Inadimplência escolar: saiba como trabalhar a Gestão da Inadimplência e evitar atrasos

Por ser uma parte fundamental para a manutenção da instituição de ensino, a Gestão da Inadimplência escolar deve ser um dos pontos de maior atenção, requerendo muita análise e organização. Saiba agora como aplicar uma gestão eficiente e atuar de forma preventiva contra possíveis atrasos de pagamentos. 

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Introdução

A inadimplência escolar é um dos principais problemas enfrentados pelas instituições de ensino. Por isso, esse indicador precisa ser monitorado de perto dentro do processo de Gestão da Permanência.

De acordo com dados disponibilizados pelo Serasa Experian, o total de inadimplentes, pessoas com contas em atraso, ficou em 63,8 milhões em novembro de 2019, ante 62,6 milhões registrados em igual mês de 2018. 

Embora esses números não se restrinjam ao setor educacional, é possível ter uma ideia do quanto esse problema afeta inúmeras empresas em diferentes graus e intensidades.

Por isso, pensando na importância de evitar atrasos nos pagamentos das mensalidades, neste conteúdo veremos dicas de como estruturar uma Gestão da Inadimplência escolar focada numa atuação preventiva.🎯

Boa leitura e ótimos insights!

CTA newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

O que é a inadimplência escolar?

Em suma, a inadimplência consiste no descumprimento de alguma obrigação financeira. Ou seja, quando alguma pendência financeira não é paga dentro da sua data de vencimento, determinada anteriormente.

Assim, quando analisada sob as especificidades da educação, a inadimplência escolar configura-se como o descumprimento do pagamento das mensalidades pelos estudantes e/ou seus responsáveis.

Vale ressaltar que a dificuldade financeira é um dos principais motivos que levam o aluno à desistência. Por isso, quando os atrasos se tornam recorrentes, isso indica uma provável dificuldade financeira em arcar com as despesas do curso, que, se não tratadas com a devida atenção, podem levar à evasão no longo prazo.

Quais as causas da inadimplência escolar?

Em resumo, há diversas causas que podem levar ao atraso do pagamento, abaixo separamos duas delas:

  • Falta de controle financeiro

Seja por parte dos pais e/ou responsáveis ou pelo próprio aluno, é muito comum que o descontrole financeiro ou o despreparo no gerenciamento seja a causa dos atrasos.

  • Dificuldades financeiras inesperadas

Infelizmente, muitas crises e situações não previstas são comuns de ocorrerem, afetando todo o planejamento financeiro da pessoa. A crise do novo coronavírus é um exemplo prático disso.

📝 O que diz a lei

A Lei 9.870/99 é a responsável por esclarecer os parâmetros da inadimplência escolar. Em síntese, ela dispõe sobre o valor total das anuidades escolares e disponibiliza outras providências. 

Dentre os principais pontos tratados está:

“O estabelecimento de ensino deverá divulgar, em local de fácil acesso ao público, o texto da proposta de contrato, o valor apurado […] e o número de vagas por sala-classe, no período mínimo de quarenta e cinco dias antes da data final para matrícula, conforme calendário e cronograma da instituição de ensino”.

Ademais, outro ponto importante da Lei, esclarece que, se preciso, a instituição de ensino pode realizar o desligamento do estudante inadimplente ao final do ano letivo, veja:

“O desligamento do aluno por inadimplência somente poderá ocorrer ao final do ano letivo ou, no ensino superior, ao final do semestre letivo quando a instituição adotar o regime didático semestral”.

-> Você pode ter acesso a todo o texto da Lei, clicando AQUI.

Ações para evitar a inadimplência escolar

Como vimos, a inadimplência escolar configura-se como um dos principais desafios das instituições de ensino. Isso porque atrasos no pagamento, muitas vezes, podem se refletir no comprometimento do serviço mais importante ofertado pela IE: o ensino de qualidade.

Portanto, confira abaixo nossas dicas para estruturar uma gestão financeira preditiva e focada na prevenção de atrasos:

1) Como evitar a inadimplência escolar: Tenha uma equipe focada na ação preventiva

Os profissionais da área financeira da sua IE devem entender a importância de atuar de forma preventiva e não corretiva aos atrasos. Além disso, sempre mantenha em mente que pode-se aumentar a retenção de alunos e reduzir a inadimplência por meio de indicadores estratégicos

 Inadimplência escolar - Rubeus
Imagem ilustrativa

Aqui na Rubeus, trabalhamos com o indicador de Inadimplentes. Em resumo, ele fornece insumos importantes para a IE atuar de forma preventiva aos atrasos e consequentemente à possíveis evasões

Talvez, você esteja pensando que esse indicador é ótimo para verificar o estado financeiro da instituição, não é mesmo? E você está certo. Mas, esse indicador é tão importante e relevante que não deve ser analisado apenas para perceber a saúde financeira e o capital de giro da instituição, por exemplo. Ele deve ser visto sob a seguinte ótica: se seu número de alunos inadimplentes está elevado, essa situação pode indicar possíveis evasões. Isso ocorre porque, na grande maioria dos casos, os alunos com mensalidades atrasadas podem estar enfrentando dificuldades financeiras. O que  pode levá-los a desistir do curso e, consequentemente, da sua instituição. 

Analisando essa situação em tempo real de forma estratégica, a instituição pode estruturar processos que podem evitar o acúmulo da dívida, sugerir acordos e, até mesmo, desenvolver programas que auxiliam na Gestão da Permanência desses alunos.

