Preparar uma campanha com antecedência vai ajudar a sua instituição a utilizar o período da Black Friday para vender mais. Não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Confira agora 10 estratégias de como utilizar a Black Friday para captar alunos. 🛍️🛒
Leitura: 6 minutos
⚫ Introdução
A Black Friday é um evento de vendas que ocorre no fim do ano, geralmente na última sexta-feira de novembro, no qual as empresas criam ofertas promocionais “mais agressivas” para atrair clientes.
Trocando em miúdos, a Black Friday é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e garantir descontos substanciais nas compras.
🏴 De acordo com o Relatório Black Friday 2022, as vendas dos dias 25 e 26 de novembro de 2021 gerou um faturamento de R$ 5,41 bilhões, representando um aumento de cerca de 5,8% se comparado ao ano anterior.
Então, por que não aproveitar esse período para ATRAIR MAIS ALUNOS e GARANTIR MAIS MATRÍCULAS para o próximo semestre? Continue lendo este conteúdo e confira as nossas dicas de como utilizar a Black Friday para captar alunos! 🏆
🛒 10 ideias de marketing para usar a Black Friday para captar alunos e aumentar a sua receita
1. Trabalhe a sua campanha com um bom prazo de antecedência
⬛ Nossa primeira dica é o pontapé inicial para qualquer ação: planejamento. É muito importante criar previsões que servirão como referência para os envolvidos.
🛍️ Trabalhar a campanha com antecedência aquece os seus leads e proporciona tempo para que eles fomentem a decisão de compra. Isso significa que você deve começar a explorar a abordagem da Black Friday o quanto antes. Não deixe para começar a divulgar a sua campanha só alguns dias antes, o ideal é começar a trabalhá-la antes do início de novembro.
🛒 Crie um plano de ações. Nele, mapeie questões como estrutura, recursos, objetivos, orçamento e divulgação da campanha.
Quanto à divulgação, aposte em canais de aquisição como publicações no blog, redes sociais, site, anúncios pagos e ações off-line. Vou deixar aqui dois dos nossos conteúdos que podem te ajudar nesse desafio:
📆 Calendário de conteúdos para blog educacional:
📆 Cronograma de publicações para redes sociais:
2. Como utilizar a Black Friday para captar alunos: Otimize o desempenho do seu site
⬛ O seu site é um grande influenciador no processo de decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua IE “se mostra” e, ao mesmo, é “encontrada” pelos leads.
🛍️ Fatores como tempo de carregamento, intuitividade, facilidade de navegação e botões estratégicos são fundamentais para a conversão do lead. Além disso, as informações devem ser de fácil acesso e você deve disponibilizar a opção de comunicação em tempo real com a sua instituição.
🛒 Lembre-se: o lead vai entrar no seu site para saber mais informações sobre a sua instituição de ensino. Por isso, ele deve estar otimizado e sempre atualizado.
⚡ Está em dúvida se o website da sua instituição tem perdido leads? Então leia nosso conteúdo: “Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito“!
3. Construa pop-ups estratégicos
Certamente você já se deparou com um pop- ups. E, ao contrário do que muita gente pensa, eles não são apenas para coletar e-mails. Na verdade, eles também são poderosos para engajar a compra.
⬛ Um pop-up é uma espécie de janela que se abre no navegador ao visitar uma página web. Uma das opções de formato são os pop-ups de fuga. Em síntese, eles são programados para aparecer quando o visitante realiza alguma ação, como por exemplo: quando ele sinaliza que irá fechar ou deixar a página do site.
Tem ainda aqueles pop-ups programados para aparecer logo que o visitante acessa uma página específica. Ou os que são programados para aparecer após determinado período de tempo que a página esteja aberta ou a partir da porcentagem de rolagem na página pelo usuário!
De forma simples, ao disponibilizar um pop-up no seu site, você estará “insistindo” para que o lead deixe seu contato ou ainda “dando mais um chance” dele pensar melhor e se identificar.
