Estratégias eficientes de Captação de Alunos para Instituições de Ensino: um guia completo para maximizar resultados

Captar alunos não precisa ser difícil. Confira 14 dicas de como desenvolver uma captação de alunos de sucesso em sua instituição de ensino! 🎓✅

Introdução

A captação de alunos é uma das tarefas mais desafiadoras para as instituições de ensino nos dias de hoje. Ao mesmo tempo que existem recursos digitais abundantes e o alcance é muito maior, os desafios também cresceram para as instituições de ensino. A concorrência está acirrada, e os gestores educacionais precisam adotar estratégias inovadoras para atrair e reter estudantes.

Por isso, neste post, vamos conferir algumas abordagens eficientes que podem ser implementadas para impulsionar a captação de alunos, promovendo o crescimento sustentável da instituição!

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O que é captação de alunos?

A captação de alunos refere-se ao conjunto de práticas e estratégias de Marketing e Vendas realizadas pelas instituições de ensino com o propósito de atrair e converter cada vez mais potenciais alunos em matriculados. Para que essas estratégias apresentem bons resultados, elas devem envolver pontos-chaves, como:

  • Definição de objetivos e metas da instituição;
  • Segmentação do mercado de atuação;
  • Interação estratégica com os leads;
  • Definição das personas a serem alcançadas;
  • Posicionamento da marca.

📽️ Captar alunos significa saber o que os leads estão procurando e oferecer isso a eles. No vídeo abaixo, compartilhamos dicas de como estruturar uma captação de alunos ideal. Dê o play! 

Assistiu? Agora sim podemos ir para as dicas! 👊👊

14 dicas para alcançar o sucesso na captação de alunos

1. Estabeleça parâmetros 

Antes de começar qualquer processo ou projeto, o planejamento é uma ação essencial a ser realizada. Planejando o que será feito, ficará mais fácil criar previsões que servirão como referência para os envolvidos. Por isso, pense em questões como:

DEFINIÇÃO DE METAS SMART:

Chegou a hora de definir o objetivo principal que norteará os trabalhos. Estabeleça também suas metas, ou seja, o que eles terão que realizar para alcançar o objetivo estabelecido. É importante saber que todas as metas devem ser SMART. 

Por exemplo, considere que o objetivo definido foi aumentar as vendas da sua IE:

  • Specific (Específico): uma meta deve ser específica naquilo que objetiva. Dessa forma, o gestor deve ser específico sobre a quantidade que deseja aumentar suas vendas: 10, 15 ou 20%?

  • Measurable (Mensurável): ser possível medir. Para isso, é necessário estabelecer um indicador. No caso do nosso exemplo, o indicador poderia ser perfeitamente o valor do faturamento mensal.

  • Achievable (Atingível): quer dizer que as metas devem ser plausíveis e possíveis de serem atingidas.

  • Relevant (Relevante): todas as metas precisam ser relevantes. Ou seja, devem fazer sentido e possuir um caráter transformador e motivador a cada membro das equipes.

  • Time (Temporal): toda meta deve ter um período temporal para sua realização. Isso significa que para atingir nosso objetivo de aumentar as vendas, é necessário estabelecer um período temporal, uma data específica seria ainda melhor, assim a equipe saberá se está tudo acontecendo dentro do prazo estipulado.
METAS PARA CAPTAÇÃO DE ALUNOS:

Calcule quantos novos alunos será preciso matricular. 10%? 20%? Além disso, aproveite para traçar estratégias de como você fará isso acontecer.

Uma das possibilidades é a criação de uma campanha para captação de alunos. Vamos calcular, superficialmente, o quanto essa estratégia pode ser eficaz para a sua captação:

💭 Imagine que sua instituição de ensino possui 60 vagas (“cadeiras a serem preenchidas”) no curso de Administração e que o ticket médio, ou seja, o retorno financeiro de cada um dos seus alunos, é de R$ 800,00 mensais, por exemplo. Esta situação demonstra que você tem um faturamento em potencial no valor de R$ 48.000,00 para esta turma. 

