Excelência no atendimento educacional: Guia Completo para instituições de ensino

Mais importante do que simplesmente atender, é atender com eficiência e qualidade! Por isso, neste blog post, reunimos informações essenciais sobre como desenvolver a excelência no atendimento educacional e encantar os potenciais e atuais alunos. 🏫🎓

Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Introdução

O atendimento de qualidade, por muito tempo, foi um fator secundário para as empresas dos mais diversos ramos de atuação. Contudo, com a evolução na forma de consumir produtos e serviços, a excelência no atendimento passou a ser uma preocupação constante para a conquista e retenção de clientes.

Independentemente do que será consumido e do perfil do consumidor, uma coisa é certa: ninguém gosta de ser mal atendido. Isso acontece porque se sentir parte da marca é um dos aspectos que exercem grande influência na hora do prospect optar por ela.

Quando o atendimento prestado é ineficiente, a tendência é haver uma ruptura do sentimento de pertencimento. Resultado? Muitas vezes, o cliente nunca volta a consumir produtos ou serviços daquela determinada marca.

No contexto das instituições de ensino não é diferente. O atendimento é um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra do potencial aluno, além da permanência na instituição.

Visto sob uma ótica estratégica, estruturar ações que visam a excelência no atendimento educacional é, atualmente, um requisito imprescindível para as instituições de ensino. Além disso, configura-se como uma das melhores formas de conquistar a confiança de potenciais e atuais alunos. 

Vamos juntos conferir algumas práticas capazes de tornar o seu atendimento diferenciado dos seus concorrentes? Boa leitura e ótimos insights! 😃

CTA newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

Como desenvolver a excelência no atendimento educacional?

Em resumo, podemos dizer que a resposta para esta questão envolve o investimento em um relacionamento de alto nível. No infográfico abaixo, elencamos 4 dicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo, veja:

Central de Relacionamento - Rubeus
Relacionamento de alto nível com o aluno

Características essenciais dos membros de uma Central de Relacionamento eficiente

A equipe de relacionamento deve ser um time formado por pessoas qualificadas. Todas as atividades possuem o objetivo de transformar, positivamente, a cultura do atendimento na instituição. 

Portanto, investir em uma Central de Relacionamento pode ser considerado o início de uma grande revolução no modo de interagir com os potenciais e atuais alunos. Mas, para oferecer um ótimo atendimento, é importante que cada membro da equipe de relacionamento possua, dentre outras, algumas características específicas, tais como: 

  • Facilidade para lidar com imprevistos e mudanças

Cada atendimento é único. As pessoas são diferentes, as circunstâncias e problemas que cada uma delas vivenciam também. E, por isso, a capacidade humana de se adaptar às situações e tratar com unicidade cada incidente é primordial.

Imprevistos, situações inesperadas e mudanças são muito comuns, por isso, é importante para os colaboradores da Central de Relacionamento possuírem facilidade para contornar situações não planejadas.

  • Comunicação eficiente

O relacionamento com o aluno ocorre, na maioria das vezes, por meio de um fluxo de comunicação. Assim, é fundamental que as pessoas responsáveis por estruturar ações de como atender bem possuam facilidade em comunicar-se. 

Uma comunicação objetiva permite que o atendimento oferecido pela instituição de ensino seja sólido e efetivo. Isso porque, ao comunicar-se bem, é possível compreender de forma clara aquilo que o seu público está transmitindo. O que facilitará, dessa forma, a resolução de prováveis problemas. 

  • Conhecer a identidade, cultura e valores da IE

A equipe da Central de Relacionamento deve realmente “vestir a camisa” da sua instituição de ensino. Para isso, é importante que os seus componentes se identifiquem e se sintam parte da sua IE.  

Lembre-se: durante o atendimento, eles representam a instituição perante os potenciais alunos. Por esse motivo, é essencial que conheçam e estejam em total sintonia em aspectos como a identidade, cultura e os valores institucionais.

Materiais Rubeus
Página de materiais Rubeus 100% gratuitos

A cultura da excelência no atendimento educacional  

Já sabemos que estruturar ações que visem a excelência no atendimento é um fator ímpar na hora da efetivação de uma compra, mas agora, eu quero saber de você: você já entrou em uma loja e, após ser atendido, pensou: “Nunca mais volto aqui! Que atendimento péssimo!”?

