Preparar os estudantes para o processo seletivo da sua instituição de ensino pode aumentar significativamente as chances dele permanecer com você ao concluí-lo. Por isso, hoje veremos dicas importantes de como fazer isso na prática. 

Introdução

Sabemos que a realização do processo seletivo pelos candidatos pode ser um momento delicado e tenso. Isso porque, em muitos casos, será uma experiência inédita. Por isso, é fundamental estruturar processos e ações que sejam norteadoras e que proporcionem uma maior segurança aos estudantes.

Infelizmente, por muito tempo, a visão do candidato ao participar do processo seletivo da instituição foi baseada no sentimento de que a IE estava fazendo um favor ao permitir que ele participasse. Contudo, sabemos que esse cenário mudou. Atualmente, é preciso prezar por uma experiência positiva e marcante.

Além disso, esse momento irá proporcionar uma visão da sua instituição como um todo. E, ao possuir processos bem planejados, o candidato sentirá isso na prática e perceberá a instituição como organizada e preparada para conduzir a sua jornada de aprendizado.

Pensando exatamente na importância dessa prática, nosso assunto de hoje será como preparar os estudantes para o processo seletivo da sua instituição de ensino. Confira agora nossas dicas e insights de como promover esse cuidado na prática e aumentar a conversão de alunos da sua instituição de ensino. Fique atento(a), pois, ao final do conteúdo, disponibilizamos materiais complementares que poderão ser úteis para o entendimento. Boa leitura!

A importância de preparar os estudantes para o processo seletivo da sua instituição de ensino

Há diversos motivos que justificam a preparação dos candidatos, dentre eles podemos citar:

Estruturar um processo seletivo eficaz traduz os cuidados da instituição em permitir que os alunos participem de uma seleção justa e se sintam acolhidos antes mesmo de adentrar a IE.

Ao fornecer informações claras e possuir uma conduta transparente, as chances de candidatos desistirem ao longo do caminho são diminuídas.

 IMAGEM ILUSTRATIVA

A ausência de planejamento, o atraso na divulgação dos resultados ou a falta de transparência ao longo do processo pode acarretar em uma visão negativa de como a instituição de ensino é percebida pelo seu público, repelindo, portanto, leads futuros. 

Vale a pena ressaltar que o processo seletivo é apenas uma das etapas de contato da instituição com o estudante e que sua percepção sobre a IE como um todo já está sendo formada.

A seguir veremos algumas dicas práticas de como preparar os estudantes para o processo seletivo da sua instituição, mas antes eu tenho convite para você!

Uma breve pausa para um convite

Sabemos que no cenário educacional muitas notícias e novidades ocorrem rapidamente. Por isso, nada melhor do que saber delas com prioridade! 

Em nosso Instagram postamos diariamente inspirações e informações valiosas para auxiliar na rotina das instituições de ensino. Que tal dar uma olhada? Basta clicar na imagem abaixo e irá abrir uma nova aba que te levará para o nosso perfil. Você pode dar uma olhadinha assim que acabar a leitura aqui! ;D

Quero seguir o @canalrubeus!

9 dicas de como preparar os estudantes para o processo seletivo da sua IE

  • Deixe todas as informações claras e explique todo o processo

Esclarecer pontos relevantes é primordial. Dessa forma, explique para os candidatos questões importantes. Datas, locais, horários e formas de avaliação são exemplos.

Para isso, utilize e-mails marketing como forma de disponibilizar informações e evitar qualquer tipo de contratempo. Além de e-mails estratégicos, você pode optar também pelo envio de SMS ou mensagens no WhatsApp, o que permitirá um contato mais imediato e ainda mais próximo. 

Certamente, você deve ter pensado que, se comparado ao SMS, o e-mail realiza o mesmo papel, gratuitamente e sem se preocupar com o tamanho da mensagem, não é mesmo? Claro que sim! Mas, com a correria do dia a dia, quando se quer atingir rapidamente o lead, o torpedo tem mais chances de ser lido, já que chega diretamente no celular. Então, nunca duvide do poder de uma mensagem bem planejada e no momento certo!

  • Preze por uma experiência marcante em cada etapa do processo

Lembre-se: muito provavelmente o processo seletivo da sua instituição de ensino não será o único realizado pelo candidato. Isso significa que haverá muita chance dele ter opções.  E o desafio é fazer com que, dentre elas, ele escolha a sua instituição de ensino

Frente a isso, é primordial que ele se encante ao longo de todo o processo. Mas, por que? Pois isso aumentará significativamente, as chances de, ao final, ele optar por continuar com com você. Para isso, é importante trabalhar o conceito de experiência do estudante e, traçar ações direcionadas para a entrega de uma experiência memorável, daquelas que realmente o faça sentir acolhida desde antes mesmo de entrar “oficialmente” em sua instituição.

Você deve estar se perguntando como fazer isso, mas nós te contamos: através do Design Thinking na educação. Preparamos um guia detalhado sobre essa prática, clique na imagem abaixo e reserve o conteúdo para a sua próxima leitura! 

DESIGN THIKING N EDUCAÇÃO - RUBEUS

  • Faça a divulgação do processo seletivo nas redes sociais

Pode parecer repetitivo, mas surpreendentemente, quando o assunto é  como preparar os estudantes para o processo seletivo, um dos quesitos que as instituições deixam a desejar é a divulgação nas redes sociais.  

Entretanto, sabemos que uma boa divulgação atua de forma direta na preparação dos candidatos. Através de um post, ele poderá, por exemplo, ter as percepções iniciais de prazos, datas, documentação, local e formato da prova etc.

Outro ponto importante é que a maioria dos potenciais candidatos do seu processo seletivo é ativo nas redes sociais. Portanto, é fundamental marcar presença de uma forma bem mais leve e lúdica. 

Além disso, as chances do candidato ler uma informação em um post no Instagram, por exemplo, são muito maiores se comparadas a leitura de um edital com 45 páginas. Por isso, a dica é: seja estratégico.

+ 6 dicas de como preparar os estudantes para o processo seletivo da sua instituição de ensino

A seguir, elencamos mais 6 dicas de como a sua IE pode atuar para estruturar processos seletivos mais direcionados e orientados a conversão. Para tornar o entendimento mais dinâmico e interativo, compilamos as informações em um infográfico.

Para realizar o download das 6 dicas basta dar um clique na imagem abaixo!

E aí, gostou?

Espero que esse material tenha sido útil! Caso você queira enriquecer ainda mais a sua experiência, tenho uma sugestão para você: visite nossa página de materiais. Temos diversos conteúdos que trabalham diferentes temas e abordagens, mas que possuem o mesmo objetivo: ajudar você e a sua instituição a captar e converter mais alunos. Vale a pena dar uma conferida!

CTA: Conheça nossa página de materiais - Rubeus

Se esse conteúdo foi útil para você, que tal compartilhá-lo com alguém? E não esqueça de nos contar, nos comentários, o que achou!

Bons resultados! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.