Marketing para atrair alunos: o que é e como aplicá-lo em sua instituição de ensino

Chegou a hora da sua instituição de ensino maximizar a geração de leads por meio do marketing educacional. Neste conteúdo, separamos dicas práticas de marketing para atrair alunos que a sua equipe pode começar a executar o mais rápido possível. Aliás, chegou a hora de gerar leads todos os dias do ano! Você vem? 💪

⏰ Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

Introdução

Atrair mais alunos é fundamental para a sobrevivência e para o crescimento de toda instituição de ensino. Por isso, trabalhar o marketing para atração de alunos é uma ótima forma de maximizar sua geração de leads

Com ele, você terá um forte aliado na busca por melhores níveis de atração de leads. Além disso, ainda estabelece um relacionamento mais próximo com os seus potenciais alunos, tornando, assim, mais efetivas as chances de conversão.

Por isso, neste conteúdo, vamos compartilhar com você e a sua equipe dicas de como trabalhar o marketing para atrair alunos. O nosso foco é te ajudar a maximizar a sua conversão de leads. 💪

Vamos mergulhar! 🤿

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🤔 O que é marketing focado no setor educacional?

Marketing não é a arte de encontrar formas inteligentes para mostrar o que você faz. O Marketing é a arte de criar valor real para seus clientes e ajudá-los a melhorar. As palavras-chave de marketing são “Qualidade“, “Serviço” e “Valor”. 

Philip Kotler

Em resumo, o marketing tem como objetivo gerar valor genuíno a produtos e serviços através do posicionamento da marca na mente dos consumidores

Assim, quando voltado para a educação, ele consiste na aplicação de estratégias de marketing com o objetivo de gerar, conquistar e converter leads em alunos. Sendo assim, o marketing para atrair alunos exerce um papel indispensável também na captação de novos alunos.

👩‍💻 A importância do marketing para atrair alunos

Em suma, o marketing para instituições de ensino engloba instituições como faculdades, colégios, escolas de idiomas e escolas de cursos profissionalizantes. Ou seja, qualquer tipo de instituição de ensino.

Dentre os principais benefícios de apostar nessa prática estão:

  • Estratégias rastreáveis e mensuráveis;
  • Maior alcance de potenciais alunos;
  • Comunicação direta, personalizada e no momento certo;
  • Análise precisa dos resultados em tempo real.

8 práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável - Rubeus

🎯 6 ações de marketing para atrair alunos que irão te ajudar a maximizar a geração de leads

Separamos a seguir algumas dicas preciosas de marketing educacional que se aplicadas corretamente, farão a diferença para os seus resultados! Mas, antes de começarmos, temos algumas sugestões para você: 

⭐ Salve este post para não perder as dicas de vista!

💪 Não deixe para amanhã a estratégia que você pode fazer hoje!

🚀 Fique de olho nos conteúdos complementares, pois eles irão enriquecer a sua experiência!

😎 Se puder, realize todas as dicas em conjunto. Assim, as chances de alcançar melhores resultados serão maiores!

Sem mais delongas, vamos às dicas!

1) Defina os perfis do seu aluno ideal

Você sabe o que chama a atenção dos seus leads? O que seu potencial aluno procura e pode encontrar na sua instituição de ensino? 🤔

Ao definir as suas personas, responder essas perguntas fica muito mais fácil! Ainda não sabe o que são personas? Opa, então corre e confira esse conteúdo:  11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas.

Em suma, há diversas variáveis capazes de impactar o processo de tomada de decisão dos potenciais alunos. Assim, ao entender o seu potencial aluno, suas dores, anseios, necessidades, gostos e particularidades, fica mais fácil definir estratégias que gerem conversões e matrículas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀

💡É muito mais assertivo e vantajoso investir na comunicação direcionada do que generalizá-la.

Algumas perguntas a serem respondidas na hora de definir as suas personas são:
  • Quais as suas principais dores (necessidades)
  • Suas preocupações (financeira, tempo, social)
  • Seus sonhos (desejos)
  • Quais pessoas e ideias a influenciam?
  • Quais são as marcas favoritas dela? 
  • O que dizem essas marcas
  • Quais produtos de comunicação ela consome? 
  • Que obstáculos ela precisa ultrapassar para conseguir o que deseja (possíveis impeditivos para a compra)? 
  • O que ela gostaria de mudar na vida
  • O que é sucesso para a sua persona? 
  • Onde ela quer chegar? 
  • O que sanaria os seus problemas?

