Benefícios da inteligência artificial na educação: 5 motivos para investir

Com a globalização, a tecnologia já é uma realidade que impacta diversas esferas da vida humana. No cenário educacional em específico, percebemos uma constante evolução de processos e métodos que vêm transformando a maneira como ensinamos e aprendemos. Assim, por ser uma forma disruptiva de personalizar a aprendizagem, hoje veremos mais sobre os benefícios da inteligência artificial na educação. 

Neste conteúdo, elencamos pontos importantes sobre a utilização da inteligência artificial na educação e como ela contribui ativamente para uma experiência mais completa de aprendizagem. Além disso, ao longo do conteúdo, reunimos também alguns materiais complementares. Tudo isso para tornar a sua experiência ainda mais completa. Boa leitura e bons insights! 

*Conteúdo atualizado em 16/11/21

Introdução

Aposto que sei o que vem à sua mente quando você lê: inteligência artificial.

Deixa eu adivinhar…  você se lembrou dos filmes futuristas que passavam na sessão da tarde, em que robôs de última geração queriam dominar a vida humana e roubar o nosso lugar. 

(Acertei? Me conta lá nos comentários! :D)

Apesar de não vivermos muitas das coisas que vimos ilustradas nos filmes futurísticos, uma coisa que não podemos ignorar é o fato de que, sim, a Inteligência artificial já faz parte da rotina de muitas pessoas. 

Benefícios da inteligência artificial na educação: conheça 5 motivos para investir

Ademais, se pararmos para analisar, de muitas maneiras a inteligência artificial se tornou importante para a vida humana. Seja em processos de produção de alimentos ou até mesmo na apresentação de uma reunião. São diversos benefícios!

Mas, e no ramo educacional? Também houve mudanças significativas que contribuíram para a melhoria de processos e a geração de resultados positivos para as IEs. Seja através de um atendimento mais personalizado e rápido ou a utilização de recursos que tornaram as aulas mais interativas e inclusivas. 

Assim, pensando justamente na importância desse assunto, nós falaremos hoje sobre os benefícios da inteligência artificial na educação e como sua IE pode aplicá-la na prática. Contudo, para compreendermos a fundo as vantagens dessa prática, primeiramente vamos precisar conhecer alguns conceitos importantes.

O que é inteligência artificial?

Em suma, a inteligência artificial, ou simplesmente IA, consiste em uma área da Ciências da Computação. Seu objetivo é fazer com que máquinas realizem tarefas humanas, colocando em prática habilidades como aprender, raciocinar, tomar decisões e resolver problemas, semelhante a mente humana. 

Benefícios da inteligência artificial na educação: conheça 5 motivos para investir

Em resumo, a inteligência artificial é capaz de contribuir para diversos aspectos e ramos da vida humana. Quando planejada e implementada de forma correta, o objetivo da IA ​​é otimizar os processos de rotina, impactando positivamente questões como agilidade e eficiência

Por contribuir ativamente para a melhoria dos processos, a tendência é que as empresas que invistam em IA cresçam de forma constante e se destaquem no mercado em que atuam. 

Exemplos práticos de aplicação da IA

Se até agora você não conseguiu associar e visualizar a inteligência artificial na sua rotina, aqui vão algumas dicas:

Provavelmente você conhece ou já ouviu falar na Siri. Ela é um app de assistência presente em iPhone, iPad, iPod Touch, Apple Watch e Mac. Basicamente, ela responde perguntas, interage e executa atividades. Essa é uma das formas da  Apple aprender com os padrões de comportamento de seus usuários. 

Mas, caso você não conheça a Siri, eu tenho mais um exemplo!

“Ok, Google!”

Você já disse isso? Pois é! O assistente do Google também é um exemplo de inteligência artificial na prática. Semelhante à Siri, ele também é um assistente virtual que desenvolve tarefas como ligar, mandar mensagens e realizar pesquisas no Google.

