Confira agora nossas dicas de como melhorar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram. Chegou a hora de saber se a sua instituição de ensino está realizando todas as boas práticas eficazes para atrair leads através deste canal! 

Procurando um conteúdo com dicas práticas de como turbinar o perfil da sua IE? Sua busca acabou! Neste conteúdo, reunimos 7 dicas para obter sucesso no engajamento com o aluno utilizando o Instagram. Ao longo do material, disponibilizamos ilustrações e conteúdos complementares para facilitar o seu entendimento. Boa leitura e ótimos insights!

Introdução

Boas estratégias de marketing digital não são mais uma opção, são uma necessidade. Especialmente em momentos de pandemia como o atual, utilizar estratégias de marketing digital é vital para continuar captando. Afinal, quem não “anuncia” tende a ser esquecido. 

Em muitos casos, as estratégias de marketing vendem mais do que o próprio produto. Dentre suas principais vantagens está o fato de serem feitas virtualmente, sem custos elevados e serem totalmente mensuráveis. 

Além disso, redes sociais como Tik Tok, Twitter e Instagram funcionam como grandes plataformas para a comercialização de produtos e serviços, com grande índice de sucesso.

Tratando especificamente sobre o ramo educacional, percebemos que estar no digital deixou de ser uma extensão da instituição de ensino e passou a ser uma das formas mais fortes de criar vínculos com atuais e potenciais alunos.

Usar o Instagram como uma ferramenta de marketing é uma ótima forma de atrair leads, despertando neles o sentimento de que precisam da sua instituição de ensino.

Ilustração

A ideia de gerar leads usando as mídias sociais não é um fenômeno novo, já que muitas instituições de ensino se comunicam regularmente com o público por meio de suas páginas de mídia social.

Contudo, sabemos que para alcançar um bom desempenho nas redes sociais, é preciso atuar de forma direcionada e persuasiva. Sua instituição explora ao máximo todo o potencial desta plataforma para estabelecer o engajamento necessário? Se a sua resposta foi um “não” ou um “talvez”, fique tranquilo, a gente te dá algumas dicas agora!

Guia inicial: Instagram para instituições de ensino 

Antes de começarmos, preciso ressaltar que este conteúdo já é mais avançado. Por isso, se você ainda não conferiu nosso conteúdo inicial sobre Instagram para instituições de ensino, te convido a fazer isso primeiro. 

No guia completo abaixo, reunimos informações importantes sobre a rede social em si. Para conferi-lo basta clicar na imagem! 

Pronto, agora podemos começar! Vem comigo?

Entendendo o algoritmo do Instagram

Sabemos que o algoritmo do Instagram não entrega o conteúdo a todos os usuários, dificultando ainda mais o desafio de alcançar uma boa quantidade de leads. 

Isso acontece pois o Instagram consiste em uma rede social que visa a interação entre seus usuários. Como consequência, todo o seu engajamento baseia-se em interações entre as pessoas e o que há de comum entre elas.  

Mas calma, não precisa se desesperar! Há algumas ações que podem “incentivar” o algoritmo a entregar o conteúdo para o seu público, veja:

  • Postar stories com frequência;
  • Responder comentários e Directs;
  • Publicar um post todo dia;
  • Colocar em voga assuntos relevantes e de qualidade para os seus usuários;
  • Diversificar o conteúdo.

Além dessas práticas, há algumas ações que podem auxiliar e muito quando o assunto é engajamento

De forma sucinta, o engajamento consiste na reação dos seguidores aos seus conteúdos. Isso significa que a confiança na sua instituição influencia quem te segue e os incentiva a participarem e promoverem discussões relevantes.

Porém, para que isso ocorra de forma orgânica deve haver dedicação e investimento para atrair seu público. A seguir, veremos como!

7 dicas de como melhorar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram

1) Adicione caixa de pergunta, quiz e enquete

Nossa primeira dica para melhorar o  engajamento com o aluno utilizando o Instagram são os stickers.

Adicionar um sticker de pergunta ao seu story pode ser uma ótima forma de incentivar o engajamento. 

Para obter sucesso nesta estratégia, é preciso atenção! Como não há uma separação entre o público mais avançado e o mais inicial em sua jornada de compra, na maioria das vezes, o mais indicado é utilizar perguntas mais simples e interativas. 

Veja um exemplo de utilização da caixa de perguntas:

Ilustração

O quiz permite que seus seguidores saibam mais sobre a sua instituição de ensino por meio de “testes”. Ele é ótimo para explorar temas diversos e divulgar informações de forma interativa.

Veja um exemplo prático da sua utilização:

Ilustração Rubeus

Por fim, as enquetes são perfeitas para incentivar que os leads assistam aos próximos stories. Por sua facilidade em votar, elas tendem a ser bastante populares. 

Veja um exemplo:

Ilustração Rubeus

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2) Utilize o Remix

O Instagram lançou recentemente a função Remix. Ela permite a realização de uma nova gravação em cima de Reels já existentes. 

