A utilização do Endomarketing na educação consiste na geração de um ambiente institucional voltado para a criação de times motivados e que possuam espaço para expor ideias e opiniões. Como resultado no médio e longo prazo, a instituição de ensino alcança melhores resultados na captação de alunos, promove uma melhor Gestão de Permanência e ainda fideliza aqueles alunos que já compõe o quadro de discentes. Afinal, quando um relacionamento é saudável, forte e bem nutrido, todos os envolvidos ficam satisfeitos.

Neste conteúdo reunimos conceitos e dicas, além dos principais benefícios proporcionados pela utilização do Endomarketing na educação. Boa leitura e bons insights!

Introdução

“Nossa estou tão desanimado(a) com o meu emprego!”

“Eu tenho a sensação de meu chefe só quer que eu produza, ele nem se importa com o que eu estou sentindo!”

Provavelmente você já escutou alguém falando pelo menos uma das frases acima… Infelizmente, isso é muito mais frequente do que imaginamos! A verdade é que funcionários insatisfeitos estão espalhadas por todo o mundo. E, na grande maioria das vezes, funcionários desmotivados são os que mais difamam a marca, além de produzirem muito menos do que o esperado.

Endomarketing na educação: utilize a motivação dos seus funcionários para melhorar seus resultados - Rubeus

A falta de motivação em números

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, que entrevistou 167 mil pessoas e mediu o índice de Saúde Organizacional das empresas, a nota média de motivação do profissional brasileiro é de 45 em uma escala de zero a cem.

Quando questionados sobre o principal motivo para estarem desmotivados, a grande maioria confessou que a origem do descontentamento não envolve o salário em si. As duas principais razões apresentadas englobam a falta de reconhecimento e a ausência de oportunidades para crescimento e desenvolvimento da carreira profissional. 

Já os dados disponibilizados pelo Instituto Locomotiva, demonstram que:

A falta de motivação em números

Motivos para o descontentamento no ambiente de trabalho

São diversas as razões que podem levar o funcionário ao descontentamento, mas os principais veremos a seguir: 

  • Falta de suporte; 
  • Defasagem no desenho e descrição do cargo;
  • Falta de incentivos;
  • Baixa remuneração;
  • Jornadas de trabalho excessivas;
  • Falta de reconhecimento;
  • Metas exageradas;
  • Falta de oportunidade.

Ainda segundo a McKinsey, a pesquisa reflete uma realidade bem clara: os programas de engajamento estão falhando miseravelmente quando a tarefa é energizar e motivar as equipes.

Justamente para auxiliar as empresas a criarem ambientes organizacionais que promovam a satisfação dos funcionários é que surge o Endomarketing.

O que é endomarketing? 

Endomarketing, também chamado de marketing interno, consiste em ações de marketing voltadas ao público interno da empresa, no qual o principal objetivo é fortalecer o relacionamento empresa-colaboradores. Ao utilizá-lo a empresa deseja incentivar a lealdade e a harmonia, aumentar o alinhamento com metas e valores da empresa, além de promover um maior envolvimento e comprometimento dos funcionários.

O Endomarketing na educação e a sua importância para as instituições de ensino

Quando aplicado à educação, o Endomarketing Educacional se configura como estratégias de marketing direcionadas para dentro da instituição de ensino

Elas possibilitam uma gestão pautada na motivação e engajamento dos funcionários, que mesmo de forma indireta, será transmitida aos alunos como uma espécie de “disseminação involuntária”. Isso porque quando estamos satisfeitos com alguma coisa, a tendência é que o nosso comportamento transmita isso involuntariamente.

Equipe - Rubeus

O significado de Endomarketing é simples: o prefixo “endo” vem do grego “éndon” que remete a “interior”. E Marketing, como sabemos, é a arte de criar conexões e relacionamento.

De forma figurativa podemos expressar assim:

“Não é possível fazer um bom marketing externo sem envolver também, na mesma ação, os funcionários.” – J.P Flipo.

Ao criar estratégias de marketing, sua instituição de ensino tem como objetivo claro atrair potenciais alunos e melhorar a percepção da marca. Já quando utiliza-se o Endomarketing sua instituição está construindo uma estratégia mais “subjetiva”.

Engana-se quem acha que o Endomarketing não oferece benefícios quando o assunto são os clientes externos (alunos). Isso porque ao utilizá-lo é possível conquistar a simpatia e a confiança dos alunos de uma forma mais sutil e estratégica. Em síntese, você utiliza seus funcionários para “montar” um quadro encantador e altamente atrativo para seus atuais e potenciais alunos.

Além disso, o Endomarketing na educação é uma ótima forma de diminuir a rotatividade de funcionários da sua instituição, e, assim, otimizar tempo e reter talentos. 

| Material complementar: 

A importância de um propósito bem definido

O propósito é a razão pela qual a sua instituição de ensino existe. Não apenas o que faz, ou quais os benefícios que seus serviços oferecem. O próprio tem a ver com como a sua IE pretende realmente contribuir para um mundo melhor.

Pare e pense no seu ambiente de trabalho: seus colaboradores sabem por que e para que estão trabalhando?

Talvez você esteja se perguntando a importância disso para a sua instituição de ensino, mas em um nível pessoal, propósito é o que dá sentido para a vida das pessoas, o que as move adiante. Propósito é aquilo que faz as pessoas acordarem mais motivados para irem trabalhar: não apenas porque estão sendo bem pagos, mas porque sentem que fazem parte do todo.