Benefícios da inteligência artificial na educação: conheça 5 motivos para investir

Percebeu? Gigantes do mercado utilizam a IA para tornar seus processos mais direcionados e conhecer a fundo os hábitos de seus consumidores. Assim, é possível entregá-los o que nem eles sabem que desejam ainda.

Qual a aplicação da inteligência artificial na educação?

Seja através de uma plataforma interativa de aprendizagem ou de um filme que aborde o tema, a IA pode contribuir ativamente para o processo de aprendizagem e associação do conteúdo

  • Plataformas adaptativas

Um dos exemplos práticos de recursos advindos da IA são as plataformas adaptativas. Elas consistem em plataformas educativas que permitem que o estudante percorra trilhas de conhecimento individualizado, a partir de conhecimentos já desenvolvidos anteriormente, estimulando, assim, o desenvolvimento cognitivo e a autonomia.

  • Engajamento

Em resumo, através da utilização da IA, o professor tem uma visão holística de seus alunos, ao mesmo tempo em que consegue visualizá-los de forma específica. Dessa forma, ele pode focar em outra tarefa: o engajamento dos alunos

  • Chatbots interativos

Uma outra forma de aplicação da IA no cenário educacional são os chatbots interativos, aqueles que frequentemente vemos nos sites das instituições de ensino. Ademais, através deles, é possível direcionar o melhor atendimento ao lead, atuando estrategicamente para conduzi-lo para o fluxo de qualificação da IE. 

A seguir veremos os benefícios da inteligência artificial na educação, mas antes eu tenho um convite para você!


Já conhece o @canalrubeus?

Se você ainda não acompanha nossos posts nas redes sociais, quero te convidar a visitar o nosso perfil no Instagram. Lá, postamos diariamente inspirações e informações valiosas para auxiliar na rotina das instituições de ensino. 

Sabemos que no cenário educacional muitas notícias e novidades ocorrem rapidamente. Por isso, nada melhor do que saber delas com prioridade, não é mesmo?

Basta clicar na imagem abaixo e irá abrir uma nova aba que te levará para o nosso perfil. Você pode dar uma olhadinha assim que acabar a leitura aqui! ;D

Quero seguir o @canalrubeus!

5 benefícios da inteligência artificial na educação

1) Automatização de atividades básicas 

Em resumo, a otimização de tempo e esforço é um ponto muito importante para a eficiência de todo o processo. Sabemos que, muitas vezes, todos os conteúdos pré-estabelecidos podem tornar o processo de ensino mais corrido. Por isso, nada melhor do que utilizar recursos capazes de otimizar atividades básicas do dia a dia institucional

O processo avaliativo de deveres de casa e testes pode ser um trabalho gigantesco para os professores que possuem, por exemplo, 3 turmas com 40 alunos. Resultado? Muitos docentes acabam utilizando o horário de aula para realizar a correção dos exames, ocupando uma quantidade significativa de tempo que poderia ser usado para interagir com os alunos.

Embora a IA esteja longe de assumir o papel do professor, ela pode contribuir para a correção de questões de múltipla escolha, permitindo que os professores se concentrem mais nas atividades em sala de aula.

2) Identificação e adaptação frente às necessidades dos alunos

Independente da etapa da educação percorrida pelo aluno, os programas de aprendizagem adaptativa, método educacional que usa computadores como forma de incentivar e trabalhar interações de ensino mediante as necessidades específicas de cada aluno, permitem tornar o aprendizado único e personalizado. 

Benefícios da inteligência artificial na educação: conheça 5 motivos para investir

Além disso, através da sua utilização, é possível dar maior ênfase em determinados tópicos, repetindo assuntos que os alunos não dominam e geralmente ajudando-os a trabalhar em seu próprio ritmo.

Este tipo de educação “sob medida” ajuda os alunos em diferentes níveis a trabalharem juntos em sala de aula, com os professores facilitando o aprendizado e oferecendo ajuda e suporte quando necessário.