Viu como você pode usar esse indicador estrategicamente?

2) Incentive a adimplência

Com o intuito de incentivar o pagamento antecipado das mensalidades, sua instituição de ensino pode oferecer condições atrativas. Assim, uma dica é disponibilizar descontos progressivos ou benefícios na próxima mensalidade para aqueles estudantes que realizarem a quitação da mensalidade até determinado dia.

 Inadimplência escolar - Rubeus
Imagem ilustrativa

3) Como evitar a inadimplência escolar: Seja flexível nas formas de pagamento

Já passou o tempo em que o aluno precisava pagar sua mensalidade em dinheiro direto na instituição de ensino. Com a globalização e o acesso à internet, tudo isso mudou. 

Por isso, não coloque impeditivos para o pagamento, seja da inscrição, da matrícula ou da mensalidade. Disponibilize diferentes formas de pagamento e locais para isso. Você pode apostar em cartão de crédito, débito e boleto bancário, por exemplo. 

📚 Pegue dicas valiosas em nosso conteúdo “A transformação digital das formas de pagamento no cenário educacional”.

4) Como evitar a inadimplência escolar: Atente-se a pontos importantes

É primordial ter uma boa organização de todo o processo, além de se certificar de que seus alunos o conheçam, portanto alinhe bem questões como:

  • A dinâmica de envio de lembretes antes e após o vencimento;
  • Como e por onde os boletos serão enviados;
  • O monitoramento dos inadimplente;
  • Os responsáveis por entrar em contato com os alunos em atraso;
  • Comunicação padrão utilizada nos textos e nas mensagens de cobranças;
  • Possíveis acordos para casos de atraso.

5) Como evitar a inadimplência escolar: Comunique-se bem com os alunos

Além de deixar claro que possíveis reajustes podem ocorrer ao longo do curso, certifique-se de que o estudante entenda as datas e as formas de pagamento disponibilizadas pela instituição de ensino. 

Ademais, outra dica é oferecer workshops de educação financeira. Sendo assim, considere disponibilizar informações de gerenciamento financeiro que incluam dicas para gerenciar dívidas para casos de atrasos.

Além disso, outro ponto importante é estruturar um fluxo de cadência ou, como chamamos aqui na Rubeus, uma régua de relacionamento. Através dele será possível estabelecer uma boa comunicação e mostrar que sua instituição de ensino está ali para ajudá-lo

Assim, você pode investir em e-mails marketing, SMS e ligações estratégicas. Veja este cronograma que criamos para você se inspirar:

Inadimplência escolar: como aplicar uma Gestão da Inadimplência eficaz e evitar perdas - Rubeus
Imagem explicativa

6) Como evitar a inadimplência escolar: Utilize um CRM educacional

Em resumo, com um CRM específico para instituições de ensino é possível automatizar toda a régua de relacionamento enviando, no momento certo, a mensagem certa à pessoa certa. Dessa maneira, sua taxa de conversão de alunos tende a aumentar.

Resumidamente, com o CRM certo, a equipe de Relacionamento tem uma visão completa das interações e contatos realizados com cada lead e aluno. Tudo isso facilita muito a identificação do chamado “potencial evasor”. O resultado disso é a identificação preventiva de possíveis evasões.

🏆📊 Como evitar a inadimplência escolar com a Plataforma Rubeus

Não é novidade que a implementação de um processo de cobrança eficaz diminui a taxa de inadimplência da instituição, mas esse processo pode ser mais humanizado. A utilização de canais de comunicação como e-mail e SMS, aproximam a instituição do aluno e facilita a interação.

Por isso, o processo de Controle de Inadimplência desenvolvido pela Rubeus sistematiza o relacionamento de faturamento e cobrança da instituição de forma humanizada. Além disso, as regras de cobrança e relacionamento são automatizadas desde a emissão do título a receber até a quitação da mensalidade pelo aluno.

Plataforma Rubeus
Imagem ilustrativa: Plataforma Rubeus

Em resumo, a implementação de um processo automatizado para realizar o controle de inadimplência, permite enviar mensagens para o aluno durante todo o processo. Veja alguns exemplos de mensagens da régua de relacionamento:

  • Notificação de boletos disponíveis;
  • Sua mensalidade vence em 2 dias;
  • Sua mensalidade vence hoje;
  • Pagamento realizado;
  • Dicas para emitir a segunda via;
  • Lembrete de pagamentos em atraso;
  • Aviso de inclusão no cadastro de proteção ao crédito;
  • Convite para realização de acordo.
  • Com a automatização do envio das notificações, a equipe pode focar no trabalho humanizado. Assim, será possível aumentar a permanência dos alunos e a satisfação com o atendimento.

Dê o play no vídeo abaixo e saiba mais sobre como a Plataforma Rubeus pode te ajudar a melhorar seus resultados! E se quiser conhecer as nossas soluções de perto, basta agendar uma demonstração gratuita da nossa plataforma. 😉

Plataforma Rubeus

Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo tenha sido esclarecedor! 😃 Antes de ir, que tal compartilhar essas dicas com alguém da sua equipe? 

Até a próxima! 👋

Você também pode gostar

📚 Continue em nosso blog! Aqui estão alguns conteúdos relacionados que podem te interessar: 

Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:

🔗  Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Inadimplência escolar: aplique a Gestão da Inadimplência e evite atrasos. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/inadimplencia-escolar/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 19 fevereiro. Inadimplência escolar: aplique a Gestão da Inadimplência e evite atrasos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/inadimplencia-escolar/