Aprenda a criar campanhas de alto desempenho por meio da neurociência aplicada ao marketing digital. Encontre, neste conteúdo, 9 dicas que ninguém te conta sobre como maximizar as matrículas utilizando o Neuromarketing na educação!
⏰ Tempo aproximado de leitura: 6 minutos
Introdução
🧠 A mente humana é altamente complexa e interfere significativamente na forma como produtos e serviços são percebidos, bem como na decisão do consumidor de adquiri-lo ou não.
Assim, partindo dessa perspectiva de complexidade e influência na decisão de compra, os neurocientistas passaram a estudar e explorar a biologia por trás de processos inerentes ao ser humano. Logo, abordam a formação de memórias, os processos criativos e a cognição social e emocional.
🛍️ Podemos ter uma ideia do quão importante é estudar a mente humana e as suas tendências de consumo a partir do momento em que começamos a perceber como pequenas ações são capazes de envolver os clientes e engajá-los em suas decisões de compra.
Dessa forma, no caso das instituições de ensino, influenciar positivamente os potenciais alunos por meio de ações processadas no subconsciente é uma ótima estratégia para “evoluir” o lead pela decisão de compra, bem como engajá-lo para a decisão final.
🤔 Mas como essas descobertas científicas podem ser traduzidas para a captação de alunos? É justamente isso que veremos neste conteúdo! Vamos compartilhar com você e a sua equipe dicas de Neuromarketing na educação altamente persuasivas. O nosso foco é alavancar a sua taxa de conversão de leads! Vamos juntos?💪
Boa leitura e ótimos insights!
🤔 O que é Neuromarketing?
Em resumo, o Neuromarketing consiste em uma área de conhecimento que conecta estudos interdisciplinares da psicologia, neurociência e do marketing.
Sendo assim, seu principal objetivo é estudar o funcionamento do cérebro e a influência exercida por propagandas e estratégias de marketing.
🎯 Exemplo prático de influência do Neuromarketing na decisão de compra
Um exemplo prático do quão poderosa é a utilização do Neuromarketing é o protagonizado pela empresa Knorr. Neste exemplo, veremos a aplicação de uma estratégia chamada efeito da Congruência.
A Knorr percebeu um salto enorme nos resultados de venda após optar por alterar a localização dos temperos, colocando-os ao lado do setor de carnes.
Em síntese, o que aconteceu foi que, ao se deslocarem para realizar a compra de carne, imediatamente os clientes tinham contato com o tempero. Isso os fazia “lembrar” de que uma coisa está diretamente ligada a outra. Desse modo, o cérebro dos consumidores “ativa” a necessidade de comprar ambos os produtos.
😃 Sabe por que isso acontece? Porque somos altamente influenciáveis! Além disso, o comportamento de compra envolve, em grande parte, o impulso e a vontade latente de “ter”.
Justamente por isso, utilizar o Neuromarketing é tão positivo para as vendas! 🚀
📑 Mas como aplicar o Neuromarketing na captação de alunos?
Bem, a aplicação do Neuromarketing nas estratégias de atração de leads é altamente benéfica para as matrículas. Em síntese, você e a sua equipe podem influenciar de forma significativa a maneira como o seu lead enxerga e se sente acerca da sua instituição de ensino.
Separamos a seguir, algumas dicas preciosas de Neuromarketing na educação que se aplicadas corretamente, farão a diferença para os seus resultados! Antes de começarmos, temos algumas sugestões para você:
⭐ Salve este post para não perder as dicas de vista!
💪 Não deixe para amanhã a estratégia que você pode fazer hoje!
🚀 Fique de olho nos conteúdos complementares, pois eles irão enriquecer a sua experiência!
😎 Se puder, realize todas as dicas em conjunto. Assim, as chances de alcançar melhores resultados serão maiores!
Sem mais delongas, vamos às dicas!
🧠 Promovendo o Neuromarketing na educação: Gatilhos mentais
Em resumo, os gatilhos mentais são estímulos enviados pelo cérebro que exercem influência direta sobre a pessoa e a forma como ela tomará alguma decisão.