Ou já precisou realizar uma ligação para alguma operadora de telefone celular?

Já posso prever o que você está pensando: minutos e mais minutos perdidos em um atendimento em que você acaba se estressando. Soma-se, ainda, o fato de que mesmo depois de explicar várias vezes o seu problema, a atendente não consegue te ajudar. 

📌 Percebeu como um atendimento ruim compromete toda a experiência do cliente, sua percepção sobre a marca e como ele fica marcado na memória das pessoas? Um atendimento influencia diretamente a percepção do potencial e atual aluno da instituição de ensino.

Lembre-se: uma cultura só é realmente “enraizada” a partir do momento em que é trabalhada consistentemente. Isso porque uma empresa (independente do ramo em que atua) é composta por pessoas que possuem valores e visões diversas.

Caso a empresa não tenha bem definidos quais são os pilares direcionadores, a tendência é que sua cultura se torne confusa e não seja seguida por seus funcionários.

😉 Ao trabalhar de forma sólida a cultura de excelência no atendimento educacional é importante que as equipes enxerguem esse fator não somente como um ato de “educação” e “cordialidade”, mas, sim, como um dos pilares indispensáveis para o alcance dos resultados.

Como desenvolver a excelência no atendimento educacional em todas as etapas da jornada de compra?

“Muito mais do que expectativas e exigências atendidas, clientes querem excelência no atendimento.”

Guilherme Machado

A excelência no atendimento educacional impacta, positivamente, a percepção e o modo como os potenciais e atuais alunos percebem e visualizam a instituição. Mas, para que isso de fato funcione, é importante que a qualidade desse atendimento seja uniforme. Ou seja, que apresente-se de forma homogênea em todos os níveis de contato. Isso significa que a cultura da excelência no atendimento educacional deve ser adotada e praticada do porteiro ao reitor da instituição de ensino.

Toda relação de excelência é mais facilmente desenvolvida por meio do esforço conjunto de todos os colaboradores. Por essa razão é tão importante que todos eles: técnicos administrativos, secretaria, corpo docente, profissionais de serviços gerais, equipe de marketing e, principalmente, a equipe de relacionamento estejam cientes do quão poderoso é atender bem e entregar além da expectativa em cada contato.  

Para que isso seja possível, você deve atuar sob a ótica de 2 pilares importantes para a excelência no atendimento educacional: a empatia e a alteridade. Eles são o nosso próximo assunto. 

Atendimento de qualidade ao estudante - Rubeus
Blog post Rubeus

Se colocando no lugar do outro: o conceito de empatia para desenvolver a excelência no atendimento educacional

A empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, de tentar entender e sentir o que o outro sente caso estivesse em uma situação semelhante. 

Quando sua equipe possui a capacidade de se colocar no lugar dos leads, torna-se mais fácil visualizar aquilo que eles esperam e desejam da instituição. Dessa forma, será possível nortear os próximos passos e ações no atendimento, aumentando as chances de comunicar-se de forma eficaz ao entregar o que eles esperam, nem que seja “somente” atenção e segurança. 

Por isso, uma dica é mapear suas personas. Assim, sua equipe consegue entender melhor com quem está conversando e, com isso, facilitar a prática da empatia. Além disso, utilizar um mapa de empatia pode ajudar muito na criação de ações estratégicas.

Reconhecendo as diferenças: o conceito de alteridade para desenvolver a excelência no atendimento educacional

Alteridade refere-se à capacidade de entender a singularidade e subjetividade do outro, bem como reconhecer que existem pessoas com pensamentos, ações e princípios diferentes. 

Ao praticar a alteridade, a instituição compreenderá que, por mais que a experiência proporcionada seja padrão para potenciais e atuais alunos, nem todas as pessoas sentem da mesma forma. Diante disso, é importante trabalhar, em conjunto com o conceito de alteridade, a ideia de personalização do seu atendimento.

⚠️ Mesmo que sua IE já conte com scripts eficientes para nortear o atendimento, é sempre preciso saber “adequar” o padrão de acordo com necessidades específicas. Isso porque “engessar” um atendimento, muitas vezes, impede que ele seja satisfatório. 

