Principalmente em momento de distanciamento social e fechamento das instituições de ensino, o marketing tornou-se indispensável para dar continuidade ao processo de captação de alunos. Pensando na importância deste tema, resolvemos compartilhar com você 5 estratégias inéditas de marketing para o ensino superior, assim, sua instituição de ensino pode começar a captar mais alunos o quanto antes!

As dicas a seguir, têm demonstrado resultados práticos. Optamos por compartilhá-las com você para que as utilize em sua instituição de ensino. Desde já, te convidamos a compartilhar o link deste conteúdo, enviar para um amigo e nos contar, nos comentários, sua experiência sobre o tema! Boa leitura!

Introdução

Com tantas incertezas em torno da COVID-19 e seus impactos em diversos ramos de atuação, o comportamento dos consumidores mudou. Seja na hora de efetuar a compra, principalmente no que tange a realização de pesquisas on-line sobre a marca e os produtos/serviços disponibilizados, quanto na análise do posicionamento da marca diante da crise. 

Frente a isso, com o intuito de conquistar novos clientes, as empresas têm investido na criação de conteúdos relevantes, lançando mão de estratégias de marketing altamente persuasivas

Falando especificamente do cenário educacional, o marketing para o ensino superior tornou-se fundamental para captar alunos em tempos de distanciamento social. Sua instituição já utiliza? 

Como  ressaltamos no vídeo abaixo, a diferença entre um líder mediano e um bom líder de marketing está em saber interpretar as tendências e identificar a melhor forma de utilizá-las a favor da instituição de ensino. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Clique na imagem abaixo e confira nossas dicas valiosas sobre como ser um líder de alta performance!

Rubeus academy

5 estratégias inéditas de marketing para o ensino superior 

  • Anúncios no Tik Tok e parceria com influenciadores 

O Tik Tok é, atualmente, uma das plataformas de maior sucesso. Por isso, faz parte da nossa lista de dicas de marketing para o ensino superior. 

Com mais de 2,3 bilhões de downloads, o app capturou a atenção e a criatividade dos usuários de mídia social da Geração Z e Alpha. Por isso, o Tik Tok procurou capitalizar, “aproveitando” este público altamente engajado, introduzindo gradualmente seus próprios anúncios.

Apesar dos anúncios ainda serem um pouco restritos à empresas consideradas ”grandes”, à medida que a plataforma evolui, a tendência é ficar mais fácil para as empresas menores anunciarem. 

Ilustração

Vale a pena ressaltar que os anúncios nesta plataforma devem possuir uma estratégia desenvolvida especificamente para ela. Além disso, é preciso haver bastante cuidado quanto aos conteúdos e os temas explorados. 

Ademais, para obter sucesso, é importante estar atento às famosas “trends”. Elas são, basicamente, “modas” do momento, tais como challenges e músicas.

Outra forma de obter visibilidade é buscar parceria com pessoas que possuem notoriedade na plataforma – os famosos influenciadores. Entretanto, é importante realizar um estudo prévio e um acompanhamento detalhado sobre o influenciador e a forma como atua junto ao seu público. Ou seja, ele precisa atender os “valores” da instituição de ensino. 

Por falar em Tik Tok, você já conhece o nosso? Clique na imagem abaixo e confira nosso conteúdo! 😉

Quero ir para o Tik Tok da Rubeus!

  • Story no LinkedIn 

Já conferiu nosso blog post Como usar o LinkedIn na educação: construindo uma LinkedIn Page atrativa? Nele, ressaltamos suas principais funcionalidades, como aproveitá-lo para alavancar a geração de leads da sua instituição de ensino e como transformar a sua estratégia com uma LinkedIn Page significativa. Uma das dicas que damos é referente a funcionalidade de story. 

Com o LinkedIn Stories, todos os usuários brasileiros terão a opção de nutrir suas redes de conexões e de seguidores de uma maneira descontraída e casual. Influencers poderão compartilhar insights sobre seus negócios, especialistas irão capturar e compartilhar as tendências em seus setores de atuação.” Escreveu Rafael Kato, managing news editor do LinkedIn. 

Recentemente foi lançada a opção de stories no LinkedIn. O Brasil foi escolhido para realizar os testes devido à quantidade de usuários que fazem do país o 4º maior mercado da rede social, com um total de 40 milhões de usuários. 

