa. Aqui estão 3 dicas de marketing de personalização básicas, mas comprovadas, que a sua instituição de ensino pode utilizar:

    1. Crie e-mails personalizados

    Em resumo, o e-mail marketing é uma das maneiras mais fáceis de aplicar o marketing 1:1. Quando bem desenvolvidos, eles despertam interesse e levam o lead a uma ação.

    Dica número 1: Segmente às suas listas de e-mail. Ou seja, faça uma separação de acordo com o estágio do Funil de Captação. Dessa forma, você conseguirá identificar qual será a melhor abordagem para o seu e-mail. 

    Dica número 2: Aposte em um assunto personalizado. Você pode colocar o nome do destinatário no campo “assunto” do e-mail, assim você o tornará mais pessoal. Além disso, sempre que possível, humanize o seu contato enviando o e-mail de uma pessoa real da sua equipe de Marketing. Ou seja, use o nome de uma pessoa real como remetente. 

    Dica número 3: Certifique-se de que seus e-mails pareçam autênticos e não como um modelo em massa. 

    Você pode descobrir como fazer isso, lendo o nosso conteúdo detalhado sobre como elaborar e-mails marketing poderosos:

    E-mail marketing para instituições de ensino
    Blog post Rubeus

    2. Crie conteúdo focado nas suas personas

    A chave para a personalização é a criação de conteúdo orientado para o potencial aluno. Assim, para atingir esse objetivo, definir as personas da sua instituição de ensino pode ser a solução.

    Ademais, ao definir com quem deseja-se comunicar, personalizar a comunicação será muito mais fácil. Aliás, assim será possível criar conteúdos relevantes, ou seja, que façam sentido para o seu potencial aluno.

    Ainda não definiu as personas da sua IE? Não perca mais tempo investindo em estratégias de marketing generalistas, confira agora o nosso guia detalhado com 11 exemplos de personas prontas para instituições de ensino:

    CTA 11 exemplos de personas para ies - Blog post Rubeus
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    3. Responda aos leads pessoalmente nas redes sociais

    Como mencionamos em nosso conteúdo “Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE”, as redes sociais são canais importantes para atrair e engajar o seu público. 

    Em resumo, um dos segredos para obter êxito nas mídias sociais é investir em conteúdo poderoso e de qualidade e não deixar ninguém “falando sozinho”. 

    Lembre-se: os leads usam a mídia social para fazer pesquisas e buscam interação. Por isso, quando eles comentam ou fazem uma pergunta, obter uma resposta de uma pessoa real pode fazer toda a diferença. Sem mencionar o alto grau de atenção que essa ação representará.+

    🥇 Como a Plataforma Rubeus ajuda a sua IE a trabalhar o marketing one to one 

    A Plataforma Rubeus é o primeiro CRM desenvolvido, exclusivamente, para instituições de ensino. Por isso, ela conhece detalhadamente todas as dificuldades presentes no cenário atual de captação de alunos das IE.

    1. Não perca mais o timing de negócio

    A Plataforma Rubeus leva em consideração as diferenças de cada potencial aluno e a complexidade presente em qualquer relação. E, por isso, o principal objetivo de se implantar a cultura do CRM Rubeus em sua instituição é aproximar e conquistar cada vez mais os seus potenciais e atuais alunos.

    2. Relacionamento individual para cada potencial aluno

    Através da Plataforma Rubeus, a sua instituição de ensino tem acesso a funcionalidades que permitem personalizar o relacionamento mediante o envio automatizado de e-mails, SMS e WhatsApp bem como o agendamento de ligações, por exemplo.

    3. Monitoramento de ações e estratégias ⠀⠀⠀⠀

    Com a Plataforma Rubeus é possível reunir dados em um só lugar e monitorar os resultados dos seus processos com relatórios personalizados e customizados.

    Quer saber mais sobre como uma Plataforma de CRM Rubeus pode potencializar os resultados da sua instituição? Então fale com um de nossos consultores clicando na imagem abaixo:

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    Considerações finais

    Agora sim, finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha conseguido te ajudar. Não se esqueça de salvar esse link em sua barra de favoritos e também de compartilhá-lo com alguém estratégico da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa. 

    Agora é com você: sua instituição de ensino já utiliza o marketing one to one? Conte-nos a sua experiência!

    Conte com a gente para o que precisar. 

    Até a próxima! 👋

    Paloma Estevam - Rubeus
    http://www.linkedin.com/in/palomaestevam/

    Para usar como referência acadêmica

    Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:

    🔗  Formato ABNT:

    ESTEVAM, Paloma. Marketing one to one na educação: dicas para explorar o marketing individual. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-one-to-one-na-educação/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

    🔗 Formato APA:

    Rubeus. 2021, 8 de novembro. Marketing one to one na educação: dicas para explorar o marketing individual. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-one-to-one-na-educação/