Entretanto, sabemos que preencher totalmente uma turma está cada vez mais difícil atualmente. Por isso, vamos considerar, dentro da nossa realidade educacional, que sua instituição tenha conseguido matricular 40 alunos. Logo, você teria uma receita real de R$ 32.000,00 por mês

Até aqui tudo bem, né? 

Como forma de ilustrar o quanto sua instituição de ensino pode deixar de ganhar caso não invista em captação de alunos, preparamos um exemplo. Nele, vamos te mostrar como sua receita poderá diminuir ao longo do tempo, veja a imagem ilustrativa abaixo:

Planejado: 60 cadeiras – R$ 48.000,00Alcançado: 40 alunos – R$ 32.000,00

Com os números expostos acima, pode-se perceber o impacto desta perda financeira ao longo dos anos na sua instituição. Isso fica evidente ao compararmos o faturamento em potencial do início da campanha de R$ 48.000,00 com o faturamento projetado para o último ano da turma que chega a equivaler a R$ 13.600,00, representando um ganho efetivo de apenas 28% do valor potencial. 

Este último valor muitas vezes está abaixo do Ponto de Equilíbrio (PE) da turma, ou seja, gera prejuízo financeiro para a IE.

*Ponto de Equilíbrio (PE): é um indicador que mostra o número de vendas necessárias para a adequação com os custos, fazendo com que as contas fiquem equilibradas.

⚡ Além de observar este indicador, é importante entender que a quantidade de alunos absorvida por sua campanha está diretamente relacionada ao faturamento da sua instituição.

Isto significa que aqueles 20 alunos perdidos no início fazem toda a diferença para o desempenho da sua instituição. Em números, temos uma perda de receita no longo prazo de 20 vezes R$ 800,00 multiplicados pelos 48 meses de curso, ou seja: R$ 768.000,00 (setecentos e sessenta e oito mil reais) em apenas um curso e em uma campanha.

PREVISÃO DE EVASÕES: 

Infelizmente as evasões são realidade dentro da instituição de ensino. Por isso, esse também é um indicador que deve ser monitorado, medido, e compreendido. “Quais os principais fatores que levam os alunos a abandonarem cada curso?” é uma das questões que precisam ser analisadas. Isso auxiliará na criação de ações focadas em revertê-las.

Não se esqueça de considerar as “saídas naturais” – aquelas que ocorrem pelos estudantes que estão concluindo o curso escolhido.

ORÇAMENTOS:

A responsabilidade pelas finanças de uma instituição de ensino é compartilhada por várias partes interessadas (stakeholders), desde diretores e gestores até líderes centrais de negócios e a alta administração. 

Por isso, muita atenção na hora de mapear o seu orçamento. Lembre-se de questões como:

🔍 Revise o desempenho passado:

As IEs têm uma grande quantidade de dados históricos para analisar, onde os responsáveis ​​pelos orçamentos podem ver como o desempenho se saiu em relação aos gastos orçamentários e vice-versa.

Ao analisar o seu histórico de orçamento é possível:

  • Determinar a precisão dos orçamentos anteriores;
  • Identificar gastos excessivos e insuficientes em relação ao desempenho;
  • Determinar quais áreas podem precisar de recursos extras.
🔍 Planejamento:

O foco nesta etapa será determinar o que a IE exige daqui para frente, com base em uma série de cenários de receita e custo influenciados por dados históricos e atuais. Por exemplo, forneça considerações para:

  • Compras;
  • Planos de desenvolvimento;
  • Tamanhos das turmas e número de alunos;
  • Planos do governo local.
🔍 Revisão Preditiva:

Se possível, desenvolva uma previsão orçamentária que considere três a cinco anos no futuro. Embora seja difícil prever com precisão mudanças em coisas como financiamento futuro e requisitos de pessoal, vale a pena modelar cenários com base em hipóteses e no que você sabe que provavelmente ocorrerá, como planejamento local e desenvolvimento interno.

