Sua instituição de ensino oferece cursos na modalidade presencial, mas sente que às vezes deixa a desejar no quesito divulgação e venda on-line? Se você respondeu sim, confira agora nossas dicas sobre como vender curso presencial pela internet. 

Além das dicas, elencamos também materiais complementares ao longo do conteúdo. Tudo isso para tornar a sua experiência ainda mais completa. Boa leitura e bons insights! 

Introdução

Durante muito tempo, as ações físicas de Marketing foram o carro chefe no que tange a venda de produtos e serviços. Com a popularização da internet, iniciada nos Estados Unidos, a partir dos anos 90, os computadores passaram a ser acessíveis ao consumidor final, dando início à Revolução Digital que transformou, definitivamente, a sociedade e a toda a forma de se comunicar.

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Em resumo, o termo “Marketing Digital” surgiu e começou a ser discutido pelos profissionais de Marketing. Mas, somente a partir dos anos 2000, com o aumento dos usuários da Internet, que o Marketing Digital popularizou-se, ganhando força e levando-o a ser, hoje, essencial para os times de Marketing e de Vendas da maioria dos negócios.

Analisando o cenário educacional

Quando analisamos especificamente o cenário educacional, percebemos que essa premissa também é aplicável. Indubitavelmente, é preciso criar ações no ambiente virtual para atrair mais alunos. Isso significa que, alinhada às ações presenciais de divulgação de cursos, deve-se também trabalhar os canais digitais, praticando, assim, ações de guerrilha estratégicas e bem persuasivas.

Além disso, um dos grandes questionamentos quando o assunto é como vender curso presencial pela internet envolve justamente o fato da instituição de ensino oferecer cursos na modalidade presencial, o que gera um sentimento de que talvez não consiga-se alcançar um bom resultado de divulgação no meio digital. Mas isso não é verdade. 

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Mesmo que a instituição em questão conte apenas com cursos presenciais deve-se também estruturar ações de Marketing Digital. Da mesma forma, se a instituição oferece demais modalidades, como o EAD ou o ensino híbrido, é importante também aplicar as ações nos canais digitais.

Dessa forma, o nosso assunto de hoje é como vender curso presencial pela internet. Confira a seguir 8 dicas para você colocar em prática e impulsionar suas vendas!

Antes de começarmos, já tenho uma sugestão de conteúdo para enriquecer a sua leitura! Estou falando do nosso blog post Marketing Digital para educação: aumente seu alcance e matricule mais. Clique no link, favorite-o e reserve-o para uma próxima leitura!

8 dicas de como vender curso presencial pela internet

Planejamento - Rubeus

Assim como toda estratégia de sucesso, é fundamental planejar quais serão as suas ações. Afinal, não adianta “atirar no escuro” e não acertar nada, não é mesmo? Por isso, a seguir veremos dicas mais teóricas, mas não menos importantes quando o assunto é como vender curso presencial pela internet, confira!

1) Identifique com quem você quer falar

Em suma, tanto na divulgação física quanto na virtual, uma coisa é importantíssima: saber direcionar e otimizar a sua comunicação. 

Portanto, o pontapé inicial é saber com quem você irá falar, ou seja, conhecer os gostos, desejos e necessidades dos potenciais alunos. Assim, será possível identificar a qual abordagem ele estará mais receptivo. 

O segredo aqui é obter uma visão o mais detalhada possível de quem é o seu potencial aluno. Por isso, busque responder questões como:

  • Qual a sua idade? 
  • Onde mora? 
  • O que faz nas horas vagas?
  • Em que trabalha?
  • Quais são seus objetivos profissionais? 
  • Quais são seus principais desafios? 
  • Do que não gosta? 

Aqui, é muito importante tomar nota do que está sendo feito. Além disso, você pode apostar na construção de um mapa de empatia, em outras palavras, um documento que sintetize todas as informações relevantes de forma objetiva e prática.

Além do mapa de empatia, existem também outras ferramentas importantes como a construção das personas e a definição das etapas da Jornada de Compra Educacional.

Abaixo reunimos, em um infográfico, mais informações sobre o mapa de empatia. Aproveite e salve-o em seu computador!
Mapa de empatia - Rubeus

2) Defina estratégias a serem utilizadas pela equipe de Vendas 

É essencial que sua instituição defina qual estrutura vai adotar para as vendas. Assim, será possível direcionar as ações a serem tomadas. Deve-se pensar em questões como:

  • Em qual momento será realizado o contato mais comercial com o lead?
  • Haverá descontos como forma de incentivo? 
  • Como acontecerá a abordagem? Serão utilizados scripts?  
  • Qual será a abordagem utilizada pelo time de Vendas? 
  • Como acontecerá o monitoramento dos “leads quentes” (aqueles que apresentam maiores chances de efetivar a matrícula)?

DICA: considere a ideia de estruturar uma Receba dicas de captação e retenção de alunos!