Chegou a hora de criar uma campanha de marketing educacional que vai além do básico! Veja agora como criar campanhas de sucesso e captar mais alunos de forma inteligente, estratégica e inovadora! 🔝📊
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Introdução: O poder da campanha de marketing educacional para impactar alunos e comunidades
Uma campanha de marketing educacional vai além de mera divulgação. Afinal, marketing é relacionamento! Campanhas inteligentes são um meio de expandir a autoridade e o alcance da instituição de ensino, tanto economicamente captando mais alunos quanto socialmente, fazendo com que o nome e a imagem dela se espalhem na região em que atua.
Se você ainda acredita que marketing se resume apenas a anúncios, é hora de descobrir o verdadeiro potencial das campanhas educacionais! Neste guia, você vai entender como uma campanha bem planejada pode não só atrair mais alunos, mas também ampliar o impacto da sua instituição. Prepare-se para transformar sua abordagem e alcançar resultados incríveis!
5 benefícios comprovados de uma campanha de marketing educacional bem-sucedida
Uma campanha de marketing, quando bem feita, pode implicar em grandes mudanças para a realidade da instituição de ensino. Desde pequenas mudanças no dia a dia, até grandes transformações considerando o retorno financeiro e as considerações dos alunos novatos sobre a IE, muitos benefícios surgem através desse processo. Confira alguns deles:
I. Aumento da visibilidade da instituição
Uma instituição, mesmo que seja de grande porte, sempre tem potencial para crescer mais. Seja criando novas filiais na região ou em outros estados, seja trabalhando em outros segmentos educacionais.
Através das campanhas de marketing, é possível alcançar mais pessoas, por diferentes canais, aumentando sua visibilidade, extrapolando limites regionais e também nacionais.
Além disso, com uma campanha de marketing bem sucedida, até os próprios alunos sentem que estão num ambiente favorável para o seu crescimento profissional pessoal e acadêmico. Daí, a importância das campanhas também trabalharem o endomarketing (marketing interno), que possui um poder enorme de gerar naturalmente o marketing boca a boca.
II. Captação de alunos
Uma campanha de marketing educacional bem elaborada pode ter diversos objetivos, e entre eles, a atração de leads qualificados e a conversão desses leads em alunos matriculados são fundamentais. Uma campanha eficaz não apenas busca aumentar o número de inscrições, mas também se concentra em atrair o público-alvo certo para maximizar a qualidade das leads.
Seja para educação infantil, ensino básico ou superior, uma campanha de marketing bem estruturada permite identificar e atrair potenciais alunos que têm maior probabilidade de se matricular.
Independentemente do objetivo da campanha, podemos dizer que a principal vantagem é a capacidade de transformar leads qualificados em matrículas. Com um planejamento cuidadoso e execução estratégica, é possível gerar interesse genuíno, nutrir relacionamentos e, por fim, converter prospects em alunos matriculados.
Portanto, ao implementar uma campanha de marketing educacional, considere não apenas o aumento das inscrições, mas também como ela pode ser benéfica para a atração e conversão de leads em alunos matriculados. Uma abordagem bem-orquestrada pode oferecer resultados significativos e duradouros para sua instituição.
III. Otimização do ROI
O ROI — Retorno do Investimento (Return on Investment) — ou taxa de retorno, é uma métrica muito importante que deve ser acompanhada. A quantidade de dinheiro investida na campanha está dando o retorno esperado? Essa é uma pergunta que sempre deve ser feita.
De maneira prática, existem três formas de analisar:
- Está abaixo do esperado;
- Está dentro do que foi planejado;
- Superou o planejamento;
Se a terceira opção acontecer, maravilha! Ficando dentro do esperado, a situação está ótima, mas se ficar abaixo, aí sim é um problema.
Por isso, ao planejar uma campanha de marketing educacional, suas equipes de marketing e financeiro devem fazer o possível para que o ROI alcance o máximo potencial. Uma ótima estratégia é seguir a Smarketing, Sales (Vendas) + Marketing.
