Como divulgar um curso e conquistar mais alunos: estratégias práticas para gerar mais vendas

Uma boa divulgação é capaz de gerar mais oportunidades de venda e, portanto, impactar diretamente os resultados. Neste conteúdo vamos compartilhar com você, dicas de como divulgar um curso de forma inteligente e direcionada e, assim, aumentar as matrículas da sua instituição de ensino. Confira! 🎯

Leitura: 6 minutos

Introdução

Você já parou para pensar na importância de elaborar boas estratégias de divulgação dos cursos da sua instituição?

Em síntese, a divulgação é a forma mais inteligente e estratégica de dar visibilidade ao curso e à instituição de ensino como um todo. Sendo assim, ela é capaz de influenciar significativamente os seus resultados de captação de alunos

Além disso, com a divulgação certa, os esforços de captação podem ser otimizados, afinal, quando a divulgação é realizada de forma correta e bem direcionada, a tendência é que a informação seja disseminada de maneira mais abrangente e “natural” entre os leads.

Já pensou sobre isso, mas não sabe por onde começar? 😥 Neste conteúdo vamos compartilhar com você e a sua equipe dicas de como divulgar um curso de forma consistente

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Manual com 9 dicas de como divulgar um curso e gerar mais oportunidades de venda

1. Faça uma pesquisa de marketing e conheça o mercado e os clientes

Em resumo, uma pesquisa de marketing consiste na coleta de dados e informações sobre um mercado em específico com o objetivo de identificar tendências, influências, comportamento de consumo, entre outros, e a partir disso tomar as melhores decisões para venda.

Ao realizar uma pesquisa de marketing fica mais fácil identificar a melhor forma de divulgar o seu curso. Ou seja, você saberá em qual direção seguir. Por exemplo, em sua pesquisa de marketing você descobriu que o seu público é muito receptivo a vídeos. Perfeito! Você já sabe qual a melhor estratégia para divulgar o seu curso!

Mas, por que fazer pesquisa de mercado? 

Existem diversos motivos que justificam a realização desse tipo de pesquisa, dentre eles estão:

  • Monitorar tendências;
  • Saber quais são os influenciadores chaves de seus alunos;
  • Monitorar concorrentes;
  • Entender o relacionamento com leads, alunos e influenciadores;
  • Melhorar o desempenho.

Quais tendências monitorar?

  • Sua instituição de ensino é falada no mercado?
  • Como a comunidade te enxerga no mercado?
  • Monitore o Google: menções e buscas;
  • Político-legal;
  • Econômico;
  • Demográfico;
  • Social;
  • Tecnológico.

Aprenda com o seu concorrente:

  • O que eles fazem para alcançar o público;
  • Como eles se comunicam;
  • Como está a performance deles no CENSO;
  • Quais são as estratégias de captação de leads e ações comerciais utilizadas.

Monitore os seus dados internos:

  • Compare com as métricas de mercado;
  • Avalie os resultados do CENSO em comparação com a concorrência.

Vou deixar aqui um de nossos webinars sobre o tema! Nele, abordamos mais sobre a importância e como realizar uma pesquisa de marketing. Não deixe de conferir!

2. Crie uma proposta de valor irresistível

Por que alguém deveria escolher o seu curso e não outro? Destaque o que torna a sua oferta única, como:

  • Diferenciais no conteúdo;
  • Certificação reconhecida;
  • Metodologias inovadoras;
  • Benefícios diretos para a carreira ou a vida pessoal.

Uma boa proposta de valor é o que convence o aluno de que ele precisa estudar com você.

3. Invista em marketing digital

Estar presente onde seu público está é essencial. Aposte em estratégias digitais como:

  • Mídias sociais: Crie conteúdos relevantes e interaja com potenciais alunos.
  • Anúncios pagos (Google Ads e Facebook Ads): Atraia leads qualificados rapidamente.
  • E-mail marketing: nutra o interesse de quem já demonstrou interesse pelo seu curso.

O marketing digital permite segmentar sua audiência e otimizar seu investimento em comunicação.

4. Invista na união perfeita entre site e blog 

O blog é uma poderosa ferramenta capaz de potencializar as estratégias de divulgação. Ele aumenta as chances da sua IE obter bons resultados (mesmo fora dos períodos de processos seletivos). O que acontece é que ambos, site e blog, devem ser utilizados por sua instituição de ensino. 

A dinâmica é: o blog atua como uma forma de “educar” e nutrir o lead, de prepará-lo, fazê-lo notar que precisa da sua instituição de ensino. Por isso,  é interessante trabalhar a produção de conteúdos. Você pode fazer isso por meio de Marketing de Conteúdo, abordando temas como “As profissões do futuro” e aí, linkar com os cursos disponibilizados pela sua instituição de ensino.