Quando sua instituição consegue despertar essa visão nos colaboradores, torna-se bem mais fácil fazer com que eles vejam que estar ali é importante e é algo que completa as suas vidas. Funcionários que trabalham apenas por dinheiro, quase nunca contribuirão para que a sua instituição alcance um patamar maior. 

Por isso, crie e fomente a paixão pelo propósito da sua instituição de ensino. Esse é o segredo do sucesso! 

Objetivos do Endomarketing na educação

“Facilitar e realizar trocas, construindo lealdade no relacionamento com o público interno, compartilhando objetivos empresariais da organização, cativando e cultivando para harmonizar e fortalecer estas relações, melhorando assim o valor de mercado desta organização.” – Saul F. Bekin

Engana-se quem acha que o Endomarketing é “apenas” uma forma de “promover festinhas” e descontrair. Ele vai muito mais além e ao utilizá-lo, sua instituição de ensino atua, estrategicamente, em diferentes pontos utilizando a motivação dos seus funcionários para crescer

Mas não é só isso! Veja abaixo mais objetivos estratégicos trabalhados pelo Endomarketing na educação:

  • Promover uma comunicação sem ruídos;
  • Alinhar os colaboradores (valores, metas e visões);
  • Disseminar a cultura da instituição de ensino;
  • Trabalhar o pilar da transparência ao abrir espaço para comunicação;
  • Promover a integração entre funcionários e setores (ótimo para trabalhar o Smarketing Educacional);
  • Reconhecer os esforços dos funcionários (e inspirar outros com isso);
  • Tornar a instituição de ensino mais atrativa ante o mercado;
  • Treinar e Desenvolver o profissional de forma a utilizar isso a favor da sua instituição de ensino;
  • Aumentar o marketing boca a boca;

A importância do Endomarketing para o marketing boca a boca

“Marketing é o ato de fazer um produto ou serviço sobre o qual valha a pena falar.” –  Seth Godin

Quando seus funcionários, assim como seus alunos, fazem a “propaganda” da sua instituição, torna-se possível aumentar o marketing boca a boca, que é uma forma muito persuasiva de conquistar alunos. 

Ao investir na satisfação dos seus funcionários, a tendência é que a sua instituição de ensino ganhe “embaixadores” sem nenhum custo adicional. Isso porque, quando estamos satisfeitos com algo, a tendência é compartilhar isso. 

| Material complementar:

 Pergunte aos seus funcionários!

Você sabia que seus funcionários são um recurso precioso para desenvolver novas ideias e implantar mudanças em sua instituição de ensino? As sugestões de diferentes pessoas, vistas sob diferentes óticas, têm o poder de contribuir para melhores decisões e costumam ser aceitas com uma maior facilidade. Então que tal utilizar isso a favor da sua instituição de ensino? 

3 dicas práticas para aplicar o Endomarketing na educação

Apesar da utilização do Endomarketing depender de algumas questões como orçamento, tempo disponível, criatividade da equipe responsável e as necessidades da instituição de ensino, há algumas ações que podem ser realizadas de forma simples e fácil, veja:

  • Estimular a integração das equipes

Todo mundo gosta de se sentir parte do todo, todo mundo gosta de pertencer. Por isso, reserve um tempo para a integração de seus funcionários. Além disso, busque ouvi-los para entender os motivos que os deixam motivados, desmotivados, quais as insatisfações e os desafios.

Você pode apostar em espaços compartilhados, como uma lugar para descanso ou até mesmo uma sala de jogos. 

Além disso, outra dica é fazer das datas comemorativas uma oportunidade estratégica. Isso mesmo! Você pode utilizar eventos e datas comemorativas como forma de promover um maior engajamento e criar um sentimento de acolhimento

  • Ofereça benefícios 

Se possível, ofereça benefícios corporativos que vão além do “básico” e que façam sentido para o perfil dos colaboradores. Você pode apostar em vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, além de parcerias com estabelecimentos como academias, cinema… Isso fará com que eles se sintam “cuidados” e estimulados, além de se sentirem gratos.

  • Reconheça seus funcionários 

Que tal apostar em um programa de reconhecimento para estimular os destaques entre os colaboradores? Essa prática pode ser bastante benéfica para motivar a pessoa que se esforçou e dar um gás para aqueles que estão ouvindo. 

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Conclusão

Já dizia Stephen Covey “trate sempre os seus funcionários exatamente como quer que eles tratem os seus melhores clientes”.  

Contudo, infelizmente, diversos funcionários em todo o mundo já se sentiram ou se sentem desestimulados com o seu ambiente de trabalho. Como vimos, isso pode ser bastante prejudicial para a empresa em questão. Quando tratamos do cenário educacional, percebemos que a prática do Endomarketing na educação é uma ótima forma de ter funcionários felizes e motivados. 

Para alcançar melhores resultados, tanto na captação, quanto na permanência de alunos, é preciso encantar seus clientes internos. Afinal, eles são a representação da sua instituição de ensino perante o mercado consumidor. 

Dentre as ações que sua instituição pode realizar para promover o Endomarketing na educação está o investimento em ações que incentivem a integração das equipes, o oferecimento de benefícios e o reconhecimento dos funcionários. 

Por fim, queremos saber de você: como sua instituição de ensino tem trabalhado a motivação dos funcionários? Vocês utilizam o Endomarketing na educação? Conte-nos a sua experiência! 

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