Está em busca de ações inteligentes capazes de maximizar os resultados de captação de alunos da sua instituição de ensino? Então confira agora as nossas 8 estratégias de marketing para escolas particulares de sucesso! 🎒🏫
Leitura: 6 minutos
Introdução
Captar está cada vez mais difícil e há muitas condições que deixam esse desafio ainda mais complexo.
De acordo com o resumo técnico do Censo Escolar, no ano de 2022, registraram-se 47,4 milhões de matrículas nas 178,3 mil escolas de educação básica no Brasil, cerca de 714 mil matrículas a mais em comparação com o ano de 2021, o que corresponde a um aumento de 1,5% no total.
De 2021 para 2022, as escolas privadas tiveram uma expansão de 10,6% nas matrículas, se aproximando de 2019, antes da pandemia que causou uma diminuição significativa nas matrículas principalmente na rede privada.
Esses números demonstram a importância de investir em ações, ferramentas e estratégias inteligentes focadas em retomar o crescimento do setor privado da educação do país. Mas, por onde começar?
Aliado ao setor Comercial da sua escola, as ações de marketing atuam como o pontapé inicial para captar esses leads. E, justamente por isso, resolvemos compartilhar com você e a sua equipe, 8 estratégias de marketing para escolas particulares. O nosso foco é te ajudar a maximizar a sua captação de alunos. 💪
Boa leitura e ótimos insights!
> Estratégias de marketing para escolas particulares no ambiente on-line
Embora o marketing tradicional ainda surta efeito, utilizar o ambiente virtual para divulgar a sua escola é uma das maneiras mais rápidas de maximizar a sua captação de alunos.
Além disso, o Marketing Digital tem a versatilidade de não precisar de um orçamento ilimitado. Através do próprio ambiente virtual é possível se manter relevante sem gastar muito dinheiro.
Sem mais delongas, vamos às dicas!
1. Otimize o seu site e explore a demanda reprimida
O site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua escola “se mostra” e é “encontrada” pelos leads. Por isso, o seu site deve estar otimizado e sempre atualizado.
💡 Nem precisamos mencionar que o site já se tornou uma obrigação e é uma das 8 estratégias de marketing para escolas particulares que mais geram resultados!
Em resumo: quem não investe em ações voltadas para a otimização e melhoria do site tende a obter uma taxa de conversão muito pequena. Ou seja, os interessados podem até navegar pelo site, porém não realizam nenhuma ação para estabelecerem uma relação com a sua escola, “entram e saem” sem serem identificados.
Com o intuito de frear esse “entra e sai”, é importante que a sua escola trace ações que atuem como “barreiras” para captar o lead. Mas como fazer isso? Através de ações como:
- Estruturar um bom discurso de condução;
- Separar o site do portal do aluno;
- Oferecer conteúdos de qualidade;
- Adicionar call to actions que atendam os diferentes níveis do Funil de Captação;
- Disponibilizar chats on-line, etc.
As ações acima parecem complicadas? Que nada! Nós detalhamos o passo a passo de como realizá-las em nosso conteúdo abaixo, confira!
2. Aposte no marketing de mídias sociais
As mídias sociais são uma realidade factível no dia a dia das pessoas, incluindo os seus potenciais alunos! Assim, independentemente se a sua instituição de ensino atua na educação básica ou não, uma coisa é certa: é preciso estar nas redes sociais!
💡 São diversas mídias e a sua escola precisa entender estrategicamente em qual(is) deve estar presente. Mas como decidir isso? Suas personas irão te dizer. Ou seja, você precisará estar onde elas estão. Em suma: se o seu público-alvo são pais e/ou responsáveis de alunos, duas redes sociais em que provavelmente eles estarão presentes são o Instagram e Facebook.
Ademais, independente de quais mídias sua escola optar, é sempre crucial criar um perfil claro para os seus seguidores mediante as seguintes análises:
- definir os canais que melhor se encaixam de acordo com os dados obtidos das personas;
- utilizar o tom adequado requerido por cada rede social;
- compreender seus pontos de dor e como ativar emoções;
- visualizar e prever padrões de compra;
- estar culturalmente consciente;
- considerar parcerias;
- usar ferramentas de automação para segmentação e análise de métricas.
🚀 Conheça mais sobre como utilizar as redes sociais para captar mais alunos! Leia o nosso guia completo: Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE.
3. Invista em Otimização dos Mecanismos de Buscas
Está anotando tudo? Porque a nossa dica número 3 já chegou!
Conforme vimos acima, é muito importante que sua escola tenha um site e que ele ranqueie bem no Google, somente desta forma é possível aumentar as chances dele ser encontrado quando um lead procurar por informações relacionadas.
💡 Assim, para que o seu site e blog apareçam entre as primeiras posições nos mecanismos de buscas, é preciso trabalhar o SEO. Ele deve ser a base da sua estratégia de marketing.
