O que é aprendizagem móvel e porque sua IE precisa se adaptar a ela

Atualmente, quase ninguém vive sem os queridinhos smartphones. Nós os utilizamos para tudo! Comunicação, compras, entretenimento… são diversas opções! No que tange a educação não é diferente! Cada vez mais os estudantes têm utilizado os smartphones nos estudos como forma de facilitar o aprendizado e garantir uma maior flexibilidade. Pensando nessa prática, abordaremos neste conteúdo o que é aprendizagem móvel e porque sua instituição de ensino precisa se adaptar a ela.

E tem mais! Elencamos alguns materiais complementares ao longo do conteúdo para tornar a sua experiência mais completa! Já aproveitamos para te convidar a nos contar a sua opinião sobre o assunto ao final do blog post, combinado? Isso nos ajudará a ficar mais perto de você e enriquecer ainda mais este material! 

Vamos começar?  

Introdução

Sabemos que a rotina escolar pode ser bastante intensa. Isso se acentua ainda mais no ensino superior, momento no qual muitos alunos estudam e trabalham. 

Além disso, sabemos que a geração Z e os millenials são compostas por usuários ativos da internet e sabe o que isso significa? Que é cada vez menos “aceitável” ter que ir presencialmente a um lugar para realizar uma atividade que poderia ser feita pela internet.

Muitas instituições de ensino perceberam essa nova realidade e entenderam a necessidade de quebrar paradigmas tradicionalmente arraigados na educação, adequando seus processos à nova realidade promovida pela aprendizagem móvel.

Ilustração

Para aqueles alunos que não conseguem separar tempo para ir presencialmente à instituição de ensino e estudar em sala de aula, o aprendizado móvel é uma forma de garantir a realização do curso desejado. 

A seguir, iremos mergulhar nos segredos e tesouros da aprendizagem móvel e discutir suas vantagens e os seus principais desafios. Todavia, antes precisamos começar pelo básico: o que é aprendizagem móvel?

O que é aprendizagem móvel?

Também conhecida como M-learning, a aprendizagem móvel consiste em uma nova forma de acessar o conteúdo de aprendizagem por meio de dispositivos móveis. 

Basicamente, é uma forma de ensino à distância que utiliza a tecnologia em favor da educação. Com ela, é possível obter uma maior flexibilidade, já que o material escolar está literalmente na “palma da mão” do aluno. 

A importância da aprendizagem móvel

Agora que vimos o que é aprendizagem móvel, precisamos conhecer a sua importância para o processo de aprendizagem e a necessidade das instituições se adequarem a ela. 

O conceito de aprendizagem móvel é relativamente novo, mas não é novidade. Como assim? 

Alan Kay é o nome por trás da introdução do conceito de aprendizagem móvel lá na década de 1970. Ele, conjuntamente com alguns outros trabalhadores, criaram o ‘Dynabook’. Esse, por sua vez, era um computador pessoal útil criado com o objetivo de  ensinar crianças através de uma abordagem digital aprimorada. No entanto, este dispositivo não gerou muita credibilidade devido, principalmente, à falta de suporte tecnológico da época.

Com a popularização da internet, a aprendizagem móvel ganhou força e recursos para ser explorada. Por muito tempo, as instituições de ensino ouviram a respeito desse tipo de aprendizagem e que precisavam se adequar a ela. Contudo, muitas, infelizmente, postergaram essa adaptação.

Ilustração

Com o avanço da popularização da internet, inúmeras instituições de ensino identificam nas tecnologias novas formas de  promover uma educação completa. E, dentre os recursos utilizados, estão os laptops e celulares. 

A aprendizagem móvel não só é eficaz e prática, ela também é divertida e incentiva a aprendizagem entre pessoas de todas as idades. Por ser flexível e ampla, ela tem o poder de impactar positivamente os resultados de captação das instituições de ensino.

As principais vantagens da aprendizagem móvel

Como vimos no blog post Geração Z e captação de alunos: sua instituição de ensino sabe como fazer isso?, os usuários ativos da internet já são realidade no cenário educacional. Por isso, é fundamental marcar presença nos canais digitais. 

Entretanto, por ser tão ampla e abrangente, as vantagens da aprendizagem móvel são tantas que todas as gerações podem se beneficiar com isso. Vamos dar uma olhada em algumas?

  • Flexibilidade

Já que o nosso assunto é o que é aprendizagem móvel, não podemos deixar de mencionar um de seus principais benefícios: a possibilidade de aprender onde quiser.

A aprendizagem móvel permite que os alunos levem seus materiais de aprendizagem com eles. Isso significa que eles não precisam estar em um local específico ou aprender ao mesmo tempo. Os conteúdos de aprendizagem estão a um “bolso” de distância. 

Em uma geração tão imediatista quanto a atual, essa é uma grande vantagem e forma de incentivo. 

  • Mais motivação

O que pode ser mais estimulante do que encontrar uma instituição de ensino que viabilize a conciliação entre trabalho e estudo?

Os estudantes podem se sentir mais motivados para aprender algo novo se souberem que podem levar seus materiais de aprendizagem para qualquer lugar. Isso é ainda mais importante no caso daqueles que trabalham e aproveitam momentos estratégicos como a hora do almoço, por exemplo,  para dar uma adiantada na matéria.

Ilustração

  • Grande alcance e em tempo hábil

Em um mundo cada vez mais globalizado e ágil, ter acesso à informações de forma instantânea é primordial! 

Com a aprendizagem móvel sua instituição de ensino pode alcançar diversos estudantes em tempo hábil e na mesma velocidade para todos. Conteúdos, avisos, datas e prazos são apenas algumas das possibilidades de informações compartilhadas.  

A seguir, veremos os principais desafios quando o assunto é o que é aprendizagem móvel, mas antes eu tenho um convite para você!

Junte-se a nós!

Sabemos que o cenário educacional envolve muitas notícias e novidades que ocorrem rapidamente. Para tentar ajudar as instituições de ensino, criamos o Boletim Informativo, no qual reunimos notícias relevantes mensalmente e enviamos diretamente via e-mail. 

Caso você ainda não receba nosso boletim, te convido a fazer parte do grupo. Para isso, é só clicar na imagem abaixo!

Desafios de aprendizagem móvel

Semelhante a qualquer ação que tem como objetivo prover alterações nos métodos tradicionais de ensino, existem alguns desafios na prática da aprendizagem móvel. Conheça as principais a seguir:

  • Distração

Como mencionado no início do conteúdo, nós utilizamos os dispositivos móveis para uma infinidade de coisas! Justamente por isso, eles podem ser uma grande distração. 

A aprendizagem móvel pode ser uma distração se os estudantes forem constantemente interrompidos com mensagens de texto e notificações. Isso significa que esse tipo de aprendizagem requer autodisciplina e foco.

No entanto, há algumas práticas que a instituição de ensino pode realizar para minimizar a incidência das distrações. Dentre elas está o trabalho de orientação e conscientização de que os alunos são os protagonistas da sua trajetória educacional. E, portanto, seus atos possuem consequências e impactam significativamente onde chegarão.

  • Falta de conexão com a internet

Esse desafio foi especialmente exposto com a pandemia do coronavírus. Por isso, não podemos deixar de mencioná-lo quando o assunto é o que é aprendizagem móvel.

O uso de dispositivos móveis para a aprendizagem móvel configura-se como um problema caso os estudantes não tenham conexão com a internet ou eletricidade disponível.

Por isso, antes de optar por esse tipo de aprendizagem é importante que a instituição de ensino considere a realidade de seus alunos. 

Imagem ilustrativa

  • Tela muito pequena

Apesar de oferecer muita praticidade, os smartphones podem ser limitados quando o assunto é o espaço de visão. 

O aprendizado móvel pode não funcionar muito bem para certos tipos de conteúdo que você deseja compartilhar. Imagens detalhadas podem não ser legíveis em uma tela pequena, por exemplo. O mesmo se aplica a equações matemáticas complicadas.

Além disso, todo o esforço feito para a leitura pode gerar um comprometimento da saúde ocular dos alunos

A dica aqui é sempre testar o formato e a visualização dos conteúdos com antecedência e, em casos que demandem uma adequação, disponibilizar o conteúdo previamente para que os alunos possam adequá-lo a uma melhor forma de visualização, como a impressão ou a utilização de uma tela maior como a do computador, por exemplo. 

A seguir, veremos a parte final do nosso conteúdo sobre o que é aprendizagem móvel e como adaptá-la à realidade da instituição de ensino, mas antes eu tenho uma sugestão de conteúdo para você!

Material complementar

Modalidade de ensino híbrido: conceito, benefícios e modelos

O modelo tradicional de ensino está se adaptando às constantes transformações ocorridas no ambiente educacional. Frente a isso, a modalidade de ensino híbrido vem ganhando força e revolucionando a forma como as IEs ofertam toda a experiência do serviço educacional. Clique na imagem abaixo e reserve esse conteúdo para a sua próxima leitura! 😉

Como promover a aprendizagem móvel na educação

Como vimos, pode ser desafiador promover a aprendizagem móvel. Pensando nisso, nós separamos três dicas que vão te ajudar a colocá-la em prática, veja só:

  • Crie e compartilhe materiais interativos

A maneira mais fácil de educar e aprender por meio da aprendizagem móvel é desenvolver conteúdos para esse formato. 

Ao utilizar o recursos tecnológicos torna-se possível explorar materiais mais interativos como vídeos, áudios, textos e infográficos

  • Incentive a interação durante as aulas

Aproveite o fato de utilizar materiais mais atrativos para incentivar a participação dos alunos. Isso porque, ao terem uma experiência mais completa com os materiais, a tendência é que eles realizem mais perguntas e compartilhem opiniões. 

  • Faça pesquisas de satisfação

Assim como no ensino presencial, é importante possuir uma visão da satisfação dos alunos. Por isso, sua IE pode investir em pesquisas de satisfação como forma de monitorar e ter um “termômetro” do quão eficaz está sendo a prática da aprendizagem móvel.

Você pode disponibilizar pesquisas após as aulas. Dessa forma, os educadores conseguem obter um feedback imediato, além de analisar a eficácia de suas aulas. 

Ilustração

E aí, gostou? 

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Para tornar sua experiência mais completa, eu tenho mais um convite para você! 

Em nosso Instagram postamos diariamente inspirações e informações valiosas para auxiliar na rotina das instituições de ensino. Que tal dar uma olhada? 

Basta clicar na imagem abaixo e irá abrir uma nova aba que te levará para o nosso perfil! ;D

Quero seguir o @canalrubeus!

Gostou do nosso conteúdo sobre o que é aprendizagem móvel? Que tal compartilhá-lo com alguém? 

Bons resultados! 😉