Já o website trabalha uma abordagem mais comercial para quando o lead já estiver mais decidido sobre sua decisão de compra. Justamente por isso, o site deve possuir páginas de vendas específicas de cada curso, bem como CTAs de “Inscreva-se” e “Fale com um consultor”.

Em resumo, você “evolui” o lead, nutrindo-o com conteúdos específicos que atendam as suas dores, do blog para o site. 

📝 Listei alguns links para você acessar conteúdos complementares que irão te ajudar com essa dica:

5. Crie pop-ups de captura nas páginas dos cursos 

Além de divulgar o seu curso, é importante reter quem chega até ele! É primordial identificar o máximo de visitantes que chegam a página do seu curso. Mas, infelizmente, a grande maioria dos acessos não são identificados. 

Com isso, muitos dos potenciais alunos vão embora sem deixar seus dados para gerar contato, impossibilitando que a sua instituição estabeleça um fluxo de relacionamento eficiente com eles. 

Em resumo, os pop-ups de captura, quando bem utilizados, atuam de forma estratégica e aumentam o número de identificados, o que, consequentemente, influenciará positivamente no volume de futuros candidatos.

Veja só um exemplo:

Como vender curso presencial pela internet - Rubeus
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6. Invista em poderosos e-mail marketing 

Você sabia que o e-mail marketing tem um retorno médio de investimento de 122% de acordo com o e-mail marketing trends?😲 Em síntese, um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.

Ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de gerar bons resultados são maiores.

🤔 Mas, como construir um e-mail de captação que funciona?

1- Um assunto que chame atenção!
Essa é a primeira forma de contato com seu lead e é decisivo para saber se o seu e-mail será aberto ou não. Sendo assim, seja simples e direto: utilize o gatilho da curiosidade. Mas, cuidado para não criar click bates.

2 – Consistência
Com o intuito de garantir a qualidade do seu e-mail marketing, invista em sua padronização estrutural consistente, clara e inteligível.

3 – Frequência
Estude sua persona profundamente e entenda o melhor horário e dia da semana para ela checar seus e-mails. Dessa forma, você conseguirá impacta-la de forma eficiente.

4 – Estabeleça métricas a serem monitoradas
Em suma, métricas como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de descadastro são algumas formas estratégicas de avaliar os resultados e estar em constante evolução.

😥 Achando tudo muito teórico? 

Veja só um exemplo de e-mail a ser enviado para candidatos que iniciaram a ficha de inscrição, mas a abandonaram. O objetivo é aumentar o número de inscrições no processo seletivo atual:

Como divulgar um curso e gerar mais oportunidades de venda para sua IE - Rubeus
Imagem ilustrativa

Quer ter acesso a mais inspirações como essa? Vou deixar o link para você baixar gratuitamente o nosso e-book Modelos prontos de e-mail marketing para captação. Garanta já o seu clicando AQUI ou na imagem abaixo:

Material - Modelos de e-mail marketing para captação de alunos - Rubeus
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7. Ofereça uma aula experimental gratuita

Permitir que o aluno experimente uma parte do curso, mesmo que em formato reduzido, aumenta a confiança e reduz a resistência à matrícula.

Você pode fazer:

  • Uma aula gravada liberada por um período;
  • Um webinar ao vivo apresentando o conteúdo e os professores;
  • Um minicurso gratuito com inscrição simples;

Dica extra: peça o e-mail dos participantes da aula para manter contato depois!

8. Facilite a matrícula

Não adianta fazer toda uma boa divulgação se a inscrição for complicada!  Tenha um processo simples, claro e rápido de matrícula on-line. Ofereça também suporte imediato para dúvidas, seja por WhatsApp, chat on-line ou telefone.

Vantagens da matrícula on-line - Rubeus
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9. Monitore os resultados

Para aumentar as chances de sucesso das estratégias de divulgação, sugerimos que você utilize a técnica dos 4 M’s.🎯⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em resumo, ela consiste em Monitorar, Mapear, Medir e Mudar todas as ações de divulgação realizadas. Ou seja, acompanhar de perto o que está ou não funcionando.

Como divulgar um curso e gerar mais oportunidades de venda para sua IE - Rubeus
Imagem ilustrativa

Conclusão

Divulgar um curso de forma eficiente é mais do que apenas fazer propaganda — é criar valor, gerar conexão e facilitar o caminho do aluno até você. Com uma estratégia bem planejada, você potencializa a captação de novos estudantes e fortalece ainda mais a sua instituição ou negócio.

Agora é a sua vez: escolha as estratégias que mais se encaixam no seu contexto e coloque a mão na massa!

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Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas de como divulgar um curso de forma inteligente! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

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– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Como divulgar um curso e conquistar mais alunos: estratégias práticas para gerar mais vendas. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-divulgar-um-curso/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 11 de maio. Como divulgar um curso e conquistar mais alunos: estratégias práticas para gerar mais vendas. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-divulgar-um-curso/