SX Writing: saiba mais sobre a escrita com foco na experiência do estudante

Você já ouviu falar na escrita focada no usuário? Sabe como utilizar um bom texto para incentivar potenciais e atuais alunos a terem uma experiência de qualidade quando em contato com algum conteúdo ou canal digital da sua instituição de ensino? Neste conteúdo, vamos compartilhar dicas sobre como colocar o SX Writing em prática! Confira! 👩‍💻

⏰ Tempo aproximado de leitura: 3 minutos

Introdução

Proporcionar experiências de qualidade a potenciais e atuais alunos que atuem em toda a Jornada de Compra Educacional é fundamental para desenvolver bons resultados na captação e Gestão da Permanência de alunos.

🤓 Em síntese, a experiência do estudante vai acontecer independente da instituição de ensino criar ou não ações específicas para melhorá-la

Conforme detalhamos no conteúdo “Experiência do estudante: como criar experiências memoráveis”, há diversas estratégias que podem ser colocadas em prática para proporcionar experiências incríveis aos alunos. Dentre elas, está a escrita focada no usuário, no caso do setor educacional, na experiência do estudante.

✍️ Escrever com foco na experiência do aluno, esse é, resumidamente, o objetivo do processo de SX Writing

Assim, por se tratar da experiência proporcionada aos potenciais ou atuais alunos, é fundamental que as instituições de ensino estejam por dentro dessa prática como forma de “prender” a atenção dos estudantes e contribuir para a atração, conversão de leads e, até mesmo, fidelização de alunos.

Neste conteúdo vamos compartilhar dicas de como desenvolver o SX Writing. O nosso objetivo é te ajudar a proporcionar experiências de qualidade aos estudantes! 💪

Boa leitura e ótimos insights!

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🤔 O que é UX Writing

💭 Talvez você esteja se perguntando: o que essa sigla em inglês tem a ver com o assunto deste blog post? Tem tudo a ver! Para avançarmos no conceito de escrita focada no estudante, primeiramente precisamos analisar a UX Writing, que é a escrita focada no usuário. 

📝 Em síntese, a experiência do usuário (do termo em Inglês, UX Writing) tem origem na área de Design e consiste no processo de escrita que possui a finalidade de proporcionar uma boa experiência ao usuário, direcionando-o ao caminho que a empresa deseja que ele chegue. 

Dessa forma, ao adotar essa prática, o resultado será textos e informações que promovem a interação com o público, sendo capazes de auxiliar as pessoas a alcançarem os seus objetivos.

Percebeu como esse tipo de escrita é cada vez mais necessário no segmento de produtos digitais? Isso porque, nesse segmento, facilitar a experiência dos usuários no aspecto usual (usabilidade) é um requisito imprescindível para o sucesso do cliente e, consequentemente, da empresa. 

😲 Entretanto, a produção de conteúdo com foco em oferecer a melhor experiência ao usuário pode (e deve) ser aplicada em todo e qualquer tipo de negócio, independentemente do segmento. Quer um exemplo?

Imagine que a sua instituição ofereça cursos na modalidade de ensino a distância (EaD). A  escrita com foco na experiência do aluno, desde a elaboração à veiculação dos cursos, é muito importante. Isso porque, através dela, o aluno teria uma visão clara de todo o ambiente de aprendizagem, bem como dos materiais didáticos utilizados. 

Qual o resultado a longo prazo? O volume de dúvidas seria menor, a aprendizagem mais consistente e toda a experiência mais rica e completa. 

Deu para perceber a importância de escrever pensando no usuário? Agora vamos aproveitar o exemplo e mudarmos o nosso foco para a experiência do estudante. 🤓

👥 A experiência do estudante e a sua importância para bons resultados pelas instituições de ensino

Em resumo, Experiência do Estudante ou SX (do termo, em inglês, Student Experience) é a percepção geral que o seu aluno ou potencial aluno tem sobre o seu serviço educacional como um todo, não se limitando apenas ao ensino. 

Logo, a experiência resulta de todas as interações com a sua instituição, desde o início da Jornada de Compra Educacional até o relacionamento com os professores, por exemplo. 

Desse modo, promover uma boa experiência ao estudante é fundamental para que o estudante agregue cada vez mais valor à sua instituição. Além disso, pode influenciar em questões como a aquisição de demais cursos, o posicionamento da marca, a lealdade do aluno e, consequentemente, o lucro obtido.

😣 Entretanto, conseguir oferecer esse alto nível de experiência nem sempre é fácil. Por isso, a dica é mapear, cuidadosamente, todos os pontos de contato dos estudantes com a sua IE. 

Vou deixar aqui, um conteúdo que detalhado sobre a Experiência do Estudante e como cuidar para que ela seja a melhor possível é essencial para os resultados da sua instituição de ensino:

Experiência do estudante: como criar experiências memoráveis - Rubeus

Dentre todas as estratégias analisadas, a escrita de qualidade também é um dos processos que merecem muita atenção e planejamento. Isso porque ela impacta na satisfação do atual e potencial aluno. Afinal, a comunicação está em todos os pontos de contato do estudante com a instituição. E, portanto, a forma como é desenvolvida deve ser estratégica e inteligente.

