O Marketing Digital para escolas, além de atrair mais alunos, é mensurável ​​e consideravelmente mais barato e sustentável ​​se comparado às mídias tradicionais. Ademais, ele é a fórmula ideal para promover a permanência de alunos, bem como reforçar a autoridade da instituição de ensino perante o mercado.

Neste conteúdo, elencamos informações importantes sobre estratégias de Marketing Digital para escolas, além de conceitos, dicas e materiais complementares. 

Boa leitura e bons insights! 

Introdução

Antes de tudo, é primordial entender que Marketing significa construir confiança. A partir desse ponto é que torna-se possível aumentar as matrículas, melhorar a captação e promover a permanência de alunos

Um dos principais fatores para o bom desempenho das estratégias de Marketing é a possibilidade de direcionamento das ações. Isso quer dizer que, por meio de abordagens alinhadas com a definição das personas, por exemplo, é factível nortear as ações da escola a fim de sanar justamente os desejos de seus leads, aumentando, significativamente, as chances de conversão.

É por isso que uma estratégia de Marketing generalista não tem sucesso quando o assunto é a expansão e a visibilidade.

Quer aumentar a visibilidade da sua escola? Então este blog post é para você! Leia-o até o final e tenha acesso a tudo que o Marketing Digital para escolas pode proporcionar e entenda como aplicá-lo no dia a dia da sua IE!

O que é Marketing Digital para escolas?

O Marketing Digital na educação consiste no conjunto de esforços ou atividades de Marketing. Ele é realizado com a finalidade de atrair mais alunos, comunicar-se melhor com eles, criar um relacionamento mais próximo e, sobretudo, construir uma grande identificação perante o mercado consumidor. 

SEMPRE BOM LEMBRAR: assim como a Internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, o Marketing Digital revolucionou a forma como as instituições de ensino se comunicam e interagem com os seus potenciais e atuais alunos.

Por esse motivo, o Marketing Digital tornou-se a primeira opção das instituições de ensino que desejam investir em comunicação. Isso porque ele possui inúmeras vantagens em relação ao Marketing Tradicional. 

Um bom exemplo disso é a possibilidade de monitorar, de forma eficiente, o ROI (Retorno sobre o Investimento) nas campanhas on-line. E, assim, acompanhar de perto os resultados, tendo a oportunidade de melhorá-los continuamente.

O Marketing Digital deve ser o foco principal do Plano de Marketing de toda instituição de ensino. Seja nas mídias sociais, no website ou em outros meios, as táticas sutis de Marketing Digital para escolas podem fazer uma diferença significativa na comercialização, nas matrículas, na receita e na lucratividade da sua escola. 

📌Saiba mais sobre o Marketing Digital na educação e como ele pode aumentar o seu alcance sobre os leads e matricular mais alunos!

Particularidades do Marketing Digital para escolas

Semelhante a qualquer tipo de comunicação, no Marketing Digital para escolas, é fundamental adequar as táticas e estratégias considerando quem deseja-se alcançar. 

Quando o assunto são escolas, é imprescindível que, ao criar as ações de Marketing, sua equipe leve em consideração fatores como abordagem e tom, além da definição das personas. Ou seja, é preciso identificar com quem deseja-se comunicar. 

Portanto, todo tipo de estratégia de Marketing deve ser adaptada mediante as personas da instituição. 

Quando trata-se de uma instituição de ensino superior, por exemplo, a abordagem geralmente destina-se diretamente ao aluno e baseia-se na utilização de gatilhos mentais em conjunto com estímulos mais diretos.

Quando tratamos de escolas, é preciso considerar suas especificidades. Isto é, ao planejar suas ações de Marketing Digital para escolas, não perca de vista que o tomador de decisão são os pais e/ou responsáveis. E, por isso, é necessário adequar a sua comunicação.

Veja dois exemplos (um errado e o outro certo) de comunicação direcionada para escolas:

❌ ERRADO:
✅ CERTO:

Percebeu a diferença? Quando queremos estabelecer um fluxo de comunicação eficaz, é indispensável atentar-se sempre para a definição das suas personas. Somente assim será possível criar estratégias realmente direcionadas à conversão.

Quando você estabelece uma comunicação direta com alunos na educação básica, há um certo desalinhamento, pois sabemos que são os pais quem decidem ou não pela IE.

Agora que você entende a importância da definição das personas da sua escola, saiba como construí-las e tenha acesso a exemplos prontos:

Benefícios do Marketing Digital para escolas 

  • Maior vantagem competitiva

Atualmente, é muito comum encontrarmos escolas que têm dificuldade de vender seus diferenciais, metodologia de ensino e infraestrutura através dos meios de comunicação digitais. 