Sendo assim, defina pelo menos as principais informações do seu aluno ideal e mantenha-o em mente ao implementar suas ações de captação e principalmente as de marketing.

Agora, é só criar 1, 2, 3 ou mais personas que ajudem a sua instituição a direcionar a informação para o potencial aluno certo e na hora certa. 

📝 Listei um conteúdo que pode te inspirar! Nele, você encontra exemplos já prontos de personas. Veja só:

Exemplo de personas para IEs- Rubeus

2) Marketing para atrair alunos: Invista em ações de Inbound Marketing

O Inbound Marketing Educacional é uma importante abordagem de persuasão e atração de leads. Ou seja, no Inbound, as empresas se promovem no ambiente on-line por meio de canais de aquisição, tais como blogs, sites, newsletters, vídeos, podcasts, iscas digitais, SEO etc.

📢 Em resumo, ao utilizar esse tipo de marketing, a IE estará focada em educar e nutrir os potenciais alunos. Ou seja, prepará-los para a decisão de compra. Sendo assim, ele também é conhecido como Marketing de Atração ou, ainda, Marketing de Permissão.

-> A produção de conteúdo 📚

Um dos principais processos desenvolvidos pelo Inbound Marketing Educacional é o Marketing de Conteúdo adaptado para o cenário da educação. 

Ele pode ser utilizado em todas as etapas do Funil de Captação de Alunos. Em síntese, consiste na produção de conteúdos persuasivos que abordem as necessidades dos leads, tais como blog posts, vídeos, posts nas redes sociais, materiais ricos (e-books, infográficos, planilhas, templates…).

Além disso, você pode oferecer esses materiais no blog da sua instituição de ensino, em troca de informações (como e-mail, nome e celular) do lead

😃 Aliás, vou deixar aqui um conteúdo no qual detalhamos mais sobre como elaborar conteúdos voltados para a conversão de leads. Não deixe de conferir!

Marketing de Conteúdo Educacional - Rubeus

Ademais, se o papo é conteúdo voltado para a conversão de leads, temos um webinar apresentado por especialistas em produção de conteúdo recheado de dicas te esperando! Dê um clique na imagem abaixo e confira!

Webinar I Produção de conteúdo para instituições de ensino - Rubeus

-> Invista em um site otimizado e um blog educativo 📑

Através da utilização de um blog é possível estabelecer uma conexão ímpar com os seus potenciais alunos por meio de conteúdos educativos, como blogposts que abordem temas relevantes aos leads como carreiras em ascensão e dicas de estudo, por exemplo. 

Além disso, outra ação importante é investir em um website institucional otimizado. Ele permite que a sua instituição de ensino explore a demanda reprimida, convertendo visitas em leads.

😃 Achando tudo muito teórico? Separei esses conteúdos complementares que irão te ajudar a compreender melhor como colocar essa dica em prática!

3) Envie e-mails e SMS com informações relevantes

Posteriormente o lead entrar em sua base de dados, chegou a hora de se comunicar com ele de forma inteligente!

-> E-mail Marketing 📧

Em suma, envie e-mails personalizados que abordem temas pertinentes e despertem, gradativamente, o desejo de compra, nesse caso, de efetivar a inscrição e/ou matrícula em sua IE.

Aliás, o segredo de bons e-mails marketing está em questões como: assunto atrativo, consideração da etapa da Jornada de Compra, abordagem trabalhada, pessoalidade e frequência.

🤩 Quer saber mais? Clique na imagem abaixo e fique expert na criação de e-mails matadores! 

E-mail marketing para instituições de ensino - Rubeus

-> SMS marketing 💬

SMS é a sigla que referencia Short Message Service. Em resumo, trata-se de um Serviço de Mensagens Curtas, conhecido popularmente como mensagem de texto ou torpedo. Esse tipo de serviço é muito utilizado para enviar pequenas mensagens (até 160 caracteres) através de telefones celulares.

Sendo assim, quando utilizados de forma estratégica, o SMS pode ser uma eficaz fonte de nutrição. Através de uma abordagem rápida e objetiva, ele permite que os seus potenciais alunos sejam lembrados, algumas horas antes do vestibular de sua IE. Além da divulgação de campanhas e prazos, por exemplo.

