Sabemos que é cada vez mais desafiador ampliar a conversão de inscritos das instituições de ensino. Isso ocorre devido a diversos fatores, dentre eles está a falta de ações voltadas para a atração de leads e a defasagem na execução de ações bem direcionadas. Saiba agora como nortear a atuação do time de captação e atingir o máximo de leads através de 3 hacks para IEs! 📢💡
Tempo aproximado de leitura: 5 – 8 minutos
Introdução
🤔 Você sabe como identificar a quantidade de conversão de leads da sua IE? Ou seja, quantos potenciais alunos passaram de inscritos para matriculados?
Ao fazer essa análise você visualizará na prática a capacidade das suas ações de marketing e vendas de transformar inscritos no vestibular em alunos que efetuam a matrícula.
🔍 Para calculá-la, basta dividir o número do investimento mensal da sua instituição, a fim de gerar inscritos, pelo total de estudantes que efetuaram a matrícula após realizar o vestibular.
Caso sua instituição de ensino considere a conversão do lead no momento em que ele realiza a inscrição no vestibular e não a matrícula, você deve calcular a taxa de conversão. Ela fornecerá informações relevantes sobre o desempenho das suas ações de marketing para transformar visitantes do seu website em leads, por exemplo.
🔍 Para calculá-la, basta dividir o número do investimento mensal da sua instituição, a fim de gerar visitas, pelo total de visitas “convertidas” (que se tornaram leads ao disponibilizar informações pessoais).
Independentemente de qual taxa você irá calcular, uma coisa é primordial: é preciso otimizar os seus resultados. Isso significa que é necessário estabelecer ações com o objetivo de intensificar as suas conversões e gerar mais matrículas para a sua instituição.
Pensando na importância dessa prática, separamos 3 dicas poderosas para você converter cada vez mais leads em alunos através de hacks para IEs. Além disso, ao longo do conteúdo, reunimos também alguns materiais complementares.
Boa leitura e bons insights! 😉
O que é hack?
Provavelmente você já conhece essa palavra. Ela é bem popular por designar ataques cibernéticos e roubo de informações pessoais. Contudo, esse não é o único sentido exercido por ela.
De maneira simples, a palavra hack vem do inglês e significa “cortar”. Ela é muito utilizada por pessoas que trabalham no ramo de programação, com o intuito de designar uma “alteração inteligente“. Isso significa uma mudança estabelecida com a finalidade de obter um maior desempenho em um determinado projeto ou atividade.
Frente a isso, podemos compreender a sua utilização acompanhada por dicas. Ou seja, o objetivo é disponibilizar “dicas de mudanças inteligentes”.
Uma vez compreendido, chegou a hora de conferirmos as dicas!
3 dicas de hacks para IEs para aumentar a taxa de inscrição
1) Hacks para IEs: Foque na atração
É primordial compreender que, ao atrair leads, você estará dando o primeiro passo para a conversão. Isso porque, a atração de leads configura-se como um conjunto de ações específicas desenvolvidas para atrair e “convidar” o seu lead para estabelecer os “primeiros contatos” com a sua instituição de ensino.
Além disso, a partir do momento em que você estabelece uma relação de confiança, se torna muito mais fácil nutri-lo e, posteriormente, converte-lo em aluno. Mas não é só isso. Ao investir em atração de leads, é possível também posicionar sua instituição estrategicamente na mente do lead, mesmo que de forma inconsciente.
Por ser um processo bem amplo, ela envolve diversas ações, como:
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Ações de Marketing Digital
O Marketing Digital para educação é o conjunto de esforços ou atividades de marketing realizadas com a finalidade de atrair mais alunos, se comunicar melhor com eles, criar um relacionamento mais próximo e construir uma grande identificação perante o mercado educacional.
Para colocá-lo em prática, sua IE deve identificar e mapear suas personas, investir na otimização dos mecanismos de busca, trabalhar a captação ativa e passiva e acompanhar cada etapa da Jornada de Compra Educacional do lead.
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Utilização estratégica de redes sociais
Utilizar de forma estratégica as redes sociais da sua IE é bastante vantajoso para atrair mais leads.