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🤓 A experiência do estudante pode ser (bem) melhor: conheça o SX Writing

Agora que já conhecemos um pouco sobre a escrita com foco na experiência do usuário e sobre a importância de preocupar-se com a qualidade da experiência proporcionada ao estudante, que tal aprofundarmos ainda mais?

Para isso, o termo UX Writing ganha uma nova versão: SX Writing. 

✍️ Como você já deve estar pensando, o SX Writing é toda escrita direcionada a garantir aos seus estudantes uma experiência de excelência. 

🤔 Mas, quem é responsável por essa prática dentro das instituições de ensino? Deve ser um profissional que tenha facilidade e familiaridade com escrita simplificada e focada em resultados. 

O importante é reconhecê-lo como um SX Writer e sob sua responsabilidade ficará escrever, revisar e validar os conteúdos que, de forma direta ou indireta, estarão acessíveis aos potenciais e atuais alunos.

Então, ele é responsável direto pela qualidade da experiência de usabilidade e facilidade de entendimento dos e-mails, SMS e notificações enviados aos estudantes
Logo, este profissional tem como objetivo garantir que todos os textos sejam totalmente eficientes, ricos e capazes de “guiar”, da melhor forma possível, os seus potenciais e atuais alunos. Em resumo, sua missão é deixar toda a comunicação clara e objetiva a fim de evitar e esclarecer possíveis dúvidas.

🔍 Copywriting X SX Writing

Certamente, em algum momento ao longo da leitura você associou SX Writing à técnica de Copywriting, acertei? Mas, veja bem, elas são diferentes:

Os Copywriters geralmente compõem o time de marketing da instituição de ensino e são responsáveis pela criação de conteúdos focados na conversão do lead, ou seja, conteúdos com uma abordagem mais persuasiva, geralmente compostos por gatilhos mentais e chamadas para ação (Call to Actions).

Em contrapartida, o SX Writer é responsável pela escrita com foco na experiência do leitor, com ênfase em uma linguagem simples e fácil de compreensão. 

📝 Aqui está um de nossos conteúdos no qual detalhamos mais sobre a importância do Copywriting. Vale a pena conferir!

 Copywriting para IEs: o poder das palavras na conversão de alunos - Rubeus

🎯 SX Writing: muito além da escrita

Espero que você não esteja pensando que o SX Writing é, basicamente, escrever e revisar, porque não é. Na verdade, vai muito além disso.

Essa prática, como vimos, envolve o desenvolvimento de estratégias essenciais para proporcionar aos alunos uma experiência de qualidade que seja capaz de satisfazer e, inclusive, superar as suas expectativas.

Logo, se bem realizado, o processo de SX Writing pode ser visto como uma grande vantagem competitiva para as instituições de ensino

Aproveitando que estamos falando sobre isso, que tal conhecer as principais vantagens de colocar em prática a escrita com foco na experiência do estudante? Separamos duas para você, veja:

  • Relação mais próxima aos alunos

Ao conseguir estabelecer uma boa experiência para o seu estudante através da comunicação escrita e falada, sua instituição de ensino conseguirá relacionar-se de forma mais próxima com ele. 

Assim, ao construir uma relação mais próxima, suas chances de ganhar verdadeiros defensores e fãs da sua marca são muito maiores.

  • Menor taxa de evasão e melhor desempenho

Ao conquistar a confiança, demonstrando a eles, por meio da escrita e da comunicação como um todo, que a sua instituição está preocupada com todos os detalhes que os envolvem, você consegue encantá-los.

E, ao proporcionar esta experiência de excelência, é provável que os alunos escolham ficar, contribuindo para que sua taxa de evasão não cresça. 

✅ Essas duas vantagens garantem à sua instituição um melhor desempenho a curto (Captação de alunos) e a longo prazo (Gestão da Permanência).

8 práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável - Rubeus

🚀 Dicas valiosas para desenvolver um bom SX writing

😃 Depois de conhecer as vantagens, acredito que você já esteja querendo colocar tudo isso em prática. Para te ajudar, preparamos dicas poderosas para desenvolver o SX Writing em sua instituição de ensino, veja: 

1) Conheça bem os 3 pilares do SX Writing

A base de todo o processo de escrita com foco na experiência do estudante é composta por três pilares, a saber: pesquisa, empatia e resultado. Saiba mais sobre cada um deles:

Pesquisa 👩‍💻

Como em todo o processo de escrita, no SX Writing você precisa conhecer e estudar sobre o que você irá escrever. Por isso, o primeiro passo é pesquisar. Além disso, muita atenção a questões como tendências faladas e escritas sobre o tema.

Ademais, procure conhecer com quem você irá se comunicar, isso te ajudará a acertar na abordagem da escrita. Identifique os estudantes e preze por informações estratégicas: entenda como eles se comunicam, como eles gostam de falar. Uma boa fonte de inspiração são as suas personas, caso a sua instituição as possua.