2. Defina o perfil do seu aluno ideal

Entender quem é seu aluno ideal vai te ajudar a criar estratégias de marketing que falem diretamente com eles, abordando suas frustrações, necessidades e desejos.

Buyer persona ou apenas persona, é a representação semi-fictícia do seu aluno ideal com base nas características reais e comuns dentre os seus alunos.

Elas permitem maior qualidade na comunicação e no relacionamento com os seus potenciais alunos.

Uma dica para quem quer fazer uma avaliação científica mais aprofundada do perfil do seu aluno ideal é utilizar grupos focais

O grupo focal é um método utilizado em pesquisas qualitativas. Em suma, para sua realização, forma-se um grupo entre 6 e 12 pessoas escolhidas aleatoriamente entre seus alunos. Para personas de captação, recomenda-se a escolha de ingressantes do primeiro período. 

Algumas perguntas de resposta aberta para alcançar esse objetivo podem ser: 

  • Quais as suas principais dores (necessidades)? 
  • Suas preocupações (financeira, tempo, social)? 
  • Seus sonhos (desejos)? 
  • Quais pessoas e ideias a influenciam?
  • Quais são as marcas favoritas dela? 
  • O que dizem essas marcas? 
  • Quais produtos de comunicação ela consome? 
  • Que obstáculos ela precisa ultrapassar para conseguir o que deseja (possíveis impeditivos para a compra)? 
  • O que ela gostaria de mudar na vida? 
  • O que é sucesso para a sua persona? 
  • Onde ela quer chegar? 
  • O que acabaria com os seus problemas?

🔗 Quer entender mais? Confira o nosso blog post com 11 exemplos de personas para você se inspirar!

11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas - rubeus
Blog post Rubeus: Exemplos de personas para IEs
🔍 Persona x Público-alvo

É comum confundir persona com público-alvo, mas são conceitos bem diferentes. Para deixar claro de uma vez por todas, veja a explicação abaixo:

O conceito de persona permite que você segmente seus potenciais alunos. Ou seja, torna-se possível a criação de conteúdo que realmente atenda às necessidades, dores e desejos de cada um dos seus potenciais alunos. Já o conceito de público-alvo diz respeito a algo mais “genérico” e amplo

Veja alguns exemplos:

  • Persona: Maria Clara tem 18 anos e está cursando o 3º ano do ensino médio. Dentre seus desejos pessoais está a formação acadêmica em uma instituição renomada. Em seu tempo livre, gosta de utilizar as redes sociais, conversar com os seus amigos e frequentar festas, shows e bares.

  • Público-alvo: homens e mulheres, com idade entre 15 e 30 anos, que tenham interesse em ar-condicionado na cidade de Belo Horizonte.

3. Trabalhe o seu Funil de Captação de Alunos

O funil visa demonstrar as fases de decisão dos potenciais alunos até a matrícula. Em suma, ele é uma representação da “evolução” deles pelas etapas do processo de compra em si. 

🚨 O Funil de Captação de Alunos é um ótimo instrumento para orientar a equipe Comercial e de Marketing das instituições de ensino. Além disso, ele disponibiliza informações relevantes desde o primeiro contato até a efetivação da matrícula. 

De forma geral, ele é dividido em 8 etapas:

VISITANTE:

A primeira etapa é denominada de visitante. Ela é composta por todas as pessoas que acessam o site ou o blog das instituições de ensino. Contudo, esses visitantes ainda não fizeram nenhuma ação de conversão, como o preenchimento de um formulário ou landing page, por exemplo.

🚨 Por isso, nessa fase, você não encontra o potencial aluno, você é encontrado por ele.

LEAD:

Eles são potenciais alunos que, em algum momento, demonstraram interesse na instituição de ensino. Como assim? Esse interesse pode ser manifestado através da realização do cadastro de informações pessoais. Essas, por sua vez, são disponibilizadas em troca um  material ou conteúdo, na maioria das vezes uma isca digital (um e-book, por exemplo).

