Dicas de como vender cursos profissionalizantes: 6 pilares para captar mais alunos

Os cursos profissionalizantes estão em alta no mercado. Diversas pessoas estão optando por esse formato de curso para garantir um ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Sua instituição de ensino já sabe quais os principais pilares para alcançar o êxito na captação desses leads? Neste conteúdo compartilhamos com você 6 dicas de como vender cursos profissionalizantes. Que tal conferir tudo agora?

Leitura: 6 minutos

Introdução

Em um mundo altamente globalizado, a forma de consumir serviços educacionais mudou. Atualmente, questões como qualidade de ensino, aparato tecnológico, flexibilidade dos meios de pagamento, modalidades híbridas de ensino e ensino personalizado são algumas das exigências dos estudantes.

Nesse cenário de evolução, a crescente economia do conhecimento, na qual informação é poder, também aumentou a demanda por cursos on-line. É sem dúvida um mercado em expansão em todo o mundo. 

Dentre os principais formatos de cursos em alta estão os cursos profissionalizantes. Em resumo, esse formato de curso é caracterizado por possuírem uma abordagem mais específica e profissional. Ou seja, mais focada para o mercado de trabalho. E, diferentemente dos cursos acadêmicos, eles geralmente não exigem pré-requisitos e são direcionados para pessoas que desejam aprimorar competências úteis para determinada área de trabalho

Dessa forma, podemos concluir que, os cursos profissionalizantes são curtos e direcionados para aquelas pessoas que buscam se atualizar em um assunto bem específico e de forma rápida.

Além disso, empresas de diversos setores começaram a adotar várias soluções de treinamento que promovem ainda mais o mercado de cursos profissionalizantes.

Nem precisamos dizer que esse formato de curso pode ser rentável para a sua instituição de ensino, não é mesmo? Sendo assim, chegou a hora de “jogar as redes” nesse mar lotado de peixes! Resolvemos compartilhar algumas estratégias realmente poderosas para captar alunos. Este conteúdo vai  compartilhar com você as melhores dicas de como vender cursos profissionalizantes

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Boa leitura e bons insights! 😉

Dicas de como vender cursos profissionalizantes: 6 pilares para captar mais alunos

O marketing é essencial para todo negócio. Afinal, ele é a porta de entrada para atrair e captar leads. Por isso, um erro fatal é não considerá-lo quando o assunto é dicas de como vender cursos profissionalizantes.

📢 Lembre-se: a lucratividade do seu curso depende diretamente de seus esforços de marketing e vendas. Sendo assim, é muito importante estruturar esses dois times mesmo que da forma mais básica possível no início

Confira as dicas que preparamos para você:

1) Entenda o seu potencial aluno através de um mapa da empatia 

Em resumo, um mapa de empatia é uma ferramenta utilizada para entender mais os potenciais alunos. Ele permite conhecê-los e, portanto, construir uma maior percepção de como trabalhar as ações de captação

O mapa de empatia trabalha questionamentos que englobam esferas como  pensamentos, sentimentos e experiências do seu potencial aluno. Quando juntas, as informações permitem construir um panorama detalhado de seu perfil, bem como sua tendência de compra.

Os mapas de empatia tradicionais são divididos em 4 quadrantes:

Mapa de empatia - Dicas de como vender cursos profissionalizantes: 6 pilares para captar mais alunos

Assim, com o mapa de empatia é possível conhecer gostos, dores, percepções e preferências dos  seus potenciais alunos. Dessa forma, você pode atuar, por exemplo, oferecendo seus serviços diretamente em uma dor específica  identificada. Nesse momento, aproveite para destacar o que você pode agregar a ele e como ele será após consumir o que sua instituição está divulgando.

