Sua instituição de ensino oferece cursos na modalidade presencial, mas sente que às vezes deixa a desejar no quesito divulgação e venda on-line? Se você respondeu sim, confira agora nossas dicas sobre como vender curso presencial pela internet. 

Além das dicas, elencamos também materiais complementares ao longo do conteúdo. Tudo isso para tornar a sua experiência ainda mais completa. Boa leitura e bons insights! 

Introdução

Durante muito tempo, as ações físicas de Marketing foram o carro chefe no que tange a venda de produtos e serviços. Com a popularização da internet, iniciada nos Estados Unidos, a partir dos anos 90, os computadores passaram a ser acessíveis ao consumidor final, dando início à Revolução Digital que transformou, definitivamente, a sociedade e a toda a forma de se comunicar.

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Com isso, o termo “Marketing Digital” surgiu e começou a ser discutido pelos profissionais de Marketing. Mas, somente a partir dos anos 2000, com o aumento dos usuários da Internet, que o Marketing Digital popularizou-se, ganhando força e levando-o a ser, hoje, essencial para os times de Marketing e de Vendas da maioria dos negócios.

Analisando o cenário educacional

Quando analisamos especificamente o cenário educacional, percebemos que essa premissa também é aplicável. Indubitavelmente, é preciso criar ações no ambiente virtual para atrair mais alunos. Isso significa que, alinhada às ações presenciais de divulgação de cursos, deve-se também trabalhar os canais digitais, praticando, assim, ações de guerrilha estratégicas e bem persuasivas.

Um dos grandes questionamentos quando o assunto é como vender curso presencial pela internet envolve justamente o fato da instituição de ensino oferecer cursos na modalidade presencial, o que gera um sentimento de que talvez não consiga-se alcançar um bom resultado de divulgação no meio digital. Mas isso não é verdade. 

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Mesmo que a instituição em questão conte apenas com cursos presenciais deve-se também estruturar ações de Marketing Digital. Da mesma forma, se a instituição oferece demais modalidades, como o EAD ou o ensino híbrido, é importante também aplicar as ações nos canais digitais.

Pensando justamente nisso, o nosso assunto de hoje é como vender curso presencial pela internet. Confira a seguir 8 dicas para você colocar em prática e impulsionar suas vendas!

Antes de começarmos, já tenho uma sugestão de conteúdo para enriquecer a sua leitura! Estou falando do nosso blog post Marketing Digital para educação: aumente seu alcance e matricule mais. Clique no link, favorite-o e reserve-o para uma próxima leitura!

8 dicas de como vender curso presencial pela internet

Planejamento - Rubeus

Assim como toda estratégia de sucesso, é fundamental planejar quais serão as suas ações. Afinal, não adianta “atirar no escuro” e não acertar nada, não é mesmo? Por isso, a seguir veremos dicas mais teóricas, mas não menos importantes quando o assunto é como vender curso presencial pela internet, confira!

1) Identifique com quem você quer falar

Tanto na divulgação física quanto na virtual, uma coisa é importantíssima: saber direcionar e otimizar a sua comunicação. 

Pensando nisso, o pontapé inicial é saber com quem você irá falar, ou seja, conhecer os gostos, desejos e necessidades dos potenciais alunos. Ao fazer isso, será possível identificar a qual abordagem ele estará mais receptivo. 

O segredo aqui é obter uma visão o mais detalhada possível de quem é o seu potencial aluno. Por isso, busque responder questões como:

  • Qual a sua idade? 
  • Onde mora? 
  • O que faz nas horas vagas?
  • Em que trabalha?
  • Quais são seus objetivos profissionais? 
  • Quais são seus principais desafios? 
  • Do que não gosta? 

Aqui, é muito importante tomar nota do que está sendo feito. Além disso, você pode apostar na construção de um mapa de empatia, em outras palavras, um documento que sintetize todas as informações relevantes de forma objetiva e prática.

Além do mapa de empatia, existem também outras ferramentas importantes como a construção das personas e a definição das etapas da Jornada de Compra Educacional.

Abaixo reunimos, em um infográfico, mais informações sobre o mapa de empatia. Aproveite e salve-o em seu computador!
Mapa de empatia - Rubeus

2) Defina estratégias a serem utilizadas pela equipe de Vendas 

É essencial que sua instituição defina qual estrutura vai adotar para as vendas. Isso vai te ajudar a direcionar as ações a serem tomadas. Deve-se pensar em questões como:

  • Em qual momento será realizado o contato mais comercial com o lead?
  • Haverá descontos como forma de incentivo? 
  • Como acontecerá a abordagem? Serão utilizados scripts?  
  • Qual será a abordagem utilizada pelo time de Vendas? 
  • Como acontecerá o monitoramento dos “leads quentes” (aqueles que apresentam maiores chances de efetivar a matrícula)?

DICA: considere a ideia de estruturar uma campanha de captação de alunos, ela pode ser bem eficaz para aumentar seus índices de conversão.

Na prática - Rubeus

Chegou a hora da mão na massa! Por isso, muita atenção. A partir desse momento você terá acesso a dicas mais práticas de como vender curso presencial pela internet. Mas antes de começarmos, eu tenho um convite para você

Junte-se a nós!

Sabemos que o cenário educacional envolve muitas notícias e novidades que ocorrem rapidamente. Para tentar ajudar as instituições de ensino, criamos o Boletim Informativo, no qual reunimos notícias relevantes mensalmente e enviamos diretamente via e-mail. 