LEAD QUALIFICADO (MQL):

Após ter lido os conteúdos, o lead está realmente convencido. Agora ele entende que fazer um curso em sua IE é a melhor decisão. Ademais, é verídico o sentimento de que, com esse curso, ele irá alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

🚨 Dessa maneira, ele avaliará as opções disponíveis para escolha do curso e, geralmente, compara instituições de ensino. 

INSCRITO PARCIAL:

O lead qualificado pode iniciar a inscrição no processo seletivo da sua IE, mas não completá-la. Nessa situação, ele se torna um inscrito parcial, que é a quarta fase do Funil de Captação de Alunos.

🚨 Esse momento é muito crítico e você não pode perder nenhum potencial aluno. Precisa convencer o potencial aluno a terminar a inscrição, através de e-mails, mensagens e até mesmo ligações.

INSCRITO:

Na quinta fase do funil, há uma distinção de acordo com as particularidades de cada instituição de ensino:

🚨 Para aquelas que têm processo seletivo, os inscritos são os potenciais alunos que completaram o processo de inscrição. Já as IEs que não possuem processo seletivo, considera-se inscritos aqueles que fizeram a inscrição para um curso, mas ainda não efetivaram a matrícula.

AVALIADOS:

A sexta etapa refere-se aos avaliados. Eles são, para as instituições de ensino que possuem processo seletivo, todos aqueles que participaram do processo, ou seja, que realizaram sua prova, independente de serem aprovados ou não.

CONVOCADOS:

Os convocados, que compõem a sétima etapa, são todos os candidatos do processo seletivo que foram aprovados. 

🚨 Nessa etapa, os desafios continuam, tendo em vista que muitos não realizam a matrícula nas instituições de ensino.

MATRICULADOS:

Essa etapa compreende todos os que efetuaram o pagamento do boleto bancário referente à primeira mensalidade e entregaram os documentos com assinatura do contrato.

🔗 Para cada uma das etapas do funil, há abordagens estratégicas para fazer com que o lead avance. Saber gerir essas ações é o grande segredo para IEs bem sucedidas. Para não alongar muito este conteúdo, aqui está o nosso manual completo com dicas de como atuar em cada etapa:

Funil de Captação de Alunos: Guia completo para ações de Marketing Educacional - rubeus
Blog post Rubeus: Funil de Captação de Alunos

4. Invista em Marketing Digital

A presença on-line é fundamental. Utilize as redes sociais, blogs e websites para divulgar os diferenciais da instituição. Invista em estratégias de marketing, utilizando e otimizando os seus canais de aquisição, vamos saber um pouco mais sobre eles a seguir!

✅Mapeie e invista em canais de aquisição

Um canal de aquisição para captação de alunos é onde você “encontra” seus clientes pela primeira vez. São as “fontes” que a sua faculdade ou escola utiliza no dia a dia para gerar e captar mais potenciais alunos. 

Os canais de aquisição para captação de alunos podem ser empregados desde as suas campanhas on-line até às presenciais. Ou seja, eles podem ocorrer tanto on-line quanto off-line. Dessa forma, eles podem assumir diferentes versões.

A seguir, separamos os canais de aquisição mais utilizados:

E-MAIL MARKETING:

Em resumo, um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.

Assim, ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de obter bons resultados são maiores.

COLD CALLING:

É uma técnica realizada por meio de ligações telefônicas para potenciais alunos que ainda não tiveram contato direto com sua instituição.

Permitem um contato mais direto com os potenciais alunos. Contudo, requer tempo e uma abordagem inteligente e altamente direcionada.

MARKETING BOCA A BOCA:

Também denominado “propaganda boca a boca”, consiste em estratégias de marketing que usam recomendações das pessoas para a promoção de produtos, serviços ou, até mesmo, da marca em si.

ANÚNCIOS:

Outra estratégia para vender cursos é apostar no tráfego pago, principalmente através do Google Ads e do Facebook Ads. Assim, sua IE irá criar anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa para palavras-chave específicas relacionadas ao seu curso. 

