Sabemos que é cada vez mais desafiador ampliar a quantidade de conversão de inscritos das instituições de ensino. Isso ocorre devido a diversos fatores, dentre eles está a falta de ações voltadas para a atração de leads e a defasagem na execução de ações bem direcionadas. Saiba agora como nortear a atuação do time de captação e atingir o máximo de leads através de 3 hacks para IEs.

Neste conteúdo, trazemos definições, estratégias e dicas sobre como aumentar esse tipo de conversão utilizando 3 hacks para IEs. Além disso, ao longo do conteúdo, reunimos também alguns materiais complementares. Boa leitura e bons insights!  

Introdução

Antes de falar sobre os hacks para IEs, tenho uma pergunta! Você sabe como identificar a quantidade de conversão de leads da sua IE? Ou seja, quantos potenciais alunos passaram de inscritos para matriculados?

Ao fazer essa análise você visualizará na prática a capacidade das suas ações de marketing e vendas de transformar inscritos no vestibular em alunos que efetuam a matrícula. 

Para calculá-la, basta dividir o número do investimento mensal da sua instituição, a fim de gerar inscritos, pelo total de estudantes que efetuaram a matrícula após realizar o vestibular.

Ilustração

Caso sua instituição de ensino considere a conversão do lead no momento em que ele realiza a inscrição no vestibular e não a matrícula, você deve calcular a taxa de conversão. Ela fornecerá informações relevantes sobre o desempenho das suas ações de marketing para transformar visitantes do seu website em leads, por exemplo. 

Para calculá-la, basta dividir o número do investimento mensal da sua instituição, a fim de gerar visitas, pelo total de visitas “convertidas” (que se tornaram leads ao disponibilizar informações pessoais).

Ilustração

Independentemente de qual taxa você irá calcular, uma coisa é primordial: é preciso otimizar os seus resultados. Isso significa que é necessário estabelecer ações com o objetivo de intensificar as suas conversões e gerar mais matrículas para a sua instituição.

Pensando na importância dessa prática, separamos 3 dicas poderosas para você converter cada vez mais leads em alunos através de hacks para IEs. Mas antes, precisaremos ver alguns conceitos importantes:

O que é hack?

Provavelmente você já conhece essa palavra. Ela é bem popular por designar ataques cibernéticos e roubo de informações pessoais. Contudo, esse não é o único sentido exercido por ela.

De maneira simples, a palavra hack vem do inglês e significa “cortar”. Ela é muito utilizada por pessoas que trabalham no ramo de programação, com o intuito de designar uma “alteração inteligente”. Isso significa uma mudança estabelecida com a finalidade de obter um maior desempenho em um determinado projeto ou atividade.

Frente a isso, podemos compreender a sua utilização acompanhada por dicas. Ou seja, o objetivo é disponibilizar “dicas de mudanças inteligentes”, conforme as que faremos a seguir! 😉

Ilustração

Uma vez compreendido, chegou a hora de conferirmos as dicas! 

3 dicas de hacks para IEs para aumentar a taxa de inscrição

1) Foque na atração

É primordial compreender que, ao atrair leads, você estará dando o primeiro passo para a conversão. Isso porque, a atração de leads configura-se como um conjunto de ações específicas desenvolvidas para atrair e “convidar” o seu lead para estabelecer os “primeiros contatos” com a sua instituição de ensino. 

Além disso, a partir do momento em que você estabelece uma relação de confiança, se torna muito mais fácil nutri-lo e, posteriormente, converte-lo em aluno. Mas não é só isso. Ao investir em atração de leads, é possível também posicionar sua instituição estrategicamente na mente do lead, mesmo que de forma inconsciente.

Por ser um processo bem amplo, ela envolve diversas ações, como: 

  • Ações de Marketing Digital

O Marketing Digital para educação é o conjunto de esforços ou atividades de marketing realizadas com a finalidade de atrair mais alunos, se comunicar melhor com eles, criar um relacionamento mais próximo e construir uma grande identificação perante o mercado educacional.

Para colocá-lo em prática sua IE deve identificar e mapear suas personas, investir na otimização dos mecanismos de busca, trabalhar a captação ativa e passiva e acompanhar cada etapa da Jornada de Compra Educacional do lead.

  • Utilização estratégica de redes sociais 

Utilizar, de forma estratégica, as redes sociais da sua IE é bastante vantajoso para atrair mais leads. 

