A forma como a instituição de ensino gera, capta, nutre e converte leads impacta direta e indiretamente o desempenho da instituição de ensino como um todo. Por isso, estruturar uma equipe de marketing para instituições de ensino que seja formada por profissionais qualificados e motivados é altamente necessário. Não sabe por onde começar? A gente te conta agora! 🎯
⏰ Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Devido à globalização e as frequentes mudanças na forma de se consumir produtos e serviços, o marketing digital tornou-se um dos principais recursos para a obtenção de bons resultados no que tange o relacionamento com potenciais alunos. Por isso, o marketing digital para educação é, atualmente, uma das estratégias mais utilizadas no segmento educacional.
Em síntese, esse tipo de marketing tem os mesmos objetivos do marketing tradicional:
- Geração, atração, nutrição e conversão de leads;
- Aumento das vendas;
- Fidelização de alunos;
- Posicionamento da marca na mente do aluno;
- Construção e fortalecimento de boas relações com os alunos e parceiros.
🚨 No entanto, o marketing digital por si só não é capaz de maximizar o desempenho da instituição de ensino. Ou seja, há por trás das estratégias de marketing muita análise, acompanhamento e correção de estratégias! É justamente por isso que um time de marketing é tão importante!
Ao longo deste conteúdo, veremos informações importantes para você sair na frente e montar uma equipe de marketing para instituições de ensino que seja um sucesso. Afinal, as ações de marketing, em grande parte, são o pontapé inicial para o contato do lead com a sua instituição de ensino. E, por isso, o time de marketing é um dos pilares fundamentais para os resultados finais de captação de alunos.
🤔 Mas quais são as principais tarefas de uma equipe de marketing? De quantas pessoas é preciso? Quais os resultados esperados? Essas e outras informações nós veremos neste conteúdo! Vamos compartilhar com você e a sua equipe dicas de como construir uma equipe de marketing para instituições de ensino de sucesso. 💪
Boa leitura e ótimos insights!
👥 O que uma equipe de marketing para instituições de ensino faz?
Os membros da equipe de marketing trabalham juntos para identificar potenciais alunos, atraí-los através de canais de aquisição pagos e orgânicos, convertê-los, nutri-los por meio de conteúdos persuasivos e estratégicos e finalmente, fidelizá-los, fomentando a vontade de permanecer em sua instituição por meio da educação continuada.
Ademais, deve-se traçar estratégias inteligentes de atração de leads para retroalimentar o Funil de Captação de Alunos em tempo hábil. Ou seja, sempre deixá-lo “cheio”.
Além disso, é de responsabilidade do time de marketing criar e construir o posicionamento de marca da instituição de ensino, por meio de estratégias consistentes de Branding Educacional.
Cabe também ao time de marketing das instituições de ensino elaborar uma régua de relacionamento, inserindo o lead em um fluxo de nutrição para evolui-lo em sua Jornada de Compra.
A equipe de marketing para instituições de ensino também é responsável pelas ações de marketing interno, o Endomarketing (😃 Saiba mais sobre esse assunto conferindo o nosso blog post Endomarketing na educação: funcionários felizes, alunos felizes).
Em resumo, as principais atividades da equipe de marketing são:
- Gerar, atrair, converter e nutrir os leads;
- Criar e manter um relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos;
- Fornecer leads qualificados para o time de Relacionamento;
- Gerenciar a comunicação externa e interna;
- Criar ações de Endomarketing;
- Criar e divulgar campanhas de matrícula, rematrícula e para captação de novos leads;
- Identificar e construir buyer personas da instituição;
- Definir e monitorar os canais de aquisição para atração de leads (blog, site, redes sociais);
- Realizar a gestão e produção multimídia;
- Acompanhar indicadores e métricas.
✅ Como uma equipe de marketing para instituições de ensino irá contribuir para os meus resultados?
