Sabemos o quão desafiador pode ser estruturar ações voltadas para a captação de novos alunos. Todavia, também sabemos o quão primordiais elas são. Apesar de serem desafiadoras, há alguns pontos de atenção que podem fazer toda a diferença na hora de desenvolver boas práticas para captação de alunos. Abaixo reunimos 5 deles para você observar se na sua instituição de ensino este é um ponto que demanda atenção.  

E tem mais! Elencamos também, ao longo do conteúdo, alguns materiais complementares para tornar a sua experiência mais completa. Portanto, fique atento(a) para não perder nada! Boa leitura e bons insights!

Introdução

O ensino superior tornou-se um mercado globalmente competitivo. Por isso, é cada vez mais primordial que as instituições de ensino tracem ações voltadas para o crescimento do seu quadro de discentes. Para isso, devem ser utilizadas ferramentas e implementadas boas práticas para captação de alunos. 

Ilustração

Vale ressaltar que captar alunos significa prever o que eles estão procurando. Outro ponto importante é mapear o que não pode faltar quando o assunto é a escolha por uma instituição de ensino. Isso pode ajudar a atender melhor suas expectativas.

Pensando no quão importante é a captação de alunos para a sobrevivência e o crescimento das instituições de ensino, nosso assunto de hoje ilustra pontos de atenção para identificar possíveis erros na execução deste processo. 

Boas práticas para captação de alunos: pontos de atenção para identificar possíveis erros

1) Você não investe em uma estratégia de geração e atração de leads

Um lead é toda e qualquer pessoa que demonstrou interesse por algum tipo de conteúdo que a sua instituição ofertou. Em troca, ele disponibiliza alguma informação pessoal, seja seu nome, e-mail ou telefone, por exemplo. Isso significa que gerar leads é obter contatos para a base de dados da sua instituição de ensino.

Ilustração

A dica aqui é que esses leads gerados sejam classificados de acordo com o potencial que possuem para se tornarem alunos. Isso facilitará o processo de nutrição. Além disso, será possível que você visualize em qual etapa da Jornada de Compra Educacional o potencial aluno se encontra. 

Ademais, essa classificação ajuda o time de Captação a priorizar seus esforços para os leads “mais quentes”. Ao fazer isso, sua instituição estará aumentando a possibilidade de convertê-los em matrículas, além de otimizar o tempo dos times de Marketing e Vendas.

Quando sua instituição de ensino não possui estratégias focadas na geração e na atração de leads acaba não “enchendo” o topo do Funil de Captação. Resultado? Pouquíssimos potenciais alunos avançam para o fundo do Funil, que consiste em uma abordagem mais comercial e onde eles possuem altas possibilidades de conversão. 

2) Sua instituição não investe em prospecção passiva

Nossa segunda dica de boas práticas para captação de alunos é a prospecção. 

Prospecção passiva ou Inbound Marketing configura-se como uma forma sutil de persuadir e “convencer” o lead de que ele precisa da sua instituição de ensino. 

A principal ferramenta trabalhada pelo Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo. De maneira simples, esse tipo de marketing configura-se como uma estratégia que visa o aumento das vendas. Para isso, cria-se e disponibiliza-se conteúdos relevantes e poderosos aos seus potenciais alunos. 

Resumidamente, funciona assim: sua IE cria conteúdos de qualidade sobre temas relacionados à necessidade das suas personas, de modo a responder suas principais dúvidas, atraindo-as e gerando valor.

Basicamente, ao investir em Marketing de Conteúdo sua instituição de ensino estará atraindo o interesse dos seus potenciais alunos através de ações sutis de nutrição. Por isso, o conteúdo é um importante fator a ser utilizado quando o assunto são boas práticas para captação de alunos.

Você aceita fazer parte da nossa lista?

Sabemos que o cenário educacional envolve muitas notícias e novidades que ocorrem rapidamente. Para tentar ajudar as instituições de ensino, reunimos as news quentinhas e enviamos diretamente via e-mail.

Junte-se a nossa rede de contatos e receba nossas novidades, gratuitamente e com prioridade. Além de dicas, nós disponibilizamos também notícias, conteúdos e insights sobre o cenário educacional. Para fazer parte do grupo, é só clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS


3) Não há sinergia entre os times de Marketing e Vendas

Há uma grande diferença entre dependência e interdependência. Em resumo, quando as equipes da sua instituição são dependentes, isso quer dizer que, se uma não fizer, as demais também não farão. 