Dessa forma, defina quais são as palavras-chave que o seu público-alvo é propenso a usar para pesquisar seu curso e estruture seus anúncios em torno delas.

RODA DE PROFISSÕES:

Promover uma roda de profissões próximo ao período de realização do vestibular ajuda a atrair um número expressivo de interessados e curiosos.

SITE:

O site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua IE “se mostra” e é “encontrada” pelos leads. Por isso, o seu site deve estar otimizado e sempre atualizado. 

🔗 Está em dúvida se o website da sua instituição tem perdido leads? Então leia nosso conteúdo: “Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito“!

BLOG:

O blog é um ótimo lugar para promover a sua instituição de ensino como um todo e também o seu curso, especialmente se o time de Marketing publicar regularmente conteúdo gratuito relacionado ao tema do seu curso

O blog tem o objetivo de fazer a ponte dos leads para o site. Sendo assim, ele deve possuir conteúdos educativos que “mostram” ao lead que ele precisa do seu curso. 

REDES SOCIAIS:

As redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade/escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.

A verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar. 

📝 Aqui estão algumas dicas de como vender por meio das redes sociais

  • Faça um cronograma de postagem;
  • Identifique em quais redes sociais investir;
  • Compartilhe uma prévia do seu curso;
  • Gere engajamento por meio de publicações interativas;
  • Disponibilize link para uma landing page.

🔗 Aliás, aqui estão alguns conteúdos que podem te ajudar nesse desafio:

PARCERIAS COM EMPRESAS:

A parceria com empresas locais pode ser uma ótima forma de adquirir leads. Você pode apostar na parceria com clubes, associações e sindicatos, por exemplo.

Para realizar a divulgação, você pode reservar um espaço no mural, criar posts nas redes sociais, enviar e-mails para divulgar as oportunidades etc. 

INFLUENCERS:

Diversas empresas apostam na estratégia para que o seu público-alvo vincule a sua marca àquele influenciador, gerando empatia nos consumidores e influenciando-os a consumirem o mesmo produto ou serviço.

Durante o estudo de possíveis parcerias, lembre-se de analisar o quanto aquela pessoa é compatível com os valores da sua instituição e as características das suas personas.

Entenda mais sobre o Marketing de Influência na educação e como ele pode melhorar o resultado da sua campanha - Rubeus
Blog post Rubeus: Marketing de Influência na educação

5. Facilite o contato do lead com a sua IE 

A regra é clara: quanto menos empecilhos para o lead realizar a matrícula, melhor! Por isso, atente-se a questões como: 

FICHA DE INSCRIÇÃO DIVIDIDA EM ETAPAS INTELIGENTES:

Agora é hora de pensar na melhor ficha de inscrição para ser utilizada no seu processo seletivo. Essa fase, se bem estruturada, pode contribuir de forma significativa para o aumento na captação de alunos da sua instituição. 

🚨 Já é comprovado que uma boa ficha de inscrição deve ser preenchida em até sete minutos.

Em resumo, utilize a primeira etapa para pedir apenas informações básicas. Dessa maneira, você facilitará o processo de preenchimento da ficha de inscrição. 

Essas são as etapas de uma ficha estratégica:

  • Captação do lead – informações básicas;
  • Identificação do curso;
  • Informações adicionais para a conclusão da inscrição;
  • Mensagem de conclusão da inscrição.

Saiba mais sobre a ficha ideal para captação de alunos:

Ficha de Inscrição Educacional - Rubeus
Blog post Rubeus: Ficha de Inscrição Educacional
AGENDAMENTO DE VISITAS:

A prática de visitas nas IEs sempre foi fundamental na tomada de decisão. Isso porque essas visitas ajudam os leads a entenderem as estratégias de aprendizagem da sua equipe pedagógica. Além disso, elas proporcionam a chance de visualizar o aparato e estrutura física e tecnológica oferecida pelo colégio.

