Home office na educação: entenda como realizar uma gestão inteligente e produtiva

Diante do cenário alarmante causado pela pandemia, as instituições de ensino sentiram os impactos do coronavírus e o home office na educação fez-se necessário. De lá pra cá, algumas coisas mudaram, mas o trabalho remoto ganhou espaço dentro das instituições de ensino. Por isso, neste post separamos informações importantes para você gerir uma equipe engajada e produtiva. ✅

⏰ Tempo aproximado de leitura: 8 – 10 minutos

Introdução

O vírus identificado na China levou a humanidade a um dos momentos mais críticos de sua história. Afetando diversos países pelo mundo, o novo coronavírus pôs fim à vida de milhares de pessoas. 

Dessa forma, frente a esse cenário tão assustador, os impactos foram sentidos em todos os segmentos do comércio de produtos e prestação de serviços e, dentre eles, está a educação.

Dessa forma, com as aulas suspensas e seus colaboradores em casa, foi urgente a necessidade de criação, pelas instituições de ensino, de maneiras eficientes para amenizar os impactos causados pela covid-19. Uma delas é orientar as equipes para estruturar um eficiente home office na educação. 

Em síntese, apesar dessa forma de trabalho ser pouco comum ainda no país, com a globalização e o avanço da internet, o home office está cada vez mais inserido no contexto profissional. Segundo números disponibilizados pelo IBGE, referentes a 2018 (divulgados no final de 2019), cerca de 3,8 milhões de brasileiros trabalham no formato home office.

Portanto, é preciso traçar ações inteligentes e práticas para manter os times engajados e produtivos. Separei 9 dicas que podem te ajudar

Boa leitura! 

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🤔 O que é e quais as vantagens do home office na educação?

Em resumo, o termo home office é uma expressão em inglês usada para representar “um espaço destinado ao trabalho dentro de casa”, como um escritório, por exemplo. Assim, quando aplicado ao cenário educacional, o termo pode ser utilizado como home office na educação.

Em contraste com o que muitos pensam, o home office na educação não é sinônimo de procrastinação. Em síntese, quando bem planejado e estruturado, ele pode servir como um fator positivo de motivação e inspiração. Além disso, pode proporcionar um “up” na produtividade das equipes.

Home office na educação

Vantagens do home office na educação

Para que você consiga visualizar como esse formato de trabalho pode ser positivo para a sua IE, reunimos algumas vantagens, veja:

🚀 Com o home office na educação, a sua equipe se sente mais independente

Infelizmente, em muitos ambientes de trabalho, há ainda aquele velho sentimento de dependência. Em síntese, quando você coloca em prática o home office na educação, sua equipe é estimulada à independência, uma vez que terá de desenvolver aptidões como autonomia e proatividade.

🤏 Economia

A economia também é um dos fatores envolvidos. Isso porque os funcionários trabalharão de casa, e, assim, gastos como transporte, luz e água serão reduzidos.

😊 Flexibilidade = inspiração e motivação

Em síntese, a flexibilidade é um dos principais benefícios oferecidos pelo home office na educação. 

Em suma, por contar com horários flexíveis de trabalho, esse formato é muito procurado pelos profissionais. Além disso, quando seus funcionários sentem-se mais à vontade e independentes, a tendência é que a inspiração e satisfação aumentem, o que impacta diretamente a produtividade.

Mas não são apenas esses benefícios, veja outros:

  • Vantagens fiscais;
  • Otimização das atividades;
  • Maior produtividade devido à redução de interrupções no trabalho;
  • Leis trabalhistas bem estruturadas;
  • Maior agilidade na contratação;
  • Escalabilidade;
  • Diversidade.

💪 9 dicas práticas para não perder a produtividade e potencializar os resultados no home office na educação

Dividimos nossas dicas em diferentes categorias que se destinam aos distintos públicos da sua instituição de ensino. Por isso, sugerimos que se você lembrar de alguém, compartilhe esse conteúdo!