O papel das pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação podem ser uma poderosa estratégia para mensurar o quão efetivo tem sido o atendimento em sua instituição de ensino. Basicamente, elas direcionam seus esforços, contribuindo para que seu desempenho seja positivo. Além disso, quando bem realizadas, permitem que sua IE esteja sempre um passo à frente dos seus concorrentes

Após identificar os pontos positivos e os que precisam ser melhorados no processo constante de excelência no atendimento educacional, torna-se mais simples oferecer aquilo que seus potenciais e atuais alunos desejam e, consequentemente, proporcionar a eles uma experiência de alto nível, verdadeiramente cativante.

Dicas para cultivar a excelência no atendimento educacional

“Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada”.

Mário Persona

Queremos te ajudar a alcançar a excelência no atendimento educacional. Além de encantar seus potenciais e atuais alunos, então selecionamos 8 dicas para você. 

Visando facilitar o entendimento, procuramos seguir uma sequência lógica na apresentação das práticas. No entanto, não se trata de um passo a passo com etapas definidas, em que é necessário uma terminar para a outra ter início, mas, sim, de um compilado de dicas indispensáveis para que as equipes da sua instituição de ensino consigam excelência em atender. 

Desse modo, o sucesso está em saber aplicá-las eficientemente durante a realização de todos os atendimentos. Vamos conhecê-las?

  • Saiba que “cada caso é um caso” 

Uma das dicas para atender com qualidade é não generalizar a linguagem e o tipo de comunicação, e sim personalizá-los. Como assim? Como forma de facilitar a compreensão, é válida a analogia com a famosa expressão “cada caso é um caso”.

Contextualizando-a nada mais é do que tratar cada atendimento como um caso único, isso significa que a maneira de atender deve, obrigatoriamente, ser individualizada de pessoa para pessoa. Isso porque todos os potenciais e atuais alunos são diferentes entre si e possuem dúvidas, problemas e estão vivendo situações específicas. Nesse momento, os membros da sua Central de Relacionamento devem possuir, como uma das principais características, a adaptabilidade constante.

⚠️ Em resumo: nada de generalizações! 

O ideal é visualizar cada atendimento como único e especial, buscando conhecer cada vez mais os seus leads, os desejos de quem está sendo atendido e certificando-se sempre que entendeu a situação exposta por eles, a fim de gerar a melhor solução possível para atender tal demanda.

  • Cuidado nunca é demais

É crucial que a equipe de relacionamento tenha cuidado em todas as informações que são repassadas durante os atendimentos. Para isso, uma dica é prestar atenção no assunto e no problema apresentado. Nesse cenário, é essencial o cuidado ao interpretar os problemas. Ademais, em caso de dúvidas, o melhor a se fazer é esclarecê-las detalhadamente com os potenciais ou atuais alunos. 

A situação inversa também é verdadeira: é importante que sua equipe de relacionamento verifique se a informação repassada foi realmente compreendida. Isso é imprescindível, haja vista que uma informação incorreta pode causar transtornos posteriores e gerar uma percepção negativa na avaliação do atendimento.

  • Resolva e solucione todas as dúvidas 

Nada é mais frustrante do que não ter nossas dúvidas solucionadas, não é mesmo? Por isso, todo atendimento deve conter, no mínimo, uma solução.

O primeiro passo é identificar precisamente qual é a dúvida para entregar exatamente a solução que a pessoa necessita. Caso saiba respondê-la, elabore a sua resposta de forma lógica para facilitar o entendimento do interessado.

Mas, caso não saiba respondê-la, é imprescindível direcioná-la para a pessoa adequada. Se for necessário encaminhá-la a um responsável, deixe isso bem transparente. Além disso, dê um retorno à pessoa atendida e, o mais importante, nunca a deixe sem uma resposta.

  • Adote uma linguagem padronizada 

Pessoas gostam de conversar com outras pessoas, não é mesmo? Diante disso, é importante compor uma equipe de relacionamento com pessoas especializadas e com grande habilidade em desenvolver o relacionamento humano, pois seus potenciais e atuais alunos precisam sentir que estão conversando com outras pessoas e não estão apenas sendo tratados como “mais um”. Nesse sentido, o tratamento humanizado é capaz de evitar a comunicação robotizada no atendimento. 

