Uma boa divulgação é capaz de gerar maior alcance às suas campanhas. Descubra agora como a sua equipe de Marketing pode escalonar os resultados da sua geração de alunos por meio deste manual com dicas de como divulgar uma campanha de matrículas de forma inteligente. 💪
⏰ Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Em suma, existem diversas campanhas que a sua equipe de marketing pode promover, dependendo do objetivo: atração de tráfego para canais digitais, geração de autoridade para a marca, campanhas de captação de alunos, renovação de matrícula ou campanhas rápidas…
📝 Em todas elas, um bom planejamento é capaz de transformar a campanha em uma verdadeira máquina de resultados.
Entretanto, outro pilar fundamental que contribui ativamente para o bom desempenho da campanha como um todo, e infelizmente é ignorado por muitas instituições de ensino, é a divulgação inteligente da campanha.
Neste conteúdo vamos compartilhar com você e a sua equipe dicas de como maximizar o alcance da sua campanha de matrículas. O nosso objetivo é te ajudar a gerar melhores resultados para a sua captação de alunos! 💪
Boa leitura e ótimos insights!
✅ OBS: Apesar de estarmos delimitando o conteúdo para uma campanha de matrículas, as dicas que daremos poderão ser utilizadas em outras abordagens de campanhas. Ou seja, elas funcionam também para campanhas de renovação de matrículas, campanhas de marketing ou campanhas rápidas! 😉
🤔 O que é uma campanha de matrículas?
Em resumo, a campanha de matrículas consiste em um conjunto de ações práticas que buscam alcançar resultados efetivos na conversão de leads, geralmente, durante o processo seletivo da sua IE.
As campanhas de matrículas são mecanismos poderosos para obter melhores resultados em processos seletivos, através de práticas mais direcionadas, com ênfase na geração de leads.
Além disso, as campanhas para geração de matrículas podem ser realizadas tanto em canais digitais quanto em práticas off-line.
🔍 Antes de partir para a divulgação em si, é importante que o planejamento da sua campanha seja bem estruturado e completo. Afinal, para divulgar, é preciso fazer a campanha “rodar” de forma consistente. Além disso, sua instituição de ensino deve possuir a estrutura necessária para atender os leads atraídos pela divulgação da campanha. Por isso, vamos abordar a seguir os itens fundamentais para o planejamento da sua campanha de matrículas!
✅ Checklist do que não pode faltar na sua campanha de matrículas
Como estão os seus índices de geração de leads? Saber estruturar uma campanha de matrículas cativante pode impactar significativamente a conversão de alunos da sua instituição de ensino.
Porém, para garantir o bom desempenho da sua campanha, primeiramente, é preciso pensar em itens essenciais para o seu planejamento:
- Objetivos e metas:
Em suma, os objetivos e metas ajudam a moldar o passo a passo da campanha, bem como o monitoramento dos resultados. Aqui, também é importante considerar o número de vagas que serão disponibilizadas.
- Tempo de antecedência para trabalhar a campanha:
Trabalhar a abordagem com antecedência aquece os seus leads e proporciona tempo para que eles se programem.
- Recursos necessários:
Definir recursos e orçamentos facilita nas tomadas de decisão. Além disso, minimiza as chances de erros!
- Formato utilizado
O formato da sua campanha pode ser físico e/ou digital, escolhê-lo previamente ajuda você a melhorar a estratégia.
- Tamanho e conteúdo da estratégia de divulgação:
Determine se será um conteúdo escrito, se serão vídeos ou se serão postagens nas redes sociais. Independente da opção escolhida, ofereça aos seus leads algo de valor.
- Monitoramento do resultado:
Em resumo, ao monitorar o desempenho da sua campanha, é necessário determinar que tipo de ação tem exercido mais impacto, quais merecem atenção e quais devem ser alteradas!
🔍 Além disso, pondere sobre questões como:
- Elaboração do perfil dos candidatos (isso te ajudará a traçar uma abordagem de divulgação mais direcionada!);
- Identificação dos documentos necessários;
- Criação do formulário a ser utilizado para a realização da matrícula;
- Estabelecimento de datas importantes como abertura e encerramento do período de matrícula;
- Quais são as facilidades financeiras que sua IE irá oferecer como atrativo (cupom de desconto, programa de indicação, promoções, descontos?);
- Quais são seus diferenciais mais marcantes?