💡DICAS PARA GESTORES

1. Converse com o seu time

O home office na educação pode ser mais difícil para colaboradores que possuem certa dificuldade de concentração, como é o caso de pessoas muito criativas. Por isso, é essencial que você, gestor, deixe bem claro as diretrizes para a sua equipe. 

Em suma, a dica é: esclareça o que você espera de cada funcionário e faça com que eles entendam que não estão de férias (como, erroneamente, esse formato de trabalho representa para muitas pessoas).

2. Home office na educação: Dê feedbacks

É fundamental que os gestores e responsáveis pelas equipes realizem um trabalho consistente de acompanhamento. Ao estar perto delas é mais fácil “visualizar” o comportamento de cada um, bem como a forma como estão se adaptando. 

Esses feedbacks passam a ser ainda mais importantes, uma vez que alguns dos colaboradores podem ter mais necessidade de orientação. Portanto, não perca o seu time de vista!

3. Promova momentos de integração

Já é comprovado que a integração pode ser um grande estímulo para a produtividade. Por isso, reserve sempre um tempo destinado à interação das equipes. 

Conte com o setor de Marketing para criar estratégias e dinâmicas que façam os times se engajarem. Você pode apostar em videoconferências participativas e momentos presenciais, por exemplo.

4. Home office na educação: Evite retrabalhos

O retrabalho configura-se no momento em que uma determinada atividade precisa ser realizada novamente, seja devido ao não entendimento prévio do que deveria ser realizado ou da falta de um planejamento claro, por exemplo.

Com a distância, podem haver ruídos na comunicação entre as equipes, resultando no retrabalho de atividades e, portanto, impactando o tempo de produção das equipes. Dentre as principais consequências do retrabalho, temos: 

  • Horas extras;
  • Desgaste dos funcionários;
  • Desmotivação; 
  • Pouco tempo para formular estratégias eficientes.

Por isso, para evitar o retrabalho é primordial se atentar à ações importantes como:

  • Planejar;
  • Estabelecer (e manter) uma comunicação ativa com as equipes;
  • Realizar pesquisas e buscar referências;
  • Utilizar ferramentas estratégicas.
💡DICAS PARA PROFESSORES

Os profissionais que resistem à adaptação possuem grandes chances de ficarem desatualizados. 

Antes, o docente era avaliado em grande parte por sua experiência, por seus anos a fio em sala de aula. Atualmente, essa realidade mudou. É claro que a experiência conta, mas inovação e capacidade de adaptação realmente tem sido as características mais procuradas por instituições de ensino.

O perfil do professor do futuro - Rubeus

Em resumo: o professor precisa se reinventar. Veja só algumas dicas de como fazer isso:

1. Busque inspirações com outros colegas de profissão

É indispensável aprender uns com os outros. Dessa forma, não tenha receio de buscar por inspirações. 

Procure por docentes que já utilizem boas práticas (tecnologias em sala de aula) ou que já estejam familiarizados com o ensino a distância, por exemplo. Sem dúvida, você terá grandes ideias! 

2. Compartilhe seus conhecimentos

Do mesmo modo que é bom buscar por inspirações, é melhor ainda compartilhar o que você sabe. Por esse motivo, se você já utiliza recursos ou conhece aplicativos que podem ajudar outros professores neste momento, aproveite para compartilhar. 

3. Saiba lidar com imprevistos

Como sabemos, este momento é, de longe, diferente de tudo o que já vivemos.  Portanto, saiba que imprevistos são comuns de ocorrer. Se não deu certo da primeira vez, não se preocupe, peça desculpas e tente novamente!

4. Invista em Treinamento & Desenvolvimento

Os treinamentos são muito importantes para que todo o time caminhe junto e se renove constantemente. Por isso, invista no Treinamento e Desenvolvimento do seu time de docentes

Dessa forma, temas como a utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula, ensino híbrido e metodologias ativas podem ser de grande valia para eles utilizarem no dia a dia da dinâmica escolar.