Com essa abordagem, os times de Relacionamento se unem para trabalhar em conjunto e estabelecer uma parceria de trabalho estratégica: Enquanto o Marketing cuida da parte de atração, nutrição e conversão, o time de Vendas estabelece contato direto e fecha negócio! Na prática isso significa que um time depende do outro!
🔗 Confira o nosso conteúdo sobre esse método: https://rubeus.com.br/blog/dicas-smarketing-educacional/
IV. Melhora na reputação e fortalecimento da marca
Além de melhorar a visibilidade, uma campanha de marketing realmente marcante consegue transformar a autoridade de uma instituição, e fortalecer sua marca.
O Branding da sua IE tem a sua importância não só no início dela. Na verdade, o Branding educacional é o que define a essência da sua instituição, o seu nome, valores, posicionamento de mercado, enfim, a identidade como um todo.
Use campanhas para reforçar sua marca e atualizar sua identidade, se necessário. Uma campanha bem-sucedida pode renovar a imagem e atrair mais alunos.
V. Diferenciação da concorrência
O que seus concorrentes estão fazendo?
Estabelecer uma diferenciação é muito importante, pois ela é decisiva na escolha do candidato. Lembre-se que o seu inscrito pode estar escrito em diversos outros vestibulares!
Então, analise e encontre os pontos fracos e fortes nas campanhas concorrentes, e use isso a seu favor. Não se trata de fazer melhor que a concorrência, se trata de fazer diferente!
VI. Criação de novas parcerias
Ao alcançar novos públicos, é possível chegar até novos parceiros, como influenciadores digitais e empresas.
Ter parcerias com empresas é um ponto muito positivo, principalmente para o ensino superior, podendo criar pontes para estágios e empregos durante as graduações.
Dependendo do nível da parceria, você pode usar seus cursos como “semi processos seletivos” para as empresas parceiras, o que fará com que seus alunos se dediquem ainda mais para que tentem conseguir uma vaga, aumentando o engajamento acadêmico.
Elementos-chave para uma campanha de marketing educacional convincente
Agora que já conhece alguns benefícios das campanhas de marketing, chegou o momento de conhecer os principais elementos que não podem faltar na hora de criar a sua campanha:
I. Defina uma persona
Público-alvo é uma estratégia eficiente que aparece na mente da maioria das pessoas quando pensam em marketing, porém, é uma abordagem muito abrangente para o mundo atual.
Por isso a criação de uma persona se mostra mais eficaz, pois é como se você direcionasse as suas ações para uma pessoa específica do seu público-alvo, o “cliente perfeito”, ou, nesse caso, o aluno ideal.
Através da persona, a sua estratégia se torna especializada, ao invés de generalista, o que pode ser muito benéfico. E ter mais de uma persona é muito positivo, principalmente para instituições de ensino superior que trabalham com cursos de diferentes áreas.
Por exemplo, alunos de cursos da área de tecnologia possuem um perfil bem específico, geralmente são mais introspectivos, ao contrário de alunos de licenciaturas, que costumam demonstrar mais extroversão, generalizando a situação, claro.
II. Crie conteúdo de valor
Marketing é sobre essência, entregar valor para as pessoas, conceito. Então, ao produzir conteúdo, isso sempre precisa estar em mente.
Numa campanha de marketing, principalmente, O QUE será divulgado em todos os canais deve estar completamente alinhado: as ideias, o design, a forma de se comunicar, etc. Uma verdadeira unidade.
Dessa forma, o conteúdo será naturalmente mais relevante, pois será quase uma narrativa sendo contada e liberada aos poucos, despertando o interesse e guiando os interessados até a matrícula.
O Marketing de Conteúdo é muito eficaz e importante, sendo uma prática essencial para o Inbound Marketing, que busca “nutrir” os leads ao longo do tempo, conquistar aos poucos.