🔍 E prepare-se para “suportar” a sua campanha. Para isso, pense em questões como:
- Criação de um relacionamento sólido ao longo de todo o ano letivo;
- Investimento em estratégias de Marketing Educacional;
- Equipe de atendimento bem estruturada;
- Construção de uma régua de relacionamento para cada momento percorrido pelo lead na Jornada de Compra;
- Recursos para facilitar o acesso às informações necessárias para a realização da matrícula.
💪 Dicas infalíveis para divulgar uma campanha de matrículas de sucesso
Você já alinhou todos os objetivos e estratégias, realizou todos os passos citados acima, e agora? Bem, chegou a hora de MAXIMIZAR o alcance da sua campanha!
Montar uma campanha é sempre fundamental, mas divulgá-la é tão importante quanto. Isso porque sem visibilidade, ela se torna apenas mais um “movimento dispendioso” sem resultados expressivos. Por isso, muita atenção na hora de definir as ações para divulgação da sua campanha!
Separei 4 dicas de canais que são indispensáveis para uma vinculação efetiva da sua campanha de matrícula. Antes de começarmos, tenho algumas sugestões para você:
⭐ Salve este post para não perder as dicas de vista!
💪 Não deixe para amanhã a estratégia que você pode fazer hoje!
🚀 Fique de olho nos conteúdos complementares, pois eles irão enriquecer a sua experiência!
😎 Se puder, realize todas as dicas em conjunto. Assim, as chances de alcançar melhores resultados serão maiores!
Sem mais delongas, vamos às dicas!
👩💻 Como divulgar uma campanha de matrículas: Otimize o seu website
O website da sua instituição deve estar sempre atualizado e, por isso, deve ser um dos primeiros canais de divulgação da sua campanha de matrículas.
Lá, é importante que haja informações importantes de forma geral, como prazos, datas e formas de contato simplificadas com sua instituição, você pode acrescentar um botão de acesso ao WhatsApp da sua equipe de atendimento, por exemplo.
Além disso, é preciso que o seu site possua landing pages estratégicas 100% focadas na conversão do lead. Em nosso conteúdo “O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis para a conversão”, você pode pegar dicas incríveis!
🤔 Por que é tão importante divulgar a campanha de matrículas neste canal?
Criar (e manter) um site é essencial para que a sua instituição ganhe mais visibilidade na internet e, por consequência, alcance um maior número de potenciais alunos. Em resumo, ele funciona como uma “vitrine” para os seus leads, reunindo informações relevantes para a tomada de decisão.
Além disso, quando um lead entra no site da sua instituição de ensino, é importante criar “condições” para que ele se identifique, ou seja, para que ele não “entre e saia” sem executar nenhuma ação.
Por isso, é muito importante que você disponibilize a opção do lead receber mais informações sobre a sua IE, mas sem criar um “vínculo formal”. Afinal, muitos leads ainda não estão prontos para realizar a inscrição ou matrícula em sua IE.
Sendo assim, você pode disponibilizar a opção do lead assinar a newsletter e receber novidades da sua instituição em sua caixa de entrada, por exemplo. Ao identificar esse lead, será possível inseri-lo em um fluxo de nutrição e, assim, amadurecer a decisão de compra por meio de e-mails estratégicos.
🔍 Como fazer isso na prática?
Achando tudo muito teórico? Preparamos um exemplo prático de banner para divulgação da campanha de matrícula para você se inspirar e acrescentar em seu site!
🚀 Material complementar para enriquecer a sua experiência
- Conquiste resultados rápidos explorando a demanda reprimida do website
- Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito
📝 Como divulgar uma campanha de matrículas: Invista em um blog
O blog é a ferramenta número um dentro de estratégias de Marketing de Conteúdo. Isto porque ele permite estabelecer uma conexão ímpar com suas personas, uma vez que promove um sentimento de proximidade com o leitor, ao trabalhar conteúdos educativos que são relevantes para os leads.
🤔 Por que é tão importante divulgar a campanha de matrículas neste canal?
Atualmente, os potenciais e atuais alunos não querem ser meros espectadores, ou seja, já não basta somente ter uma participação passiva, eles querem interagir. Ao utilizar o blog, sua IE estabelecerá um diálogo com o seu público, abrindo espaço para receber feedbacks de maneira mais rápida e precisa.