3) Fornece feedback útil aos educadores

A IA não apenas ajuda professores e alunos a desenvolverem o processo de aprendizagem de acordo com suas necessidades. Mas também fornece feedbacks sobre o desempenho do processo. Assim, é possível monitorar o progresso dos alunos e sinalizar o que precisa ser melhorado.

4) Ensino a qualquer momento, em qualquer lugar

Quando o assunto é benefícios da inteligência artificial na educação, não podemos deixar de mencionar a flexibilidade.

Usando sistemas, software e suporte de IA, os alunos podem aprender de qualquer lugar, a qualquer momento, não se limitando apenas à sala de aula.

Dessa forma, os alunos sempre têm acesso ao aprendizado e são livres para planejar seu dia sem necessariamente estar em um local específico. 

5) Engajamento

Quando o assunto é benefícios da inteligência artificial na educação, não podemos deixar de mencionar o engajamento. Isso acontece pois todo o processo trabalhado na sala de aula se torna mais dinâmico, atraindo de forma ativa a atenção e o interesse dos alunos em participar. 

Em síntese, ao utilizar plataformas interativas a tendência é que os alunos se interessem em participar de todo o processo. Isso porque eles estarão aprendendo através do “mão na massa”, ao mesmo tempo em que vivenciam novas experiências.

Que tal conferir nosso conteúdo sobre engajamento de alunos? Basta dar um clique na imagem abaixo. 😉

Engajamento de alunos - Rubeus

Quero utilizar a IA em sala de aula, e agora?

Já que estamos falando sobre os benefícios da inteligência artificial na educação, separamos algumas dicas! Se você vai utilizar ou já utiliza recursos da IA em sua aula, precisa se atentar a alguns pontos importantes, como:

  • Escolha, com cuidado, os recursos que serão utilizados

Como vimos, um dos benefícios da inteligência artificial na educação é a atratividade. Contudo, é importante saber escolher os recursos que serão utilizados. Isso significa que eles devem agregar a atratividade e o conhecimento.

Para ministrar as aulas você pode investir, por exemplo, em livros digitais, tours virtuais e a interação com chatbots.

Benefícios da inteligência artificial na educação: conheça 5 motivos para investir
  • Ensine 

Em suma, é primordial para o processo de aprendizagem e associação do conteúdo permitir que o aluno saiba e entenda todo o processo. Por isso, a dica é: deixe que ele faça sozinho, ou seja, permita que o aluno vivencie ativamente a experiência

Além disso, outra dica é ensinar aos alunos todo o processo. Isso irá permitir que eles entendam como aquilo contribuirá para o seu desenvolvimento e porque realmente é interessante que eles aprendam.

Considerações finais

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Por isso, quero te convidar a conhecer a gente de pertinho!

Somos uma empresa de tecnologia que está revolucionando o relacionamento das instituições de ensino com seus potenciais e atuais alunos. Isto é, desenvolvemos um software especificamente para atender as necessidades das IEs. 

Por ser robusta e intuitiva, a Plataforma Rubeus, configura-se como um CRM educacional completo. Ela é capaz de  suportar todas as necessidades das instituições, auxiliando-as a se comunicarem de forma eficiente com seus alunos por meio de soluções inovadoras desenvolvidas para captação e permanência de alunos sustentável.

No vídeo abaixo nós explicamos mais sobre como tudo funciona na prática! Dê o play!

Agora, queremos saber: gostou desse conteúdo? Que tal compartilhá-lo com alguém?

Bons resultados! 😉

Natália de Paula -  Benefícios da inteligência artificial na educação: conheça 5 motivos para investir

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Benefícios da inteligência artificial na educação: 5 motivos para investir. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/beneficios-da-inteligencia-artificial-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 9 fevereiro). Benefícios da inteligência artificial na educação: 5 motivos para investir. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/beneficios-da-inteligencia-artificial-na-educacao/