😨 Ao utilizar o gatilho de escassez, por exemplo, o lead aluno será movido pelo medo inconsciente de perder aquela oportunidade que talvez nunca mais se repita.
Sendo assim, sua equipe de Marketing pode promover eventos, como congressos, workshops, palestras, seminários e cursos de extensão, com vagas limitadas. Além disso, verifique a viabilidade de oferecer benefícios exclusivos às primeiras pessoas que realizarem a matrícula.
Veja um exemplo:
“Sem um senso de urgência o desejo perde o seu valor”
Jim Rhon
Ademais, outra boa prática que pode incentivar os indecisos a se matricularem em sua instituição de ensino é a criação de um senso de urgência. Essa ação estabelece um prazo temporal limite para a matrícula.⠀⠀
Com isso, os interessados são influenciados a fecharem negócio com sua IE o mais rápido possível. ⏱
😀 Quer saber mais sobre o senso de urgência? Vou deixar aqui um conteúdo detalhado sobre o tema: Como usar gatilhos mentais na educação: exemplos que sua IE deveria adotar!
📝 Promovendo o Neuromarketing na educação: Conteúdos estratégicos
Certamente você já sabe que a produção de conteúdo é um dos pilares para estratégias bem-sucedidas de Inbound Marketing. Entretanto, o que queremos ressaltar aqui é a abordagem utilizada nesses conteúdos.
Por exemplo, um dos principais fundamentos para o sucesso em canais digitais é o título e o subtítulo da página.
🙂 Sendo assim, ao produzir um e-book ou um blog post, é primordial que o título esteja 100% relacionado à sua proposta de valor, ou seja, ao que você irá entregar. Além disso, deve descrever o benefício que o leitor irá obter.
Ademais, outra dica importante é se atentar a sequência de elementos de leitura. Observe a imagem abaixo:
🤓 Agora, seja sincero: você seguiu a sequência de frases na publicação? Muito provavelmente sim. Sabe por que? Por causa do efeito Eye tracking.
Basicamente, ele consiste em uma metodologia que possibilita direcionar o olhar do usuário sobre uma interface ou objeto. Possuindo diversas aplicações, o Eye Tracking pode auxiliar (e muito) na hora de aumentar o engajamento com o lead. Então, fica a dica para aplicar em seus designers de postagens!
💬 Promovendo o Neuromarketing na educação: Storytelling
Está anotando tudo? Porque a nossa terceira dica já chegou! 😃
Todo mundo gosta de uma boa história! Ainda mais se nos identificarmos (mesmo que inconscientemente) com algum personagem dela!
O Storytelling é a ferramenta mais poderosa para criar relacionamento e vender. Com ele é possível criar uma narrativa marcante, que ficará fixada na memória do seu lead. Assim, é possível conectá-los com a sua instituição de ensino através da identificação e afinidade com o que está sendo abordado em seu texto, aumentando, portanto, as chances deles agregarem valor e realizarem a determinada ação proposta (a efetivação de inscrição, por exemplo).
Sendo assim, para humanizar a sua instituição, agregando valor a suas histórias e criar um relacionamento íntimo com o seu potencial aluno, a dica de ouro é investir na técnica de Storytelling, explorando narrativas como:
- História da sua instituição;⠀⠀⠀
- Realçar seus valores e objetivos;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Histórias de sucesso dos seus atuais e ex-alunos.
✍️ Promovendo o Neuromarketing na educação: Copywriting
A copy para conversão é uma técnica de comunicação que tem como objetivo tornar mais potenciais alunos em matriculados. Essa técnica pode ser aplicada por meio de diversas estratégias e em vários momentos da Jornada de Compra dos potenciais alunos.
Em suma, Copywriting é uma técnica de escrita muito utilizada na área de marketing para persuadir o leitor a concretizar uma ação, apelidada de “arte de vender”. Através de palavras ela é capaz de atrair e converter mais facilmente os leads.⠀
🤔 Mas como ser tão eficiente e conseguir impactar dessa forma seus potenciais alunos? Listei algumas dicas, veja só:
1) Sabendo com quem você está conversando
Aqui, as personas da sua instituição de ensino são de extrema relevância, elas irão te dizer qual o melhor tom e abordagem para a sua escrita!
