Erros de negociação de mensalidade escolar que sua IE não pode cometer

Conscientização é o primeiro passo para melhor, seja o que for! Por isso, elencamos neste conteúdo os 6 principais erros de negociação de mensalidade escolar para você evitar aí na sua instituição de ensino. Afinal, cometer erros faz parte do processo, mas quando eles são cometidos repetidamente, hábitos não lucrativos são consolidados. 

E tem mais! Elencamos também, ao longo do conteúdo, alguns materiais complementares para tornar a sua experiência mais completa. Portanto, fique atento(a) para não perder nada! Boa leitura e bons insights!

Introdução

Sabemos que a questão financeira é um dos principais fatores que influenciam a decisão dos estudantes de ingressarem ou continuarem na instituição de ensino. Justamente por isso, o processo financeiro configura-se como uma parte vital para  IE.

Com a finalidade de estruturar incentivos, é muito comum que as instituições de ensino disponibilizem descontos e ofertas. Todavia, engana-se quem reduz essa prática a uma simples estratégia comercial. 

Por trás de todo incentivo financeiro deve haver muito planejamento e controle financeiro, sem mencionar a forma como tudo será exposto ao público. Achou que era apenas dar um desconto para o seu estudante, que todos os problemas de captação e permanência acabariam? Infelizmente, não é bem assim! :/⁣

Definir os seus preços e mensalidades de acordo com as possibilidades do seu público-alvo é essencial para não espantar os seus leads e conseguir manter uma boa taxa de lucro.

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A seguir, veremos 6 erros de negociação de mensalidade escolar que você precisa se certificar de que a sua IE não comete, mas antes eu tenho um convite! Nos conte, nos comentários, como sua instituição geralmente negocia o valor das mensalidades?⠀⠀

A) Descontos até dia (x) do mês;

B) Começar a pagar após alguns meses de matrícula;⠀

C) FIES, ProUni e bolsas estudantis;

D) Outro ou todas acima.

Comenta lá! Isso nos ajudará a ficar mais pertinho de você e enriquecer esse conteúdo ainda mais! 🙂

6 erros de negociação de mensalidade escolar

1) Não traçar o perfil do seu aluno

Essa parte é importantíssima, afinal, é aqui que você define qual será o perfil dos seus alunos, incluindo a capacidade financeira deles. Ao conhecê-los torna-se possível ajustar aquelas “arestas soltas” e garantir que sua instituição esteja com a precificação condizente com o seu objetivo e público-alvo.

2) Não “esperar” contratempos

Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou foi estar preparado para acontecimentos repentinos e mudanças. 

No cenário educacional não é diferente! As instituições de ensino devem estar financeira e estruturalmente preparadas para alterações, incluindo questões de diferentes “intensidades” e formatos: um colapso repentino do mercado, uma quarentena não prevista ou até mesmo a perda de sua conexão com a Internet podem acontecer a qualquer minuto. 

Além disso, outro “imprevisto” comum de ocorrer é o declínio do potencial aluno. Na hora de negociar as mensalidades é muito comum que o aluno acabe optando por não efetuar a matrícula na IE, e isso pode ocorrer por diversos motivos. Nessas horas, é fundamental que o time de Relacionamento, aliado ao time de Marketing, enxergue isso como um “até logo” e não um “adeus”. 

Isso significa que, talvez, seja interessante adicioná-lo a um fluxo de nutrição e continuar o “acompanhando” até que ele esteja pronto para fazer parte da sua instituição. 

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3) Não realizar pesquisas de mercado

Basicamente, a pesquisa de mercado configura-se como um processo no qual sua IE determina a viabilidade do serviço educacional. Para isso, são utilizadas pesquisas conduzidas diretamente com potenciais alunos. 

Por meio delas é possível responder a questões como:

  • Quanto os seus concorrentes cobram? 
  • Qual o seu preço de custo? 
  • Qual sua margem de lucro pretendida?
  • Quem vai consumir o seu produto? 

A pesquisa de mercado permite que a IE conheça o seu mercado-alvo e obtenha opiniões e feedbacks dos potenciais e atuais alunos sobre o serviço prestado.

4) Não entender a diferença entre valor percebido e valor agregado⁣

Quando o assunto são os erros de negociação de mensalidade escolar mais comuns, não podemos deixar de mencionar essa diferença de conceitos!

Alguma vez você já ouviu falar que uma empresa vale “X” em sua estrutura, mas vale muito mais em seu valor intangível? Confuso? Pera aí, vou deixar mais claro! 

Muitas empresas em todo o mundo possuem seu patrimônio financeiro bem robusto e considerável. Todavia, sua marca e seu posicionamento na mente do consumidor vale tanto quanto ou ainda mais que seu patrimônio monetário. Isso acontece porque o valor percebido é diferente do valor agregado.

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Valor percebido é o que o seu aluno vê, o valor seguido do “R$”.⁣ Já o valor agregado é o que o seu produto vai levar de resultado ao estudante. Ou seja, como o fato de estudar na sua IE vai revolucionar o presente e o futuro dele. Por isso, a dica é: enfatize o que seus alunos ganham ao escolher você, ou seja, o valor subjetivo em escolher sua instituição e não a faculdade do outro lado da avenida! 

A seguir, veremos mais detalhes sobre os erros de negociação de mensalidade escolar, mas antes, veja só esse convite que eu tenho para você!

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Sabemos que o cenário educacional envolve muitas notícias e novidades que ocorrem rapidamente. Para tentar ajudar as instituições de ensino, criamos o Boletim Informativo, no qual reunimos notícias relevantes mensalmente e enviamos diretamente via e-mail. 

Caso você ainda não receba nosso boletim, te convido a fazer parte do grupo. Para isso, é só clicar na imagem abaixo!

5) Abusar de descontos e condições especiais

Sabemos que essa pode ser uma estratégia para vender mais bem poderosa, mas é preciso colocar o pé no freio para não cometer erros! 

Vale ressaltar que o atrativo financeiro deve ser utilizado como um incentivo e, portanto, não deve ser “algo comum”, ou seja, não pode estar disponível a qualquer momento que o lead desejar. Ele deve ser um gatilho capaz de levá-lo a uma ação. 

Além disso, pense bem: ninguém vai querer comprar com o preço na íntegra se sabe que você sempre tem um desconto a oferecer! 

6) Não utilizar um CRM educacional para a gestão financeira da sua IE

Um CRM é capaz de atender as necessidades da sua instituição de ensino, incluindo o controle financeiro. Isso porque ele proporciona a visão de cada potencial e atual aluno, de forma ampla e específica ao mesmo tempo. 

A Plataforma Rubeus conta com o processo de Controle de inadimplência que permite que sua IE sistematize a dinâmica de faturamento e cobrança da instituição, desde a emissão do título a receber até a quitação da mensalidade pelo aluno. E isso tudo de forma humanizada.

Com esse controle, as chances de ocorrer erros financeiros e contratempos são significativamente reduzidas!

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Se você desejar conhecer o processo de Controle de Inadimplência da Rubeus e entender o quão importante ele será para o desempenho da sua instituição de ensino, não perca tempo! Solicite agora o contato com um dos nossos consultores clicando na imagem abaixo!

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Agora queremos saber de você! Quando o assunto são erros de negociação de mensalidade escolar, sua IE precisa adequar algum ponto?

Até a próxima! 😉