O WhatsApp na educação já é uma realidade. Dentre as suas diversas aplicações, é possível que a instituição de ensino otimize processos pedagógicos, ao mesmo tempo em que o utiliza para estruturar uma captação de alunos mais rápida e prática. Pensando na importância desse tema, veja agora nosso guia sobre como usar o WhatsApp na educação.

Distribuímos ao longo do conteúdo, materiais complementares que serão úteis para tornar a sua experiência mais completa. Te desafio ao final desta leitura, a compartilhar esse conteúdo com alguém que também precisa conferir as nossas dicas sobre como usar o WhatsApp na educação. Boa leitura e ótimos insights!

Introdução

Já se foi o tempo em que tínhamos que aguardar muito para estabelecer uma comunicação com pessoas que não estavam próximas. Anos atrás, utilizávamos cartas que demoravam longas semanas para serem entregues. De lá pra cá, muita coisa evoluiu e, atualmente, em questão de segundos, podemos entrar em contato com pessoas a milhares de quilômetros. Tudo isso sem ao menos se levantar do sofá.

Atualmente, ao contrário de antes, ninguém tem paciência para aguardar muito tempo por uma resposta ou um atendimento. Afinal, o mundo está cada vez mais rápido e dinâmico. 

Em questão de décadas, a Internet e as redes sociais foram exercendo papéis indispensáveis em nosso dia a dia de uma forma quase impossível de evitar. As redes sociais são, hoje, fundamentais seja para fins profissionais, acadêmicos ou pessoais. Elas facilitam o compartilhamento de informações e a disseminação de acontecimentos em tempo real. 

Dentre as mídias sociais que vieram para ficar e tomam grande espaço em nossa dinâmica do dia a dia é o WhatsApp. Este app de mensagens instantâneas otimiza a comunicação, trazendo rapidez e facilidade. 

Falando especificamente da sua aplicação no cenário educacional, podemos dizer que, em suma, o objetivo básico do WhatsApp é facilitar a comunicação e, em seu nível mais básico, a educação nada mais é do que comunicação. 

Antes de vermos como usar o WhatsApp na educação, precisamos relembrar alguns pontos importantes, veja:

WhatsApp x WhatsApp for Business

Assim como ocorre com o Instagram, o WhatsApp também disponibiliza duas abordagens, uma pessoal e outra destinada a negócios. 

As opções disponibilizadas pelo app são: o WhatsApp e o WhatsApp for Business.

Como usar o WhatsApp na educação: guia completo com aplicações práticas - Rubeus

O WhatsApp for Business, ou WhatsApp para Negócios, possui o objetivo de ajudar as empresas a terem um aplicativo de comunicação pessoal e de negócios separado. 

Com ele, é possível criar um perfil de negócios, escrever uma descrição, adicionar informações do site e até mesmo criar um catálogo para divulgar produtos e serviços. 

Material complementar para enriquecer a sua experiência!

Por falar em Instagram, como anda a estratégia da sua IE nesse canal digital? 

Por ser uma rede social altamente popular, nós criamos um conteúdo que detalha várias dicas de como tornar o perfil da sua instituição um verdadeiro ímã para a geração de leads. 

Clique na imagem abaixo e não deixe de conferir nosso conteúdo. Garanto que você vai ter vários insights interessantes! 😉

Como usar o Instagram na educação - Rubeus

WhatsApp na educação

O WhatsApp tem mais de um bilhão de usuários, então é quase impossível que ele não chegue às instituições de ensino. Portanto, cabe aos professores e alunos tirar proveito disso em benefício do processo educacional. 

Quando ponderamos sobre como usar o WhatsApp na educação, logo chegamos a conclusão de que ele pode atuar como um canal através do qual os professores podem alcançar uma comunicação mais rápida e contínua com seus alunos.

O uso do WhatsApp na educação tem beneficiado muitas instituições de ensino em todo o mundo. Esta ferramenta permite uma comunicação mais eficaz com os alunos e suas famílias. Ele permite processos organizacionais mais ágeis, menos dispendiosos e mais eficazes. Assim, a administração fica mais dinâmica e menos burocrática. 

Além disso, ele pode ser uma das ferramentas pedagógicas utilizadas por professores, principalmente no ensino remoto (EaD ou híbrido).

WhatsApp na educação e suas vantagens

São diversas as vantagens oferecidas quando o assunto é como usar o WhatsApp na educação, veja algumas delas:

  • Trabalho em equipe 

Em primeiro lugar, o WhatsApp na educação estimula o trabalho colaborativo e possibilita a troca de conteúdos tanto entre a instituição e os alunos quanto entre os próprios alunos. Por exemplo, compartilhar aulas de áudio, enviar materiais ou documentos como Word, livros, etc. Também é possível compartilhar conteúdo de vídeo.