📝 Se o conceito de personas ainda é novo para você, vou deixar aqui um conteúdo no qual detalhamos porque possuí-las pode contribuir para o aumento da sua captação: 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas.

Empatia 💚

O próximo passo é colocar em prática a empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. Para isso, crie os conteúdos pensando em todas as informações que você já tem sobre os seus alunos e, o mais importante: colocando-se no lugar deles a todo momento. 

💭 Uma dica é: ao longo do desenvolvimento do SX Writing, pondere sobre questões como: “Será que estou sendo claro o suficiente?”; “Será que dessa forma o leitor entenderá o que estou querendo dizer?”; “Como posso ser mais didático e interativo em minha abordagem?”; “Para quantas interpretações este texto estará passível?”.

💪 O seu desafio é encontrar a melhor forma de adequar o conteúdo ao seu leitor. 

Resultado ✅

O terceiro e último pilar diz respeito ao resultado.

Em resumo, ele quer dizer que você deve investir tempo, recursos e paciência para conseguir escrever bem, sem esquecer do objetivo inicial: encantar os estudantes e proporcionar uma experiência de alto nível mediante a comunicação escrita.

Além disso, não se esqueça de mesclar clareza, simplicidade e facilidade de leitura com um assunto poderoso, capaz de “prender” o leitor.

2) Invista em ferramentas importantes para um bom SX Writing

Acreditamos que conhecer sobre o que será escrito é um grande fator de sucesso para toda produção de conteúdo. Por isso, conheça alguns conceitos importantes que podem te ajudar a desenvolver, eficientemente, o SX Writing:

  • Personas 👥

Em resumo, ao conhecer as personas da sua instituição, você conseguirá produzir conteúdos pensados especificamente para oferecer uma experiência agradável aos seus alunos. Isso significa que basear-se nelas permite um direcionamento da escrita e uma comunicação mais precisa.

  • Jornada de leitura 👣

Ademais, outro ponto que deve estar bem alinhado quando o assunto é o SX Writing é a jornada de leitura dos seus alunos. Fazendo isso, você conseguirá estruturar os seus textos levando em conta todos esses pormenores essenciais para os interessados perceberem a qualidade. 

Assim, utilize links para orientar o leitor sobre o próximo passo, ou seja, a próxima leitura que ele deve realizar.

  • CTAs 🏃‍♀️

Incluir nas comunicações boas chamadas para ação (CTAs ou Call to Actions) é primordial para que a prática de SX Writing seja mais efetiva, direcionada e mais eficiente. 

Através desses CTAs fica mais fácil conduzir os potenciais e atuais alunos em sua Jornada de Compra Educacional. Aliás, pegue dicas de como utilizá-los em sua estratégia, lendo o nosso conteúdo: Passo a passo para criar chamadas para ação que convertem.

3) Oriente seu SX Writer

A última dica para praticar o SX Writing de forma eficiente tem a ver com algumas ferramentas que podem ajudar o SX Writer da sua instituição de ensino, veja só:

  • Guia de escrita 🎯

Em suma, possuir um bom guia de escrita é muito interessante para promover um padrão de escrita. Esse padrão, por sua vez, gera uma consistência na comunicação capaz de impactar positivamente no relacionamento com os estudantes. 

Mas o que seria esse guia? Nada mais do que definir um padrão de comunicação que listaria vários aspectos: desde normas técnicas de escritas até o “tom” de voz e a forma de se relacionar da instituição de ensino. 

Sendo assim, esse guia torna-se um grande aliado para a sua equipe, ajudando na sincronização da comunicação da sua IE com potenciais e atuais alunos.

  • Fluxo de SX Writing 📢

Ademais, outra ferramenta que pode ajudar (e muito) os seus profissionais é o fluxo de SX Writing. Este seria derivado do guia de escrita. 

Em resumo, deve ser mapeado todo o fluxo de comunicação estabelecido entre a sua instituição e os seus potenciais e atuais alunos. Com isso, fica mais fácil escrever com o intuito de conduzi-los a realizar a ação que você deseja.

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Conclusão

Como vimos, adotar o SX Writing em sua instituição de ensino pode ser muito vantajoso, sendo capaz de otimizar o seu processo de comunicação e ajudar na captação e permanência de alunos. 

Mas, para que isso realmente aconteça, é imprescindível entender que o SX Writing vai muito além da escrita, prezando para que a sua instituição de ensino entregue a melhor experiência aos potenciais e atuais estudantes. 

Por fim, para entregar uma experiência de excelência para os seus alunos através das palavras, é inevitável conhecer (e praticar) bem os 3 pilares do SX Writing, estudar todos os seus conceitos e ferramentas importantes e orientar estrategicamente a atuação do seu SX Writer.

😃 Agora, queremos saber: sua instituição já conhecia o SX Writing?

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Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas sobre SX Writing! Agora, compartilhe esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

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Sucesso! 😃

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. SX Writing: saiba mais sobre a escrita como foco na experiência do estudante. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/sx-writing/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 29 de abril. SX Writing: saiba mais sobre a escrita como foco na experiência do estudante. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/sx-writing/