Para implantar a linguagem padronizada (e humanizada ao mesmo tempo), algumas estratégias e técnicas são necessárias. O  script para venda, por exemplo, pode ser um bom aliado para isso. Desenvolver uma boa comunicação é crucial para criar um ambiente com o mínimo de ruídos possível, tornando a comunicação mais assertiva.

5 scripts de vendas avançados para a prospecção de alunos por telefone - Rubeus
Material Rubeus

  • Ofereça uma experiência de qualidade 

A excelência no atendimento educacional é responsabilidade de todos os membros da instituição e deve ser praticada em todos os níveis da jornada de compra, desde a pré-venda até a pós-venda.

Aprimorar os processos de atendimento, antes ou depois da efetivação da transação comercial, é essencial. Ao fazer isso, será possível oferecer uma experiência de qualidade em sua instituição de ensino. 

Encantar os alunos, através de ações de como atender bem em todas as fases do Funil de Captação de Alunos, impacta diretamente no processo de tomadas de decisão. Para isso, algumas dicas básicas, mas que nunca devem ser esquecidas, são: não seja grosseiro ou impaciente, mantenha a calma durante todos os atendimentos, jamais interrompa a fala da pessoa, nem discuta ou seja agressivo.

  • Transmita segurança

Segurança é essencial para que o atual ou potencial aluno confie nas informações fornecidas pela equipe de relacionamento. Dessa maneira, é necessário orientá-la a não passar insegurança nas informações. Dentre muitos outros fatores importantes, um tom de voz seguro e firme pode ajudar a transmitir essa sensação no atendimento.

Lembre-se: se necessário, explique outra vez e, caso ainda assim não for compreendido, tente de outro modo até que a pessoa entenda da forma correta a mensagem. Tirar um tempo para pensar nas reais necessidades dos estudantes e nos melhores meios de saná-las também ajudará a alcançar melhores resultados por simplesmente adiantar-se à situação.

  • Sempre agende o próximo passo

Uma prática muito eficiente para a excelência no atendimento educacional é sempre marcar o próximo contato. Essa atitude é essencial para que o potencial ou atual aluno não sinta-se perdido ou “abandonado” por sua IE. Além disso, é uma ótima forma de não perdê-lo para a concorrência. 

Por exemplo, se o atendimento for realizado por meio de uma ligação telefônica, marcar o próximo contato para verificar uma informação que, porventura, tenha ficado pendente no último atendimento é essencial. Lembre-se: nada de supor informações!

🎯✈️ Na Plataforma Rubeus, sua instituição de ensino consegue agendar próximas atividades de forma simples e rápida. Saiba mais sobre essa funcionalidade

  • Sempre agradeça e peça feedback 

Agradeça o contato e deixe claro para a pessoa atendida como ele foi importante. E não esqueça: sempre coloque-se à disposição para solucionar possíveis dúvidas que possam surgir posteriormente.

Esse incentivo a continuar em contato com você e com sua instituição também pode servir como um gatilho inicial. Dessa forma, você conquistará a confiança do potencial ou atual aluno.

Os inimigos da excelência no atendimento educacional

Assim como conhecer boas práticas para um atendimento de qualidade é fundamental, estar ciente dos pontos de atenção também é necessário. Nós elencamos 4 grandes inimigos do bom atendimento. Se acaso você identificar algum deles em sua instituição, é importante mapear, o quanto antes, ações capazes de eliminá-los:

  • Envolver o lado pessoal 

Muitas pessoas acham que para atender bem é preciso envolver o lado pessoal com o profissional, o que é um grande engano, uma vez que essa atitude pode afetar, negativamente, o sucesso do atendimento realizado. 

Quer ver um exemplo prático? Muitos médicos são considerados distantes e frios. Contudo isso os auxilia na hora de realizar um diagnóstico preciso. 

Além disso, ao realizar a separação entre essas esferas, você evitará possíveis problemas posteriormente. 

  • Quebrar regras

Regras são importantes em qualquer empresa que almeja crescimento e autoridade no mercado em que atua. Em razão disso, é essencial estabelecer um manual de boas condutas durante um atendimento. Isso permitirá que você conscientize sua equipe para que ele seja colocado em prática. 