Veja só um exemplo de pop-up que nós usamos aqui na Rubeus:
🛍️ Com a estratégia de pop-ups, você pode direcionar os visitantes para as melhores ofertas da Black Friday, compartilhar informações sobre processos seletivos ou até mesmo fornecer informações estratégicas sobre a sua IE.
🛒 Lembre-se: quantidade nem sempre quer dizer qualidade! Muito cuidado na hora de estruturar os pop-ups. Analise atentamente quais as melhores páginas e a frequência mais indicada para que eles apareçam ao usuário.
💨 Pop-ups no Rubeus
Dentro da Plataforma Rubeus, você consegue criar todos os tipos de pop-ups que citamos anteriormente. Ao utilizá-los em suas páginas, sua estratégia de captação ganha mais um novo e poderoso canal. Quer entender como usá-los em suas ações personalizadas de Black Friday?
👨💼 Converse com um de nossos consultores. É gratuito e totalmente sem compromisso. Agende essa conversa agora: https://bit.ly/3TgFzOE.
4. Como utilizar a Black Friday para captar alunos: Crie uma landing page com detalhes das ofertas/condições
⬛ As landing pages são páginas que possuem um objetivo bem definido: levar a pessoa que está acessando o seu site a executar uma ação específica. No caso das instituições de ensino, as LPs assumem o papel de levar o estudante a efetivar sua inscrição ou matrícula no curso escolhido.
🛍️ Por isso, crie uma landing page focada na Black Friday. Otimize e personalize a sua página. Aproveite para expor todas as suas ofertas e disponibilizar um chatbot para que o lead entre em contato em tempo real com a sua instituição de ensino.
🛒 Além disso, acrescente alguns depoimentos de atuais e ex-alunos para dar credibilidade à sua IE, trabalhando o gatilho mental de aprovação social.
Para potencializar esse marketing, elabore vídeos e depoimentos de alunos em diferentes cursos ou egressos comentando o seu desempenho profissional, por exemplo (isso gera muito valor para o lead que está interessado em sua IE).
💫 Em nosso conteúdo “O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis para a conversão”, você pode pegar dicas incríveis! Não deixe de conferir!
5. Crie uma lista de e-mail segmentada
⬛ O envio de e-mails é uma ótima estratégia de marketing que pode e deve ser utilizada no período da Black Friday. O e-mail sazonal explora datas comemorativas e especiais e envolve a comunicação com alunos em potencial a fim de informá-los sobre as ofertas disponibilizadas.
🛍️ Use o conceito de Black Friday associado ao período de inscrições em seu processo seletivo ou o agendamento de visitas em sua escola. O objetivo é fazer com que o seu lead se sinta engajado em aproveitar a oportunidade.
🛒 Aqui está um exemplo de e-mail:
Oi, @NomeDaPessoa! Tudo bem? É novembro e chegou a hora de aproveitar a Black Friday para garantir a sua vaga conosco! 🎁🎁 Olha só essa mega oportunidade que preparamos para você: fazendo a sua matrícula em um de nossos cursos até o dia XX/XX/XX, você obterá um desconto de 100% na taxa de matrícula! Isso mesmo: taxa de matrícula grátis! Gostou? Então corre que essa oportunidade tem prazo de validade! [QUERO APROVEITAR!] Abraços, [Assinatura] |
6. Como utilizar a Black Friday para captar alunos: Fortaleça a marca por meio das mídias sociais
⬛ As redes sociais são uma boa oportunidade da sua faculdade/escola dar visibilidade à campanha de Black Friday. Utilize-as para postar conteúdos e criar relacionamento com os seguidores.
🛍️ Uma dica de ferramenta que recomendamos que também pode te ajudar no planejamento de publicações é o Notion. Nele, você pode facilmente montar um calendário específico para as suas postagens e compartilhar com toda a sua equipe de Marketing. Veja só:
🛒 Além disso, aposte em ações inteligentes como:
- Utilize hashtags da Black Friday;
- Aposte em anúncios do Facebook e Instagram;
- Crie uma estratégia de antecipação: conte novidades;
- Crie enquetes e caixas de pergunta;
- Realize lives;
- Segmente os grupos de melhores amigos;
- Trabalhe com micro-influenciadores;
- Aposte em estratégia de motes de conteúdos:
- Conteúdos para ajuda;
- Conteúdos para surpreender;
- Conteúdos para alunos já matriculados (incentivando vendas adicionais).