5. Crie momentos síncronos e assíncronos:

O ensino híbrido une o presencial e o virtual. Por isso, é importante contar com momentos síncronos de aprendizagem, ou seja, momentos de interação virtual e/ou presencial entre os alunos.

Contudo, deve haver também os momentos assíncronos nos quais os alunos devem estar livres para realizarem suas atividades do jeito que considerarem mais adequado, seja utilizando um livro, uma biblioteca virtual etc. 

Esses momentos intercalados tem o poder de incentivar a autonomia do aluno, bem como em sua responsabilidade, habilidades importantes requeridas pelo mercado de trabalho.

O papel do professor no ensino híbrido - Rubeus

👩‍💻 Ferramentas para tornar o home office na educação muito produtivo

Em síntese, as ferramentas e os aplicativos digitais são imprescindíveis para integrar e facilitar a entrega dos resultados. Assim, quando tratamos de trabalho remoto, conhecê-los e utilizá-los é indispensável. 

Com o intuito de te ajudar, reunimos algumas ferramentas capazes de potencializar a sua produtividade e, assim, melhorar os resultados entregues por cada um dos membros da sua equipe, veja:

FERRAMENTAS PARA ANOTAÇÕES ✍️

Google Drive:

O Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos. Em síntese, através dele é possível criar documentos, planilhas, folhas de cálculo, apresentações e muito mais.

Google Keep:

O Keep é um serviço para anotações, disponibilizado pelo Google. O aplicativo possibilita a criação e acesso de notas, seja por meio do celular ou via web. Além disso, ele pode ser sincronizado com o Google Drive.

FERRAMENTAS PARA COMUNICAÇÃO INTERNA 💬

Slack:

O Slack é uma ferramenta de mensagens instantâneas que abrange funcionalidades semelhantes a um chat. Em resumo, por meio dela é possível realizar também chamadas em vídeo, além do compartilhamento de diversos tipos de arquivos.

Microsoft Teams:

O Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração. Dessa forma, ao utilizá-la, você consegue realizar bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.

FERRAMENTAS PARA REUNIÕES REMOTAS 👨‍💻

Zoom:

Em síntese, o Zoom é uma ferramenta que disponibiliza serviços de conferência remota que integra videoconferência, reuniões on-line, bate-papo e colaboração móvel.

Google Meet:

O Google Meet é a plataforma de videoconferência do Google. Ele conta com a integração com o Google Calendar. Além disso, é possível realizar reuniões remotas com interação entre as pessoas envolvidas. Recentemente, foi disponibilizada também a gravação da reunião pela pessoa que criou o link.

FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE PROJETOS 🗞️

Trello:

Em suma, o Trello é um aplicativo de gerenciamento de projeto que permite a criação e acompanhamento de tarefas em equipe. É uma ferramenta simples e intuitiva. Assim, por meio dela é possível mapear as etapas de cada projeto. 

🎁 Bônus: Como lidar com a ansiedade durante o home office na educação

Com o distanciamento social e a consequente diminuição na interação com pessoas, a pressão pode dar espaço para um looping de preocupações, e, assim, resultar em crises de ansiedade.

Mas para não deixar que isso aconteça, há algumas práticas capazes de amenizar os impactos da ansiedade. Dessa forma, para te ajudar nesse desafio, reunimos dicas em um infográfico e aconselhamos que você as compartilhe com o seu time!

Infográfico: todo mundo precisa de cuidados - Rubeus | Home office na educação: dicas para não perder a produtividade

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas! 🚀

Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

Plataforma Rubeus

Até a próxima! 🚀

Matheus Amaral - Rubeus | Home office na educação: dicas para não perder a produtividade

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Home office na educação: dicas práticas para não perder a produtividade. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/home-office-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2020, 23 março). Home office na educação: dicas práticas para não perder a produtividade [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/home-office-na-educacao/