Ao trabalhar a cultura de interdependência, sua IE estará prezando por equipes que interagem umas com as outras e que precisam trabalhar juntas para alcançar objetivos em comum. 

O funcionamento autossuficiente das equipes de marketing e vendas simplesmente não pode mais continuar. A lacuna entre elas deve ser preenchida para fornecer aos potenciais alunos uma atuação sólida e de alta qualidade. Mas como fazer isso? Através da utilização do Smarketing Educacional, que consiste em uma metodologia que conecta marketing e vendas a fim de aumentar significativamente os resultados do negócio.

Ilustração

Nesse sentido, programe reuniões semanais para permitir que as duas equipes respondam às perguntas umas das outras, forneçam atualizações e comentários e compartilhem informações relevantes que as ajudarão a melhorar seu desempenho.

4) Não há alinhamento sobre as estratégias de venda

A quarta dica de boas práticas para captação de alunos envolve estratégias de venda.

É certo que personalizar o atendimento é fundamental para obter sucesso nas vendas. Isso porque é essencial fazer com que o seu prospect se sinta único.

Contudo, criar ações que sejam capazes de nortear a abordagem realizada pela equipe de relacionamento é imprescindível. Somente dessa forma, será possível criar um padrão de atendimento, que seja capaz de manter um alto nível de experiência.

Nesse sentido, criar scripts para venda pode ser a chave para obter um desempenho mais satisfatório. O principal objetivo desse modelo estratégico é facilitar alguma etapa específica do processo de vendas em si. Para isso, ele propõe um certo nível de padronização da comunicação dos seus consultores de vendas com os seus potenciais e atuais alunos.

SCRIPT PARA VENDA DE CURSOS - Rubeus

5) Você não conta com a Plataforma Rubeus

Apesar da Rubeus não realizar macro captação de alunos, com a Plataforma Rubeus, você consegue automatizar sua régua de relacionamento enviando, no momento certo, a mensagem certa à pessoa certa. Logo, sua taxa de conversão de alunos tende a aumentar.

Por ser robusta e suportar os principais desafios das instituições de ensino, o Rubeus deixou de ser apenas um CRM e transformou-se em uma Plataforma completa. 

Basicamente, ela foi desenvolvida para instituições de ensino e, por isso, os resultados são melhores e a cultura de relacionamento com o aluno realmente acontece de forma efetiva no dia a dia das equipes de uma IE. 

Rubeus

Com a Plataforma Rubeus, a equipe comercial consegue priorizar os perfis mais valiosos de interessados. Além disso, as melhores oportunidades são enviadas da Macro Captação em tempo real para o funil de vendas do captador, aumentando a chance de conversão exponencialmente. Uma ligação realizada em até 48 horas após o abandono da inscrição aumenta 4 vezes as chances de resgate do candidato!

Para conhecer a Plataforma Rubeus de pertinho e entender o quão importante ela é para o desempenho da sua instituição de ensino, não perca tempo! Solicite agora uma demonstração gratuita clicando na imagem abaixo!

AGENDAR UMA DEMONSTRAÇÃO - Rubeus

E aí, gostou?

Espero que esse material tenha sido útil! Para tornar a sua experiência ainda mais completa, eu tenho uma sugestão de conteúdo para você! Estou falando do kit Captação de alunos na prática

Sabemos que mapear ações para captação requer tempo e esforço. Pensando nisso, resolvemos reunir, em um combo de conteúdo, as nossas melhores dicas e conteúdos para você.

O Kit Captação de alunos na prática da Rubeus te dá acesso às seguintes informações:

  • Qual a melhor forma de se estruturar e-mails marketing poderosos para atrair alunos;
  • Como investir de maneira eficaz em Marketing e Vendas;
  • Dicas para converter mais alunos através de um Script Avançado de Vendas;
  • Como mapear ações estratégicas (e práticas) para preparar candidatos para o seu processo seletivo;
  • E muito mais!

Para solicitá-lo, basta clicar na imagem abaixo e já te enviaremos o conteúdo. Não perca tempo! 😉

Kit Captação na prática - Rubeus

Agora queremos saber de você! Quando o assunto é boas práticas para captação de alunos, sua IE já pratica alguma das dicas acima? Conte-nos nos comentários!

Até a próxima! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.