O planejamento estratégico em instituições de ensino superior auxilia na realização de mais com menos, bem como no enfrentamento aos desafios e no mapeamento de formas eficientes de resolvê-los. Entenda mais sobre o assunto, agora, lendo este conteúdo! 

Neste conteúdo, elencamos informações importantes sobre como elaborar um planejamento estratégico em instituições de ensino que vise a alta performance. Fique atento(a), pois reservamos alguns convites especiais para você e alguns conteúdos complementares ao final. Boa leitura e bons insights! 

Introdução

Você já percebeu como a falta de planejamento, em qualquer aspecto da nossa vida, pode atrapalhar o desenvolvimento de ações simples do dia a dia?

No cenário educacional não é diferente: o planejamento estratégico é primordial para garantir uma boa gestão e, consequentemente, aumentar as chances de obter melhores resultados. Por isso, esse tipo de planejamento engloba pontos essenciais, tais como: indicadores, metas e planos de ação.

Contudo, é comum que o planejamento seja associado a questões burocráticas, como definição das turmas, elaboração de calendários das atividades institucionais e construção da matriz curricular. 

Embora realmente envolva essas questões, um bom planejamento vem antes da definição de tais questões. Sendo assim, a ação de planejar define, de forma inteligente e estratégica, tudo o que deverá ser pensado e realizado.

Ilustração

Além disso, sabemos que elaborar um planejamento estratégico em instituições de ensino superior é uma tarefa desafiadora, seja pela importância ou pela complexidade. Por isso, queremos te ajudar! Continue lendo este conteúdo e saiba mais como começar a planejar, hoje, as suas próximas ações! 

Ao final, você terá acesso a dois modelos prontos (um básico e um avançado) para realizar um planejamento estratégico realmente eficaz em sua instituição de ensino.

Mas antes, precisamos rever alguns conceitos importantes:

O que é planejamento estratégico? 

Planejar é o ato de estabelecer metas, políticas e procedimentos. Portanto, planejamento estratégico consiste em planejar de forma inteligente, considerando a realidade na qual a IE está inserida, mensurando recursos e monitorando resultados. 

Quando o planejamento é definido e transcrito para um documento oficial, ele assume o conceito de plano estratégico.

Ilustração

Em resumo, o planejamento estratégico em instituições de ensino superior engloba questões como escolha de melhores formas de otimização do funcionamento da IE, definição de ações estratégicas, bem como o estabelecimento de datas para monitoramento dos resultados obtidos.

A seguir, veremos mais sobre os objetivos do planejamento estratégico, mas antes eu tenho um convite especial para você!

Um convite especial!

Assine nossa newsletter e receba dicas e insights sobre captação e permanência de alunos. 

Tenha acesso às nossas melhores ideias, gratuitamente, no seu e-mail!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

Quais os objetivos do planejamento estratégico em instituições de ensino superior?

Além de objetivar o sucesso acadêmico dos alunos, diversificar os recursos financeiros e melhorar a infraestrutura e as operações, o planejamento estratégico em instituições de ensino superior visa:

  • Formular metas, objetivos e etapas de ação; 
  • Promover a gestão da marca, pensando na definição do posicionamento (ou reposicionamento) a ser adotado pela instituição perante o mercado; 
  • Organizar e coordenar o serviço educacional em todas as suas esferas (docentes, discentes e servidores);
  • Rastrear o progresso;
  • Monitorar os processos internos da instituição. 

Além disso, vale destacar que, para aumentar as chances de sucesso de qualquer planejamento, é essencial envolver todos os membros da instituição de ensino

Pontos importantes na hora de estruturar um planejamento estratégico em instituições de ensino superior

  • União e diversificação

Envolver as partes interessadas no processo de planejamento pode ajudar a construir um plano diversificado e holístico.

Ademais, se possível, elabore um comitê de planejamento. Além de incentivar a cooperação, uma equipe diversificada auxilia no estabelecimento de ações diversas que explorem diferentes ângulos.

  • Alinhamento entre orçamento e plano estratégico 

Isso irá ajudar a aumentar o impacto do plano, prevenir possíveis erros por falta de recursos, bem como nortear a atuação da IE, revelando o grau de prioridade de cada ação.

Para isso, mapeie os recursos, os gastos e despesas. Tudo precisa ser contemplado em seu plano estratégico. Isso evitará “emergências”, diminuindo as chances de alguma defasagem.

Ilustração

O que não pode faltar no planejamento estratégico da minha IE?

Há diversos fatores que devem compor o planejamento estratégico da sua IE, mas devido à particularidade de cada instituição isso varia muito. Contudo, algumas dicas gerais podem e devem ser consideradas, veja:

1) Contexto no qual a instituição está inserida

Antes de mais nada, atente-se à realidade da sua instituição, levando em conta aspectos internos e externos. Portanto, pondere sobre questões como: 

  • evolução demográfica do público-alvo (variável que impacta na demanda);
  • momento econômico das personas;
  • evolução da concorrência direta e indireta;
  • índice de satisfação dos alunos atuais.

Ao saber onde você está será possível alinhar suas metas com o planejamento estratégico da sua IE para que, dessa forma, elas sejam viáveis.

2) Ações estratégicas 

As estratégias devem sempre ter espaço na definição de ações da sua IE. Isso porque uma instituição é formada por vários departamentos que trabalham juntos para atingir objetivos definidos antecipadamente pelo planejamento estratégico. 

Um exemplo prático da eficácia de se considerar estratégias é desenvolver ações preventivas à evasão de alunos como parte da Gestão da Permanência. Através de ações efetivas (que devem estar contidas no seu planejamento), potenciais evasões podem ser identificadas previamente e evitadas

Ainda não acabou!

Estabelecer um planejamento estratégico é um dos passos mais essenciais para as instituições de ensino, pois requer muita atenção aos detalhes. Por isso, optamos por fazer um combo de diversas informações sobre o tema e compilá-lo em um material avançado!

Estou falando do e-book Planejamento estratégico para IEs: tudo que você precisa saber (+ 2 modelos prontos). Nele, você encontrará tudo o que viu até aqui + informações complementares!

Clique na imagem abaixo, preencha o formulário e pronto! Seu e-book estará em seu e-mail! 😉

CTA - Planejamento estratégico - Rubeus

Agora é com você! O que achou do nosso conteúdo sobre planejamento estratégico em instituições de ensino superior? Conta pra gente aí nos comentários! 

Bons resultados! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.