Caso não tenha ou não saiba como construí-las, vou deixar aqui um conteúdo sobre o assunto para você dar uma olhadinha: 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas.
2) Utilizando gatilhos mentais
Como vimos, os gatilhos mentais são altamente poderosos! Em suma, alguns princípios psicológicos fundamentais são: reciprocidade, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. (Você encontra mais sobre cada um deles no nosso conteúdo Como usar gatilhos mentais na educação: exemplos que sua IE deveria adotar 😉)
3) Utilizando a abordagem e o tom de comunicação corretas
É necessário que o leitor sinta-se à vontade para estabelecer uma interação e assim, realizar a ação indicada.
📝 Vou deixar aqui um conteúdo complementar para você entender ainda mais sobre o poder das palavras!
🎯 Promovendo o Neuromarketing na educação: Call to Action
As chamadas para ação, CTA ou Call to Action em Inglês, podem ser a chave para despertar o sentimento de compra do seu potencial aluno.
Cada potencial aluno está em um momento da decisão de compra diferente rumo à matrícula. Dessa forma, é indispensável otimizar os canais de aquisição da sua instituição de modo estratégico, transmitindo “ordens” inconscientes para o cérebro, como é o caso do botão de “inscreva-se” ou “clique aqui e saiba mais!”.
💭Tenha em mente: o papel de uma chamada para ação é exatamente incentivar quem estiver vendo o seu anúncio a clicar nele imediatamente.
🤔 Mas como despertar essa atenção?⠀
Em resumo, existem 4 elementos essenciais que devem ser observados na hora de construir o CTA certo para a conversão de seus alunos, são eles:⠀
📌Formato:
O mais utilizado é o botão, visto frequentemente em home pages, e-mails marketing e formulários. Temos também a opção de utilizar banners, tratando-se de uma imagem que, por si só, provê mais contexto do que apenas um botão. E, por fim, links no texto que são muito importantes para as boas práticas de SEO.⠀
📌Cores:
Além de priorizar a utilização de cores presentes na paleta da sua instituição, é necessário pensar que cada elemento do seu site estará “concorrendo” entre si para despertar a atenção do visitante.⠀
📌Conteúdo:
A frase de impacto presente nos CTAs deve despertar o gatilho de compra, portanto invista em “ordens” que sejam claras e objetivas.⠀
📌Local:
Como já vimos, existe o lugar certo para cada CTA dependendo da etapa da jornada de compra do lead, sendo assim escolha o lugar correto para que o bom desenvolvimento de tal jornada não fique comprometido.⠀
Exemplos de CTAs
🤔 Além disso, você sabia que pode converter seu potencial aluno em cada fase do Funil de Captação de Alunos através de CTAs poderosos?⠀
Separei 3 dicas para te ajudar a fazer isso:⠀
- Adapte sua estratégia de acordo com o local em que cada CTA será inserido, podendo ser tanto a home page ou uma página sobre um curso específico;
- A pessoa que visita seu site está em busca de informação, então certifique-se de que tudo estará disponível e de fácil entendimento; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Coloque CTAs de fundo de funil em todas as páginas, assim um lead já decidido de que quer se inscrever no vestibular ou completar sua matrícula estará sempre a um clique da conversão.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚨 Promovendo o Neuromarketing na educação: Estratégias de conversão no box de captura
Disponibilizar um box para captura de informações do seu lead é essencial para facilitar e incentivar a conversão!
Sendo assim, para deixar o seu box de captura mais atrativo, pondere sobre questões como:
✅ Tipo e quantidade de campos: Não exagere! Esse box tem que ser simples e prático! Por isso, peça informações padrões como: nome, e-mail e celular.
🎁 Informações de apoio: Esclareça sucintamente o que o seu lead irá ganhar ao disponibilizar os seus dados.
🔍 Preenchimento passo a passo: Direcione o que o seu lead deve fazer ao preencher o formulário.
Tá achando muito teórico? Clique AQUI e veja um exemplo para você se inspirar!
