Você sabe o que significa e qual é a real importância de um fluxo de cadência comercial para instituições de ensino? E como ele é capaz de contribuir para o time de vendas? Se sua resposta foi negativa, leia esse conteúdo até o final que você irá aprender isso e muito mais!
Nossa missão é te ajudar a melhorar o seu processo de vendas, aumentando suas conversões e dando escala ao seu negócio (seja qual for ele). Mas, vale ressaltar que toda a nossa abordagem será voltada ao contexto educacional, ou seja, para instituições de ensino, combinado?
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Entendendo o que é uma cadência
Antes de falarmos do fluxo de cadência comercial para instituições de ensino, precisamos passar por alguns conceitos fundamentais!
Se pegarmos o dicionário e procurarmos a palavra cadência, encontraremos algo parecido com isso: ”encadeamento, sucessão regular de sons ou movimentos”.
Logo, podemos perceber que cadência transmite a ideia de continuidade, fluxo de comunicação e, principalmente, de interações entre mais de uma pessoa.
Por isso, esse conceito não se restringe apenas ao setor comercial e pode ser utilizado com novas “roupagens” em outros segmentos e áreas. Exemplo: uma equipe de Marketing ou Sucesso do Cliente de uma instituição de ensino também podem fazer uso no dia a dia de um fluxo de cadência.
Vale destacar também que, para que esse fluxo funcione, é essencial considerar qual é o objetivo pretendido, ou seja, o que precisa ser alcançado.
Fluxo de cadência comercial para instituições de ensino
Apesar de outras áreas poderem utilizar um fluxo de cadência para organizar suas atividades e tarefas diárias com o público externo, geralmente, quem mais faz uso dessa ferramenta é o setor comercial.
Portanto, fica mais fácil entendermos o que é um fluxo de cadência comercial:
Um fluxo de cadência comercial é um plano estruturado e pensado composto por uma série de atividades que envolvem a interação com clientes ou leads, com o objetivo de aumentar o ticket médio (quando direcionado a clientes) ou elevar a taxa de conversão (quando direcionado a prospects e leads).
Agora que você já sabe o que é um fluxo de cadência para um time comercial, chegou a hora de entender quais são as principais vantagens obtidas ao aplicá-lo em sua operação rotineira!
Importância de definir um fluxo de cadência comercial para instituições de ensino
1. Aumento na produtividade
Não é novidade que para converter mais leads, a equipe de vendas precisa investir demasiados esforços para retirar ruídos do processo, não é mesmo?
Mas, ao definir todas as interações que irão acontecer entre o consultor e o cliente ou lead, sua instituição já considera os atritos e possíveis objeções e, com isso, ganha produtividade e agilidade nos processos.
2. Mais conversões
Seu time comercial terá mais tempo disponível para tratar as oportunidades e ir adequando o fluxo de cadência de acordo com os resultados obtidos, logo, a tendência de conversão é ser maior a curto e longo prazo.
3. Economia de tempo
Quanto menos complexa é a venda, mais fácil é automatizar.
Quanto mais complexa é a venda, mais difícil é automatizar.
Mesmo assim, nos dois casos, a economia de tempo é evidente. Isso acontece, porque os consultores já tem um fluxo mínimo de interação e isso otimiza muito tempo no final do dia da equipe.
4. Menos leads perdidos
Com um fluxo de cadência comercial para instituições de ensino eficiente, o número de leads perdidos tende a ser menor, uma vez que não há aquele velho problema de não conseguir entrar em contato a tempo e deixar o lead “esfriar”.
Portanto, podemos sintetizar os benefícios de um fluxo de cadência comercial da seguinte maneira: com ele, sua equipe de vendas é mais produtiva e converte mais em menos tempo e com um índice de leads perdidos menor.
Check no conceito e nas vantagens: hora de entender como usar na prática!
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3 etapas para colocar em prática um fluxo de cadência comercial
[ETAPA 1] O PONTAPÉ INICIAL
- Por onde começar a construir um fluxo de cadência para o meu comercial?
Em resumo, o primeiro passo é entender detalhadamente o seu negócio, o seu ciclo de vendas atual e o comportamento dos seus leads e clientes.
Posteriormente, é o momento de definir quais serão as atividades e canais de comunicação nas quais as interações irão acontecer. Assim, conheça as variáveis que devem ser consideradas em um fluxo de cadência comercial.
Antes de definir como será cada uma dessas variáveis, tenho uma dica de ouro que vai fazer a toda diferença:
“Pense na jornada do seu cliente ou lead”
Em resumo, fazendo isso, você irá descobrir ações mais eficientes e que realmente farão sentido para quem estiver percorrendo o seu fluxo.
