Dicas poderosas de como captar alunos com o TikTok

Ainda não utiliza o TikTok como isca para atrair leads para a sua instituição de ensino? Essa gigante das redes sociais está entre as plataformas de mídia mais acessadas por leads. Veja agora dicas de como captar alunos com o TikTok e engajar o seu público! 📢

⏰ Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Introdução

De acordo com o estudo realizado pela Social Media Trends, no Brasil, cerca de 78% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Essa informação ilustra bem o quão relevante é a utilização da internet. Além do fato de que ela pode influenciar diretamente o processo de decisão de compra dos consumidores.

Provavelmente, você já sabe que a grande maioria dos potenciais alunos da sua instituição de ensino passam horas navegando diariamente (sim, diariamente) nas redes sociais, não é mesmo? Por isso, podemos concluir que o uso inteligente das redes sociais é capaz de potencializar a atração de leads. Assim, a partir de um eficiente trabalho de nutrição, é possível aumentar significativamente o número de alunos matriculados na sua IE.

💡 LEMBRE-SE: As redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade ou escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads. ⠀

Dentre as tendências de mídias digitais que vêm ganhando destaque no dia a dia dos jovens e, gradativamente, no âmbito educacional está o TikTok. Essa plataforma de conteúdos em formato de vídeo tem se destacado na vida de pessoas em todo o mundo.

Justamente por isso, resolvemos compartilhar este guia com dicas de como trabalhar a geração e atração de leads nessa rede social. Separamos estratégias de atuação + dicas de conteúdos para você analisar.

Boa leitura e ótimos insights! 💡

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O Funil de Captação de Alunos nas redes sociais

A produção de conteúdo nas redes sociais gera resultados de maneira orgânica para sua instituição. Em outras palavras, você impacta seu público de forma gratuita ou gastando pouco.

Mas, como criar de forma positiva? 👀
Em síntese, antes de começar a criar conteúdos em si, é preciso entender alguns dos principais “passos” que o seu potencial aluno irá seguir. Veja só:

Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente - Rubeus

Assim, ao trabalhar o funil é possível oferecer diferentes tipos de conteúdos, que vão ter sua variação determinada de acordo com o momento vivenciado por cada seguidor.

Dentre muitas vantagens, as plataformas de redes sociais possibilitam o uso de inúmeros recursos. No Instagram, por exemplo, há stories personalizados, Reels, IGTV, Lives etc. Todos à sua disposição.

Como usar o Instagram na educação: conteúdos, estratégias e inspirações - rubeus

O TikTok em números

Estratégias para captar alunos com o TikTok e engajar o público

1. Entenda o seu público

Antes de começar a postar qualquer tipo de conteúdo em vídeo, você precisa saber exatamente quem é seu público e que tipo de conteúdo pode engajá-lo.

🤔 Você sabe o que chama a atenção dos seus leads? O que seu potencial aluno gosta de ver quando está nas redes sociais? 

Ao definir suas personas, responder essas perguntas fica muito mais fácil! Ainda não sabe o que são as personas? Opa, então corre e confira esse conteúdo:  11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas.

2. Como captar alunos com o TikTok: Crie uma estratégia de conteúdo

A questão aqui não é apenas criar conteúdo, mas sim, conteúdo relevante. Por isso, a dica é identificar em quais conteúdos apostar. Veja alguns exemplos:

Flicker:

O conteúdo do Flicker é reativo. Ele participa de tendências existentes, como, por exemplo, postar vídeos divertidos como parte de uma hashtag viral.

Flash:

Em suma, o conteúdo em Flash é proativo e planejado. No ensino superior, isso pode ser uma série regular de alunos explicando pontos fortes em sua instituição de ensino ou compartilhamento de notícias importantes.

Flare:

O conteúdo do Flare é interativo, incluindo mais conteúdo de propriedade, como campanhas publicitárias, por exemplo.