Em resumo, o SEO consiste em um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Assim, quando somado a um conteúdo altamente atrativo e que abarque as principais dúvidas e questionamentos dos interessados, sua escola conseguirá aparecer entre as primeiras posições orgânicas no Google. Mas, muita atenção! É preciso atuar tanto no SEO On Page, quanto no Off Page. Veja a diferença entre eles:
Sendo assim, comece otimizando o seu site e conteúdo por meio de palavras-chave relacionadas aos serviços oferecidos por sua escola. Isso aumentará seus rankings nos mecanismos de pesquisa, aumentando as chances de ser encontrada quando pais e alunos em potencial pesquisarem.
4. Envie e-mails poderosos para qualificar suas listas de contatos
Com o intuito de potencializar suas estratégias para captação de alunos, é interessante que você trabalhe com listas qualificadas de processos seletivos. Esses contatos (principalmente e-mails), podem ser conseguidos através de ligações, ações presenciais de captação ativa de leads, interessados que solicitam conteúdos em seu blog ou cliques em CTAs estratégicos, por exemplo.
Em suma, o importante é ir recolhendo esses contatos para posteriormente enviá-los e-mails estratégicos de nutrição do desejo de compra.
💡 E-mails poderosos de qualificação de leads podem ser a alternativa para despertar o desejo de matricular-se em sua escola. Para isso, use e-mails com conteúdo relevante. Além de um CTA atraente e chamativo que consiga atrair o interesse dos indecisos.
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5. Trabalhe a sua campanha de matrícula com antecedência
A campanha de matrícula é um conjunto de ações práticas que buscam alcançar resultados efetivos na conversão de leads geralmente durante o processo seletivo da sua IE. Ela contribui ativamente, através de práticas mais direcionadas, para que a IE obtenha melhores resultados em processos seletivos.
💡 O segredo do sucesso é começar a estruturá-la com antecedência para que, assim, a sua campanha de matrícula seja divulgada com um tempo estratégico para que os responsáveis estejam preparados para realizar a matrícula.
🚀 Aliás, saiba como estruturar uma campanha de sucesso lendo o nosso material detalhado sobre o tema: Campanha de matrícula: como potencializar sua conversão de alunos.
6. Permita o agendamento de visitas com facilidade
Para os pais ou responsáveis de uma criança, certamente escolher a melhor escola é sempre uma difícil decisão, não é mesmo? Assim, um pré-requisito essencial é conhecer de perto a instituição antes de efetuar a matrícula.
💡 Por isso, a prática de visitas nas escolas sempre foi fundamental na tomada de decisão de qualquer pessoa que busque por uma escola para seu filho. Isso porque essas visitas ajudam os pais e responsáveis a entenderem as estratégias de aprendizagem da sua equipe pedagógica. Além disso, as visitas proporcionam a chance de visualizar o aparato e estrutura física e tecnológica oferecida pelo colégio.
Sendo assim, permita que pais e/ou responsáveis agendem visitas a sua escola através de alguns cliques. Além de passar segurança para os pais, o agendamento de visitas permite que sua escola se organize melhor.
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> Estratégias de marketing para escolas particulares no ambiente off-line
Agora que vimos 6 estratégias de marketing para escolas particulares no ambiente digital, chegou a hora de vermos as ações de marketing tradicional, ou seja, no ambiente off-line.
É muito importante que a sua escola considere aqueles pais que não estão tão antenados assim na era virtual e estruturam ações físicas.
Veja as nossas dicas:
7. Invista em ações de Guerrilha
Em resumo, o Marketing de Guerrilha pode ser entendido como uma tática de marketing que possibilita, através de um baixo custo, gerar um alto impacto. Normalmente, esse tipo de Marketing tem mais a ver com o potencial criativo da equipe da sua instituição do que com os recursos financeiros destinados a ele.
💡 Muitas vezes as campanhas deste tipo de marketing são realizadas em lugares de grande circulação de pessoas. Escolas, praças, empresas parceiras e shopping centers são bons exemplos. Contudo, o ambiente virtual também é essencial!
Em suma, alguns exemplos de ações de guerrilha incluem:
- Realização de pedágios em vias de grande movimento;
- Ações em shopping centers ou praças públicas com atividades que envolvam a participação do público alvo;
- Participação e apoio/patrocínio em grandes eventos culturais, shows e festas tradicionais da cidade;
- Atividades realizadas pela instituição de ensino como corridas ou campeonatos que envolvam toda comunidade e/ ou apenas os universitários da região.
8. Invista em ligações comerciais
As ligações comerciais ainda são muito utilizadas por empresas. Sendo assim, quando aliadas a um poderoso script para vendas e a uma equipe bem treinada, as ligações podem ser bastante estratégicas para a captação de alunos.
💡 Contar com uma eficiente prospecção de alunos por telefone pode ser a chave para a sua escola captar mais.
Mas, como elaborar um bom script para vendas de cursos por telefone? É o que te explicamos neste conteúdo:
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas estratégias de marketing para escolas particulares.
Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados.
Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
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Bons resultados! 🚀
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Conheça 8 estratégias de marketing para escolas particulares de sucesso! Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/estrategias-de-marketing-para-escolas-particulares/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 3 fevereiro. Conheça 8 estratégias de marketing para escolas particulares de sucesso! [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/estrategias-de-marketing-para-escolas-particulares/