Outro bom exercício que pode ser útil para te ajudar a pensar em sua cadência de vendas (ou até mesmo convencer sua equipe, demonstrando a importância de definir um fluxo de cadência comercial) é aplicar o conceito de Golden Circle, ou Círculo Dourado, de Simon Sinek.
Veja como funcionaria mais ou menos:
PERGUNTAS | COMO PENSAR |
O quê? | Fluxo de cadência comercial poderoso para minha IE |
Como? | De que forma, ou seja, quais meios seriam mais eficientes para os consultores interagirem com os público? |
Por que? | Porque queremos melhorar nossos resultados comerciais e alcançar as metas e objetivos traçados. |
⚠️ Importante! Um fluxo de cadência não precisa ser só e-mails
Lembra daquela dica de “pense na jornada”? Ela também se encaixa aqui. Pesquise e entenda quais são os canais que comportam quem você quer atingir e use-o.
[ETAPA 2] A EXECUÇÃO
- Como colocar em prática meu planejamento?
Como fazer acontecer tudo o que foi planejado na fase anterior, é isso que vamos descobrir com algumas dicas básicas (mas poderosas), veja:
- Envolva os principais comprometidos em todas as etapas do processo: dessa forma, todos se sentem motivados e responsáveis pelo sucesso desse projeto;
- Monitore constantemente os resultados: não deixe para olhar as métricas somente no final, monitore-as no dia a dia e realize ações de correção no decorrer do percurso;
- Faça uso de templates: você não precisa criar tudo do zero sempre, no início, vai te tomar mais tempo, mas se você gerar bons templates, os próximos fluxos de cadência serão bem mais simples e rápidos;
- Invista em produção de conteúdo: você só conseguirá construir um bom fluxo de cadência comercial se tiver autoridade (conquistada pela entrega de valor genuíno) ao seu público. Por isso, se sua IE não usa a estratégia de Inbound Marketing é essencial começar o quanto antes.
[ETAPA 3] ANÁLISE E FEEDBACK DO PROCESSO
- O que preciso melhorar para ser mais eficiente?
Se você planejou e aplicou corretamente as dicas acima, completou com sucesso a etapa 1 e a 2. Mas, não acaba por aí, após colocar em prática e “rodar” por completo um fluxo de cadência, você precisa reservar um tempo para monitorar os resultados.
Ao fazer isso, você irá aprender com os seus erros, bem como visualizar o que deu certo que resultou em muitos resultados positivos.
Resumindo:
- Obteve erro? Trabalhe para melhorar e adapte-os ao seu fluxo o quanto antes. (Confira a “dica bônus” abaixo)
- Obteve acerto? Busque entender o que você e a sua equipe fizeram para alcançar o êxito e aplique a mesma estratégia em outros fluxos e em pontos específicos nos quais você esteja notando gargalos.
Dica bônus: técnica para ajudar a identificar porquê deu errado
O Diagrama de Ishikawa, mais conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe, é uma ferramenta elaborada em 1943 por Kaoru Ishikawa.
Em suma, seu objetivo principal é facilitar – apostando na exposição visual – a gestão e o controle de qualidade dos processos de um projeto. Dessa forma, com ele, é mais fácil detectar problemas e obstáculos, dando condição para as empresas agirem.
Um exemplo de fluxo de cadência comercial para escolas
Características de um time comercial de alta performance
- Como seu time é estruturado?
- Como acontece a divisão de tarefas entre os seus membros?
- Quais são os perfis de profissionais que compõem uma equipe de vendas de sucesso?
Acha que precisa de uma “mãozinha” para responder às perguntas acima? Deixa que a gente te ajuda! Clique na imagem abaixo e confira o conteúdo que preparamos para você:
Considerações finais
Chegamos ao fim do nosso conteúdo e espero que você feche essa aba do navegador com vários insights sobre um fluxo de cadência comercial para instituições de ensino. Além de quais são os 3 passos mais importantes para implantar esse processo em sua faculdade ou escola.
Por fim, peço que você pense em uma pessoa (pode ser seu colega de trabalho) que vai amar entender mais sobre esse tema e, então, compartilhe esse conteúdo!
Assim, você contribui para o crescimento dela, ao mesmo tempo que ganha um aliado(a) para te ajudar a construir um fluxo poderoso em sua instituição. Bom demais, né?
Nos vemos na próxima leitura!
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo. 😉
– No formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Fluxo de cadência comercial para instituições de ensino: mais competitividade a sua IE. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/fluxo-de-cadencia-comercial-para-instituicoes-de-ensino/. Acesso em: (aqui você coloca o dia que você está lendo esse artigo no seguinte formato exemplo: 21 set. de 2021.)
– No formato APA:
Rubeus. (2021, 27 setembro). Fluxo de cadência comercial para instituições de ensino: mais competitividade a sua IE. [Post da web]. Recuperado de fluxo-de-cadencia-comercial-para-instituicoes-de-ensino