A utilização do Endomarketing na educação consiste na geração de um ambiente institucional voltado para a criação de times motivados e que possuam espaço para expor ideias e opiniões. Como resultado no médio e longo prazo, a instituição de ensino alcança melhores resultados na captação de alunos, promove uma melhor gestão de permanência e, ainda, fideliza aqueles alunos que já compõem o quadro de discentes. Afinal, quando um relacionamento é saudável, forte e bem nutrido, todos os envolvidos ficam satisfeitos.
Neste conteúdo, reunimos conceitos e dicas, além dos principais benefícios proporcionados pelo uso do Endomarketing na educação. Boa leitura e bons insights!
Introdução
“Nossa, estou tão desanimado(a) com o meu emprego!”
“Eu tenho a sensação de que meu chefe só quer que eu produza, ele nem se importa com o que eu estou sentindo!”
Provavelmente, você já escutou alguém falando pelo menos uma das frases acima… Infelizmente, isso é muito mais frequente do que imaginamos. A verdade é que funcionários insatisfeitos estão espalhadas por todo o mundo. E, na grande maioria das vezes, funcionários desmotivados são os que mais difamam a marca, além de produzirem muito menos do que o esperado.
A falta de motivação em números
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, que entrevistou 167 mil pessoas e mediu o índice de saúde organizacional das empresas, a nota média de motivação do profissional brasileiro é de 45 em uma escala de zero a cem.
Quando questionados sobre o principal motivo para estarem desmotivados, a grande maioria confessou que a origem do descontentamento não envolve o salário em si. As duas principais razões apresentadas englobam a falta de reconhecimento e a ausência de oportunidades para crescimento e desenvolvimento da carreira profissional.
Já os dados disponibilizados pelo Instituto Locomotiva demonstram que:
Motivos para o descontentamento no ambiente de trabalho
São diversas as razões que podem levar o funcionário ao descontentamento, mas os principais veremos a seguir:
- falta de suporte;
- defasagem no desenho e descrição do cargo;
- ausência de incentivos;
- baixa remuneração;
- jornadas de trabalho excessivas;
- falta de reconhecimento;
- metas exageradas;
- falta de oportunidade.
Ainda segundo a McKinsey, a pesquisa reflete uma realidade bem clara: os programas de engajamento estão falhando miseravelmente quando a tarefa é energizar e motivar as equipes.
Justamente para auxiliar as empresas a criarem ambientes organizacionais que promovam a satisfação dos funcionários é que surge o Endomarketing.
O que é Endomarketing?
Endomarketing, também chamado de marketing interno, consiste em ações de marketing voltadas ao público interno da empresa, no qual a principal finalidade é fortalecer o relacionamento empresa-colaboradores. Ao utilizá-lo, a empresa deseja incentivar a lealdade e a harmonia, aumentar o alinhamento com metas e valores da empresa, além de promover um maior envolvimento e comprometimento dos funcionários.
O Endomarketing na educação e a sua importância para as instituições de ensino
Quando aplicado à educação, o Endomarketing Educacional se configura como estratégias de marketing direcionadas para dentro da instituição de ensino.
Elas possibilitam uma gestão pautada na motivação e engajamento dos funcionários que, mesmo de forma indireta, serão transmitidos aos alunos como uma espécie de “disseminação involuntária”. Isso porque quando estamos satisfeitos com alguma coisa, a tendência é que o nosso comportamento transmita isso involuntariamente.
O significado de Endomarketing é simples: o prefixo “endo” vem do grego “éndon” que remete a “interior”. E Marketing, como sabemos, é a arte de criar conexões e relacionamento.
De forma figurativa, podemos expressar assim:
“Não é possível fazer um bom marketing externo sem envolver também, na mesma ação, os funcionários.” – J.P Flipo.
Ao criar estratégias de marketing, sua instituição de ensino tem como objetivo claro atrair potenciais alunos e melhorar a percepção da marca. Já quando utiliza-se o Endomarketing, sua instituição está construindo uma estratégia mais “subjetiva”.
Engana-se quem acha que o Endomarketing não oferece benefícios quando o assunto são os clientes externos (alunos). Isso porque, ao usá-lo, é possível conquistar a simpatia e a confiança dos alunos de uma forma mais sutil e estratégica. Em síntese, você utiliza os seus funcionários para “montar” um quadro encantador e altamente atrativo para os seus atuais e potenciais alunos.
Além disso, o Endomarketing na educação é uma ótima forma de diminuir a rotatividade de funcionários da sua instituição e, assim, otimizar tempo e reter talentos.
| Material complementar:
A importância de um propósito bem definido
O propósito é a razão pela qual a sua instituição de ensino existe. Não apenas o que faz ou quais os benefícios que os seus serviços oferecem. Ele tem a ver com o como a sua IE pretende realmente contribuir para um mundo melhor.
Pare e pense no seu ambiente de trabalho: seus colaboradores sabem o porquê e para que estão trabalhando?
Talvez, você esteja se perguntando a importância disso para a sua instituição de ensino, porém, em um nível pessoal, propósito é o que dá sentido para a vida das pessoas, o que as move adiante. Propósito é aquilo que faz as pessoas acordarem mais motivados para irem trabalhar: não apenas porque estão sendo bem pagos, mas porque sentem que fazem parte do todo.