Em resumo, o intuito do blog é criar uma ponte para o site da sua instituição de ensino, mais especificamente para a landing page do curso ou para o contato com o consultor.
Por isso, a dica é investir em blogs posts com conteúdos que relacionam o tema abordado (um tema relevante para o lead) com a forma como sua instituição pode ajudá-lo a resolver algum determinado problema ou necessidade. Sendo assim, adicione CTAs ao longo dos blog posts com links estratégicos: para obter mais informações sobre alguma área profissional, contato com o consultor ou até mesmo para a landing page do curso.
🚀 Material complementar para enriquecer a sua experiência
- Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um
- Como criar um blog escolar de sucesso? Guia para instituições de ensino
📱 Como divulgar uma campanha de matrículas: Marque presença nas redes sociais
As redes sociais são canais de grande audiência. Além disso, elas são utilizadas por diversas empresas dos mais diversos ramos. Através delas, os conteúdos disponibilizados no blog e site de sua instituição de ensino podem alcançar mais leads. Assim, é fundamental que sua instituição saiba utilizá-las de forma estratégica!
🤔 Por que é tão importante divulgar a campanha de matrículas neste canal?
As redes sociais são ótimos canais divulgar suas campanhas, uma vez que oferecem visibilidade à sua marca. Em síntese, elas atuam como um fator de atração do seu potencial aluno para o site ou o blog da sua instituição de ensino.
Por isso, é fundamental que sua IE marque presença nas redes sociais e compreenda a abordagem que cada uma requer, além de quais as melhores formas de utilização, para que, desta forma, elas proporcionem uma maior visibilidade à campanha de matrículas.
Para que o conteúdo postado seja relevante, ele precisa despertar o interesse do potencial aluno. Por isso, busque compartilhar em seus materiais, ideias interessantes e que despertem a atenção e curiosidade.
🔍 Como fazer isso na prática?
Achando tudo muito teórico? Preparamos um exemplo prático de divulgação da campanha de matrícula nas redes sociais para você se inspirar e postar!
🚀 Material complementar para enriquecer a sua experiência
- Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE
- Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente
- Modelos prontos para templates nas redes sociais
📧 Como divulgar uma campanha de matrículas: Envie e-mail marketing estratégicos
Você sabia que o e-mail marketing tem um retorno médio de investimento de 122% de acordo com o e-mail marketing trends? 😲
Talvez você já tenha ouvido aquela história de que o e-mail está com dias contados. Mas não, isso não é verdade! Essa estratégia ainda é muito importante e pode gerar resultados bastante satisfatórios para sua instituição de ensino.
🤔 Por que é tão importante divulgar a campanha de matrículas neste canal?
🚨 Bons e-mails marketing podem te ajudar a estabelecer e fortalecer o relacionamento com potenciais e atuais alunos, bem como divulgar e criar oportunidades para os leads acessarem a sua campanha.
Além disso, devido a sua flexibilidade e eficiência, ele pode ser utilizado ao longo de todas as etapas da Jornada de Compra Educacional. Com isso, ele é capaz de atender tanto a permanência quanto a captação de alunos.
🔍 Como fazer isso na prática?
Para que você visualize como realizar essa estratégia na prática, separamos um exemplo de e-mail. Ele aborda a divulgação de facilidades financeiras e te ajudará a criar vários outros para serem usados em sua campanha de matrícula, veja:
🚀 Material complementar para enriquecer a sua experiência
- E-mail marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas
- Marketing Educacional por e-mail: 6 dicas que impulsionarão seus resultados
- Modelos prontos de e-mails marketing para nutrição de leads
🎁 Bônus: Guia completo para estruturar uma campanha de matrículas consistente e focada em resultados
Converter o máximo de alunos durante o período de processo seletivo é cada vez mais importante. Por isso, queremos te ajudar a entender tudo sobre como uma boa campanha de matrículas pode ajudar a sua instituição de ensino a alcançar melhores resultados na conversão de alunos. 🎯
Clique na imagem abaixo e confira o nosso guia!
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas dicas de como divulgar uma campanha de matrículas de forma inteligente! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados.
Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
Bons resultados! 😃
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Manual infalível com dicas de como divulgar uma campanha de matrículas de forma inteligente. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-divulgar-uma-campanha-de-matriculas/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 27 de abril. Manual infalível com dicas de como divulgar uma campanha de matrículas de forma inteligente. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-divulgar-uma-campanha-de-matriculas/