📽️ Promovendo o Neuromarketing na educação: o poder dos vídeos
Os tempos modernos tornaram os vídeos um dos principais recursos para a construção de um marketing persuasivo.
Em suma, o vídeo continua a reinar quando o assunto é conteúdo popular, é o que demonstra uma pesquisa realizada pela ComScore VideoMetrix, que comparou os acessos de julho de 2019 e julho de 2020, 91% dos usuários brasileiros assumiram terem aumentado seu tempo de uso na plataforma, revelando uma ótima oportunidade de investir nesse canal digital.
Ainda segundo o Think with Google, 9 em cada 10 consumidores fizeram uma compra depois de assistir a um vídeo no YouTube. Além disso:
Alguns bons exemplos de conteúdos que podem trazer bons resultados nessa rede social são:
- vídeos institucionais,
- tour virtual, mostrando a infraestrutura física e tecnológica,
- campanhas de processos seletivos,
- notícias de mídia que vinculam positivamente o nome da instituição,
- eventos promovidos,
- vídeos curtos com diferenciais da IE e dos seus cursos,
- depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos.
🚀 Promovendo o Neuromarketing na educação: O efeito da Dominância Assimétrica
Em suma, esse efeito refere-se ao fato de que, caso o cliente tenha que tomar uma decisão entre duas opções, você pode influenciar a sua escolha ao inserir uma terceira opção assimétrica.
Vamos a um exemplo prático! 👊👊
Imagine que você trabalha com pacotes de internet. Você oferece, inicialmente, duas opções de pacotes:
Com essas duas opções, muito provavelmente, o cérebro optará pelo pacote básico, tomando, assim, uma decisão simétrica. Isso ocorre uma vez que a diferença de valor é considerável entre as duas opções. O que faz com que o cliente “sinta” que o pacote básico é suficiente. Afinal, ele não precisa tanto assim de uma internet tão veloz.
Mas e se adicionarmos mais uma opção de pacote? 🤔
Quando você coloca uma opção “média”, com um preço mais próximo ao maior valor, a tendência é que o nosso cérebro tome uma decisão assimétrica. Isso ocorre porque, nesse caso, o preço do pacote menor já não parece tão atraente e convidativo, afinal ele é o “básico”.
Além disso, como a diferença entre o pacote médio e o completo é pequena, a grande maioria dos assinantes optariam pelo pacote completo. Isso porque eles “sentem” que estão fazendo um ótimo negócio, ou seja, ganhando na relação custo-benefício.
🤔 Mas como aplicar isso no ambiente educacional?
Quando o assunto é venda de cursos, é fundamental que a sua IE trace uma estratégia de divulgação eficaz. É nesse exato momento que você deve usar o efeito da Dominância Assimétrica.
Vamos tomar como exemplo a venda de cursos livres:
Percebeu como as três opções são colocadas estrategicamente para incentivar o aluno a optar pelo pacote mais completo? Aqui, temos um exemplo prático de Neuromarketing na educação.
😍 Promovendo o Neuromarketing na educação: Depoimentos
As pessoas conversam com outras para tomar suas decisões. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Nielsen, 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boa a boca.
E mais: ainda segundo o levantamento, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer propaganda.
💡 Sendo assim, em seu blog e site, divulgue depoimentos de alunos já matriculados e egressos satisfeitos com a sua instituição de ensino.
Ademais, filme o dia a dia das salas de aula e divulgue nas redes sociais, isso transmite o sentimento de familiaridade e trás segurança para os que não conhecem a sua IE de perto.
🚀 Confira os nossos conteúdos complementares: Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito |
Considerações finais
Espero que você tenha gostado do nosso guia sobre Neuromarketing na educação! Aliás, que tal compartilhar esse conteúdo com a sua equipe? Assim, vocês crescem juntos e permanecem alinhados. 👊🏼👊🏼
Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
Ótimos resultados! 🚀
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Neuromarketing na educação: entenda como seus leads pensam e matricule mais. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/neuromarketing-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 22 abril. Neuromarketing na educação: entenda como seus leads pensam e matricule mais. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/neuromarketing-na-educacao/