🔗 Aproveite e confira o nosso blog post detalhado sobre como elaborar um Marketing de Conteúdo altamente estratégico:
III. Utilize diferentes canais de comunicação
Focar os esforços em um único canal não é o suficiente. É preciso saber em quais canais você deverá investir tempo e dinheiro para chegar até seus leads. Na prática, isso significa que você deve identificar quais os canais seus potenciais alunos mais utilizam e investir neles!
As redes sociais — como o Instagram, o YouTube, o TikTok e o Facebook — são os canais de comunicação de maior alcance da atualidade, principalmente quando se quer atingir os mais jovens. Mas será que somente elas são o suficiente?
Quando se trata de explorar diferentes canais de comunicação em uma campanha, é preciso ir além. Alguns canais e estratégias que precisam ser levados em conta são:
- E-mail marketing;
- SMS Marketing;
- Site e blog;
- Lead Management (como infográficos e e-books);
- Anúncios digitais;
- Otimização de SEO;
- Mala direta;
- Ações presenciais;
- Ligações frias, etc.
🔗 VEJA TAMBÉM: Temos um blog post sobre Omnichannel (integração de vários canais) e multicanalidade no marketing educacional, confira!
IV. Eventos promocionais
O meio digital é poderoso, mas ainda não foi capaz de substituir o “corpo a corpo” e o poder dos eventos presenciais. Eventos promocionais podem ser o coração de uma campanha de marketing!
Com os eventos, você pode abrir as portas da sua instituição de ensino para qualquer pessoa, aquelas interessadas e aquelas que ainda nem sabem se querem fazer algum curso.
Além de serem muito importantes para uma campanha, os eventos possuem influência no médio e longo prazo. Imagine que uma família vá a um dos seus eventos, conheça os professores, os cursos e a estrutura de sua IE.
Essa família possui 3 filhos: um que acabou de terminar o ensino médio e deseja fazer um curso superior, um que está começando o ensino médio e outro ainda no fundamental. Se conseguir conquistar essa família com um evento organizado, pode garantir um aluno imediatamente e outros para anos futuros. Este é só um exemplo, mas na prática podem ser muitas famílias, o que deixa a IE no radar de muitas pessoas.
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V. Anúncios direcionados
Ferramentas como o Google Ads, Meta Ads (Facebook e Instagram), LinkedIn Ads e TikTok Ads permitem fazer com que seus anúncios sejam direcionados para as pessoas certas. Isso traz uma série de vantagens, como:
- Maior relevância;
- Maior ROI (Retorno do Investimento);
- Aumento do engajamento;
- Capacidade de análise dos anúncios;
- Personalização.
Dicas para criar uma campanha de marketing educacional impactante e memorável
Você conhece os benefícios e sabe os elementos-chave que não podem faltar, agora veja dicas para alcançar altos resultados com a sua campanha de marketing educacional:
I. Faça pesquisas de mercado
Como vimos, antes de iniciar o “mão na massa” em si, é preciso conhecer o seu público! Por isso, realize pesquisas com os leads enquanto ele ainda não está apto para iniciar os estudos na sua IE e quando estiver em busca de informações sobre o curso e instituição de ensino.
Por exemplo, faça pesquisa de interesse pela sua IE e entenda seus pontos fortes e fracos e use essas informações a seu favor. Ao fazer isso, você poderá alinhar as expectativas e oferecer o que o seu lead quer.
II. Conte histórias envolventes
Uma boa história sempre foi uma ótima forma de conquistar as pessoas. Teatro, livros, filmes, com o tempo as histórias foram ganhando diferentes formatos, mas a sua essência e sua capacidade de conexão permanecem.
Existem inúmeras formas de explorar o storytelling numa campanha de marketing educacional. Contar a história da instituição, do desejo de contribuir para o futuro profissional, pessoal e acadêmico dos alunos, os seus valores e sua visão. De uma maneira romantizada, o storytelling tem uma grande influência na percepção do público, ainda mais quando aliado a técnicas de neuromarketing.