🚨 Outro conceito que você deve entender paralelamente ao Mapa da empatia é a sua persona. Não vamos alongar nesse ponto, mas é interessante que você conheça. Para isso, aqui está uma dica de leitura:

Exemplos de personas para IEs - Rubeus

2) Dicas de como vender cursos profissionalizantes: Invista em Marketing Digital 

Nossa segunda dica de como vender cursos profissionalizantes é essencial: investir no digital!

O marketing digital para educação consiste no conjunto de esforços ou atividades de marketing trabalhadas com a finalidade de atrair mais alunos, se comunicar melhor com eles e criar um relacionamento mais próximo. 

📢 Em resumo: o marketing digital educacional permite que a sua instituição esteja (bem) visível para os potenciais clientes. Através de ações para ranqueamento orgânico e pago, por exemplo, os seus cursos podem ser encontrados quando o potencial aluno faz uma busca no Google.

Veja algumas dicas de como estruturar um Marketing Digital para educação que seja realmente efetivo:

> Crie um blog

Se você quer vender e ainda não possui um blog, saiba que está mil anos atrasado!

Em conjunto com o site, o blog é um canal de aquisição poderoso para a captura de leads. Através dele é possível disponibilizar conteúdos que atendam cada um dos seus potenciais alunos, mudando a abordagem de acordo com a etapa em que eles se encontram na Jornada de Compra Educacional

Além disso, o blog permite que mesmo aquele potencial aluno que ainda não esteja pronto para se inscrever em seu curso, encontre materiais que o ajude a solucionar dúvidas e objeções de compra. 

🚀 Leia: Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um.

> Acredite no poder das mídias sociais

O número de pessoas que usam a internet e, mais especificamente, as mídias sociais está aumentando ano a ano. São milhares de pessoas diariamente acessando informações.

Em suma, o marketing de mídia social é uma grande parte do marketing digital e não pode passar despercebido como um canal de marketing que você deve considerar usar para vender o seu curso profissionalizante.

📢 Lembre-se: existem muitas redes sociais por aí, e você deve pensar em quais o seu público pode estar e, a partir disso, investir em posts estratégicos.

🚀 Aproveite o nosso combo de conteúdo: Capas personalizadas para destaques do Instagram de IEs +  Estratégia de mídia digital para IEs: descubra o que não pode faltar na sua + Templates prontos para posts nas redes sociais.

3. Invista em e-mails e ligações estratégicas

Outbound Marketing refere-se à estratégia tradicional de marketing na qual a sua instituição atua de forma mais direta e intensa. Por isso, ele é considerado um tipo de prospecção ativa

Sua abordagem é baseada no perfil do potencial aluno (persona) da sua instituição de ensino. Nesse tipo de marketing, sua IE é quem vai em busca dos prospects.

☎️ Através do Cold Calling é possível realizar ligações para a sua base de contatos, oferecendo o seu curso de forma mais direta e “agressiva”. Para que surtam efeito, as ligações podem ser guiadas por um script de vendas por telefone

📩 Além das ligações, sua instituição de ensino também pode investir em e-mails, o Cold Mailing. Através de e-mails disparados para a sua base de contatos, é possível estabelecer uma comunicação rápida e estratégica, além de ressaltar os diferenciais dos seus cursos.

Percebeu como as ações de Outbound Marketing são muito importantes para captar mais alunos? Que tal imergir nesse “mundo”? Clique na imagem abaixo e tenha acesso a um material completo!

Outbound Marketing Educacional - Rubeus

Já anotou tudo aí? Então prepare-se pois a nossa quarta dica está chegando! 😃

4. Dicas de como vender cursos profissionalizantes: Crie conteúdos de qualidade

O Marketing de Conteúdo é atualmente uma das formas mais eficazes de conquistar a confiança dos seus potenciais alunos. Por isso, investir nesta metodologia é uma das estratégias mais eficientes que sua instituição pode desenvolver. 

Em resumo, ao oferecer conteúdos que sejam relevantes para as suas personas sua IE será relevante para eles e, desta forma, será possível agregar valor e mostrar ao potencial aluno que a sua instituição de ensino possui aquilo que ele deseja.