Além das visitas presenciais, ofereça também o tour virtual no qual a pessoa pode visitar a sua IE sem precisar sair de casa.

6. Crie uma boa régua de relacionamento

Um passo importante para o sucesso da sua captação de alunos é direcioná-lo conteúdos que “amadureçam” a decisão de compra. Ou seja, inseri-lo em uma régua de relacionamento.

Em suma, uma régua de relacionamento educacional pode ser entendida como a definição de um plano de comunicação recheado de ações que possuem um objetivo específico para determinado segmento de leads ou estudantes

Ademais, esta régua pode ser entendida como uma das maiores estratégias de captação de alunos para faculdades e escolas. Isso acontece porque ela trabalha todos os pontos de interação, definindo detalhes estratégicos para atingir a excelência em cada uma das relações estabelecidas

Em resumo, você pode dividi-la em etapas como:

  • Concluiu a 1ª e a 2ª etapa da inscrição (caso sua ficha seja dividida);
  • Concluiu a inscrição;
  • Confirmado;
  • Data de prova ou compromisso;
  • Não compareceu a atividade (ausente);
  • Convocado;
  • Pré-matriculado;
  • Matriculado.

🎁 Está achando um assunto muito abstrato? Vou ajudar! Aqui está, de forma exclusiva, uma parte da planilha de régua de relacionamento educacional que usamos com os nossos clientes durante a implantação de um projeto. Dá uma espiada no que eles têm acesso!

Captação de alunos - Rubeus
🔗 Gostou? Então confira o nosso conteúdo detalhado sobre o assunto: Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE.
🤔 Você sabia? 

A Plataforma Rubeus atua como um elo de ligação entre a sua ferramenta de automação e as informações dos potenciais e atuais alunos. Isso significa que ajudar a sua instituição a criar e manter um relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos é uma das nossas metas. 💪

Em resumo, com o recurso de Automação de Marketing e Relacionamento da Plataforma Rubeus, sua instituição desfruta de diferentes benefícios, veja alguns deles:

– Criação de atividades de acordo com uma ação ou prazo;
– Disparo de uma régua de relacionamento de e-mails a cada X dias, horas ou minutos;
– Disparo de e-mails ou SMS conforme mudança de fase (etapa) no processo;
– Mudança de etapa no processo de acordo com uma determinada ação;
– Comunicação a uma lista de e-mails que houve determinada ação;
– Atribua, remova ou modifique um responsável por um registro;
– Altere o status de um registro para “ganho”, “perdido” ou “em andamento”.

😃 Quer saber mais? Confira o nosso conteúdo “Plataforma Rubeus e automação de marketing: 5 motivos para investir”!

7. Faça ligações comerciais

As ligações comerciais ainda são muito utilizadas por empresas. Sendo assim, quando aliadas a um poderoso script para vendas e a uma equipe bem treinada, as ligações podem ser bastante estratégicas para a captação de alunos

Contar com uma eficiente prospecção de alunos por telefone pode ser a chave para a sua IE captar mais. Mas, como elaborar um bom script para vendas de cursos por telefone? É o que te explicamos neste conteúdo: 

Prospecção de alunos por telefone - Rubeus
Blog post Rubeus: Prospecção de alunos por telefone

8. Captação de alunos de sucesso: Disponibilize vestibular on-line

O vestibular digital é uma forma de ingresso no ensino superior. Consiste, em resumo, na aplicação de uma prova virtual para definir se o candidato entrará ou não na instituição de ensino em questão.

Em meio às incertezas que a pandemia causou, nós aprendemos que a comunicação e o relacionamento com potenciais e atuais alunos no meio digital tiveram que se adaptar e serem otimizados. Sendo assim, criar barreiras para a perda de potenciais alunos é imprescindível. Ou seja, os processos utilizados pelas instituições de ensino devem atuar como impulsionadores, quando frente à mudanças. 

Facilitar o ingresso do estudante, através de processos otimizados e “resistentes” à questões como distância e localização, não é mais uma simples vantagem, e sim uma prioridade.

