Descubra o quão benéfica pode ser a contação de histórias para a geração de leads e a permanência de alunos. Quando aplicada dentro de sala de aula, a Metodologia Storytelling atua como um incentivador para o desenvolvimento de habilidades como compreensão e respeito. Já quando aplicado aos processos de captação de alunos, o Storytelling tem o poder de envolver o lead, de forma a fazê-lo sentir conectado com a realidade da instituição de ensino. 

Ao longo deste conteúdo você terá acesso a definições, aplicações, dicas, elementos essenciais para aplicar a Metodologia Storytelling, além de conteúdos complementares para enriquecer ainda mais o seu conhecimento. 

Preparado? Então, vamos lá! Boa leitura e bons insights!

Introdução

Antes de começarmos eu tenho uma pergunta para você: lembra daquela historinha em que a avó da personagem é engolida por um lobo mal? E aquela em que uma menina vai para um baile e perde o sapatinho de cristal? Tem ainda aquela em que a personagem tem um cabelo tão grande que consegue usá-lo para descer uma torre altíssima!

Mas, por que estamos falando sobre isso? É para ilustrar o quão poderosa e inesquecível pode ser uma boa história! Aposto que você imediatamente soube de quais histórias eu citei acima: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel, respectivamente. Sabe por que isso acontece?  Porque o nosso cérebro adora uma história!

INSGIHTS

O que percebemos é que as técnicas de narrativa tornaram-se um fenômeno de marketing absoluto porque são muito eficazes para criar conexões com o público e influenciar ações.

Mas como, exatamente, esse processo é desenvolvido? 

Quando o nosso cérebro é exposto à uma história, ele liga o modo “assimilação” e fixa o relato na memória. Além disso, quando trata-se de histórias que envolvem intensidade e emoção, por exemplo, o cérebro libera dopamina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, aprendizado, emoções e humor. Justamente por isso, a utilização da Metodologia Storytelling pode ser tão benéfica para as instituições de ensino. 

Mas, o que é a Metodologia Storytelling?

Storytelling é a forma mais antiga de transmitir conhecimento ao longo de gerações. Essa prática trabalha a contação de histórias, na qual elementos primordiais como personagem, ambiente, conflito e a mensagem principal são construídos, estrategicamente, de forma a transmitir uma mensagem e ao mesmo persuadir o ouvinte a realizar determinada ação.

Além disso, um ponto essencial é ter em mente que, ao utilizar a Metodologia Storytelling, sua instituição de ensino estará objetivando muito além da conquista de uma matrícula no final do processo da Jornada de Compra, sua utilização tem a ver com engajar, conquistar e criar relacionamento que gere valor para seus potenciais e atuais alunos.

| Material complementar:

Engajamento de alunos: sua IE está auto sabotando os resultados?

Com uma alta influência nos resultados de captação e permanência, o engajamento de alunos é um importante tema a ser considerado e trabalhado pelas instituições de ensino. Descubra agora se sua IE está auto sabotando os resultados! 

Engajamento de alunos - Rubeus

Motivos para utilizar a Metodologia Storytelling

Quem não gosta de boas histórias?

As bilheterias milionárias dos filmes da Marvel, o imenso público da Netflix e as 120 milhões de cópias vendidas dos livros da saga Crepúsculo estão aí para provar que as pessoas adoram uma boa história!⠀⠀

Quando aplicamos essa paixão ao cenário educacional, podemos perceber diversos benefícios, dentro e fora da sala de aula, veja:

  • Construção de um relacionamento sólido com potenciais e atuais alunos

Storytelling é a ferramenta mais poderosa para criar relacionamento e vender. Isso porque ele contribui para humanizar a sua instituição, agregando valor às suas histórias e criando um relacionamento íntimo com o seu potencial e atual aluno.⠀⠀

  • Posicionamento da marca perante o mercado e presença na mente dos leads

Ao utilizar a Metodologia Storytelling é possível criar uma estratégia marcante, que ficará fixada na memória. No caso da educação infantil, por exemplo, a história atua diretamente sobre a percepção dos pais e/ou responsáveis. Isso porque, ao contar uma história, será possível para eles visualizarem seus filhos como protagonistas principais. 

Assim, é possível conectá-los com a sua instituição de ensino, através da identificação e afinidade com o que está sendo abordado em seu texto, aumentando, portanto, as chances deles agregarem valor e realizarem a determinada ação proposta (a efetivação da inscrição, por exemplo).

  • Aumento da captação e permanência de alunos

Outro fator positivo quando o assunto é utilização desta metodologia envolve um melhor resultado na captação de novos alunos. Quando sua instituição de ensino trabalha uma abordagem e experiência marcante, a tendência é que aumente o marketing boca a boa promovido por quem foi impactado. 

No que tange os alunos que já fazem parte do seu quadro de discentes, percebe-se que, ao ouvirem histórias emocionantes como uma forma de aprender, eles tendem a se sentirem mais engajados e empolgados com os estudos.  