Veja a seguir um exemplo de utilização prática do SMS Marketing para educação:

SMS Marketing

4) Marketing para atrair alunos: Faça ações de guerrilha

Além do marketing digital, sua instituição de ensino pode apostar também na realização de ações físicas e mais diretas.

Em suma, o Marketing de Guerrilha pode ser entendido como uma tática estratégica de marketing que possibilita, através de um baixo custo, gerar um alto impacto.

Algumas ações de guerrilha incluem:

  • Realização de pedágios em vias de grande movimento;
  • Ações em shopping centers com atividades que envolvam a participação do público alvo;
  • Participação e apoio/patrocínio em grandes eventos culturais, shows e festas tradicionais da cidade;
  • Atividades realizadas pela instituição de ensino como corridas ou campeonatos que envolvam toda comunidade e/ ou apenas os universitários da região.

Instagram Rubeus

5) Invista em Remarketing

Se você está em busca de campanhas de marketing que gerem bons resultados, você deve ponderar sobre a possibilidade de oferecer aos visitantes uma segunda chance de se tornarem leads. Assim, você pode utilizar o Remarketing para captação de alunos.

Em resumo, o Remarketing é uma estratégia de Marketing Digital que permite que seus anúncios apareçam mais de uma vez para usuários que já demonstraram interesse em seu site. Isso é possível através do Google Ads, utilizado a fim de aumentar o tráfego e, consequentemente, a taxa de conversão.

😃 Para não me alongar muito, vou deixar aqui o nosso conteúdo detalhado sobre como construir anúncios poderosos. Não deixe de conferir!

Remarketing para captação de alunos - Rubeus

Ah! Temos também um conteúdo I-N-C-R-Í-V-E-L sobre estratégias de tráfego pago para captar alunos. Não perca!

Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino: o que você precisa saber para começar - Rubeus

6) Marketing para atrair alunos: Venda pelas redes sociais

Muitas vezes, nos deparamos com instituições de ensino que não exploram o potencial máximo das suas redes sociais, o que faz com que elas percam muitas oportunidades nesse processo.

Em suma, as redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade/escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.

📝 Aqui estão algumas dicas de como vender por meio das redes sociais: 

  • Faça um cronograma de postagem;
  • Identifique em quais redes sociais investir;
  • Compartilhe uma prévia do seu curso;
  • Gere engajamento por meio de publicações interativas;
  • Disponibilize link para uma landing page.
-> Instagram:

Agora, vamos abordar especificamente sobre o Instagram devido a sua popularidade cada vez mais crescente.

Em resumo, é uma rede social altamente dedicada ao visual. Criada para os usuários compartilharem momentos importantes por meio de fotos, também permite a utilização de hashtags para segmentar assuntos.

🚨 IMPORTANTE: O Instagram passou a ser uma das fontes de contato e interação mais utilizadas pelos potenciais e atuais alunos. 

Por isso, não tenha medo de interagir com o seu público, afinal, essa é uma das formas de fazer com que os potenciais alunos sintam-se mais próximos da sua instituição, criando uma verdadeira sintonia e relação de acolhida estratégica.

🥰 Nossa Social Media separou um conteúdo legal para você. Nele, ela dá dicas de como turbinar o seu perfil! Clique na imagem abaixo e confira!

Marketing para atrair alunos: o que é e como aplicá-lo em sua instituição de ensino - Rubeus

🎁 BÔNUS: Dicas valiosas de como ser um líder de alta performance!

Falando especificamente do cenário educacional, o marketing educacional tornou-se fundamental para captar alunos em meio a um mercado tão globalizado.

Conforme iremos ressaltar no vídeo abaixo, a diferença entre um líder mediano e um bom líder de marketing está em saber interpretar as tendências e identificar a melhor forma de utilizá-las a favor da instituição de ensino.

⭐⭐⭐⭐⭐ Clique na imagem abaixo e confira as nossas dicas valiosas sobre como ser um líder de alta performance!

Marketing para atrair alunos: o que é e como aplicá-lo em sua instituição de ensino

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas de marketing para atrair alunos! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

Captação de alunos para cursos livres: ações de marketing digital que dão resultado - Rubeus

Bons resultados! 😃

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. Marketing para atrair alunos: o que é e como aplicá-lo em sua IE. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-para-atrair-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 23 de maio. Marketing para atrair alunos: o que é e como aplicá-lo em sua IE. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-para-atrair-alunos/