Para obter sucesso nessa ação, é fundamental investir nas redes sociais que os potenciais alunos estão presentes. A partir disso, deve-se desenvolver a abordagem mais indicada para cada uma delas, bem como os temas que serão trabalhados e o tom da comunicação. 

Considerando a importância de saber atuar de acordo com as especificidades de cada rede social, separei um conteúdo complementar que detalha como fazer isso na prática. Dê um clique na imagem abaixo e reserve o conteúdo para a sua próxima leitura! 😉

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE - Rubeus

  • Produção de conteúdos relevantes

O Marketing de Conteúdo é uma prática do Inbound Marketing muito eficaz. Ele pode ser utilizado para atrair e nutrir potenciais alunos por meio, basicamente, da produção de conteúdos relevantes. Isto é, que lhes sejam interessantes. 

Através dele, é possível produzir postagens específicas e direcionadas com a finalidade de responder às principais dúvidas dos interessados. Você pode apostar na produção de e-books, infográficos, planilhas e conteúdos interativos.

Para gerar bons resultados, sua instituição de ensino deve disponibilizar materiais em troca do e-mail do lead. Dessa forma, será possível, posteriormente, adicioná-lo a um fluxo de nutrição e fazê-lo avançar pelo Funil de Captação

Você já conhece a nossa página de materiais gratuitos?

A Rubeus disponibiliza uma página repleta de materiais gratuitos, desenvolvidos para os nossos leitores. Temos diversos conteúdos que trabalham diferentes temas e abordagens, mas que possuem o mesmo objetivo: ajudar você e a sua instituição a captar e converter mais alunos

Clique na imagem abaixo e favorite a página para você mantê-la sempre a um clique. 😉

CTA: Conheça nossa página de materiais - Rubeus

 

  • Criação de campanhas de matrícula atraentes

A campanha de matrícula consiste em um conjunto de ações práticas que buscam alcançar resultados efetivos na conversão de leads, geralmente, durante o processo seletivo da IE. 

Ela contribui ativamente, através de práticas mais direcionadas, para que a instituição de ensino obtenha melhores resultados em processos seletivos.

Além disso, quando bem estruturada e planejada, ela “dialoga” estrategicamente com canais promocionais escolhidos pela sua instituição. Isso porque ela pode ser realizada tanto em canais digitais quanto no off-line.

Saiba mais sobre como estruturar uma campanha de captação eficiente, lendo nosso conteúdo abaixo:

CAMPANHA DE MATRICULA - Rubeus

2) Verifique os pontos que demandam melhorias

Antes de definir qualquer estratégia nova, é preciso rever e analisar as estratégias atuais. Por isso, a dica é realizar um diagnóstico geral, focando em setores mais estratégicos, como o de Marketing, Relacionamento e Gestão da Permanência.

3)  Pratique o Smarketing Educacional

Sabemos que você já conhece o significado de Smarketing, mas você entende a sua metodologia e como aplicá-la para impactar positivamente os seus processos de captação e retenção de alunos? 

A relação entre os times de Marketing e Vendas é fundamental para que a sua instituição consiga ótimos números de conversão de alunos. Por isso, os dois times devem trabalhar juntos, atuando de forma sinérgica, encarando os desafios a fim de alcançar um objetivo comum.

Pensando na importância desse tema, a Rubeus Academy estruturou o curso Smarketing Educacional com foco em um relacionamento individualizado. Ele apresenta a Metodologia Rubeus que ajuda mais de 120 instituições de ensino em todo o Brasil, e fora dele, a melhorar seus resultados de captação e permanência de alunos.

Que tal conhecer a Rubeus Academy de perto? Clique na imagem abaixo e mostraremos tudo!

Já que o nosso assunto é Hacks para IEs

Não podia deixar de te falar que nós temos uma playlist sobre hacks para instituições de ensino lá no YouTube. Ainda não viu?

Não perde tempo! Vem se atualizar com a gente.

Rubeus academy

E aí, gostou?

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Por isso, para tornar a sua experiência ainda mais completa, tenho um convite para você!

Se você ainda não acompanha nossos posts nas redes sociais, quero te convidar a visitar o nosso perfil no Instagram. Lá, postamos diariamente inspirações e informações valiosas para auxiliar na rotina das instituições de ensino. 

Basta clicar na imagem abaixo e irá abrir uma nova aba que te levará para o nosso perfil. 

Quero seguir o @canalrubeus!

Agora, queremos saber: você já utiliza hacks para IEs? Conta para a gente aí nos comentários!

Bons resultados! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.