Motivos não faltam para investir na digitalização do vestibular da sua IE, uma vez que sua instituição de ensino estará facilitando o ingresso do aluno. 

Além disso, o vestibular digital:
  • Diminui as chances de erros ao longo do processo;
  • Otimiza o tempo das equipes e dos candidatos que não precisarão se deslocar até o local da prova;
  • Atua como uma barreira para perda de leads em momentos de crise;
  • Facilita a correção das provas;
  • Proporciona a possibilidade do candidato escolher o local em que irá realizar a prova;
  • Permite maior flexibilidade e praticidade aos leads;
  • Auxilia na divulgação mais rápida dos resultados;
  • Permite a criação de questões mais interativas;
  • Diminui os custos por não requerer uma “estrutura” para a realização da prova;
  • Proporciona maior satisfação junto aos candidatos ao prevenir atrasos ao longo do processo.
FACILIDADE DE PAGAMENTO:

Atrelado à facilidade de realização da prova deve estar a simplificação do processo de pagamento, seja de inscrição ou mensalidade. Dar várias opções de pagamento como pix, cartão de crédito e dinheiro também é um bom método, pois o aluno sentirá que possui poder de escolha.

💡 Em resumo: a ideia deve ser  tornar todo o processo fácil, rápido e integrado.

9. Disponibilize matrícula on-line

Quando aplicada à gestão educacional, questões como matrícula e prova on-line tornam-se premissas básicas para a captação e a conversão de alunos. Por isso, podemos dizer que aquelas IEs que resistirem a essa evolução tendem a ter um impacto direto na diminuição da captação e aumento das evasões.

Especificamente na matrícula on-line, ao investir em processos integrados e virtuais, a instituição de ensino garante diversos benefícios que englobam tanto os alunos quanto o desempenho dos times. 

E, o que antes era opção, agora é lei! A matrícula on-line chegou para ficar! É o que revela a PORTARIA Nº 360, DE 18 DE MAIO DE 2022 que dispõe sobre a conversão do acervo acadêmico para o meio digital.

🔗 Saiba mais acessando o nosso conteúdo: Obrigatoriedade da matrícula on-line: entenda como se adaptar à nova lei.

10. Ofereça benefícios competitivos

Desenvolva programas de bolsas de estudo, descontos e outras formas de apoio financeiro para tornar a instituição mais acessível. Muitos alunos consideram fatores financeiros decisivos ao escolher uma instituição de ensino.

11. Estabeleça a cultura de interdependência entre as equipes de Marketing e Vendas e maximize a sinergia dos times 

Há uma grande diferença entre dependência e interdependência. Em resumo, quando as equipes da sua instituição são dependentes, isso quer dizer que, se uma não fizer, as demais também não farão. 

Ao trabalhar a cultura de interdependência, sua IE estará prezando por equipes que interajam umas com as outras e que precisam trabalhar juntas para alcançar objetivos em comum. 

Captação de alunos na prática - Rubeus
Ilustração

O funcionamento autossuficiente das equipes de Marketing e Vendas simplesmente não pode mais continuar. A lacuna entre elas deve ser preenchida para fornecer aos potenciais alunos uma atuação sólida e de alta qualidade. 

🤔 Mas como fazer isso? Através da utilização do Smarketing Educacional, que consiste em uma metodologia que conecta os dois setores a fim de aumentar significativamente os resultados do negócio.

Dessa forma, programe reuniões semanais a fim de dar espaço para que as duas equipes respondam às perguntas umas das outras, forneçam atualizações e comentários e compartilhem informações relevantes que as ajudarão a melhorar seu desempenho.

🔗 Aproveite o material abaixo e pegue mais dicas para te ajudar nesse desafio:

E-book Smarketing Educacional - Rubeus

12. Utilize um bom CRM educacional 

Em resumo, um CRM para área educacional, ou SRM (Student Relationship Management) tem como finalidade auxiliar, facilitar e otimizar o relacionamento com os seus alunos. Como consequência a curto prazo, o uso de um CRM educacional tem impacto direto nos resultados de captação e permanência de alunos.