Outra forma de abordar esse tipo de conteúdo, é contar histórias (depoimentos) de ex-alunos que se formaram e construíram carreiras de sucesso. Essa é uma estratégia útil tanto na Captação de alunos quanto na Gestão da Permanência.
III. Invista em mídias sociais
Existem muitas formas de aproveitar ao máximo o poder e o alcance das redes sociais. Cada uma possui públicos e tipos de conteúdos diferentes. Por exemplo, a forma de fazer uma divulgação no Instagram é muito diferente do X (antigo Twitter).
Portanto, explore diferentes tipos de conteúdos, como imagens, vídeos e textos. O que realmente se destaca hoje são vídeos curtos, feitos na vertical, os famosos “reels”. Um fenômeno que se popularizou com a chegada do TikTok.
Porém, não se prenda a um único formato. O que hoje é regra, amanhã se torna obsoleto, a mudança é sempre constante quando o assunto são redes sociais, sempre tente inovar.
Além disso, evite entregar os mesmos conteúdos em diferentes mídias, pois muitas vezes são os mesmos seguidores te acompanhando em redes sociais diferentes, e eles não querem ver sempre mais do mesmo.
IV. Análise de Marketing
Fazer uma campanha de marketing educacional e não acompanhar suas métricas é sem sombra de dúvidas um grande erro. É como fazer uma festa sem saber quantas pessoas foram convidadas e quantas realmente apareceram no dia, fazendo uma alusão bem simples.
Por isso, é preciso saber exatamente quanto foi investido, qual o retorno financeiro, o número de alunos matriculados, o número de seguidores que chegaram em cada uma das redes sociais, etc. Conheça algumas métricas importantes para se acompanhar durante uma campanha:
- Origem dos leads: É importante saber por quais canais estão chegando, e quais não estão captando bem.
- CPA – Custo Por Aquisição: Quanto custa para conseguir um aluno matriculado, levando em consideração todos os gastos, mas avaliando individualmente.
- CTR – Taxa de Cliques em Anúncios: A quantidade cliques nos anúncios em relação a quantidade de impressões.
- Tempo médio de conversão: A quantidade de tempo que o lead normalmente demora para percorrer o funil de matrícula e se tornar, de fato, um aluno.
Essas e muitas outras métricas têm a sua importância no processo de campanha de marketing educacional, e uma ferramenta que ajuda a visualizar isso de forma simples e intuitiva é um dashboard de performance.
V. Garanta uma boa experiência do usuário
O site da instituição é como sua porta de entrada na internet. Muitas vezes antes de um interessado chegar até a IE, ele irá navegar pelo site, conseguindo o maior número de informações sobre a IE e os cursos que o interessam.
Por isso, o site precisa entregar uma boa experiência para o usuário. Responsividade (a capacidade de se adaptar bem a diferentes tipos de telas), velocidade e ser intuitivo são características básicas absolutamente necessárias para qualquer página web, e muitas vezes essas características são ignoradas.
Uma prática absolutamente essencial para garantir uma boa experiência do usuário é UX/UI.
- UX: Experiência do Usuário (User Experience), área do design e do desenvolvimento que tem como objetivo criar uma experiência satisfatória para usuários em produtos digitais. Deve considerar vários aspectos como a interação, as tarefas executadas e como o usuário se sente utilizando o produto.
- UI: Interface do Usuário (User Interface), está relacionada a “tela” em si, o que é visível na aplicação para o usuário, a harmonia entre as cores, a posição dos elementos. UI e UX sempre se complementam.
O papel indispensável de um bom CRM numa campanha de marketing educacional
Um CRM — Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente — é uma ferramenta indispensável para uma campanha de marketing atualmente. E não basta ser um CRM, é preciso ser um CRM específico para a educação, adaptado para a realidade das instituições.
