A Análise SWOT é mais conhecida no Brasil como Matriz FOFA. Seu principal objetivo é identificar as Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) das organizações. Hoje trataremos mais especificadamente a Análise SWOT Educacional. Mas antes disso, você precisa assimilar alguns conceitos. Vamos lá?

Resumidamente, a Análise SWOT consiste em perceber no ambiente interno e no externo da instituição a presença de variáveis capazes de influenciar positiva ou negativamente o desempenho do negócio.

Para melhor tratar dessa análise, subdividimos-a em Análise Externa e Interna.

 

Análise Externa

No ambiente externo organizacional, busca-se identificar as oportunidades e ameaças inerentes a ele.

Essas oportunidades e ameaças podem ser entendidas como variáveis que impactam e influenciam a atuação da empresa. No entanto, essas variáveis não são passíveis de controle pela organização.

  • Oportunidades: É todo e qualquer fator capaz de propiciar um cenário favorável para a empresa.

Por exemplo: para uma empresa do setor tecnológico, a criação de novas tecnologias pode figurar-se como uma excelente oportunidade. Já a redução da alíquota de impostos para a exportação promovida pelo governo é considerada uma oportunidade para empresas nacionais que realizam comércio internacional.

  • Ameaças: São aquelas variáveis que criam um cenário desfavorável para a organização. Elas podem prejudicar o planejamento estratégico. E, por consequência, é possível afetar os resultados e a atuação empresarial de forma sistêmica.

Por exemplo: alteração na legislação dos direitos dos consumidores afetam todas as empresas que comercializam de forma direta com o cliente final. Para uma instituição de ensino superior, a abundância de cursos técnicos na região em que ela se localiza é uma grande ameaça.

 

Análise Interna

Já no ambiente interno da organização aplica-se à análise para identificar as forças e fraquezas.

Também chamados de pontos fortes e pontos fracos, as forças e fraquezas, representam, respectivamente, as variáveis que afetam positivamente e negativamente o desenvolvimento das atividades e, por consequência, a produtividade empresarial.

Estas variáveis, por estarem sob domínio da organização são passíveis de sofrer influências por ela.

  • Forças: São as características do ambiente que representam uma vantagem sobre a concorrência. Podemos conceituá-las como as aptidões mais fortes de uma empresa.

Por exemplo: um restaurante localizado na frente de um ponto turístico tem em sua localização uma força. Da mesma forma que uma universidade que possui um corpo docente extremamente qualificado.

  • Fraquezas: Variáveis do ambiente interno que representam uma perda na competitividade organizacional, ou seja, a sua presença desfavorece a empresa perante a concorrência. Logo, são aptidões que interferem e/ou prejudicam de algum modo o andamento do negócio.

Por exemplo: são fraquezas a inexistência de um setor responsável pelo relacionamento com os potenciais e atuais alunos, bem como um processo de comunicação falho e ineficaz entre os setores de uma instituição de ensino.

 

Veja a representação visual da Análise SWOT:

 

Análise SWOT - CRM Rubeus
Matriz para Análise SWOT Educacional

 

Exemplo prático: Análise SWOT Educacional

Imaginemos uma instituição de ensino. Veremos agora o quanto seria interessante a Análise SWOT para esse tipo de organização.

– Análise SWOT Educacional interna

A IES conhece seus pontos fortes e fracos. Isto é, quais são as boas e péssimas práticas que estão sendo executadas internamente.

  • Força: Pode ser, por exemplo, o Custo de Aquisição por aluno reduzido frente à média do mercado ou uma presença marcante nas redes sociais. São, desse modo, todos os recursos capazes de gerar bons resultados à instituição.
  • Fraqueza: Nesse caso pode vir a ser, um baixo número de negócios fechados ou a localização. Logo, são aquelas variáveis que afetam o crescimento organizacional e precisam ser desenvolvidas e otimizadas.

 

– Análise SWOT Educacional externa

Já por meio da Análise SWOT externa, a instituição é capaz de identificar as oportunidades e ameaças presentes no setor educacional. Essas variáveis não são controladas pela IES.

  • Oportunidades: São fatores capazes de favorecer o alcance dos objetivos organizacionais. Por exemplo, o aumento no números de egressos de ensino médio na região e o surgimento de ferramentas tecnológicas educacionais a um preço acessível.
  • Ameaças: Podem ser entendidas como fatores que prejudicam a instituição. O aumento no quantitativo de novos concorrentes ou constantes mudanças nas legislações pelo governo ou órgãos responsáveis, são exemplos típicos de ameaças para uma IES.

 

A realização desta análise em qualquer IES é capaz de agregar um enorme valor à tomada de decisão e a formulação de estratégias. Isso porque, após a realização da Análise SWOT Educacional a instituição poderá analisar e trabalhar todos os fatores mapeados a fim de obter os melhores resultados.

Esses resultados podem ser referentes tanto à captação e retenção de alunos, quanto a eficiência organizacional de forma sistêmica.

Para te auxiliar no processo de construção da Análise SWOT para sua instituição de ensino, preparamos um Kit de Análise SWOT Educacional.

Neste kit iremos compartilhar com você um checklist com as principais variáveis presentes no cenário educacional + imagem com o layout da Matriz SWOT.

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades, e proteja-se contra as ameaças.” [TZU, Sun]

Análise SWOT Educacional para o Planejamento estratégico da sua IES

Após realizar o mapeamento de todas as variáveis internas e externas sua IES pode e deve traçar roteiros e planos estratégicos mais assertivos a fim, principalmente, de:

  • Trabalhar as fraquezas;
  • Potencializar as forças;
  • Minimizar os impactos das ameaças e
  • Aproveitar as oportunidades identificadas.

Como vimos, é evidente a importância da realização da Análise SWOT para todas as organizações, principalmente para as instituições de ensino.

Ela é capaz de facilitar o planejamento estratégico das suas campanhas de marketing do processo seletivo, pós-graduação e demais serviços ofertados.

No entanto, esse processo de identificação pode, às vezes, ser doloroso. Visto que descobrir que algumas ameaças podem impactar à sua instituição e gerar mudanças no processo atual de captação e retenção de alunos.

Porém é necessário lembrar que este é exatamente o grande benefício advindo da Análise SWOT Educacional.

Assim, por meio dela, você conseguirá subsídios e informações importantes. O que facilitará a visualização do panorama real da instituição permitindo uma atuação direcionada e fundamentada em informações sólidas e relevantes.

Agora que você conhece, na teoria, a Análise SWOT Educacional. Que tal aplicar tudo isso e observar os resultados? Para isso, faça o download do kit que produzimos e comece a desenvolver essa ferramenta agora mesmo em sua instituição de ensino.

 

ATIVE O NOSSO ENVIO DE CONTEÚDO!
Ative o nosso envio de conteúdo para ter nossas melhores dicas e estratégias em primeira mão na sua caixa de entrada.