  • Comunicação mais rápida com alunos e professores

Chamadas gratuitas e chamadas de vídeo são alguns exemplos de funções disponíveis. Assim, é possível estabelecer a comunicação com alunos, professores e funcionários em geral de forma prática. 

  • Canais de comunicação rápida para captação de alunos

Com a aplicação do WhatsApp na educação é possível construir lembretes e notificações junto aos potenciais e atuais alunos. 

Além disso, sua equipe comercial pode tirar dúvidas, solicitar documentos faltantes e enviar formulários com facilidade.

  • Maior alcance

A presença permanente da instituição de ensino por meio de seu celular fortalece o relacionamento dos alunos com a instituição.

Ademais, quando a IE possui um canal destinado ao atendimento via WhatsApp e o disponibiliza em suas páginas de divulgação, isso facilita que os leads entrem em contato. Isso acontece pois, muitas vezes, um número de telefone fixo não surtirá tanto efeito já que é cada vez mais crescente a quantidade de pessoas que optam por planos de internet que não incluem ligação para fixo ou que utilizam o wi-fi para se conectar. 

  • Facilidade

Os problemas e dúvidas dos alunos são resolvidos sem a necessidade de se deslocar até a instituição ou esperar que atendam o telefone. Isso traz grandes benefícios para a instituição de ensino, já que evita o colapso de atendimentos presenciais.

A seguir, veremos mais sobre como usar o WhatsApp na educação, mas antes eu tenho um convite para você!

Junte-se a nós!

Esteja à par das principais tendências do mercado educacional, com prioridade!

Em nosso Boletim Informativo, elencamos notícias relevantes sobre o cenário educacional + boas práticas para captação e permanência de alunos + insights de Marketing Educacional. Não vai ficar de fora, né?

Clique na imagem abaixo e junte-se a nós!

QUERO RECEBER O BOLETIM PARA IEs - Rubeus

Como usar o WhatsApp na educação: aplicações pedagógicas

  • Criação de grupos de comunicação e estudos

Os grupos de interação e/ou estudos permitem que os alunos se conheçam. Ao mesmo tempo em que dá confiança àqueles alunos mais tímidos para fazerem perguntas que, em um ambiente presencial, talvez não tivessem coragem.

Além disso, os alunos podem compartilhar opiniões e dicas de estudo e até mesmo materiais, como veremos a seguir!

  • Compartilhamento de materiais

Tradicionalmente falando, na era digital, os educadores sempre usaram o e-mail para encaminhar materiais acadêmicos. Entretanto, uma das principais desvantagens deste canal é que nem sempre os alunos acessam a conta de e-mail da IE, e assim o fluxo de comunicação é bastante afetado, acarretando em atrasos.

Por meio do WhatsApp, entretanto, é possível evitar atrasos ao enviar links e documentos com facilidade e grande alcance.

  • Lembretes e avisos

A natureza instantânea de mensagens do WhatsApp permite que os professores disseminem informações e forneçam avisos em tempo real. 

Além disso, lembrar os alunos de atividades, avaliações e prazos é muito mais fácil. Resultado? Maior organização, tanto para professores quanto para alunos.

Como usar o WhatsApp na educação: operações educacionais

Agora que vimos como usar o WhatsApp na educação em ações pedagógicas, chegou a hora de vermos como utilizá-lo nas operações de gestão.

  • Registro e inscrição

Novos alunos e até mesmo os “antigos” desejam que seu processo de inscrição e matrícula seja o mais fácil possível. Eles querem resolver tudo através de poucos cliques, caso contrário, a tendência é desistirem. 

Nesses casos, o WhatsApp pode ser de grande ajuda, orientando os alunos durante o processo de inscrição e/ou matrícula. Seja qual for a dúvida ou problema, eles saberão o canal que devem procurar para esclarecer.

  • Pagamentos

Recentemente, o WhatsApp lançou a funcionalidade de pagamentos. Entretanto, caso sua IE ainda não a utilize e nem considere aderir a nova funcionalidade, o WhatsApp ainda assim pode ser bem útil! Como? Ele permite que as instituições enviem faturas, links etc, evitando que o aluno perca o prazo do pagamento.

  • Anúncios e integrações

Adicionar um link aos anúncios que direcionam para um bate-papo do WhatsApp torna mais fácil estabelecer o primeiro contato. Ao facilitar a primeira interação, as instituições de ensino aumentam seu potencial de conversão.

Material complementar para enriquecer a sua experiência!

Já que compartilhei com você como criar estratégias para atração de leads no Instagram, não poderia deixar de compartilhar também nosso conteúdo com super dicas sobre o LinkedIn. 

Estou falando do nosso material em dose dupla: blog post + e-book “Como usar o LinkedIn na educação: construindo uma LinkedIn Page atrativa”. Garanta já o seu, clicando na imagem abaixo!