Mas como um CRM educacional pode ser utilizado em campanhas de marketing educacional? Entre suas muitas funcionalidades, a estratégia de modelos de e-mail é com certeza uma que se destaca para esse processo. De forma simples, qualquer colaborador da instituição pode criar livremente um e-mail e dispará-lo para todos os contatos simultaneamente (ou realizar filtros). Essa pode ser considerada uma técnica excelente de Outbound Marketing, o marketing direto e ativo que leva a IE até seu público.
Além dos modelos de e-mail, outras ferramentas são muito úteis para as campanhas, como:
- Fluxos de automação: Através de fluxos de automação, muitas atividades podem ser automatizadas, desde o envio de e-mails e mensagens até o avanço dos leads pelo funil de matrículas, contando ainda com a utilização de condicionais.
- CTAs: Os call to actions (ou chamadas para ação) podem ser criados dentro da plataforma para serem usados em diferentes páginas e e-mails, além de ser permitido o uso de testes A/B (método que mostra diferentes versões dos CTAs para saber qual tem mais resultado).
- Landing pages: A criação de landing pages, páginas focadas na captação de leads, é uma grande vantagem nas campanhas de marketing educacional. É possível criar um site inteiro utilizando essa ferramenta, sem precisar saber programação!
- Modelos de formulários: Com os modelos de formulários, existem várias possibilidades. Desde a inscrição para eventos, newsletters, vestibulares e até mesmo a realização de matrículas, essa ferramenta que permite a criação de páginas web totalmente personalizáveis capazes de coletar dados, é com certeza muito útil e necessária em campanhas de marketing educacional.
A Plataforma Rubeus
Atuando sob as frentes de Marketing Educacional, Captação e Gestão da Permanência, já transformamos os resultados de centenas de instituições em todo o país.
Migramos de um CRM para uma plataforma ao desenvolvermos diversos recursos e funcionalidades focados em atender necessidades específicas e inerentes a uma excelente Gestão de Relacionamento com o aluno.
Agora, imagine poder saber a probabilidade de conversão dos seus leads desde o início do processo, através de uma ferramenta preditiva que utiliza inteligência artificial e machine learning para encontrar padrões com base em comportamentos e dados passados?
Com a nossa ferramenta Rubeus Insights isso já é possível! Através dessa aplicação, a sua campanha de marketing pode ser muito mais direcionada, e os esforços colocados nos leads “quentes”, aqueles que possuem uma probabilidade maior de se tornarem alunos!
Conclusão: comece agora a transformar sua instituição com o poder de uma campanha de marketing educacional
Uma campanha de marketing educacional bem estruturada e aplicada tem a capacidade de aumentar exponencialmente a sua captação de alunos, além de beneficiar a imagem e a marca da sua instituição de ensino, o que ajuda na Gestão da Permanência.
Existem muitas formas de criar uma campanha eficaz, muitas ferramentas estão disponíveis, como as mídias sociais e os sites que permitem analisar as métricas, recursos não faltam. Espero que com essas dicas você consiga atingir os resultados esperados!
Agora nos conte: A sua instituição já faz campanhas de marketing educacional? 😊
Considerações finais
É nosso objetivo fornecer conteúdo que seja útil e inspirador para você. Se este material conseguiu cumprir esse propósito, que tal compartilhá-lo com alguém que também possa se beneficiar? 😁
Já conhece a Plataforma Rubeus? Saiba como o nosso CRM pode contribuir para que o seu time alcance resultados efetivos no longo prazo!
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Para usar como referência acadêmica
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📌 Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Guia completo para criar uma campanha de marketing educacional! Rubeus, 2024. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/campanha-de-marketing-educacional/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
📌 Formato APA:
Rubeus. 2024, 12 de setembro. Guia completo para criar uma campanha de marketing educacional! [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/campanha-de-marketing-educacional/