Desafios do ensino híbrido: 4 dicas indispensáveis para superá-los

A aprendizagem híbrida está transformando a forma como a educação é trabalhada, mas também é importante compreender alguns dos principais desafios do ensino híbrido, para que, assim, seja possível estruturar soluções que atuem eficientemente com o objetivo de superá-los. 

Antes de começarmos, sugiro que você salve esse post como favorito em sua barra de endereços. Assim, sempre que surgir uma dúvida, encontrará ele rapidamente. Outra dica, não deixe de conferir os materiais complementares que distribuímos ao longo do conteúdo, eles irão tornar a sua experiência ainda mais completa! 😉

Boa leitura e ótimos insights!

Introdução

Em suma, o conceito de ensino híbrido pode ser definido como uma aprendizagem que combina o ensino presencial e o remoto simultaneamente, trabalhando possíveis lacunas entre as duas modalidades. 

Principalmente devido a pandemia do novo coronavírus, a modalidade híbrida ganhou bastante força e grande adesão por instituições de ensino em todo o mundo. Ou seja: uma demanda que estava em crescimento, agora já é realidade no cenário educacional

Entretanto, semelhante aos desafios vivenciados pelas instituições de ensino no modelo presencial, no ensino híbrido não é diferente. Há situações que precisam ser trabalhadas e ajustadas. Portanto, neste artigo, elencamos 4 desafios do ensino híbrido, explorando por que eles existem, qual o seu impacto nas aulas e, o mais importante, o que a sua IE, em parceria com alunos e professores, podem fazer para superá-los.

Mas antes, precisamos recapitular alguns conceitos importantes, veja:

O ensino híbrido e a sua importância para as instituições de ensino

O modelo tradicional de ensino está se adaptando às constantes transformações ocorridas no ambiente educacional. Frente a isso, a modalidade de ensino híbrido vem ganhando força e revolucionando a forma como as IEs ofertam toda a experiência do serviço educacional.

Ao conciliar o presencial ao remoto, é possível utilizar o máximo do potencial de cada uma dessas modalidades. Em resumo, o objetivo é fazer com que ambas as modalidades se conectem e complementem, proporcionando uma experiência mais que satisfatória aos estudantes.

Desafios do ensino híbrido - Rubeus

Ao aplicar esse tipo de ensino, é necessário estruturar previamente todo o conteúdo, reformulando-o de forma adaptativa para que essa integração entre o virtual e o presencial aconteça.

Veja a seguir alguns pontos importantes que devem ser adequados para que o ensino híbrido seja aplicado:

  • reestruture o cronograma de aulas;
  • utilize novas formas de avaliação;
  • pense na experiência do estudante;
  • incentive o protagonismo do aluno;
  • adicione momentos assíncronos ao calendário;
  • invista na formação contínua dos professores.

Ademais, além das ações citadas acima, a seguir, veremos especificamente mais 4 soluções para superar desafios do ensino híbrido.

Antes, uma dica: confira o nosso conteúdo inicial sobre o ensino híbrido. Nele elencamos conceitos, dicas e benefícios dessa modalidade de ensino. Clique na imagem abaixo, confira!

Modalidade de ensino híbrido - Rubeus

4 desafios do ensino híbrido e como superá-los

Você sente que ainda há muita resistência dos alunos e dos demais estudantes quanto às práticas das aulas híbridas?

No início da migração em massa do ensino presencial para o digital, as modalidades de ensino remoto foram recebidas com um certo “desconforto” pelos alunos. De lá pra cá, muita coisa mudou. É hora das instituições “derrubarem” o paradigma do pensamento de que a qualidade do ensino é inferior quando comparada ao ensino presencial.

Para isso, preparamos algumas dicas! Que tal conferir tudo agora?

🔍 Desafios do ensino híbrido: dificuldades com o envolvimento do aluno

Um dos principais desafios do ensino híbrido gira em torno do envolvimento do aluno. Em resumo, sabemos que pode ser desafiador manter os alunos engajados e envolvidos na dinâmica da aula. Esse problema se acentua nas aulas remotas.

Além disso, sabemos que muitos dos métodos que os professores usam para promover o envolvimento dos alunos em ambientes presenciais de sala de aula podem não surtir o mesmo efeito em aulas on-line. Ou seja, é preciso adequar as estratégias.

💪 Como superar isso

Em resumo, a dica é focar em atividades de envolvimento dos alunos que sejam aplicáveis ​​independentemente do método de aprendizagem. Por exemplo, a aprendizagem ativa pode ser alcançada por meio de discussões e questionários, e ambos podem ser potencialmente facilitados por meio de tecnologias como compartilhamento de tela e tecnologia de transmissão ao vivo.

Além disso, utilizar a própria tecnologia como forma de facilitar o entendimento é outra forma de superar esse desafio. Portanto, a dica é utilizar a Gamificação para promover a dinâmica dos jogos em atividades para a aprendizagem. 

Desafios do ensino híbrido - Newsletter Rubeus

🔍 Desafios do ensino híbrido: os alunos não ligam a câmera

O professor explica, tece comentários, traz curiosidades, mas, ao olhar para a sua turma, vê câmeras fechadas. Eis o dilema: o que fazer?