Sendo assim, quando a instituição de ensino investe em um CRM educacional é possível acompanhar todas as etapas que compõem a Jornada de Compra Educacional dos potenciais alunos, englobando desde o seu interesse até a matrícula.

CRM para educação - Rubeus

Além disso, um CRM para área educacional permite a otimização dos esforços empregados por sua equipe de relacionamento. Com isso, fica mais simples realizar a nutrição do lead ao incorporá-lo em um fluxo de nutrição, por exemplo.

CRM Rubeus
Imagem explicativa

13. Atenção na identidade visual

Muitas instituições de ensino já têm a sua identidade muito bem definida, mas não todas. Trabalhar um bom Branding educacional é fundamental para “ocupar” espaço na mente do consumidor. Para isso, é preciso haver um padrão de cores e tipografias, aliados aos valores e à imagem que a IE quer passar para a comunidade.

O seu ambiente físico, seu site, as redes sociais e  conteúdos precisam estar em harmonia, isso transmite organização e unidade, como se todas as áreas dessa instituição estivessem se comunicando perfeitamente, o que pode atrair muitos estudantes.

14. Pesquisa de satisfação com os estudantes atuais

Uma pesquisa de satisfação semestral com a maioria dos alunos pode ter um impacto muito significativo nos seus resultados. Como isso seria feito?  Um simples formulário on-line perguntando sobre pontos de melhoria é uma opção possível. 

Algumas perguntas podem já apontar algo da IE e deixar os alunos avaliarem de 1 a 10, e além disso,  uma pergunta aberta livre em que possam expressar suas opiniões e fazer pedidos sobre coisas que poderiam tornar a instituição ainda melhor. Com essas informações em mãos, a IE pode mudar bastante o marketing, os conteúdos e a estratégia de captação de alunos.

🛠️ BÔNUS: Táticas de marketing para você realizar presencialmente

Às vezes tendemos a achar que apenas ações virtuais são válidas, mas, na verdade, as ações presenciais também são muito estratégicas, pois permitem o que o brasileiro ama: o contato humano!

Então, é importante que você entenda que os seus resultados de captação de alunos podem ser potencializados ao unir as estratégias de marketing on e off-line.

Em resumo, o Marketing de Guerrilha pode ser entendido como uma tática de marketing que possibilita, através de um baixo custo, gerar um alto impacto. Normalmente, esse tipo de Marketing tem mais a ver com o potencial criativo da equipe da sua instituição do que com os recursos financeiros destinados a ele.

Muitas vezes as campanhas deste tipo de marketing são realizadas em lugares de grande circulação de pessoas. Escolas, praças, empresas parceiras e shopping centers são bons exemplos. Contudo, o ambiente virtual também é essencial! 

Em suma, alguns exemplos de ações de guerrilha incluem:
  • Realização de pedágios em vias de grande movimento;
  • Ações em shopping centers ou praças públicas com atividades que envolvam a participação do público alvo;
  • Participação e apoio/patrocínio em grandes eventos culturais, shows e festas tradicionais da cidade ou região;
  • Atividades realizadas pela instituição de ensino como corridas ou campeonatos que envolvam toda comunidade e/ ou apenas os universitários da região.

Considerações finais

👊 Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se este material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém? 

Até a próxima! 👋

Plataforma Rubeus
Plataforma Rubeus

A Rubeus está comprometida com o sucesso da sua IE. Afinal, somos o primeiro CRM educacional feito sob medida para as necessidades das instituições de ensino. 

Já conhece a Plataforma Rubeus? Saiba como o nosso CRM pode contribuir para que o seu time alcance resultados efetivos no longo prazo! 

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Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:

– Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Captação de alunos na prática: 14 passos. Rubeus, 2019. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2019, 15 agosto. Captação de alunos na prática: 14 passos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos/