A utilização do chatbot na educação tem se revelado cada vez mais benéfica. Dentre suas vantagens está a comunicação em tempo real, o suporte aos professores no desenvolvimento do ensino, o incentivo à participação ativa dos alunos e uma maior vantagem competitiva ao entregá-los uma experiência moderna e interativa.

Neste conteúdo, você vai encontrar definições e vantagens da aplicabilidade  do chatbot na educação. Além disso, com o intuito de enriquecer a sua experiência, elencamos materiais complementares e os distribuímos ao longo do conteúdo. 

Boa leitura e bons insights! 🙂

Introdução

É inegável o fato de que a tecnologia está cada vez mais presente nas salas de aula. Exemplo disso são as ferramentas como Gamificação, Plataformas interativas e a possibilidade de uso cada vez mais frequente da Inteligência Artificial como forma de facilitar o processo de ensino e de aprendizagem. 

Ao utilizar as tecnologias a favor da educação, percebe-se que suas vantagens são aplicáveis tanto aos alunos quanto aos professores. Ou seja, através de sua utilização, os alunos encontram facilidade em aprender e os professores em ensinar.

Falando especificamente da utilização da tecnologia com a finalidade de promover uma gestão educacional mais centrada e otimizada, fica claro que cada vez mais IEs em todo o mundo têm adotado ferramentas que possibilitam a melhoria de seus processos. Dentre as mais utilizadas, estão os chatbots. 

Provavelmente, você já conversou com um! Eles estão cada vez mais presentes em nossas vidas. No cenário educacional não é diferente. As instituições de ensino têm investido nessa ferramenta como forma de agregar maior agilidade e competitividade aos seus processos.

Portanto, considerando a evidente importância da utilização de chatbot na educação, nosso assunto gira em torno das vantagens da sua aplicação no dia a dia. Antes, porém, precisamos rever alguns conceitos importantes:

O que é um chatbot?

O chatbot é um software desenvolvido com o objetivo de promover a comunicação entre computadores e usuários da Internet. Para que a interação seja semelhante a uma conversa entre humanos, a premissa básica é optar por desenvolver mensagens humanizadas. Dessa forma, aquela sensação de “estou falando com um robô” será minimizada ao máximo.

Atualmente, muitas empresas encontram na implantação do chatbot uma forma de otimizar suas operações de atendimento ao cliente.

No que tange o cenário educacional, percebemos diversas vantagens em sua aplicação. Além de proporcionar uma comunicação ágil (altamente relevante aos jovens), o chatbot na educação incentiva a participação ativa dos alunos (e até mesmo potenciais alunos), que podem perguntar a “qualquer hora” sem receio.

Todos esses benefícios juntos e sincronizados são capazes de construir uma experiência altamente positiva. E já sabemos como uma experiência memorável é fundamental para o sucesso da captação de alunos, não é mesmo?

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Chatbots x Assistentes virtuais

Embora os chatbots e os assistentes virtuais possam parecer semelhantes, eles não são iguais!

Como vimos anteriormente, os chatbots são robôs. Eles são uma forma de aplicação da Inteligência Artificial. Por isso, são lineares em sua comunicação. Ou seja, eles respondem às perguntas padrão e não aceitam o feedback do usuário

Já os assistentes virtuais recebem comandos por voz e/ou texto e, a partir disso, respondem mediante o compartilhamento de informações relevantes. Tudo isso ocorre de acordo com a necessidade do usuário. Isso permite que eles “conversem”, utilizem mecanismos de pesquisa, formem respostas orientadas para o usuário e detectem emoções, entre outras coisas. Exemplo de assistentes virtuais são a Siri, a Cortana e o Assistente do Google.

As vantagens de chatbots e assistentes virtuais podem ser usadas com a finalidade de melhorar a educação, aprimorando as experiências de alunos, professores e administradores escolares.

Você pode saber mais sobre a utilização da Inteligência Artificial na educação conferindo nosso conteúdo sobre o tema. Para isso, basta clicar no banner abaixo!