A contação de histórias dentro de sala de aula proporciona diversos benefícios, tais como: despertar o interesse do aluno; fixar, na mente os estudantes os conteúdos aprendidos; superar a resistência ou ansiedade do aluno; construir um relacionamento de confiança e até mesmo incentivar a integração entre os próprios alunos. 

Além disso:

  • As histórias estimulam uma melhor assimilação do conteúdo;
  • Desenvolve o gosto pela leitura;
  • Aprimora a escrita;
  • Melhora a habilidade de ser um bom ouvinte.

Como criar uma narrativa persuasiva

Como vimos, para realmente encantar o público, a história precisa envolver elementos importantes capazes de criar uma narrativa envolvente. Para isso, é fundamental colocar em prática habilidades e técnicas de Marketing de Conteúdo

Insights - Rubeus

Em resumo, o Marketing de Conteúdo Educacional é uma estratégia de produção de materiais que ajudam os potenciais alunos na tomada de decisão. Ele é capaz de conduzir o lead até a instituição de ensino, e por isso, é indispensável para as estratégias de conversão.

Aliado ao Marketing de Conteúdo, é importante investir em Copywriting para IEs. Essa técnica estratégica objetiva a produção de conteúdo, no qual trabalha-se a “persuasão” do leitor, de forma a incentivá-lo a realizar determinada ação, seja uma inscrição ou matrícula em sua instituição de ensino. Justamente por isso, é preciso aplicar essa técnica na hora de construir a sua história!

Você pode saber mais sobre o Copywriting, conferindo nosso conteúdo detalhado sobre esse assunto:

Direcionadores 

Ao utilizar a Metodologia Storytelling para contar trajetórias de alunos e ex-alunos, por exemplo, seus leads podem se identificar, gerando assim o sentimento de pertencimento e empatia.⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas, para isso é preciso partir de um planejamento eficaz, que englobe pontos importantes que irão direcionar toda a narrativa. Para começar, é primordial ponderar sobre algumas questões, como: 

  • Quem será o “ouvinte”?
  • O que será narrado?
  • Qual o objetivo da história?
  • Qual canal será utilizado (mídias sociais, e-mail marketing, blog, livro)?
  • Qual a abordagem será trabalhada (mais formal ou informal)?

Elementos indispensáveis

Depois de responder a questões como essas, comece a construir a sua história. Ao longo deste processo, não perca de vista as perspectivas abaixo: 

Metodologia Storytelling

Além disso, atente-se aos elementos indispensáveis que devem compor a sua narrativa:

  • Personagem principal

O protagonista é aquele personagem com o qual as pessoas irão se identificar. Ele é o diferencial da história. 

| Material complementar:

A importância da definição de personas para uma narrativa eficaz

Buyer persona, ou apenas persona, é a representação semi-fictícia do seu aluno ideal com base nas características reais e comuns dentre os seus alunos. Para criar uma narrativa realmente envolvente é preciso saber qual conteúdo é relevante, e, assim, oferecer isso a ela. 

Para te ajudar, construímos alguns exemplos de personas, compilados em um e-book. Nele, você encontrará exemplos de personas para IEs de acordo com cada nível de ensino da educação básica (ensino infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio e pré-vestibular), ensino superior e cursos técnicos.

11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas - Rubeus

  • Antagonista

Você já parou para pensar na importância do vilão para as narrativas? Em alguns casos ele é tão brilhante que acaba ofuscando a atenção do personagem principal. Por isso, o antagonista precisa marcar presença na sua narrativa. 

Dica: ele não precisa ser necessariamente uma pessoa física, pode ser uma situação adversa que acontece com o seu potencial ou atual aluno, como um atendimento mal realizado ou a falta de suporte, por exemplo. 

  • Motivação

A motivação consiste em um desejo ou objetivo do personagem principal, uma vez que é ele quem move a história no sentido de sua resolução. Ela pode ser a vontade de realizar um curso de graduação ou o interesse em sua instituição de ensino, por exemplo.

Exemplos de temas a serem explorados

Um dos diversos benefícios propiciados pela utilização da Metodologia Storytelling é a sua ampla quantidade de temas que podem ser trabalhados. Veja alguns:

  • História da sua instituição;
  • Valores e objetivos;
  • Incentivo à matrícula;
  • Diferenciais competitivos;
  • Conquistas e reconhecimentos;
  • Histórias de sucesso dos seus atuais e ex-alunos.

Conclusão

A Metodologia Storytelling consiste na contação de narrativas persuasivas que, se bem aplicada, pode gerar bons resultados dentro e fora de sala de aula. Entre os seus muitos benefícios estão a potencialização da captação de alunos e o estímulo ao melhor desempenho do aluno. 

Para criar narrativas realmente persuasivas é fundamental aplicar técnicas de Copywriting, conduzindo o ouvinte a tomada de decisão. Para isso, é preciso criar um personagem principal, o vilão e uma motivação como ponto de partida da “dor” do personagem principal, que será solucionado por sua instituição de ensino.

Por fim, queremos saber de você: sua instituição já conhece o poder de uma boa história e já adota a Metodologia Storytelling em seu dia a dia para captar mais alunos? Conte-nos a sua experiência!

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.