Como usar o LinkedIn na educação - Rubeus

Como usar o WhatsApp na educação: ações de Marketing Educacional

A estratégia do WhatsApp para fins de Marketing Educacional pode impactar significativamente a captação de alunos. Usá-lo pode fazer a diferença e vamos explorar como ele pode melhorar cada etapa de uma estratégia de marketing, observe:

  • Funil de Captação de Alunos

Certamente você já conhece o Funil de Captação de Alunos. Com ele, torna-se possível identificar a melhor abordagem para cada etapa da Jornada de Compra do seu aluno

Ao explorar o uso do WhatsApp na educação como canal de comunicação é possível estabelecer uma conexão rápida que atenda aos diferentes estágios do funil, facilitando todas interações e alavancando os resultados.

👉🏻 Saiba mais sobre esse assunto! Leia nosso blog post “Funil de Captação de Alunos: conceito, estratégias e dicas para conversão”.

  • Nutrição do potencial aluno

Assim que o lead demonstra interesse, tornando-se potencial aluno, sua instituição deve estabelecer contato, o mais rápido possível. O objetivo é impedir que ele “esfrie”. 

Assim, sua equipe deve incluí-lo em uma régua de relacionamento, enviando mensagens estratégicas também via WhatsApp.

👉🏻 Saiba mais sobre esse assunto! Leia nosso blog post “Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE”.

  • Geração de tráfego

O propósito de uma campanha de marketing pode variar dependendo dos objetivos. Dentre eles está a geração de tráfego para o WhatsApp.

Em síntese, o objetivo dessa abordagem é estabelecer uma comunicação mais pessoal e humanizada com o potencial aluno. 

Nesses casos, uma boa prática altamente eficiente é a utilização de um gerador de link para Whatsapp em seu site institucional ou até mesmo a Bio do Instagram.

Os desafios do WhatsApp e sua utilização na educação

Assim como expomos as vantagens, não podemos deixar de mencionar alguns desafios, ou até mesmo, cuidados que sua instituição de ensino deve ter ao optar pela utilização do WhatsApp. Observe:

  • Errônea percepção de que a IE  está “sempre disponível”

Por ser muito flexível, o WhatsApp pode transmitir a errônea percepção de que as equipes estão sempre disponíveis. 

No caso dos professores, por exemplo, eles podem receber mensagens que atrapalham o seu tempo livre. Nesses casos, é primordial que o professor saiba como lidar com essa situação, sempre deixando claro que responderá aos alunos, entretanto, em horários que fazem parte da sua carga horária.

Ilustração

  • Excesso de descontração

Como vimos, o WhatsApp proporciona uma maior descontração por parte dos alunos. Eles acabam trocando opiniões e perspectivas. Portanto, a atmosfera descontraída das conversas em grupo pode levar ao uso de linguagem inadequada.

Para casos como esses, é preciso firmeza para explicar aos alunos que devem se policiar quanto aos termos utilizados já que o ambiente é tecnicamente “público”.

  • Grande quantidade de pessoas solicitando atendimento

Já sabemos que o WhatsApp visa uma comunicação rápida. Portanto, esperar muito por uma resposta, geralmente, remete a uma ideia de “falta de interesse”. 

Quando sua instituição de ensino faz ações de marketing voltadas para a geração de tráfego para WhatsApp, como vimos acima, é muito importante estar preparada para atender a toda a demanda que será gerada. Caso contrário, o resultado será leads insatisfeitos.

Entenda como a Plataforma Rubeus utiliza o WhatsApp em prol das instituições de ensino 

Já que o nosso assunto gira em torno de como usar o WhatsApp na educação, não poderia deixar de compartilhar com você, informações sobre como a Plataforma Rubeus utiliza esse canal digital para revolucionar a captação de alunos das IEs.

Entendemos a importância do WhatsApp para facilitar o dia a dia das instituições de ensino. Portanto, desenvolvemos funcionalidades que exploram essa ferramenta.

Ilustração Rubeus

Sua instituição de ensino pode enviar mensagens automáticas na Plataforma Rubeus através do aplicativo WhatsApp integrado. 

Como você já deve imaginar, há vários benefícios nesse processo. Ao enviar mensagens instantâneas através da Plataforma Rubeus e estabelecer uma comunicação automatizada, sua equipe de Relacionamento economiza muito tempo, podendo utilizá-lo, por exemplo, para planejar ações estratégicas sobre os processos de captação e permanência de alunos.

Ficou curioso(a) e quer descobrir como tudo acontece na prática? Basta clicar na imagem abaixo e solicitar uma demonstração gratuita!

Plataforma Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como usar o WhatsApp na educação.

Para tornar a sua experiência ainda mais completa, te convidamos a deixar sua opinião nos comentários e a compartilhar esse blog post com alguém. Afinal, uma equipe que aprende junto,  cresce de forma sustentável e mais rápida. 😉

Até a próxima!

Natália de Paula - Rubeus

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.