Com essa funcionalidade, é possível compartilhar informações, materiais ou notícias com a duração de 24 horas. Sua vantagem consiste, principalmente, em evitar o excesso de postagens, além de permitir que os seus potenciais alunos acompanhem novidades da sua IE em tempo real

Saiba, em detalhes, como aperfeiçoar a sua estratégia nesta rede social! Para isso, basta dar um clique na imagem abaixo! 

  • SEO, SEO 

Nossa dica número três de marketing para o ensino superior é o Search Engine Optimization.

O SEO não é exatamente uma novidade. Desde que o Google começou a ranquear os resultados, há vários anos, é importante que as IEs garantam que seus conteúdos sejam otimizados. Isso permite que obtenham uma classificação elevada nas pesquisas on-line.

Especialmente com a grande utilização da internet devido ao isolamento social, os hábitos de pesquisa tornaram-se altamente utilizados por potenciais alunos. Isso significa que estar acessível na internet tornou-se não somente importante, mas essencial. 

Para assegurar que sua IE esteja acessível no principal buscador de pesquisas, o Google, é preciso investir em SEO. 

Somado a um conteúdo altamente atrativo e que abarque as principais dúvidas e questionamentos dos potenciais alunos, sua IE conseguirá aparecer entre as primeiras posições orgânicas no Google. Mas, muita atenção! É preciso atuar tanto no SEO On Page, quanto no Off Page. Veja a diferença entre eles:

SEO - Rubeus

  • Guias no Instagram

Recentemente, o Instagram abriu uma nova funcionalidade vista como um “Mini blog”. Seu objetivo é reunir publicações, produtos ou locais. Isso significa que ela permite o agrupamento de listas de postagem com temas específicos escolhidos pela sua IE.

Ao utilizar essa ferramenta pode-se criar conteúdos diferenciados, sendo uma nova possibilidade de guiar o seu potencial aluno pela jornada de compra! 

Após criar o seu primeiro Guias é possível visualizar o ícone em seu perfil. Também é viável escolher a imagem de capa, título e descrição. O conteúdo também pode ser compartilhado via Stories ou Direct.

  • Lives

Nossa última dica de marketing para o ensino superior são as lives. 

Devido ao isolamento social causado pela Covid-19, muitas pessoas e empresas encontraram nas lives uma forma de diminuir o distanciamento e manterem-se competitivas no mercado. 

Iniciadas por cantores famosos, as lives agoraviraram febre” também entre empresas dos mais diversos ramos de atuação. Com uma forma prática e simples de ser realizada, e com a duração máxima de 1 hora, as lives ficam disponíveis no Instagram por 24 horas após o seu término.

Através de aplicativos elas podem ser baixadas e disponibilizadas em outras plataformas de vídeos, como o YouTube, por exemplo. Além disso, durante a transmissão ao vivo, os telespectadores podem enviar perguntas e realizar comentários. 

As instituições de ensino também têm recorrido às lives para manter o relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos. Além de tirar dúvidas e mantê-los atualizados.

Nós da Rubeus também enxergamos nas lives uma forma de manter-se próximo aos nossos parceiros. Ademais, desejamos contribuir com dicas práticas para enfrentar este momento. Veja uma das lives que realizamos em parceria com a Hoper Educação. Nela, falamos sobre o combate à evasão de alunos em tempos de pandemia:

live 1 Covid-19 combate à evasão de alunos - Rubeus

E aí, gostou? 

Espero que este conteúdo tenha sido fonte de inspiração e insights valiosos para você! Para tornar a sua experiência ainda mais completa, separei um material complementar!

Estou falando do e-book Como matricular mais alunos: 13 dicas para aumentar a conversão da sua IE. O preparamos com o objetivo de auxiliar a sua IE a aumentar a conversão durante o ano todo.

Clique na imagem abaixo, preencha o formulário e pronto! 😉

[E-book] Como matricular mais alunos: 13 dicas para aumentar a conversão da sua IE - Rubeus

Agora é com você! Quando o assunto é marketing para o ensino superior, sua instituição de ensino já realiza alguma das 5 estratégicas mencionadas acima? Conta pra gente aí nos comentários! 

Bons resultados! 😉

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