Bem, como vimos, o setor de marketing é responsável por diversas atividades importantes para o desempenho final da captação. Mas, se você ainda não está convencido, trouxe mais alguns benefícios, veja só:
- O time de marketing, através das estratégias certas, contribuirá para uma maior vantagem competitiva;
- Há um maior alcance de potenciais alunos;
- Comunicação direta, personalizada, no momento certo e em diferentes canais de aquisição;
- O time de marketing fornecerá dados para analisar precisamente os resultados das ações.
🧠 De quem eu preciso? Quais perfis buscar?
Em resumo, a resposta vai depender de quantas pessoas você está disposto a contratar e do tamanho e necessidades da sua instituição de ensino. Mas, no geral, uma equipe de marketing consistente é composta por:
📐 A pessoa boa com números e dados: ela é responsável pela gestão de anúncios e análise de dados e métricas.
🎨 A pessoa da arte: responsável pela parte de design e fará artes para anúncios, redes sociais, materiais ricos, blog post etc.
📱 A pessoa das mídias sociais: o Social Media é o responsável por gerenciar as mídias sociais da instituição de ensino.
✍️ A pessoa da escrita: essa pessoa irá lidar com copywriting e SEO.
Ademais, os principais cargos de uma equipe de marketing são:
- Líder de equipe (Coordenador ou Gerente de Marketing);
- Analista de Dados;
- Especialista em SEO;
- Designer;
- Social Media;
💡 Dicas para montar uma equipe de marketing para instituições de ensino de sucesso
Pensar estrategicamente na hora de montar a equipe pode fazer toda a diferença. Saiba quais são as nossas dicas para montar um time que gere resultados!
ANTES DE CONTRATAR!
👩💻 Faça uma pesquisa
Em síntese, busque conhecimento em áreas-chave como mídias sociais, SEO, Marketing de Conteúdo, métricas e KPIs, anúncios, canais de aquisição, design, régua de relacionamento…
Assim, ao fazer isso, você irá expandir o seu olhar e identificar o que cada membro deve fazer!
🤔 Equipe de marketing para instituições de ensino: Identifique os principais desafios
Neste momento, é importante que você identifique quais os principais gargalos enfrentados por sua instituição: a ausência de estratégias de geração de leads? A falta de posicionamento de marca? Déficit no relacionamento com potenciais e atuais alunos?
Ou seja, a ideia aqui é você listar o que hoje está gerando gargalos e que o seu time de marketing precisará resolver.
🔍 Planeje a sua equipe de marketing para instituições de ensino
Com o intuito de montar um time que realmente traga bons resultados a curto e a longo prazo para a sua instituição, nossa dica é que você inicie planejando. Isso mesmo!
Planeje e estruture tudo o que será necessário para que o setor possa desenvolver, da melhor forma possível, o seu trabalho.
Para facilitar o planejamento, recomendamos que você pense em questões como:
- Quais são os profissionais necessários para as atividades que serão desenvolvidas?
- Em quais áreas eles devem ser formados?
- Quais são as competências comportamentais e os conhecimentos técnicos da área que eles devem possuir?
- Qual a quantidade de funcionários, de acordo com a realidade do seu cenário de captação.
AO CONTRATAR!
✅ Equipe de marketing para instituições de ensino: Busque por características específicas
A equipe de marketing deve ser um time formado por pessoas qualificadas. Esse time deve ser capaz de atender os potenciais alunos com excelência e de acordo com suas necessidades.
Ademais, todas as suas atividades possuem o objetivo de garantir uma interação capaz de impactar positivamente o modo como os leads visualizam a instituição de ensino. Além disso, as estratégias de marketing traçadas devem te destacar perante a concorrência.
Mas, para isso, é interessante que cada membro da equipe possua algumas características específicas, tais como:
- Facilidade em trabalhar em grupo;
- Criatividade;
- Capacidade analítica;
- Facilidade na comunicação;
- Ser aberto a mudanças repentinas;
- Manter-se atualizado aos acontecimentos em tempo real;
- Estar aberto a receber feedbacks.
🔍 Equipe de marketing para instituições de ensino: Encontre talentos para o cargo de liderança
Em síntese, é necessário que você busque um profissional para o cargo de gerência ou coordenação, isso porque ele será essencial para os próximos passos, bem como a definição e a contratação dos membros da equipe.