Caso você ainda não receba nosso boletim, te convido a fazer parte do grupo. Para isso, é só clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

Agora, já podemos prosseguir para a nossa terceira dica!

3) Otimize o site educacional 

Nossa terceira dica parte do pressuposto de que sua instituição já possui um site educacional. Caso ainda não tenha, acesse imediatamente nosso blog post Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito

O site educacional é uma poderosa estratégia quando o assunto é como vender curso presencial pela internet. Em uma comparação, podemos dizer que o site trabalha como a vitrine das lojas. Isso significa que ele tem a capacidade de atrair ou repelir alunos. 

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É no seu site que você elencará informações sobre os cursos, além do processo de compra de cada um. Mas, não adianta só possuir um site, é indispensável que ele seja bem planejado e otimizado. Atrelado a isso, é importante acrescentar CTAs estratégicos e direcionados para cada etapa do Funil de Captação de Alunos

4) Crie um pop-up de captura nas páginas dos cursos

O objetivo primário de um bom site de conversão é identificar o máximo de visitantes. Mas, infelizmente, a grande maioria dos acessos às páginas dos cursos não é identificada. Com isso, muitos dos seus potenciais alunos vão embora sem deixar seus dados para estabelecer contato, impossibilitando que a sua instituição estabeleça um fluxo de relacionamento eficiente com eles. 

Os pop-ups de captura, quando bem utilizados, atuam de forma estratégica e aumentam o número de identificados, o que, consequentemente, influenciará positivamente no volume de futuros candidatos.
Como vender curso presencial pela internet: 8 dicas para captar mais alunos - Rubeus

5) Marque presença e acredite no potencial das redes sociais

De acordo com o estudo realizado pela Social Media Trends, no Brasil, cerca de 78% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Essa informação ilustra bem o quão relevante é a utilização da internet e como ela pode influenciar o processo de decisão de compra dos consumidores.

Partindo desse pressuposto, a dica é: esteja presente nas redes sociais que seus potenciais alunos estão. E como saber quais são? Através do estudo que você fará, como vimos na primeira dica. 😉

Publique regularmente e compartilhe conteúdo que seja do interesse de seus potenciais alunos. Além disso, incentive as pessoas a comentarem e interagirem com o perfil da sua IE. Faça tudo o que puder para atraí-los e mantê-los engajados.

Clicando na imagem abaixo você terá acesso ao nosso conteúdo sobre as redes sociais e como captar mais leads através delas:

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE - Rubeus

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6) Crie uma lista de e-mail

O marketing por e-mail continua a representar uma das estratégias mais eficazes para gerar, nutrir e converter leads para cursos on-line. Isso acontece porque ele é uma linha direta com potenciais alunos, então use-o com sabedoria.

Para construir sua lista de e-mail, disponibilize conteúdos gratuitos em seu blog em troca do e-mail do lead. Assim, será possível enviar e-mails marketing regulares com conteúdos interessantes e estratégicos que apontem para os seus cursos.

Para te ajudar a elaborar e-mails marketing bem persuasivos e direcionados, nós temos um combo de conteúdos! Blog post E-mail marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas + E-book com modelos de e-mail marketing para captação de alunos. Aproveite!

7) Invista em agendamento de visitas on-line

A prática de visitas nas escolas sempre foi fundamental na tomada de decisão de qualquer pessoa que busque por uma escola para seu filho. Isso porque essas visitas ajudam os pais e responsáveis a entenderem as estratégias de aprendizagem da sua equipe pedagógica. Além de os dar a chance de visualizar o aparato e estrutura física e tecnológica oferecida pelo colégio.

As visitas podem ser encaradas como uma chance de construir empatia e confiança com os interessados. Isso aumenta as chances deles acreditarem em seu propósito educacional, levando-os a matricularem seus filhos. 

Por isso, adote essa opção em seu site educacional e prepare-se para receber potenciais clientes em sua IE!

Monitoramento - Rubeus

Além de planejar e executar, é essencial também monitorar todas as ações em tempo real. Essa é uma das grandes vantagens quando o assunto é como vender curso presencial pela internet: a possibilidade de acompanhamento imediato. Por isso, nossa dica final envolve o monitoramento.

8) Acompanhe seus resultados

Colocou uma ação em prática? Não pense que ela surtirá efeito para sempre. Muitas vezes, será preciso criar estratégias e testar abordagens. No que tange os anúncios, por exemplo, tanto Google quanto Facebook Ads, é importante sempre verificar a quantidade de conversões e cliques. 

Para isso, uma ferramenta valiosa é o Google Analytics. Ele demonstra tendências e comportamento dos visitantes no website da sua instituição, além de taxas de rejeição e de saída que poderão revelar o que precisa ser melhorado. 

Já no quesito visão específica de cada potencial aluno, uma ferramenta importante é o CRM educacional. Através de sua utilização pode-se ver na prática a especificidade e a etapa da Jornada de Compra em que cada lead está. Assim, será possível traçar a melhor abordagem para fazê-lo avançar até a matrícula.

Se quiser saber mais sobre o CRM para educação, é só clicar na imagem abaixo!

CRM Educacional Rubeus

E aí, gostou?

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Caso deseje saber mais sobre venda de cursos, separei uma dica de conteúdo complementar que faz muito sucesso aqui no blog, olha só:

SCRIPT PARA VENDA DE CURSOS - Rubeus

Se esse conteúdo foi útil para você, que tal compartilhá-lo com alguém? E comenta aí: quando o assunto é como vender curso presencial pela internet, sua IE já tem traçado muitas ações estratégicas? 

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