Conteúdo interativo para captação de alunos: atraindo e convertendo futuros estudantes

O conteúdo interativo para captação de alunos tem o poder de capturar a atenção do lead, engajá-lo e levá-lo a uma ação. Por isso, é de suma importância que a sua equipe de Marketing trabalhe essa estratégia nos diferentes canais de aquisição. Veja agora 8 exemplos de conteúdo interativo para instituições de ensino que irão maximizar a sua geração de leads!

Leitura: 5 minutos

Introdução

Já sabemos que a forma de consumir produtos e serviços mudou. Os compradores de hoje querem interagir com as marcas e sentir que fazem parte delas. Na prática, isso significa que eles querem se envolver ativamente com produtos e serviços antes de fazer uma compra. Ou seja, desejam seguir, curtir, interagir e se sentir representados pela marca.

Para isso, os conteúdos interativos são uma poderosa forma de promover esse engajamento. Por meio deles, é possível construir um relacionamento baseado em estratégias inteligentes para captura da atenção e envolvimento do lead com a marca.

O conteúdo interativo surge como uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo, oferecendo uma experiência engajadora e personalizada que captura a atenção do público-alvo e o impulsiona na jornada de matrículas.

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O que é um conteúdo interativo?

Em resumo, o conteúdo interativo é todo tipo de conteúdo que envolve e incentiva os leitores a se envolverem ativamente com ele, em vez de consumi-lo passivamente. Ele promove a participação ativa do usuário, permitindo que ele explore, personalize e interaja com a informação de diversas maneiras. Essa abordagem torna a experiência mais dinâmica, envolvente e memorável, aumentando o tempo de permanência no site, a taxa de conversão e a fidelização à marca.

Além disso, é uma ótima estratégia para promover o Marketing de Relacionamento e, por isso, são muito populares, conforme comprovado por estas estatísticas:

➡️ O conteúdo interativo recebe duas vezes mais envolvimento se comparado ao conteúdo estático. (DemandGen)

➡️ Pesquisas comprovam que a combinação de táticas tradicionais de marketing de conteúdo com conteúdo interativo melhora a retenção da mensagem da organização. (Content Marketing Institute)

Os principais benefícios do conteúdo interativo

Por promover a participação ativa do leitor, o conteúdo interativo atua como um meio poderoso para os profissionais de marketing coletarem dados valiosos para a geração de leads.

Veja alguns dos principais benefícios de investir:

  • Aumenta as taxas de engajamento;
  • Maximiza a geração de leads;
  • Melhora as chances de capturar dados pessoais do lead;
  • Otimiza a conversão de leads;
  • Aumenta a fidelidade à marca;
  • Incentivo ao feedbacks dos usuários;
  • Torna a experiência do potencial aluno mais completa.

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Os 8 melhores tipos de conteúdos interativos para você investir

Separamos a seguir algumas dicas preciosas de Lead Management que se aplicadas corretamente, farão a diferença para os seus resultados!

I. Infográficos

Os infográficos têm formato dinâmico. Justamente por isso eles podem gerar valor para os potenciais alunos. Isso porque eles transmitem suas respectivas mensagens por meio da união de textos e imagens.

Além disso, para o público jovem pode ser um conteúdo bastante chamativo.

Atualmente, cerca de 40,2% dos profissionais de marketing confessam que os infográficos são o formato visual mais indicado para promover o engajamento do público – mais do que vídeos, apresentações e visualizações de dados. 

Fonte: Venngage

Para produzir esse tipo de material só pensar em temas relevantes para as suas personas não é o suficiente. É necessário ir além e pensar em temas que sejam interessantes e que favoreçam, da melhor forma possível, a dinâmica entre imagem e texto.

Assim, você aumentará as chances do seu material ficar mais inteligível e cumprir o seu objetivo de despertar o interesse dos seus potenciais alunos.

II. Vídeo

A utilização de vídeos se tornou de suma importância para a construção de um marketing persuasivo e direcionado. Em resumo, através deles, pode-se abordar assuntos de forma mais didática e interativa, além de deixar todo o conteúdo bem mais explicativo e atrativo.

Além disso, os vídeos são mais divertidos, envolventes e impressionantes quando comparados às fotos estáticas ou apresentações de slides.

O vídeo continua a reinar quando o assunto é conteúdo popular, é o que demonstra uma pesquisa da Cisco

De acordo com levantamentos, em 2022 os vídeos on-line representarão mais de 82% de todo o tráfego da Internet do consumidor – isso significa um aumento de 15 vezes se comparado a 2017.

Em resumo, os vídeos podem ser utilizados para divulgar vários assuntos. Alguns exemplos de conteúdos que podem trazer bons resultados nessa rede social são:

III. Webinar

Em resumo, essa estratégia vem sendo bastante difundida e apresenta um alto potencial de geração de leads. A explicação para esse sucesso pode ser atribuída ao fato desse tipo de conteúdo possuir um toque mais pessoal, capaz de aproximar mais o lead da instituição.