🤓 Equipe de marketing para instituições de ensino: Procure por profissionais multidisciplinares
Ao contrário do que muitos pensam, um time não deve ser formado de “pessoas parecidas”, pelo contrário, perfis diferentes são sinônimo de olhares e visões diferentes. Por isso, diversifique! Ademais, procure por profissionais que possam atuar em mais de uma área do Marketing. Além de dar flexibilidade ao time, você terá maior segurança e integração entre as estratégias utilizadas nos diferentes canais.
DEPOIS DE CONTRATAR!
🎯 Equipe de marketing para instituições de ensino: Monitore as métricas
O monitoramento de resultados em tempo real é um dos maiores benefícios do marketing digital. Dessa forma, fica muito mais fácil e viável rever ações e aplicar correções. Entretanto, para isso, é preciso que o time de marketing acompanhe, gerencie e monitore periodicamente os dados.
Ademais, a análise de dados é essencial para saber quais ações estão performando melhor e onde é necessário redirecionar os esforços.
Por isso, veja a seguir algumas das principais métricas que você deve acompanhar:
↩️ ROI (Retorno Sobre o Investimento): em suma, é com o retorno sobre o investimento que a sua instituição está fazendo. Aqui, você sabe se está ganhando ou perdendo o dinheiro.
💰 Custo de aquisição por aluno: quanto o aluno “custou” para a sua instituição. Ou seja, analisar essa métrica permite saber como está a saúde financeira da sua instituição.
🎯 Taxas de conversão do funil: quando bem executado, o funil direciona os leads adequados ao momento de matrícula. Assim, caso haja algum problema, as taxas de conversão podem mostrar quais etapas do funil precisam de melhorias.
📉 Métricas de anúncios pagos: existem várias estratégias para anúncios pagos, basta escolher a ideal para a sua instituição. Posteriormente, é só realizar a análise estratégica por meio dos relatórios das próprias plataformas.
📩 Métricas de e-mail: o e-mail é um ótimo aliado no relacionamento com os potenciais alunos. Além disso, ajuda a compreender o comportamento e os interesses deles.
📞 Métricas de ligação: ao ligar para um potencial aluno, é possível ter um contato direto com ele e, assim, entender a fundo quais são as suas expectativas para com a sua instituição.
🎁 Bônus: a importância da sinergia entre os times de Marketing e Vendas para o sucesso das ações de captação de alunos
A relação entre os times de Marketing e Vendas é fundamental para que a sua instituição consiga ótimos números de conversão de alunos. Por isso, os dois times devem trabalhar juntos, atuando de forma sinérgica, encarando os desafios a fim de alcançar um objetivo comum.
😑 Infelizmente, em muitas instituições de ensino os times possuem uma visão de rivalidade, o que acaba comprometendo o desempenho dos setores. Dessa forma, é importante que as equipes percebam que o sucesso de uma está diretamente ligado ao êxito da outra. Afinal, ambos trabalham juntos para a conversão do aluno.
Assim, para ajudar a sua instituição de ensino a trabalhar a sinergia entre os times é que desenvolvemos este guia completo. Em suma, ele aborda como o Smarketing Educacional promete revolucionar a maneira como as instituições de ensino funcionam ou se comportam e atuam, com foco em melhorias constantes através da atuação sinérgica dos times de Marketing e Vendas.
Encontre conceitos, benefícios, aplicações e dicas detalhadas de como aplicá-lo no dia a dia da sua instituição de ensino. Clique na imagem abaixo e comece já essa revolução em sua IE!
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas dicas para montar uma equipe de marketing para instituições de ensino! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados.
Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
Sucesso! 😃
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
PAULA, Natália. Equipe de marketing para instituições de ensino: como construir um time de sucesso. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/equipe-de-marketing-para-instituicoes-de-ensino/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 25 de abril. Equipe de marketing para instituições de ensino: como construir um time de sucesso. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/equipe-de-marketing-para-instituicoes-de-ensino/
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