Como encantar os alunos? Esse pode ser um dos principais desafios das instituições de ensino, principalmente quando trata-se da Gestão da Permanência e da adoção de ações para promover a lealdade dos alunos. Ainda tem dúvidas de como fazer isso? Nós te contamos tudo agora, confira!

Neste material reunimos conceitos, estratégias e conteúdos complementares, além 6 dias sobre como encantar os alunos. Boa leitura e bons insights!

Introdução

Por estarem cada vez mais detalhistas, os estudantes buscam satisfazer os seus desejos e necessidades, antes, durante e depois da realização da matrícula, prestando atenção e atribuindo valor a todas as etapas do processo de compra educacional. Isso demonstra o quão necessário é trabalhar ações voltadas para experiências memoráveis

Além disso, quando trata-se de como encantar os alunos é preciso contar com uma equipe preparada e um alto padrão de atendimento. Isso porque, durante as etapas da Jornada de Compra Educacional, é muito comum que os potenciais e atuais alunos tenham diversas dúvidas e ajudá-los a resolvê-las irá contribuir para a construção de uma experiência positiva.⠀⠀⠀

Tudo isso, em sintonia, é capaz de tornar toda a experiência vivenciada realmente memorável e encantadora. Abaixo listamos mais 6 ações para compor o seu plano de ação e garantir, de uma vez por todas, resultados satisfatórios na lealdade de alunos.

Como encantar os alunos: qual a importância de criar ações?

Em um mercado altamente competitivo como o educacional, é preciso transparecer todos os pontos positivos da instituição. Dessa forma será possível se destacar e ser percebida como referência. 

Portanto, criar ações voltadas para o encantamento dos alunos é essencial, uma vez que elas objetivam atender às expectativas deles, garantindo a sua satisfação e, assim, fazendo com que ele apaixone-se por sua instituição. ⠀

Equipe - Rubeus

Você pode ler mais sobre instituição referência acessando nosso blog post: Saiba como tornar sua IEs referência no mercado educacional.

| Conteúdo complementar

Lealdade X fidelidade: você sabe a diferença?

Embora possuam significados diferentes, ambos os conceitos, muitas vezes, são confundidos. Isso porque há uma ideia muito clara na mente dos gestores das instituições: é preciso proporcionar uma experiência tão agradável e satisfatória ao aluno a ponto dele se tornar “fã” da instituição. Contudo, há uma pequena diferença entre fidelidade e lealdade, veja:

Percebeu? Sua IE deve prezar pela lealdade e não apenas pela fidelidade do aluno. Isso porque, quando o aluno é leal, ele realmente encontra-se comprometido, engajado e estabelece uma relação duradoura com a instituição de ensino. 

Ao passo que, quando fiel, ele não enxerga tanto valor nessa relação e, por isso, está sujeito a rompê-la a qualquer momento em que algo mais convidativo lhe aparecer.

Os 5 tipos de experiências

Você sabia que existem 5 tipos de possíveis experiências que sua instituição pode explorar? Conheça melhor cada um deles:

Como encantar os alunos: 5 dicas para promover a lealdade nas IEs

  • Pratique o Marketing de Experiência Educacional

Com a alta competitividade do mercado educacional, atender bem seus potenciais alunos é uma das formas de ser vista como uma referência. Neste cenário, ao investir em Marketing de Experiência, sua instituição pode transformar todo o ciclo de compras educacionais em uma série de experiências marcantes e incríveis.

Para praticá-lo de forma eficiente, é necessário trabalhar 3 pilares, veja quais são eles:

Componentes do Marketing de Experiência Educacional - Rubeus

  • Verdade: a confiança é uma premissa que deve estar atrelada à verdade em todas as ações efetuadas dentro de sua IE, sendo transparente em toda relação desenvolvida.
  • Vontade: a vontade dos seus potenciais alunos pode ser instigada por meio da entrega de experiências positivas em todos os pontos de contato. 
  • Valor: proporcionar boas experiências é a melhor forma de agregar valor ao que é oferecido por sua IE, experimente!

Saiba mais sobre o Marketing de Experiência Educacional e como usá-lo para encantar seus alunos:

Marketing de Experiência Educacional - Rubeus

  • Conheça seus alunos e saiba o que oferecê-los

Todo mundo gosta de ser compreendido! Os presentes de amigo oculto estão aí que não nos deixa mentir… Quando conhecemos a pessoa fica muito mais fácil agradá-la com um presente legal. No cenário educacional essa premissa também é válida!

Isso porque, conhecer, detalhadamente, os seus alunos faz toda diferença quando o assunto é a criação de estratégias bem direcionadas. Para isso, é preciso começar a atuar estrategicamente desde os primeiros passos de sua Jornada Educacional. Como? Através do detalhamento das suas personas

É preciso identificar suas dores, características, desejos e necessidades, a fim de entender como é realizada sua tomada de decisão e moldar uma comunicação/atendimento que supere as expectativas do aluno.