Ao observar as expressões dos estudantes, é possível analisar as suas reações e interpretar se estão atentos, se estão curiosos, se estão tristes ou, até mesmo, se estão apáticos. Quando o professor não tem “feedback” fica mais difícil desenvolver esse feeling

💪 Como superar isso

Em resumo, a sua instituição de ensino, em parceria com alunos e professores pode estruturar ações estratégicas, veja algumas:

  • Estabeleça combinados: explique a dinâmica do que ocorrerá naquele dia e combine que você espera que eles participem com a câmera ligada.
  • Lembre-os de que podem usar fundos coloridos ou personalizados, caso não queiram mostrar o fundo da casa.
  • Deixe claro o motivo da importância de eles participarem, mesmo que por alguns minutos, com a câmera aberta, esse diálogo é imprescindível.
  • Para os mais resistentes, converse. Há vários motivos que levam o estudante a não querer abrir a câmera de jeito nenhum. Diálogo franco e aberto é fundamental!

🚀 Material complementar para enriquecer a sua experiência

Como vimos na dica acima, o papel do professor é imprescindível para superar os desafios do ensino híbrido. Pensando nisso, criamos um conteúdo com dicas para professores inovarem, atuarem de forma eficiente e oferecerem um ensino de qualidade.

Clique na imagem abaixo e confira:

O papel do professor no ensino híbrido - Rubeus

🔍 Desafios do ensino híbrido: possíveis problemas técnicos

Outro possível problema que pode surgir ao adotar uma abordagem de aprendizagem híbrida é o surgimento de problemas técnicos. Em suma, eles podem assumir muitas formas diferentes, mas se os membros da aula tiverem dificuldades nesta área, isso pode não apenas atrapalhar a sua própria aprendizagem, mas também a aprendizagem dos outros alunos.

Alunos remotos podem ter uma série de problemas técnicos diferentes, desde problemas de som ou dificuldades para conectar-se a uma transmissão ao vivo, até questões mais complexas com seus computadores. Dependendo da gravidade, eles podem tornar quase impossível obter uma boa experiência de aprendizado.

💪 Como superar isso

Este é um dos desafios da aprendizagem híbrida mais difícil de superar, porque os problemas técnicos podem afetar os alunos e professores de maneiras diferentes e em momentos diferentes. No entanto, alguns problemas podem ser evitados através de preparação e treinamento. Dessa forma, os professores estarão preparados e saberão como lidar com problemas comuns.

Ademais, outra opção possível para reduzir a interrupção é pedir aos alunos remotos que se conectem à aula alguns minutos antes, sempre que possível. Isso ajudará a se preparar e ganhar tempo antes do início da lição para tentar identificar possíveis problemas técnicos. 

Além disso, outra dica muito importante é a gravação das aulas. Depois de registrá-las em vídeo, o professor pode realizar o upload para que qualquer estudante tenha acesso e , assim, possa acompanhar a aula posteriormente.

🔍 Desafios do ensino híbrido: comunicação e suporte da família

Especificamente para o ensino básico, o maior desafio é a comunicação e o suporte familiar. Em resumo, a parceria com pais e/ou responsáveis é primordial, pois são eles os responsáveis pela disciplina de aprendizagem em casa. 

A rotina familiar, quando aliada a uma gestão escolar eficiente, possibilita a continuidade de um processo de ensino-aprendizagem eficiente e de qualidade.

Em contrapartida, quando há a ausência de um suporte e acompanhamento familiar, especialmente em momentos como o atual de ensino remoto emergencial, tende-se a comprometer toda a aprendizagem.

💪  Como superar isso

Frente a esse desafio, a dica é investir na melhoria da comunicação com as famílias. 

Para isso, sua escola pode criar vídeos para enviar aos pais, estabelecer convites para que acompanhem as aulas on-line, realizar reuniões de feedback para promover um momento de interação dentre outras. 

Além disso, vale destacar que a parceria entre escola e família é imprescindível em qualquer modalidade de ensino. Em um de nossos conteúdos, reunimos conceitos e dicas, além de 5 motivos pelos quais sua escola deve trabalhar a relação gestão escolar e família. Confira-o clicando na imagem abaixo:

Gestão escolar e família: 5 motivos para colocar essa parceria em prática - Rubeus

Considerações finais

Agora sim, finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha conseguido te ajudar. Não se esqueça de salvar esse link em sua barra de favoritos e também de compartilhá-lo com alguém estratégico da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa. 

Vamos juntos na busca de aproveitar todas as oportunidades e, assim, gerar resultados consistentes para sua instituição.

Conte com a gente para o que precisar. 💚

Até a próxima! 

Natália de Paula - Rubeus

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Desafios do ensino híbrido: 4 dicas indispensáveis para superá-los. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/desafios-do-ensino-hibrido/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 10 novembro). Desafios do ensino híbrido: 4 dicas indispensáveis para superá-los. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/desafios-do-ensino-hibrido/

Leia também: