Confira as estratégias essenciais para atrair mais alunos e impulsionar o crescimento da sua instituição! Em nosso blog post, reunimos dicas sobre como otimizar sua comunicação, engajar futuros estudantes e se destacar no mercado educacional. Quer saber como aprimorar sua presença digital, fortalecer sua marca e conquistar cada vez mais alunos? Leia agora e descubra como captar alunos em 2025!
Leitura: 6 minutos
Introdução: A importância do conteúdo com busca na captação de alunos
A captação de alunos é uma das tarefas mais desafiadoras para as instituições de ensino nos dias de hoje. Embora existam recursos digitais abundantes e o alcance seja muito maior, os desafios também se intensificaram para as instituições. A concorrência está acirrada, e os gestores educacionais precisam adotar estratégias inovadoras para atrair e reter estudantes.
Em 2025, espera-se que a captação de alunos apoie-se ainda mais de abordagens baseadas em dados, automação e personalização. Com o uso ampliado de Inteligência Artificial e tecnologias de CRM, as instituições poderão identificar perfis de alunos com mais precisão, criar campanhas direcionadas e aumentar o engajamento de maneira estratégica e personalizada. Ferramentas de análise preditiva, somadas ao marketing omnichannel, devem ajudar as instituições a melhorar a eficiência de suas estratégias de captação, otimizando o uso dos recursos e melhorando a experiência dos candidatos ao longo do funil de ingresso.
Por isso, neste post, vamos conferir algumas abordagens eficientes que podem ser implementadas para impulsionar a captação de alunos, promovendo o crescimento sustentável da instituição! Vamos lá?
O que é captação de alunos?
Antes de vermos as ações em si, precisamos recapitular alguns conceitos!
Captação de alunos refere-se ao conjunto de práticas e estratégias de Marketing e Vendas realizadas pelas instituições de ensino com o propósito de atrair e converter cada vez mais potenciais alunos em matriculados. Para que essas estratégias apresentem bons resultados, elas devem envolver pontos-chaves, como:
- Definição de objetivos e metas da instituição;
- Segmentação do mercado de atuação;
- Interação estratégica com os leads;
- Definição das personas a serem alcançadas;
- Posicionamento da marca.
📽️ Captar alunos significa saber o que os leads estão procurando e oferecer isso a eles. No vídeo abaixo, compartilhamos dicas de como estruturar uma captação de alunos ideal. Dê o play!
Assistiu? Agora sim podemos ir para as dicas!
Tendências para 2025: O que os alunos buscam em uma instituição de ensino?
À medida que o setor educacional evolui, as preferências dos alunos também mudam rapidamente, refletindo uma busca cada vez maior por experiências educacionais que combinem inovação, flexibilidade e aplicabilidade prática. Em 2025, as instituições que desejam se destacar precisam se atentar a algumas das principais tendências que atraem os alunos atualmente, veja só:
I. Preferências dos alunos
Os estudantes de hoje valorizam um ambiente de aprendizado que vá além do conteúdo teórico. Eles procuram instituições que ofereçam uma experiência educacional completa, envolvendo apoio personalizado, uso de tecnologias modernas e oportunidades de aprendizado que os preparem para o mercado de trabalho. Experiências imersivas e interativas se tornam diferenciais, pois alunos querem uma educação que os ajude a desenvolver tanto habilidades técnicas quanto soft skills.
II. Inovação educacional
A inovação é um ponto-chave para atrair novos alunos. Instituições que incorporam tecnologia de ponta, como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), em suas aulas, ou oferecem laboratórios digitais, são cada vez mais procuradas.
Além disso, o uso de Inteligência Artificial para personalizar a jornada de aprendizado e facilitar o atendimento ao estudante pode se tornar um diferencial competitivo, proporcionando uma experiência mais rica e adaptada às necessidades de cada aluno.
III. Como captar alunos em 2025: Cursos on-line e híbridos
A flexibilidade dos cursos on-line e híbridos continua em alta, permitindo que os alunos possam conciliar estudo e trabalho. Em 2025, os alunos buscam instituições que ofereçam não apenas cursos à distância, mas que proporcionem interações significativas, como mentorias, fóruns de discussão e atividades colaborativas em ambientes virtuais. Esse formato atende a uma necessidade crescente de autonomia e personalização no aprendizado, sem perder a qualidade da educação.
IV. Personalização do aprendizado
A personalização é uma das grandes tendências de 2025, com alunos buscando uma educação que respeite seu ritmo e interesses individuais. O uso de análise de dados e de algoritmos de IA para mapear o desempenho e sugerir conteúdos personalizados possibilita uma jornada de aprendizado mais alinhada aos objetivos e às aptidões do aluno. Instituições que investem nessa abordagem conseguem criar uma experiência que não só engaja, mas também motiva o aluno a alcançar seu potencial máximo.
V. Experiências práticas e preparação para o mercado
A ênfase em experiências práticas, como estágios, projetos aplicados e parcerias com empresas, é essencial para alunos que buscam resultados concretos e oportunidades de carreira. Instituições que facilitam a inserção no mercado de trabalho, oferecendo workshops, programas de mentoria com profissionais experientes e visitas técnicas, conseguem se destacar aos olhos dos alunos. Essas experiências práticas permitem que o conhecimento seja aplicado de forma tangível, desenvolvendo competências essenciais para a carreira escolhida.
Com essas tendências em mente, as instituições que se mantêm atualizadas e se comprometem com a inovação têm grandes chances de captar e reter alunos em 2025, garantindo um ensino relevante e alinhado com o futuro do trabalho.
Estratégias eficientes de marketing digital para atrair novos alunos
1. Defina o perfil do seu aluno ideal
Entender quem é seu aluno ideal vai te ajudar a criar estratégias de marketing que falem diretamente com eles, abordando suas frustrações, necessidades e desejos.
Buyer persona ou apenas persona, é a representação semi-fictícia do seu aluno ideal com base nas características reais e comuns dentre os seus alunos.
Elas permitem maior qualidade na comunicação e no relacionamento com os seus potenciais alunos.
Uma dica para quem quer fazer uma avaliação científica mais aprofundada do perfil do seu aluno ideal é utilizar grupos focais.
O grupo focal é um método utilizado em pesquisas qualitativas. Em suma, para sua realização, forma-se um grupo entre 6 e 12 pessoas escolhidas aleatoriamente entre seus alunos. Para personas de captação, recomenda-se a escolha de ingressantes do primeiro período.
Algumas perguntas de resposta aberta para alcançar esse objetivo podem ser:
- Quais as suas principais dores (necessidades)?
- Suas preocupações (financeira, tempo, social)?
- Seus sonhos (desejos)?
- Quais pessoas e ideias a influenciam?
- Quais são as marcas favoritas dela?
- O que dizem essas marcas?
- Quais produtos de comunicação ela consome?
- Que obstáculos ela precisa ultrapassar para conseguir o que deseja (possíveis impeditivos para a compra)?
- O que ela gostaria de mudar na vida?
- O que é sucesso para a sua persona?
- Onde ela quer chegar?
- O que acabaria com os seus problemas?
🔗 Quer entender mais? Confira o nosso blog post com 11 exemplos de personas para você se inspirar!
Persona x Público-alvo Talvez você tenha assimilado persona a público-alvo, mas na verdade eles são bem diferentes, porque a persona vai muito além, veja: O conceito de persona permite que você segmente seus potenciais alunos. Ou seja, torna-se possível a criação de conteúdo que realmente atenda às necessidades, dores e desejos de cada um dos seus potenciais alunos. Já o conceito de público-alvo diz respeito a algo mais “genérico” e amplo. Veja alguns exemplos: • Persona: Maria Clara tem 18 anos e está cursando o 3º ano do ensino médio. Dentre seus desejos pessoais está a formação acadêmica em uma instituição renomada. Em seu tempo livre, gosta de utilizar as redes sociais, conversar com os seus amigos e frequentar festas, shows e bares. • Público-alvo: homens e mulheres, com idade entre 15 e 30 anos, que tenham interesse em ar-condicionado na cidade de Belo Horizonte. |
2. Invista em Marketing Digital
A presença on-line é fundamental. Utilize as redes sociais, blogs e websites para divulgar os diferenciais da instituição. Invista em estratégias de marketing, utilizando e otimizando os seus canais de aquisição, vamos saber um pouco mais sobre eles a seguir!
Mapeie e invista em canais de aquisição
Um canal de aquisição para captação de alunos é onde você “encontra” seus clientes pela primeira vez. São as “fontes” que a sua faculdade ou escola utiliza no dia a dia para gerar e captar mais potenciais alunos.
Os canais de aquisição para captação de alunos podem ser empregados desde as suas campanhas on-line até às presenciais. Ou seja, eles podem ocorrer tanto on-line quanto off-line. Dessa forma, eles podem assumir diferentes versões.
A seguir, separamos os canais de aquisição mais utilizados:
- Pesquisa orgânica – Marketing de conteúdo + SEO;
- Cold Calling (ligações frias);
- Parcerias com empresas e pessoas estratégicas.
Como captar alunos em 2025: E-MAIL MARKETING:
Em resumo, um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.
Assim, ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de obter bons resultados são maiores.
COLD CALLING:
É uma técnica realizada por meio de ligações telefônicas para potenciais alunos que ainda não tiveram contato direto com sua instituição.
Permitem um contato mais direto com os potenciais alunos. Contudo, requer tempo e uma abordagem inteligente e altamente direcionada.
MARKETING BOCA A BOCA:
Também denominado “propaganda boca a boca”, consiste em estratégias de marketing que usam recomendações das pessoas para a promoção de produtos, serviços ou, até mesmo, da marca em si.
ANÚNCIOS:
Outra estratégia para vender cursos é apostar no tráfego pago, principalmente através do Google Ads e do Facebook Ads. Assim, sua IE irá criar anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa para palavras-chave específicas relacionadas ao seu curso.
Dessa forma, defina quais são as palavras-chave que o seu público-alvo é propenso a usar para pesquisar seu curso e estruture seus anúncios em torno delas.
RODA DE PROFISSÕES:
Promover uma roda de profissões próximo ao período de realização do vestibular ajuda a atrair um número expressivo de interessados e curiosos.
SITE:
O site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua IE “se mostra” e é “encontrada” pelos leads. Por isso, o seu site deve estar otimizado e sempre atualizado.
🔗 Está em dúvida se o website da sua instituição tem perdido leads? Então leia nosso conteúdo: “Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito“!
BLOG:
O blog é um ótimo lugar para promover a sua instituição de ensino como um todo e também o seu curso, especialmente se o time de Marketing publicar regularmente conteúdo gratuito relacionado ao tema do seu curso.
O blog tem o objetivo de fazer a ponte dos leads para o site. Sendo assim, ele deve possuir conteúdos educativos que “mostram” ao lead que ele precisa do seu curso.
REDES SOCIAIS:
As redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade/escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.
A verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar.
Aqui estão algumas dicas de como vender por meio das redes sociais:
- Faça um cronograma de postagem;
- Identifique em quais redes sociais investir;
- Compartilhe uma prévia do seu curso;
- Gere engajamento por meio de publicações interativas;
- Disponibilize link para uma landing page.
🔗 Aliás, aqui estão alguns conteúdos que podem te ajudar nesse desafio:
PARCERIAS COM EMPRESAS:
A parceria com empresas locais pode ser uma ótima forma de adquirir leads. Você também pode buscar parcerias com clubes, associações e sindicatos, por exemplo.
Para realizar a divulgação, você pode reservar um espaço no mural, criar posts nas redes sociais, enviar e-mails para divulgar as oportunidades etc.
3. Como captar alunos em 2025: Facilite o contato do lead com a sua IE
A regra é clara: quanto menos empecilhos para o lead realizar a matrícula, melhor! Por isso, atente-se a questões como:
FICHA DE INSCRIÇÃO DIVIDIDA EM ETAPAS INTELIGENTES:
Agora é hora de pensar na melhor ficha de inscrição para ser utilizada no seu processo seletivo. Essa fase, se bem estruturada, pode contribuir de forma significativa para o aumento na captação de alunos da sua instituição.
🚨 Já é comprovado que uma boa ficha de inscrição deve ser preenchida em até sete minutos.
Em resumo, utilize a primeira etapa para pedir apenas informações básicas. Dessa maneira, você facilitará o processo de preenchimento da ficha de inscrição.
Essas são as etapas de uma ficha estratégica:
- Captação do lead – informações básicas;
- Identificação do curso;
- Informações adicionais para a conclusão da inscrição;
- Mensagem de conclusão da inscrição.
Saiba mais sobre a ficha ideal para captação de alunos:
AGENDAMENTO DE VISITAS:
A prática de visitas nas IEs sempre foi fundamental na tomada de decisão. Isso porque essas visitas ajudam os leads a entenderem as estratégias de aprendizagem da sua equipe pedagógica. Além disso, elas proporcionam a chance de visualizar o aparato e estrutura física e tecnológica oferecida pelo colégio.
Além das visitas presenciais, ofereça também o tour virtual no qual a pessoa pode visitar a sua IE sem precisar sair de casa.
4. Crie uma boa régua de relacionamento
Um passo importante para o sucesso da sua captação de alunos é direcioná-lo conteúdos que “amadureçam” a decisão de compra. Ou seja, inseri-lo em uma régua de relacionamento.
Em suma, uma régua de relacionamento educacional pode ser entendida como a definição de um plano de comunicação recheado de ações que possuem um objetivo específico para determinado segmento de leads ou estudantes.
Ademais, esta régua pode ser entendida como uma das maiores estratégias de captação de alunos para faculdades e escolas. Isso acontece porque ela trabalha todos os pontos de interação, definindo detalhes estratégicos para atingir a excelência em cada uma das relações estabelecidas.
Em resumo, você pode dividi-la em etapas como:
- Concluiu a 1ª e a 2ª etapa da inscrição (caso sua ficha seja dividida);
- Concluiu a inscrição;
- Confirmado;
- Data de prova ou compromisso;
- Não compareceu a atividade (ausente);
- Convocado;
- Pré-matriculado;
- Matriculado.
🎁 Está achando um assunto muito abstrato? Vou ajudar! Aqui está, de forma exclusiva, uma parte da planilha de régua de relacionamento educacional que usamos com os nossos clientes durante a implantação de um projeto. Dá uma espiada no que eles têm acesso!
🔗 Gostou? Então confira o nosso conteúdo detalhado sobre o assunto: Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE.
🤔 Você sabia? A Plataforma Rubeus atua como um elo de ligação entre a sua ferramenta de automação e as informações dos potenciais e atuais alunos. Isso significa que ajudar a sua instituição a criar e manter um relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos é uma das nossas metas. 💪 Em resumo, com o recurso de Automação de Marketing e Relacionamento da Plataforma Rubeus, sua instituição desfruta de diferentes benefícios, veja alguns deles: – Criação de atividades de acordo com uma ação ou prazo; – Disparo de uma régua de relacionamento de e-mails a cada X dias, horas ou minutos; – Disparo de e-mails ou SMS conforme mudança de fase (etapa) no processo; – Mudança de etapa no processo de acordo com uma determinada ação; – Comunicação a uma lista de e-mails que houve determinada ação; – Atribuição, remoção ou modificação do responsável pelo registro; – Alteração do status de um registro para “ganho”, “perdido” ou “em andamento”. 😃 Quer saber mais? Confira o nosso conteúdo “Plataforma Rubeus e automação de marketing: 5 motivos para investir”! |
5. Como captar alunos em 2025: Disponibilize matrícula on-line
Quando aplicada à gestão educacional, questões como matrícula e prova on-line tornam-se premissas básicas para a captação e a conversão de alunos. Por isso, podemos dizer que aquelas IEs que resistirem a essa evolução tendem a ter um impacto direto na diminuição da captação e aumento das evasões.
Especificamente na matrícula on-line, ao investir em processos integrados e virtuais, a instituição de ensino garante diversos benefícios que englobam tanto os alunos quanto o desempenho dos times.
E, o que antes era opção, agora é lei! A matrícula on-line chegou para ficar! É o que revela a PORTARIA Nº 360, DE 18 DE MAIO DE 2022 que dispõe sobre a conversão do acervo acadêmico para o meio digital.
🔗 Saiba mais acessando o nosso conteúdo: Obrigatoriedade da matrícula on-line: entenda como se adaptar à nova lei.
6. Ofereça benefícios competitivos
Desenvolva programas de bolsas de estudo, descontos e outras formas de apoio financeiro para tornar a instituição mais acessível. Muitos alunos consideram fatores financeiros decisivos ao escolher uma instituição de ensino.
7. Estabeleça a cultura de interdependência entre as equipes de Marketing e Vendas
Há uma grande diferença entre dependência e interdependência. Em resumo, quando as equipes da sua instituição são dependentes, isso quer dizer que, se uma não fizer, as demais também não farão.
Ao trabalhar a cultura de interdependência, sua IE estará prezando por equipes que interajam umas com as outras e que precisam trabalhar juntas para alcançar objetivos em comum.
O funcionamento autossuficiente das equipes de Marketing e Vendas simplesmente não pode mais continuar. A lacuna entre elas deve ser preenchida para fornecer aos potenciais alunos uma atuação sólida e de alta qualidade.
Mas como fazer isso? Através da utilização do Smarketing Educacional, que consiste em uma metodologia que conecta os dois setores a fim de aumentar significativamente os resultados do negócio.
Dessa forma, programe reuniões semanais a fim de dar espaço para que as duas equipes respondam às perguntas umas das outras, forneçam atualizações e comentários e compartilhem informações relevantes que as ajudarão a melhorar seu desempenho.
🔗 Aproveite o material abaixo e pegue mais dicas para te ajudar nesse desafio:
8. Como captar alunos em 2025: Invista em marketing presencial
Às vezes tendemos a achar que apenas ações virtuais são válidas, mas, na verdade, as ações presenciais também são muito estratégicas, pois permitem o que o brasileiro ama: o contato humano!
Então, é importante que você entenda que os seus resultados de captação de alunos podem ser potencializados ao unir as estratégias de marketing on e off-line.
Em resumo, o Marketing de Guerrilha pode ser entendido como uma tática de marketing que possibilita, através de um baixo custo, gerar um alto impacto. Normalmente, esse tipo de Marketing tem mais a ver com o potencial criativo da equipe da sua instituição do que com os recursos financeiros destinados a ele.
Muitas vezes, as campanhas deste tipo de marketing são realizadas em lugares de grande circulação de pessoas. Escolas, praças, empresas parceiras e shopping centers são bons exemplos. Contudo, o ambiente virtual também é essencial!
Alguns exemplos de ações de guerrilha incluem:
- Realização de pedágios em vias de grande movimento;
- Ações em shopping centers ou praças públicas com atividades que envolvam a participação do público alvo;
- Participação e apoio/patrocínio em grandes eventos culturais, shows e festas tradicionais da cidade ou região;
- Atividades realizadas pela instituição de ensino como corridas ou campeonatos que envolvam toda comunidade e/ ou apenas os universitários da região.
9. Trabalhe uma experiência personalizada
A personalização continuará a ser uma das principais tendências no marketing educacional em 2025. As instituições que buscam se destacar no mercado devem investir em estratégias mais sofisticadas de relacionamento, focadas em atender às necessidades específicas de cada aluno. Isso inclui o uso inteligente de dados para adaptar o conteúdo, a comunicação e as ofertas de cursos, criando uma experiência educacional mais relevante e envolvente.
Se a sua instituição ainda não utiliza estratégias de marketing digital personalizadas e orientadas por dados, é provável que esteja perdendo grandes oportunidades de negócio. Afinal, ninguém gosta de mensagens genéricas!
Por isso, é essencial que sua instituição de ensino comece imediatamente a implementar o marketing educacional orientado por dados. Essa abordagem permite segmentar, direcionar e se relacionar com seus leads e alunos de maneira muito mais eficaz, tornando cada interação significativa e personalizada.
Hoje, os potenciais alunos esperam uma comunicação que reflita o entendimento sobre suas necessidades e preferências. Eles não querem receber e-mails que ignorem seu contexto atual ou pareçam automatizados e impessoais.
DICA: Invista em uma régua de relacionamento inteligente, ajustando a comunicação com base em informações-chave, como o curso de interesse e a etapa da jornada de compra em que o aluno se encontra. Isso garantirá que suas mensagens sejam sempre pertinentes e engajadoras, aumentando a probabilidade de conversão.
🔗 Falando em conversão, confira o nosso conteúdo com dicas práticas:
https://rubeus.com.br/blog/acoes-para-otimizar-a-conversao-de-alunos/
10. Como captar alunos em 2025: Utilize um bom CRM educacional
Em resumo, um CRM para área educacional, ou SRM (Student Relationship Management) tem como finalidade auxiliar, facilitar e otimizar o relacionamento com os seus alunos. Como consequência a curto prazo, o uso de um CRM educacional tem impacto direto nos resultados de captação e permanência de alunos.
Sendo assim, quando a instituição de ensino investe em um CRM educacional é possível acompanhar todas as etapas que compõem a Jornada de Compra Educacional dos potenciais alunos, englobando desde o seu interesse até a matrícula.
Além disso, um CRM para área educacional permite a otimização dos esforços empregados por sua equipe de relacionamento. Com isso, fica mais simples realizar a nutrição do lead ao incorporá-lo em um fluxo de nutrição, por exemplo.
11. Invista em marketing de influência autêntico
Em 2025, o marketing de influência vai continuar crescendo, mas as previsões do mercado indicam que mudanças significativas vão acontecer.
O esperado é que grandes influencers percam um pouco do espaço, e microinfluenciadores/influenciadores de nicho, com públicos menores mas mais engajados, tenham mais destaque.
Assim, educadores, especialistas e até mesmo alunos influentes serão parceiros em campanhas de divulgação. Essa abordagem humaniza a marca da instituição e cria conexões autênticas com seu público-alvo.
Diversas empresas apostam na estratégia para que o seu público-alvo vincule a sua marca àquele influenciador, gerando empatia nos consumidores e influenciando-os a consumirem o mesmo produto ou serviço.
Durante o estudo de possíveis parcerias, lembre-se de analisar o quanto aquela pessoa é compatível com os valores da sua instituição e as características das suas personas.
🔗 Aliás, vou deixar como sugestão de conteúdo, o nosso blog post sobre o tema, não deixe de conferir:
Como captar alunos em 2025: Considerações finais
Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se este material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém?
Até a próxima! 👋
A Rubeus está comprometida com o sucesso da sua IE. Afinal, somos o primeiro CRM educacional feito sob medida para as necessidades das instituições de ensino.
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Para usar como referência acadêmica
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– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Como captar alunos em 2025 através de 11 passos. Rubeus, 2024. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-captar-alunos-em-2025/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2024, 10 outubro. Como captar alunos em 2025 através de 11 passos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-captar-alunos-em-2025/