Quando sua instituição consegue despertar essa visão nos colaboradores, torna-se bem mais fácil fazer com que eles vejam que estar ali é importante e é algo que completa as suas vidas. Funcionários que trabalham apenas por dinheiro, quase nunca contribuirão para que a sua instituição alcance um patamar maior.
Portanto, crie e fomente a paixão pelo propósito da sua instituição de ensino. Esse é o segredo do sucesso!
Objetivos do Endomarketing na educação
“Facilitar e realizar trocas, construindo lealdade no relacionamento com o público interno, compartilhando objetivos empresariais da organização, cativando e cultivando para harmonizar e fortalecer estas relações, melhorando assim o valor de mercado desta organização.” – Saul F. Bekin
Engana-se quem acha que o Endomarketing é “apenas” uma forma de “promover festinhas” e descontrair. Ele vai muito mais além e, ao utilizá-lo, sua instituição de ensino atua, estrategicamente, em diferentes pontos, empregando a motivação dos seus funcionários para crescer.
Mas não é só isso! Veja, abaixo, mais objetivos estratégicos trabalhados pelo Endomarketing na educação:
- promover uma comunicação sem ruídos;
- alinhar os colaboradores (valores, metas e visões);
- disseminar a cultura da instituição de ensino;
- trabalhar o pilar da transparência ao abrir espaço para comunicação;
- promover a integração entre funcionários e setores (ótimo para trabalhar o Smarketing Educacional);
- reconhecer os esforços dos funcionários (e inspirar outros com isso);
- tornar a instituição de ensino mais atrativa ante o mercado;
- treinar e desenvolver o profissional de forma a utilizar isso a favor da sua instituição de ensino;
- aumentar o marketing boca a boca;
A importância do Endomarketing para o marketing boca a boca
“Marketing é o ato de fazer um produto ou serviço sobre o qual valha a pena falar.” – Seth Godin
Quando os seus funcionários, assim como os seus alunos, fazem a “propaganda” da sua instituição, torna-se possível aumentar o marketing boca a boca, que é uma forma muito persuasiva de conquistar alunos.
Ao investir na satisfação dos seus funcionários, a tendência é que a sua instituição de ensino ganhe “embaixadores” sem nenhum custo adicional. Isso porque, quando estamos satisfeitos com algo, a tendência é compartilhar isso.
| Material complementar:
Pergunte aos seus funcionários!
Você sabia que os seus funcionários são um recurso precioso para desenvolver novas ideias e implantar mudanças em sua instituição de ensino? As sugestões de diferentes pessoas, vistas sob diferentes óticas, têm o poder de contribuir para melhores decisões e costumam ser aceitas com uma maior facilidade. Então que tal utilizar isso a favor da sua instituição de ensino?
3 dicas práticas para aplicar o Endomarketing na educação
Apesar da utilização do Endomarketing depender de algumas questões como orçamento, tempo disponível, criatividade da equipe responsável e as necessidades da instituição de ensino, há algumas ações que podem ser realizadas de forma simples e fácil, veja:
-
Estimular a integração das equipes
Todo mundo gosta de se sentir parte do todo, todo mundo gosta de pertencer. Por isso, reserve um tempo para a integração de seus funcionários. Além disso, busque ouvi-los para entender os motivos que os deixam motivados, desmotivados, quais as insatisfações e os desafios.
Você pode apostar em espaços compartilhados, como uma lugar para descanso ou, até mesmo, uma sala de jogos.
Ademais, outra dica é fazer das datas comemorativas uma oportunidade estratégica. Isso mesmo! Você pode usar eventos e datas comemorativas como forma de promover um maior engajamento e criar um sentimento de acolhimento.
-
Ofereça benefícios
Se possível, ofereça benefícios corporativos que vão além do “básico” e que façam sentido para o perfil dos colaboradores. Você pode apostar em vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, além de parcerias com estabelecimentos como academias, cinema… Isso fará com que eles se sintam “cuidados” e estimulados, além de se sentirem gratos.
-
Reconheça os seus funcionários
Que tal apostar em um programa de reconhecimento para estimular os destaques entre os colaboradores? Essa prática pode ser bastante benéfica para motivar a pessoa que se esforçou e dar um gás para aqueles que estão ouvindo.
Conclusão
Já dizia Stephen Covey “trate sempre os seus funcionários exatamente como quer que eles tratem os seus melhores clientes”.
Contudo, infelizmente, diversos funcionários em todo o mundo já se sentiram ou se sentem desestimulados com o seu ambiente de trabalho. Como vimos, isso pode ser bastante prejudicial para a empresa em questão. Quando tratamos do cenário educacional, percebemos que a prática do Endomarketing na educação é uma ótima forma de ter funcionários felizes e motivados.
Para alcançar melhores resultados, tanto na captação quanto na permanência de alunos, é preciso encantar os seus clientes internos. Afinal, eles são a representação da sua instituição de ensino perante o mercado consumidor.
Dentre as ações que a sua instituição pode realizar para promover o Endomarketing na educação estão o investimento em ações que incentivem a integração das equipes, o oferecimento de benefícios e o reconhecimento dos funcionários.
Por fim, queremos saber de você: como a sua instituição de ensino tem trabalhado a motivação dos funcionários? Vocês utilizam o Endomarketing na educação? Conte-nos a sua experiência!
Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.
Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.