Esse recurso é muito similar a função “dueto” do Tik Tok e vem ganhando bastante popularidade entre os usuários. Geralmente, essa função é usada para complementar um assunto ou interagir com o vídeo de outro usuário

Com essa ferramenta, sua instituição de ensino pode tirar dúvidas, dar informações e até mesmo promover um curso novo, por exemplo. Uma dica de ouro aqui, é não acrescentar textos muito longos, isso dificulta a leitura e o entendimento de quem está assistindo.

3) Direct

A interação com seus seguidores é fundamental. O Direct, apesar de ser mais pessoal, pode ser uma ótima forma de promover isso. Contudo, é primordial utilizá-lo com moderação!

Através do Direct é possível enviar uma mensagem diretamente ao usuário. Por isso, muito cuidado para não ser invasivo. Reserve essa estratégia para divulgar uma novidade ou ainda para responder a algum comentário ou resposta ao seu story.

4) Comentários

Nossa quarta dica para melhorar o  engajamento com o aluno utilizando o Instagram são os comentários.

Ilustração

Se  tem uma empresa que é sucesso quando o assunto são comentários, é a Netflix. Geralmente em tom divertido (que é o padrão de comunicação da empresa), ela busca responder aos comentários de seus seguidores em posts interativos. Em alguns casos, os comentários são tão épicos que acabam fazendo mais sucesso do que o próprio post. 

Engana-se quem acha que esses são “meros” comentários, na verdade, são estratégias! Uma dica para incentivar e promover comentários são os conteúdos interativos. 

Para isso, compartilhe conteúdos interessantes, como, por exemplo, frases inspiradoras, dicas de estudo e de leitura. Nunca deixe ninguém “falando sozinho”, ou seja, muito cuidado para não perder o timing de uma determinada publicação ou interação com um dos seus potenciais alunos. Afinal, é sempre muito chato quando mandamos mensagem para alguém, demonstrando interesse em determinado produto ou serviço e somos ignorados, não é mesmo?

5) Parcerias

Conhece algum influenciador com “a cara” da sua instituição de ensino? Alguém que possua os mesmos valores da sua IE? Então, aproveite para estabelecer uma excelente parceria. 

Em época de comunicação rápida e compartilhamento de informações, a opinião do outro se torna altamente importante. 

Ilustração

6) Repost

Nossa sexta dica para melhorar o  engajamento com o aluno utilizando o Instagram é o repost!

Seus alunos postaram um story e marcaram o perfil da sua IE? Analise e, se possível, reposte! Mesmo que inconscientemente, eles estão fornecendo um gatilho importante: o de aprovação social.

Quer saber mais sobre os gatilhos mentais e a sua utilização no cenário educacional? É só dar um clique na imagem abaixo! 😉

Como usar gatilhos mentais na educação - Rubeus

7) Faça uso de hashtags “invisíveis” em seus stories

Por fim, mas não menos importante, para melhorar o  engajamento com o aluno utilizando o Instagram utilize hashtag!

O Instagram disponibiliza a inclusão de hashtag nos posts. Mas utilizá-las também nos stories pode ser eficaz. Você pode optar por deixá-las visíveis ou escondê-las, arrastando para o lado ou abaixo de uma imagem, por exemplo. 

Além disso, uma vez em seu perfil, a hashtag será associada à sua marca. Por isso, uma dica é utilizar hashtags que sejam mais específicas para o seguimento da sua instituição, saiba que quanto mais objetivo, mais certeira será a sua estratégia no Instagram.

No que tange a utilização das hashtags nos posts do Feed, uma boa prática é utilizá-las nos comentários. Isso porque quando inseridas na legenda do post, elas podem chamar mais atenção do que o próprio texto publicado. 

Além disso, o ideal é utilizar até 5 hashtags. Então, use com moderação. Afinal, #ninguém #acha #uma #postagem #como #essa #legal, não é mesmo?

E não se esqueça: sempre varie as hashtags para alcançar novos públicos.

Dica bônus: sequência de elementos em um post

Observe a imagem abaixo:

Ilustração Rubeus

Agora, seja sincero: você seguiu a sequência de frases na publicação? Muito provavelmente sim. Sabe por que? Por causa do efeito Eye tracking

Basicamente, ele consiste em uma metodologia que possibilita direcionar o olhar do usuário sobre uma interface ou objeto. Possuindo diversas aplicações, o Eye Tracking pode auxiliar (e muito) na hora de aumentar o engajamento com o aluno utilizando o Instagram. Então, fica a dica para aplicar em seus designers de postagens!

E aí, gostou? 

Espero que este conteúdo tenha sido útil. Depois de todas essas dicas, não posso deixar de te fazer um convite especial: 

Sabemos que no cenário educacional muitas notícias e novidades ocorrem rapidamente. Por isso, nada melhor do que saber delas com prioridade!

Em nosso Instagram postamos diariamente inspirações e informações valiosas para auxiliar na rotina das instituições de ensino. Que tal dar uma olhada? 

Basta clicar na imagem abaixo e irá abrir uma nova aba que te levará para o nosso perfil. Você pode dar uma olhadinha assim que acabar a leitura aqui! ;D 

Quero seguir o @canalrubeus!

Agora é com você! Gostou das nossas dicas de como melhorar o engajamento com o aluno usando o Instagram? Conta pra gente aí nos comentários! 

Bons resultados! 😉

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