Para visualizar todas essas informações e juntá-las de forma que façam sentido, você pode apostar na utilização do mapa de empatia:

Mapa de empatia - Rubeus

  • Evidencie seu valor

Quando o assunto é como encantar os alunos, uma dica é identificar e evidenciar seus diferenciais, projetando em sua instituição o que ele procura. Para reconhecer seus aspectos positivos, a Análise SWOT Educacional pode te ajudar. Através dela, você consegue mapear suas forças, fraquezas, oportunidade e ameaças.

Aproveite nosso kit e comece a realizá-la na prática!

KIT PARA ANÁLISE SWOT EDUCACIONAL - RUBEUS

  • Conquiste-os utilizando informações estratégicas

Para envolver e encantar o aluno, identifique informações estratégicas a respeito dele e utilize-as a seu favor. Uma maneira de conseguir tais informações é utilizar seu sistema de gestão de relacionamento. Quer um exemplo na prática de como fazer isso? ⠀

Considere que um aluno em questão está apresentando alto número de faltas em uma determinada matéria. Então que tal enviá-lo um e-mail estratégico? Nele você pode trabalhar uma abordagem do tipo “(Nomedoaluno), estamos sentindo sua falta nas aulas de (nome da matéria)!”

Pode parecer uma ação simples, mas, com certeza, ele agregará valor, pois sentirá que é percebido pela instituição como uma pessoa importante e não apenas como “mais um”. 

Com a Plataforma Rubeus, por exemplo, você consegue entender as necessidades e as principais dificuldades do seu aluno e, assim, antecipar-se, oferecendo uma experiência positiva.

  • Ofereça um atendimento campeão

    Relacionamento na educação - Rubeus

“Se precisar, será um prazer te ajudar!”

Ao ler esta frase, qual é a sensação que ela transmite? A utilização de palavras positivas no atendimento com seu aluno exterioriza um senso de atenção e disposição em ajudar, por mais que a pergunta não seja respondida na hora. Por isso, para tornar o seu atendimento campeão, não deixe de adotar termos leves e agradáveis.

Além disso, para oferecer um bom atendimento é necessário atentar-se a vários fatores. Confira os cinco pilares de um atendimento de qualidade:

  • Atenção: atender de maneira atenciosa é fundamental para que sua equipe consiga identificar, corretamente, as demandas e oferecer a solução adequada.
  • Comprometimento: busque sempre comprometer-se em solucionar as necessidades e desejos identificadas.
  • Satisfação do aluno: lembre-se que todos os seus atendimentos devem ter como objetivo satisfazer seus potenciais e atuais alunos, por isso, não meça esforços para fazer isso acontecer.
  • Administração do tempo: otimize o timing de atendimento adotado por sua instituição, sem perder a qualidade oferecida.
  • Superar expectativas: para entregar algo a mais ao seu potencial aluno invista em um atendimento personalizado, empático e realmente eficiente.

| Alerta de conteúdo obrigatório!

[E-book] Atendimento em IEs + Script 

Semelhante a um time de futebol que se prepara e trabalha duro para conquistar a vitória, sua instituição de ensino busca garantir o placar positivo no relacionamento com potenciais e atuais alunos, através de ações estratégicas e muita análise. Para isso, são trabalhados diversos fatores, dentre eles o atendimento de qualidade.

E aqui vai um grande spoiler: esse e-book está repleto de dicas para sua IE avançar e marcar um gol de placa!

[E-book] Atendimento em IEs: saiba como afastar o fantasma do 7 a 1 - Rubeus

  • Estruture uma equipe bem preparada

Preparar sua equipe para cada etapa do contato com o aluno é essencial para o encantamento. Por isso, delegue responsabilidades e alinhe expectativas, a fim de diminuir os erros durante o processo de execução.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ao orientar sua equipe, alguns pilares merecem destaque, tais como: ⠀⠀⠀

  • Atenção e empatia;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Comprometimento;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Administração do tempo;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Satisfação do aluno.

Você pode saber mais sobre a importância das equipes e como gerenciá-las de forma eficaz, lendo nosso conteúdo: Liderança Educacional: como guiar as equipes da sua IE rumo ao sucesso.

Como encantar os alunos: + 4 dicas bônus

Se você leu esse conteúdo até aqui vai ganhar + 4 dicas bônus sobre como encantar os alunos, confira!

Relacionamento de alto nível com o aluno - Rubeus

Agora queremos saber de você: quando o assunto é como encantar os alunos, como sua IE atua? Conte-nos a sua experiência!