Muitas vezes, na busca pela satisfação completa do cliente, muitos atendentes fazem coisas que não possuem certeza se são de verdade permitidas ou, até mesmo, que comprometem algum valor da empresa.

Veja um exemplo:

Para convencer os alunos a efetivarem a compra, é comum ocorrer casos em que os vendedores oferecem descontos atrativos (o famoso “vou ver o que posso fazer para você”). Prometer e não cumprir causa frustração em seu potencial aluno. Por isso, para que seu atendimento seja realmente de excelência, busque sempre certificar-se de que está em conformidade com as regras da sua instituição.

  • Abrir exceções

Certamente, você já ouviu aquela frase: “Para toda regra, há uma exceção”. Em partes, ela é realmente verdadeira. 

É sempre muito importante identificar ocasiões em que é preciso considerar uma possibilidade de flexibilização. Contudo, é indispensável saber identificar também o momento certo para isso bem como a sua real necessidade.

As exceções devem ser consideradas em situações que nunca haviam acontecido antes ou que não foram previamente identificadas. Isso porque, ao abrir exceções em seu atendimento, os seus resultados poderão ser afetados no longo prazo.

Além disso, abrir exceções implica em nosso próximo inimigo: a distinção de pessoas. 

  • Diferenciar pessoas

Infelizmente, a distinção no atendimento baseada em requisitos como condição financeira, grau de influência e hierarquia é comum de acontecer. Entretanto, além de transmitir uma péssima visão aos alunos, sua instituição pode desenvolver também problemas jurídicos.

Logo, jamais diferencie o atendimento prestado. Deixe isso claro para os seus funcionários, alunos e qualquer pessoa que tiver contato com sua instituição. Seja sempre transparente!

De olho no que pode melhorar: a importância do monitoramento constante

“O que pode ser medido pode ser melhorado”.

Peter Drucker

Como saber se o planejamento e ações executadas obtiveram resultados positivos? Como saber se contribuíram para a cultura da excelência no atendimento? A resposta é: monitore! 

Como em qualquer outro processo realizado na instituição de ensino, monitorar o desempenho é essencial. Ele garante maior eficiência através da adaptação contínua do processo. Sendo assim, o monitoramento é parte imprescindível para otimizar e adaptar constantemente suas boas práticas e todo atendimento em si. 

🏆 Bônus: 30 frases para utilizar no seu atendimento!

Oferecer um atendimento empático e humano é indispensável para proporcionar uma experiência positiva, daquelas que realmente ficam na memória. Pensando nisso, preparamos este infográfico com 30 frases poderosas para você. Com ele, você poderá complementar o seu atendimento e ENCANTAR os seus potenciais alunos. Aproveite para já salvar no seu computador:

Infográfico 30 frases encantadoras - Rubeus
Material Rubeus

Conclusão 

Sabemos que implantar a cultura da excelência no atendimento educacional, em todos os processos  da instituição de ensino, é um requisito básico. Assim, é possível desenvolver uma boa percepção e consolidar um ótimo relacionamento junto aos potenciais e atuais alunos. 

A excelência no atendimento é fundamental para melhorar seus resultados, além de ser uma oportunidade de diferenciação. Isso resultará, consequentemente, no fortalecimento da marca institucional e no alcance de uma excelente posição competitiva no cenário educacional.

Este material serviu para te inspirar? Que tal compartilhá-lo com alguém da sua equipe? 😉

Considerações finais

Espero que tenha gostado das nossas dicas! 😃 Antes de ir, me conte: quais das nossas sugestões você vai colocar em prática?

Até a próxima! 👋

Plataforma Rubeus | Excelência no atendimento educacional
Plataforma Rubeus

Você também pode gostar

📚 Continue em nosso blog! Aqui estão alguns conteúdos que também podem te interessar: 

Para usar como referência acadêmica

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos:

🔗  Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Excelência no atendimento educacional: Guia Completo para IEs. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/excelencia-no-atendimento-educacional/ Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2020, 16 janeiro. Excelência no atendimento educacional: Guia Completo para IEs. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/excelencia-no-atendimento-educacional/