Assim, você pode criar materiais de valor (blog posts, e-books, infográficos, planilhas, pdfs…) para os seus potenciais alunos e disponibilizá-los em seu blog. Esses materiais podem responder questionamentos e trabalhar temas importantes, tais como “Os benefícios de investir em um curso profissionalizante”. 

Ao disponibilizar materiais em seu blog, você pode pedir algo em troca ao seu lead, como por exemplo o e-mail ou número de telefone. Assim, após o seu lead disponibilizá-los, você pode direcioná-lo uma abordagem de nutrição do desejo de compra através de e-mails e/ou ligações.

O universo do conteúdo é enorme! Por isso, separei mais algumas dicas para você. Veja só:

> Invista em escrita persuasiva 

Para você, o que é uma boa escrita?

Em resumo, o Copywriting é uma escrita com foco em conversão. Como assim? Ao utilizar técnicas de copy, você estará influenciando o seu leitor na tomada de uma decisão.

Todavia, para que isso seja possível, é essencial unir um bom conteúdo visual à sua escrita persuasiva. 

Para saber mais sobre técnicas de escrita e como incorporá-la em suas estratégias de Marketing Digital para educação, acesse nosso blog post: 

Copywriting para IEs: o poder das palavras na conversão de alunos - Rubeus

> Aposte em CTAs (Call to Actions)

CTA é a sigla para Call to Action que significa “chamada a uma ação”. Mas, na prática, o que é isso? Em suma, é um link, geralmente, representado em forma visual ou textual dentro de uma página. Seu principal objetivo é fazer com que os usuários, no caso os potenciais e atuais alunos da sua instituição, realizem uma ação específica.

Contudo, a sua utilização deve ser estratégica e bem planejada. Questões como posicionamento, conteúdo, cor e formato, por exemplo, são fundamentais na hora de estruturar um CTA eficaz. 

🚀Leia: Passo a passo para criar chamadas para ação que convertem.

5. Investir na geração de tráfego pago

Nossa quinta dica de como vender cursos profissionalizantes já chegou!

O tráfego pago é uma estratégia de Marketing Digital que tem o objetivo de fazer com que as pessoas cheguem até a sua marca. Isso será possível por meio do investimento em campanhas e anúncios.

Em resumo, sua instituição paga para que o seu conteúdo apareça para as suas personas, ou seja, para quem você deseja atingir. 

As duas plataformas mais conhecidas para fazer uma estratégia de tráfego pago de sucesso são o Google AdWords e o Facebook Ads.

🚀 Leia: Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino: o que você precisa saber para começar.

6. Dicas de como vender cursos profissionalizantes: Disponibilize opções de pagamento flexíveis e adesão rápida

Por fim, a nossa última dica de como vender cursos profissionalizantes, veja só:

Quando você trabalha com o desejo de compra, precisa estar ciente que o impulso da compra se perde muito rápido, ou seja, o lead “esfria” rapidamente. Com isso em mente, você precisa oferecer flexibilidade para o lead efetuar o pagamento da sua inscrição ou mensalidade. Ao fazer isso, você “alimenta” o impulso da compra.

Além disso, é muito importante permitir uma adesão facilitada. Isto é, o aluno efetua o pagamento e já tem acesso ao portal e em poucos minutos já pode começar o curso. Isso fará uma enorme diferença!

🚀 Leia: A transformação digital das formas de pagamento no cenário educacional.

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo com dicas de como vender cursos profissionalizantes. 

Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

Plataforma Rubeus

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Até a próxima!

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Dicas de como vender cursos profissionalizantes: 6 pilares para captar mais alunos! Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-como-vender-cursos-profissionalizantes/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 1 fevereiro. Dicas de como vender cursos profissionalizantes: 6 pilares para captar mais alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-como-vender-cursos-profissionalizantes/