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Chatbot na educação: por que investir?

Chegou a hora de você analisar a viabilidade do chatbot em sua IE! Elencamos, a seguir,  algumas de suas aplicabilidades.

1. Explorar diferentes cenários de aprendizagem

O chatbot pode ser projetado para explorar diferentes perguntas e respostas de acordo com temas específicos de estudo. Isso tende a simplificar o estudo, ao mesmo tempo em que o torna mais interativo.

2. Adaptação a diferentes necessidades

O chatbot tem a flexibilidade de se moldar de acordo com diferentes necessidades. Ele pode fornecer ativamente materiais de aprendizagem e tópicos por meio de textos, imagens, vídeos, documentos etc.

3. Acompanhamento do estudante

O chatbot pode ser usado para testar os alunos, realizar perguntas e solicitar respostas. Essas, por sua vez, serão gravadas e enviadas aos professores. 

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4. Informações relevantes a um clique de distância

Da Geração Z em diante, os alunos são altamente familiarizados com a tecnologia. Frente a isso, mensagens instantâneas, assistentes virtuais e mídias sociais são parte de suas vidas. 

Indo ao encontro disso, o chatbot na educação fornece informações úteis, atende às necessidades de receber informações a qualquer hora e em qualquer lugar dos alunos.

5. Facilidade para professores

Os professores podem instalar cenários para o chatbot enviar notificações a um grupo ou a todos os alunos sobre um tópico específico, como dever de casa, prazos, aulas importantes ou eventos futuros. 

Os alunos não precisam entrar em contato com seus professores e esperar algumas horas pelas informações acima. Eles podem enviar uma mensagem diretamente para um chatbot educacional e obter a resposta em tempo real.

Uma pausa para um convite

Sabemos que no cenário educacional muitas notícias e novidades ocorrem rapidamente. Por isso, nada melhor do que saber delas com prioridade! 

Em nosso Instagram postamos diariamente inspirações e informações valiosas para auxiliar na rotina das instituições de ensino. Que tal dar uma olhada? 

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6. Fornecer feedback imediato

Como vimos, o chatbot na educação pode atuar como um tutor pessoal dedicado para cada aluno, ajudando os professores a responder às tarefas diárias dos alunos. Dessa forma, ele pode fornecer comentários e feedback a cada aluno.

Ademais, pode-se fornecer sugestões personalizadas sobre cursos e materiais para cada aluno.

7. Realizar múltiplas tarefas

O chatbot na educação, quando integrado ao sistema de ERP da instituição de ensino, pode realizar agendamentos, acompanhar a quantidade de acessos e cliques de determinados elementos etc.

Assim, acompanhar o que está “dando certo” e o que precisa ser melhorado torna-se factível.

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8. Diferencial competitivo perante os leads

Falando especificamente da utilização do chatbot no site da instituição de ensino, percebemos que ele é capaz de “atrair” e “capturar” a presença do lead no site educacional

Isso acontece pois, em muitos casos, o lead entra no site da IE em busca de informações e, caso fique com alguma dúvida, há grandes chances de estabelecer contato para saná-la. 

Quando a instituição disponibiliza o chatbot on-line tudo fica mais fácil, uma vez que o lead se sente mais à vontade para recolher informações e deixar seu contato. 

Material complementar para enriquecer a sua experiência

Já que o nosso foco é a melhoria de processos educacionais, não poderia deixar de compartilhar com você  o nosso Kit para Análise SWOT Educacional.

Com ele, você mapeia todas as oportunidades e ameaças presentes no cenário da sua IE e identifica as fortalezas e fraquezas que influenciam a atuação da sua IE!

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Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo sobre chatbot na educação tenha sido fonte de muitos insights! 

Para tornar a sua experiência ainda mais completa, te convidamos a deixar sua opinião nos comentários e a compartilhar esse blog post com alguém. Afinal, uma equipe que aprende junto,  cresce mais rápido. 😉

Até a próxima!

Matheus Amaral - Rubeus

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