🔴🔴 Lembre-se de disponibilizar, nas redes sociais, o link para a sua landing page.
7. Como utilizar a Black Friday para captar alunos: Crie o senso de urgência
“Sem um senso de urgência o desejo perde o seu valor.” – Jim Rhon
⬛ Outra boa prática que maximiza as chances de venda é a criação de um senso de urgência. Essa ação estabelece um prazo temporal limite para o lead adquirir um serviço da sua IE. Com isso, os interessados são influenciados a fecharem negócio com sua IE o mais rápido possível.
🛍️ O gatilho mental da urgência é normalmente utilizado para descontos e promoções válidas por um determinado período de tempo, o que contribui para que seja um dos mais fáceis de ser utilizado.
🛒 Ao usar expressões que despertam a sensação de urgência como “Obtenha esse desconto aproveitando a Black Friday” ou “Hoje é o último dia para se inscrever”, sua IE estará estimulando o lead à tomada de decisão. Isso porque trabalhará o sentimento de que, quanto antes ele decidir, mais chances de aproveitar uma condição ímpar ele terá.
Veja um exemplo prático:
8. Como utilizar a Black Friday para captar alunos: Ofereça descontos financeiros
⬛ A Black Friday é conhecida pelos descontos financeiros e, por isso, os consumidores sempre esperam por um desconto atraente.
🛍️ Sendo assim, analise a possibilidade de oferecer descontos estratégicos, tal qual um desconto na primeira mensalidade do curso ou a gratuidade na taxa de matrícula.
🛒 Já parou para pensar em quantas pessoas aguardam essas datas para efetivar as suas decisões de compra? Só as datas em si, muitas vezes, já servem de gatilho para o consumidor, o deixando mais “predisposto” a comprar.
9. Estruture um programa de indicações (amigo que é amigo, compartilha a experiência)
⬛ Que tal deixar o seu aluno feliz e, ao mesmo tempo, captar outros estudantes? Excelente, não é mesmo?!
🛒 Os atrativos por indicação podem ser ótimas políticas de descontos na educação. Isso mesmo, inscrever um novo aluno na IE pode assumir o formato de descontos no valor da inscrição ou na mensalidade daquele que indicou.
Saiba mais sobre como criar um programa de indicação referência em sua IE! Leia o blog post abaixo e inspire-se! 😉
10. Renegocie dívidas
⬛ Utilize o momento da Black Friday como uma oportunidade para renegociar possíveis dívidas de alunos inadimplentes.
🛍️ Entre em contato com esses alunos, ofereça descontos, condições, prazos e formas de pagamento. Ao fazer isso, você estará contribuindo também para sua Gestão da Permanência de alunos.
💥 Cuidado com a propaganda enganosa
A Black Friday é uma ótima oportunidade para vender mais, porém muito cuidado com a propaganda enganosa. A “Black Fraude” é, muitas vezes, apelativa e uma oportunidade para realização de vendas agressivas, o que acaba repelindo os leads.
Por isso, invista em uma campanha limpa e objetiva. Deixe claro todas as informações e condições de pagamento para que, futuramente, o seu aluno não se sinta enganado ou lesado.
Lembre-se: um aluno insatisfeito pode ser sinônimo de vendas futuras perdidas.
Considerações finais
Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
😃 Quais estratégias você vai experimentar nesta Black Friday? Compartilhe conosco nos comentários.
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Para usar como referência acadêmica
Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira:
😎 Formato ABNT:
PAULA, Natália. D. 10 dicas de como utilizar a Black Friday para captar alunos e fazer a sua campanha ter resultados extraordinários. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-utilizar-a-black-friday-para-captar-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
😎 Formato APA:
Rubeus. 2022, 19 de outubro. 10 dicas de como utilizar a Black Friday para captar alunos e fazer a sua campanha ter resultados extraordinários. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-utilizar-a-black-friday-para-captar-alunos/