Em suma, para obter sucesso nessa ação, é fundamental investir nas redes sociais que os potenciais alunos estão presentes. A partir disso, deve-se desenvolver a abordagem mais indicada para cada uma delas, bem como os temas que serão trabalhados e o tom da comunicação.
Considerando a importância de saber atuar de acordo com as especificidades de cada rede social, separei um conteúdo complementar que detalha como fazer isso na prática. Dê um clique na imagem abaixo e reserve o conteúdo para a sua próxima leitura! 😉
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Produção de conteúdos relevantes
O Marketing de Conteúdo é uma prática do Inbound Marketing muito eficaz. Ele pode ser utilizado para atrair e nutrir potenciais alunos por meio, basicamente, da produção de conteúdos relevantes. Isto é, que lhes sejam interessantes.
Através dele, é possível produzir postagens específicas e direcionadas com a finalidade de responder às principais dúvidas dos interessados. Você pode apostar na produção de e-books, infográficos, planilhas e conteúdos interativos.
Para gerar bons resultados, sua instituição de ensino deve disponibilizar materiais em troca do e-mail do lead. Dessa forma, será possível, posteriormente, adicioná-lo a um fluxo de nutrição e fazê-lo avançar pelo Funil de Captação.
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Criação de campanhas de matrícula atraentes
Em resumo, uma campanha de matrícula consiste em um conjunto de ações práticas que buscam alcançar resultados efetivos na conversão de leads, geralmente, durante o processo seletivo da IE.
Ela contribui ativamente, através de práticas mais direcionadas, para que a instituição de ensino obtenha melhores resultados em processos seletivos.
Além disso, quando bem estruturada e planejada, ela “dialoga” estrategicamente com canais promocionais escolhidos pela sua instituição. Isso porque ela pode ser realizada tanto em canais digitais quanto no off-line.
Saiba mais sobre como estruturar uma campanha de captação eficiente, lendo nosso conteúdo abaixo:
2) Hacks para IEs: Verifique os pontos que demandam melhorias
Antes de definir qualquer estratégia nova, é preciso rever e analisar as estratégias atuais. Por isso, a dica é realizar um diagnóstico geral, focando em setores mais estratégicos, como o de Marketing, Relacionamento e Gestão da Permanência.
3) Hacks para IEs: Pratique o Smarketing Educacional
Sabemos que você já conhece o significado de Smarketing, mas você entende a sua metodologia e como aplicá-la para impactar positivamente os seus processos de captação e retenção de alunos?
A relação entre os times de Marketing e Vendas é fundamental para que a sua instituição consiga ótimos números de conversão de alunos. Por isso, os times devem trabalhar juntos, atuando de forma sinérgica, encarando os desafios a fim de alcançar um objetivo comum.
Pensando na importância desse tema, a Rubeus Academy estruturou o curso Smarketing Educacional com foco em um relacionamento individualizado. Ele apresenta a Metodologia Rubeus que ajuda mais diversas instituições de ensino em todo o Brasil, e fora dele, a melhorar seus resultados de captação e permanência de alunos.
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😎 Material complementar para enriquecer a sua experiência
Não podia deixar de te falar que nós temos uma playlist sobre hacks para instituições de ensino lá no YouTube. Ainda não viu? Não perde tempo! Vem se atualizar com a gente.
Considerações finais
Pronto! Chegamos ao fim de mais um conteúdo exclusivo para profissionais de instituições de ensino. Espero que tenha te inspirado! Que tal compartilhá-lo com um parceiro de equipe? 😉
😃 Por fim, quais das nossas dicas você vai colocar em prática na sua IE? Compartilhe conosco nos comentários.
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Para usar como referência acadêmica
Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira:
📍 Formato ABNT:
PAULA, Natália. D. Hacks para IEs: 3 dicas que não te contaram sobre como aumentar a conversão de inscritos. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/hacks-para-ies/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
📍 Formato APA:
Rubeus. 2021, 23 fevereiro. Hacks para IEs: 3 dicas que não te contaram sobre como aumentar a conversão de inscritos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/hacks-para-ies/