Ademais, outro ponto interessante é que os webinars podem ser transmitidos ao vivo. Isso permite a interação com os potenciais alunos através do chat, por exemplo, ou ainda serem gravados e disponibilizados posteriormente. Assim, eles continuam gerando leads ao longo do tempo.

As pessoas passam 4x mais tempo assistindo a vídeos ao vivo do que a vídeos pré-gravados.

Fonte: Sprout Social

Como vimos, por permitir uma interação mais pessoal, o webinar é uma ferramenta muito estratégica para uma instituição de ensino. Isso porque, neste momento, acontece o “corpo a corpo” entre a sua IE e o seu potencial aluno.

Portanto, para planejar e realizar bons webinars, a dica é identificar quais as principais necessidades e desejos dos seus potenciais alunos e buscar atendê-los e resolvê-los. Fazendo isso, seus leads irão atribuir maior valor ao seu conteúdo e, consequentemente, à sua instituição.

IV. E-book

Os famosos e queridinhos e-books são o formato de conteúdo mais popular atualmente. Em resumo, eles são livros virtuais que permitem que você se aprofunde e explore um assunto relevante para as suas personas.

Geralmente, os e-books são utilizados em ações de meio do funil. Ou seja, quando o potencial aluno está reconhecendo a necessidade de fazer uma graduação, por exemplo. Nessa fase, ele procura conteúdos capazes de ajudá-lo a sanar suas dúvidas. Por isso, é interessante que a sua IE esteja preparada para produzir bons conteúdos no formato de e-books.  

Negócios que usam o Marketing de Conteúdo apresentam 1,3 vez mais visitas.

Fonte: Content Trends

Para produzi-los, uma prática que recomendamos é a definição do tema e, em seguida, subtemas. Assim, sua IE saberá o que produzir, ou seja, o que será relevante para o potencial aluno.

Por fim, quando tudo estiver pronto, você precisará de uma boa landing page. Através dela, será possível recolher os cadastros dos potenciais alunos e os direcionar ao download do e-book.

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V. E-mails interativos

O e-mail tem um valor único, pois permite que você se comunique diretamente com as pessoas individualmente. Devido a sua flexibilidade e eficiência, ele pode ser utilizado ao longo de todas as etapas da Jornada de Compra Educacional. Com isso, ele é capaz de atender tanto a permanência quanto a captação de alunos.

De acordo com a primeira edição da pesquisa “Email Marketing Trends de 2018“, cerca de 76,7% das empresas adotam a estratégia de e-mail marketing.

Já segundo o Campaign Monitor, o conteúdo de e-mail interativo aumenta a taxa de abertura em até 73%, e a adição de vídeos pode aumentar as taxas de cliques em até 300%.

Para tornar o seu e-mail atrativo, uma dica é incluir elementos interativos em seu e-mail, tais como: vídeos, enquetes, gráficos, jogos e emojis.

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VI. Quiz

Falando especificamente do Instagram, a nossa próxima dica é a utilização de strickers.

Especificamente, o quiz permite que seus seguidores saibam mais sobre a sua instituição de ensino por meio de “testes”. Ele é ótimo para explorar temas diversos e divulgar informações de forma interativa.

Veja um exemplo prático da sua utilização:

8 exemplos de conteúdo interativo para instituições de ensino que geram um melhor envolvimento - Rubeus

VII. Enquete

As enquetes são uma opção disponibilizada pelo Instagram e facilitam muito a interação. Em suma, são ferramentas perfeitas para incentivar que os leads assistam aos próximos stories. Por sua facilidade em votar, elas tendem a ser bastante populares.

Veja um exemplo:

8 exemplos de conteúdo interativo para instituições de ensino que geram um melhor envolvimento - Rubeus

VIII. Avaliações ⭐⭐⭐

Uma avaliação é um tipo de conteúdo interativo no qual o usuário responde a várias perguntas sobre o produto e/ou serviço em questão. É uma forma objetiva de obter feedback de qualidade.

Por sua própria natureza, as avaliações permitem que os criadores obtenham muitas informações sobre o usuário.

😃 Vou deixar aqui um conteúdo complementar no qual tratamos mais sobre a importância das avaliações. Vale a pena conferir: A importância da pesquisa de satisfação escolar para escalar os seus resultados.

Considerações finais

É nosso objetivo fornecer conteúdo que seja útil e inspirador para você. Se este material conseguiu cumprir esse propósito, que tal compartilhá-lo com alguém que também possa se beneficiar? 😁

Estamos sempre trabalhando para oferecer o melhor para nossos leitores e esperamos que você continue nos acompanhando. Até a próxima oportunidade! 👋

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Para usar como referência acadêmica

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📌 Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Conteúdo interativo para captação de alunos: atraindo e convertendo futuros estudantes. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/conteudo-interativo-para-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2022, 19 de maio. Conteúdo interativo para captação de alunos: atraindo e convertendo futuros estudantes. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/conteudo-interativo-para-captacao-de-alunos/