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE - rubeus
Blog post Rubeus: Captação de alunos nas redes sociais

3. Pense no tom e na abordagem 

Claro, você precisa manter seu público em mente. Isso significa que o seu conteúdo deve ser orientado a objetivos e focado na captação de alunos

Além disso, as pessoas ficarão mais engajadas quando puderem se relacionar com a sua IE. Sendo assim, é recomendável que você disponibilize em cada rede social que atua, uma forma de promover diálogos ou responder qualquer eventual dúvida deles. Além disso, esteja sempre atento para respondê-los rapidamente, buscando oferecer (sempre) um atendimento de excelência.

4. Como captar alunos com o TikTok: Crie uma conta para a sua instituição de ensino

Um dos grandes atrativos do TikTok é seu estilo de plataforma de mídia social, que permite que os alunos se tornem “influenciadores”. Ao criá-la, é possível incentivá-los a se envolverem na comunidade.

5. Como captar alunos com o TikTok: Anúncios no TikTok

O TikTok procurou capitalizar através do público altamente engajado, introduzindo gradualmente seus próprios anúncios através do TikTok Ads.

Apesar dos anúncios ainda serem um pouco restritos à empresas consideradas ”grandes”, à medida que a plataforma evolui, a tendência é ficar mais fácil para as empresas menores anunciarem. 

Ademais, vale a pena ressaltar que os anúncios nesta plataforma devem possuir uma estratégia desenvolvida especificamente para ela. Além disso, é preciso ter bastante cuidado quanto aos conteúdos e temas explorados. 

Além disso, para obter sucesso, é importante estar atento às famosas “trends”. Elas são, basicamente, “modas” do momento, tais como challenges e músicas em alta.

6. Como captar alunos com o TikTok: Faça parceria com outros criadores do TikTok

Outra forma de obter visibilidade é buscar parceria com pessoas que possuem notoriedade na plataforma – os influenciadores

Entretanto, é importante realizar um estudo prévio e um acompanhamento detalhado sobre o influenciador e a forma como atua junto ao seu público. Ou seja, ele precisa atender os “valores” da instituição de ensino.

Como vender cursos através das redes sociais - Rubeus

👯 Exemplos de conteúdos para produzir no TikTok

Veja só esses exemplos de conteúdos que a sua instituição de ensino pode apostar: 

EXCURSÕES PELO CAMPUS:

Um tipo de conteúdo que pode engajar e despertar a atenção dos leads é tour pela instituição de ensino. Ao fazer isso será possível despertar o sentimento de proximidade

Veja este exemplo: 

SAÚDE E SEGURANÇA DO CAMPUS:

A saúde e a segurança se tornaram assuntos recorrentes no ambiente escolar, especialmente após a pandemia do COVID-19. Olha só como essa instituição de ensino explorou o tema:

CONTEÚDO GERADO PELOS ALUNOS:

O conteúdo gerado por alunos é um dos tipos de conteúdo mais confiáveis ​​e eficazes na hora de despertar o sentimento de urgência. Veja só como você pode fazer isso:

PROFESSORES ABORDANDO CONTEÚDO:

Os professores também podem ser ótimas fontes de vídeos para o TikTok. É possível criar conteúdo abordando algum tema relevante para os estudantes, curiosidades e dicas. Olha só esse exemplo:

🎁 Conteúdo bônus: Entenda como usar o TikTok em sala de aula para inovar e promover o aprendizado

Além de captar alunos com o TikTok, também é possível utilizá-lo para tornar as aulas mais participativas, interativas e divertidas.

Sabemos que o TikTok está abrindo caminhos para as instituições de ensino inovarem na hora de promover o contato com potenciais e atuais alunos. Sua instituição de ensino já explora o poder do TikTok na educação? Neste conteúdo vamos compartilhar dicas de como utilizar essa plataforma e alcançar alunos cada vez mais engajados em sala de aula. Confira!

Entenda como usar o TikTok na educação para inovar e promover o aprendizado em sala de aula - rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

Plataforma Rubeus

Abraços! 

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 

– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Como captar alunos com o TikTok e  engajar o público. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-poderosas-de-como-captar-alunos-com-o-tiktok/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 2 de setembro. Como captar alunos com o TikTok e  engajar o público. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/dicas-poderosas-de-como-captar-alunos-com-o-tiktok/