7 dicas que você precisa conhecer sobre como melhorar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram

Confira agora nossas dicas de como melhorar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram. Chegou a hora de saber se a sua instituição de ensino está realizando todas as boas práticas eficazes para atrair leads através deste canal! 📷🤳💫

Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Introdução

Boas estratégias de marketing digital não são mais uma opção, são uma necessidade. Utilizar estratégias de marketing digital é vital para continuar captando. Afinal, quem não “anuncia” tende a ser esquecido. 

🚨 Em muitos casos, as estratégias de marketing vendem mais do que o próprio produto. Ademais, dentre as suas principais vantagens está o fato de serem feitas virtualmente, sem custos elevados e serem totalmente mensuráveis. 

Além disso, redes sociais como TikTok, Twitter e Instagram funcionam como grandes plataformas para a comercialização de produtos e serviços, com grande índice de sucesso.

Dessa forma, tratando especificamente sobre o ramo educacional, percebemos que estar no digital deixou de ser uma extensão da instituição de ensino e passou a ser uma das formas mais fortes de criar vínculos com atuais e potenciais alunos.

Ilustração
Imagem ilustrativa

A ideia de gerar leads usando as mídias sociais não é um fenômeno novo, já que muitas instituições de ensino se comunicam regularmente com o público por meio de suas páginas de mídia social.

Contudo, sabemos que para alcançar um bom desempenho nas redes sociais, é preciso atuar de forma direcionada e persuasiva. Sua instituição explora ao máximo todo o potencial desta plataforma para estabelecer o engajamento necessário? Se a sua resposta foi um “não” ou um “talvez”, fique tranquilo, a gente te dá algumas dicas agora! ✏️🗓️

Conteúdo inicial: Instagram para instituições de ensino 

Antes de começarmos, preciso ressaltar que este conteúdo é mais avançado. Por isso, se você ainda não conferiu nosso material inicial sobre Instagram para instituições de ensino, te convido a fazer isso primeiro. 

No guia completo abaixo, reunimos informações importantes sobre a rede social em si. Para conferi-lo basta clicar na imagem! 

Como usar o Instagram na educação: conteúdos, estratégias e inspirações - rubeus
Blog post Rubeus: Como usar o Instagram na educação

Pronto, agora podemos começar! Vem comigo? 🥰

Entendendo o algoritmo do Instagram

Sabemos que o algoritmo do Instagram não entrega o conteúdo a todos os usuários, dificultando ainda mais o desafio de alcançar uma boa quantidade de leads. 

Isso acontece pois o Instagram consiste em uma rede social que visa a interação entre seus usuários. Assim, como consequência, todo o seu engajamento baseia-se em interações entre as pessoas e o que há de comum entre elas.  

Mas calma, não precisa se desesperar! Há algumas ações que podem “incentivar” o algoritmo a entregar o conteúdo para o seu público, veja:

  • Postar stories com frequência;
  • Criar Reels;
  • Responder comentários e Directs;
  • Publicar um post todo dia;
  • Colocar em voga assuntos relevantes e de qualidade para os seus usuários;
  • Diversificar o conteúdo.

Ademais, além dessas práticas, há algumas ações que podem auxiliar e muito quando o assunto é engajamento

O engajamento consiste na reação dos seguidores aos seus conteúdos. Em resumo, isso significa que a confiança na sua instituição influencia quem te segue e os incentiva a participarem e promoverem discussões relevantes.

Porém, para que isso ocorra de forma orgânica deve haver dedicação e investimento para atrair seu público. A seguir, veremos como!

7 dicas de como melhorar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram

1. Adicione caixa de pergunta, quiz e enquete

Nossa primeira dica para melhorar o  engajamento com o aluno utilizando o Instagram são os stickers.

Em resumo, adicionar um sticker de pergunta ao seu story pode ser uma ótima forma de incentivar o engajamento. 

Com o intuito de obter sucesso nesta estratégia, é preciso atenção! Como não há uma separação entre o público mais avançado e o mais inicial em sua jornada de compra, na maioria das vezes, o mais indicado é utilizar perguntas mais simples e interativas. 

💡 Veja um exemplo de utilização da caixa de perguntas:

Ilustração
Imagem ilustrativa: Caixa de pergunta

Em suma, o quiz permite que seus seguidores saibam mais sobre a sua instituição de ensino por meio de “testes”. Ele é ótimo para explorar temas diversos e divulgar informações de forma interativa.

💡 Veja um exemplo prático da sua utilização:

Ilustração Rubeus
Imagem ilustrativa: Quiz

Por fim, as enquetes são perfeitas para incentivar que os leads assistam aos próximos stories. Assim, por sua facilidade em votar, elas tendem a ser bastante populares. 

💡 Veja um exemplo:

Ilustração Rubeus
Imagem ilustrativa: Enquete

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2. Engajamento com o aluno utilizando o Instagram: Reels

O Instagram possui mais uma novidade: o Reels. Essa funcionalidade é direcionada à divulgação de vídeos mais longos.

A vantagem da sua instituição utilizá-lo também encontra-se na possibilidade de interação com os potenciais e atuais alunos através dos comentários. Mas não é só isso… tem também a opção de compartilhamento, que permite o alcance de novos usuários.

Há quem jure que o Reels é uma das formas mais fáceis de alcançar novas contas e viralizar no Instagram!

3. Utilize o Remix

O Instagram lançou recentemente a função Remix. Em resumo, ela permite a realização de uma nova gravação em cima de Reels já existentes. 

Esse recurso é muito similar a função “dueto” do TikTok e vem ganhando bastante popularidade entre os usuários. Geralmente, essa função é usada para complementar um assunto ou interagir com o vídeo de outro usuário

Com essa ferramenta, sua instituição de ensino pode tirar dúvidas, dar informações e até mesmo promover um curso novo, por exemplo. Uma dica de ouro aqui, é não acrescentar textos muito longos, isso dificulta a leitura e o entendimento de quem está assistindo.

4. Engajamento com o aluno utilizando o Instagram: Direct

A interação com seus seguidores é fundamental. O Direct, apesar de ser mais pessoal, pode ser uma ótima forma de promover isso. Contudo, é primordial utilizá-lo com moderação!

Através do Direct é possível enviar uma mensagem diretamente ao usuário. Por isso, muito cuidado para não ser invasivo. Reserve essa estratégia para divulgar uma novidade ou ainda para responder a algum comentário ou resposta ao seu story.

5. Comentários

Nossa próxima dica para melhorar o  engajamento com o aluno utilizando o Instagram são os comentários.

7 dicas de como melhorar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram - Rubeus
Imagem ilustrativa

Se  tem uma empresa que é sucesso quando o assunto são comentários, é a Netflix. Geralmente em tom divertido (que é o padrão de comunicação da empresa), ela busca responder aos comentários de seus seguidores em posts interativos. Em alguns casos, os comentários são tão épicos que acabam fazendo mais sucesso do que o próprio post. 

Engana-se quem acha que esses são “meros” comentários, na verdade, são estratégias! Uma dica para incentivar e promover comentários são os conteúdos interativos. 

Para isso, compartilhe conteúdos interessantes, como, por exemplo, frases inspiradoras, dicas de estudo e de leitura. Nunca deixe ninguém “falando sozinho”, ou seja, muito cuidado para não perder o timing de uma determinada publicação ou interação com um dos seus potenciais alunos. Afinal, é sempre muito chato quando mandamos mensagem para alguém, demonstrando interesse em determinado produto ou serviço e somos ignorados, não é mesmo?

6. Engajamento com o aluno utilizando o Instagram: Parcerias

Conhece algum influenciador com “a cara” da sua instituição de ensino? Alguém que possua os mesmos valores da sua IE? Então, aproveite para estabelecer uma excelente parceria. 

Em época de comunicação rápida e compartilhamento de informações, a opinião do outro se torna altamente importante. 

💡 Aliás, temos um conteúdo detalhado sobre Marketing de Influência na educação. Aproveite para conferi-lo clicando AQUI!

7. Engajamento com o aluno utilizando o Instagram: Repost

Seus alunos postaram um story e marcaram o perfil da sua instituição de ensino? Analise e, se possível, reposte! Mesmo que inconscientemente, eles estão fornecendo um gatilho mental importante: o de aprovação social.

Assim, quando um lead entrar no perfil da sua IE e visualizar o story postado por alguém que já conhece a sua IE e que está satisfeita com o serviço oferecido, ele terá uma “prova” de que outras pessoas escolheram e indicam a sua instituição de ensino.

🎁 Dica bônus: Faça uso de hashtags “invisíveis” em seus stories

O Instagram disponibiliza a inclusão de hashtag nos posts. Mas utilizá-las também nos stories pode ser eficaz. Você pode optar por deixá-las visíveis ou escondê-las, arrastando para o lado ou abaixo de uma imagem, por exemplo. 

Uma vez em seu perfil, a hashtag será associada à sua marca. Por isso, uma dica é utilizar hashtags que sejam mais específicas para o seguimento da sua instituição, saiba que quanto mais objetivo, mais certeira será a sua estratégia no Instagram.

Ademais, no que tange a utilização das hashtags nos posts do Feed, uma boa prática é utilizá-las nos comentários. Isso porque quando inseridas na legenda do post, elas podem chamar mais atenção do que o próprio texto publicado. 

Além disso, o ideal é utilizar até 5 hashtags. Então, use com moderação. Afinal, #ninguém #acha #uma #postagem #como #essa #legal, não é mesmo?

E não se esqueça: sempre varie as hashtags para alcançar novos públicos.

7 dicas de como melhorar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram - Rubeus
Imagem explicativa: utilização de hashtag

Conteúdo extra: sequência de elementos em um post

Observe a imagem abaixo:

7 dicas de como melhorar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram - Rubeus
Imagem ilustrativa

Agora, seja sincero: você seguiu a sequência de frases na publicação? Muito provavelmente sim. Sabe por que? Por causa do efeito Eye tracking👀

Em resumo, ele consiste em uma metodologia que possibilita direcionar o olhar do usuário sobre uma interface ou objeto. Possuindo diversas aplicações, o Eye Tracking pode auxiliar (e muito) na hora de aumentar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram. Então, fica a dica para aplicar em seus designers de postagens!

Instagram Rubeus | Engajamento com o aluno utilizando o Instagram: 7 dicas valiosas
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Considerações finais

Sabemos que as dúvidas surgem durante a prática, mas esperamos que você tenha conseguido absorver muitos insights com o nosso conteúdo e que todas as informações sejam muito úteis para você. 💚

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Até a próxima! 👋

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Para usar como referência acadêmica

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Veja a forma correta de referenciá-lo! 😉

🔗 Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. 7 dicas de como melhorar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/engajamento-com-o-aluno-utilizando-o-instagram/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 24 maio. 7 dicas de como melhorar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/engajamento-com-o-aluno-utilizando-o-instagram/