Provavelmente, isso acontece porque elas não trabalham corretamente com um fluxo de nutrição eficiente. Uma vez que, por meio dele, é possível desenvolver um bom relacionamento com os potenciais alunos. E, assim, solucionar suas principais dúvidas e apresentar os diferenciais da instituição de forma mais objetiva e pessoal. 

  • Maior alcance de potenciais alunos

Se bem realizado o Marketing Digital para escolas, as IEs podem ser reconhecidas, com valor percebido, em âmbito regional e, até mesmo, nacional. 

Um bom exemplo de processo potencializado pelo Marketing Digital é o Inbound Marketing Educacional. Em resumo, ele consiste na produção e compartilhamento de conteúdos relevantes para as suas personas. 

Dessa maneira, assim que os pais dos seus potenciais alunos pesquisarem nos mecanismos de busca, como o Google, determinado assunto de seu interesse, ele contribui para que encontrem sua escola nas primeiras posições, passando a confiar cada vez mais em você. 

  • Análise de resultados

Diferente do Marketing Tradicional, no Marketing Digital, métricas como o Retorno Sobre o Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) são rastreáveis e mensuráveis em tempo real.

Com isso, medir a efetividade das campanhas promovidas por sua equipe de Marketing de Conteúdo Educacional torna-se factível. Desse modo, é possível monitorar de perto o seu desempenho e melhorar, continuamente, suas estratégias de Marketing Digital.  

  • Benchmarking Educacional

Outro benefício é a possibilidade de realizar o Benchmarking Educacional. Assim, é possível que a sua escola conheça e adapte para o seu cenário as práticas mais modernas usadas por sua concorrência. 

Logo, sua escola conseguirá desenvolver diferenciais. Esses, por sua vez, atenderão aos critérios de seleção empregados pelos responsáveis de seus potenciais alunos.

6 passos para converter mais através do Marketing Digital para escolas

1) Produza conteúdos 

Existem várias maneiras de gerar leads. Entretanto, um método comprovadamente eficaz é o fornecimento de conteúdo valioso e relevante, promovido pelo Marketing de Conteúdo Educacional, como forma de atrair os interessados. 

Nas escolas, acreditamos que há algumas maneiras muito eficientes de fazer isso:

  • Tenha um blog 

O blog para instituições de ensino é uma das formas mais estratégicas de oferecer conteúdos educativos aos pais de seus potenciais e atuais alunos. 

Em resumo, o blog deve transparecer que a sua escola preza pela educação completa (educação continuada) de seus estudantes. Além de compreender e estar atenta às melhores práticas para alcançar esse objetivo. 

Ademais, você pode contar com os docentes (que possuem contato direto com os alunos) para escreverem conteúdos que justifiquem as melhores práticas em sua escola. Os pais sentem-se satisfeitos quando entendem o que é oferecido aos seus filhos.

  • Aposte em conteúdo visual

Compartilhe imagens, vídeos e materiais criativos ilustrando as suas práticas escolares cotidianas. Rostos sorridentes, ótimas experiências e imagens reais são poderosos gatilhos mentais. 

Marketing Digital para escolas: 6 ações comprovadamente eficazes para a captação de alunos

  • Publique vídeos 

Os vídeos são uma ótima maneira de atrair a atenção das suas personas. Por essa razão, produza vídeos que tragam os pais ao seu mundo. 

Você pode apostar em entrevistas com professores e alunos que já compõem o seu quadro de discentes juntamente com os seus pais. Assim, você estará ressaltando o lado humano da sua escola. 

Lembre-se: as escolas não são apenas edifícios e notas. Elas são sobre pessoas. Por isso, aproveite também para compartilhar informações sobre os profissionais que irão compor a vida acadêmica dos alunos!

2) Se preciso, adapte-se

É possível que, após realizar constantemente o follow-up, suas ações de Marketing Digital para escolas tenham que ser adaptadas. Isso pode ocorrer por diversos motivos, seja por não serem atrativas ou não terem gerado o engajamento esperado, por exemplo. 

Diante disso, sua escola precisará ser flexível com alguns fatores como:

  • abordagem, tom e formato do conteúdo;
  • atualização de tendências educacionais;
  • planejamento de publicação de conteúdos (calendário);
  • canais sociais (os que apresentam melhor desempenho);
  • quais KPIs priorizar.

Lembre-se: uma estratégia bem-sucedida de Marketing Digital para escolas exigirá monitoramento e ajustes contínuos. 

3) Aposte nas redes sociais

As redes sociais são uma realidade factível no dia a dia das pessoas. Por isso, sua escola deve estar presente nesses canais. São diversas mídias e sua IE precisa entender estrategicamente em qual deve estar presente. Mas como decidir isso? Suas personas irão te dizer. Ou seja, você precisará estar onde elas estão.

Como usar o Instagram na educação - Rubeus

Independente de quais mídias sua escola optar, é sempre crucial criar um perfil claro para os seus seguidores mediante as seguintes análises: 

  • definir os canais que melhor se encaixam de acordo com os dados obtidos das personas;
  • utilizar o tom adequado requerido por cada rede social;
  • compreender seus pontos de dor e como ativar emoções;
  • visualizar e prever padrões de compra;
  • estar culturalmente consciente;
  • considerar parcerias;
  • usar ferramentas de automação para segmentação e análise de métricas.

Conheça mais sobre como utilizar as redes sociais para captar mais alunos, lendo nosso guia completo:

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE - Rubeus

4) Anúncios pagos

Os links patrocinados são anúncios veiculados em plataformas da web. O mais conhecido deles é o Google Adwords. Ao utilizá-lo será possível direcionar o tráfego e otimizar o seu website.

Você pode optar também por anúncios no Facebook Ads. Aqui, há a possibilidade de vincular anúncios no feed ou nos stories do Instagram. Por meio deles, as instituições de ensino investem um orçamento em anúncios com o objetivo de alcançar os leads, podem segmentar o público no qual aquelas publicidades serão exibidas e, por fim, conseguem monitorar em tempo real os resultados obtidos. 

5) Incentive o contato receptivo 

Com o intuito de diferenciar-se das demais escolas, é preciso estar aberta para interações. Assim, atender e receber bem os pais e responsáveis mediante um ótimo contato receptivo nas escolas é um dos segredos para destacar-se no mercado educacional e alcançar cada vez mais matrículas. 

Lembre-se: os tours vão muito além da simples visitação. Quando um responsável opta por visitar a sua escola, ele está inclinado a efetivar a matrícula. Dessa forma, nesse momento, é preciso agir estrategicamente.

O primeiro passo para obter um eficiente contato receptivo nas escolas é estruturar uma equipe de relacionamento plenamente capaz de realizar esse objetivo.

Por isso, esse processo vai desde a escolha dos componentes dessa equipe até o treinamento coletivo sobre a importância para a escola em desenvolver um relacionamento de excelência.

Saiba mais sobre como promover o contato receptivo em sua escola:

6) Invista no agendamento de visitas on-line

Já vimos que proporcionar visitas em sua escola é essencial para diferenciar-se. Nesse sentido, o agendamento de visitas on-line é uma realidade nos websites das escolas. 

Além de auxiliar na organização, ao optar pelo agendamento de visitas de forma digital, sua escola proporcionará grande praticidade para os pais. 

Se acaso sua IE ainda não ofereça essa possibilidade, saiba que isso pode prejudicar o desempenho da sua captação de alunos

Em nosso blog post específico sobre o assunto, nós te apresentamos os benefícios de disponibilizá-lo em seu website. Chega de processos arcaicos, confira o nosso conteúdo!

Agendamento de visitas on-line - Rubeus

Conclusão

O Marketing Digital para escolas é uma das maneiras mais sustentáveis e rentáveis quando o objetivo é promover uma instituição de ensino. Dentre seus benefícios estão uma maior vantagem competitiva, maior alcance de potenciais alunos e a possibilidade de análise e acompanhamento de resultados em tempo real. 

Quando comparado ao Marketing Digital para instituições de ensino superior, por exemplo, percebemos que o Marketing Digital para escolas possui suas especificidades. Por isso, deve ser adequado. Um dos principais pontos a serem adaptados é a forma de comunicação, que direciona-se aos pais e/ou responsáveis dos alunos. 

A fim de identificar essas peculiaridades, é preciso mapear as personas da sua escola. Além de traçar suas ações de modo a sanar suas necessidades.

Dentre as principais práticas comprovadamente eficazes no Marketing Digital para escolas estão a produção de conteúdos, a utilização de redes sociais, o contato receptivo e o agendamento de visitas on-line. 

Se após ler este conteúdo você ficar com alguma dúvida, entre em contato conosco pelo chat on-line. Será um prazer atendê-lo(a)! 🙂

Assine nossa newsletter - Rubeus

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.