A Covid-19 resultou em instituições de ensino fechadas em todo o mundo. Com essa mudança repentina, as IEs se perguntam como captar alunos na pandemia, um momento tão delicado e que impacta negativamente milhares de pessoas. Pensando na importância desse tema, neste conteúdo, nós revelamos uma poderosa ferramenta que apresenta resultados sustentáveis: o Marketing Digital.

Neste post, evidenciamos algumas dicas de como captar alunos na pandemia através do Marketing Digital. Elencamos também, ao longo do conteúdo, alguns materiais complementares para auxiliar na construção do conhecimento.

Não se esqueça de nos contar, nos comentários, se a sua instituição de ensino já adota alguma delas. Boa leitura e bons insights!

Introdução

O “novo normal” já está aí. Diversas mudanças já são realidade na forma como as instituições de ensino atuam dentro e fora da sala de aula. Isso significa que, além das estratégias para ministração de aulas, as instituições de ensino também devem se atentar às necessidades de adequações na forma de captar alunos

Mas, como captar alunos na pandemia? Como planejar e executar ações capazes de despertar o interesse dos leads em um momento de declínio econômico e com o distanciamento social impedindo a realização de campanhas de “corpo a corpo”? A resposta pode estar na utilização do Marketing Digital Educacional.

Ilustração

O Marketing Digital para educação

O Marketing Digital para educação configura-se como o conjunto de esforços ou atividades de marketing realizadas com a finalidade de atrair mais alunos, se comunicar melhor com eles, criar um relacionamento mais próximo e construir uma grande identificação perante o mercado educacional.

Resumidamente, ele objetiva promover o serviço prestado pela instituição através da utilização de mídias digitais. Através dele é possível chegar aos alunos e prospects de forma mais rápida, personalizada e eficiente.

Um dos grandes benefícios do Marketing Digital quando o assunto é como captar alunos na pandemia refere-se à sua abordagem virtual, ou seja, sua aplicação no ambiente digital. Isso significa que não há necessidade da sua instituição de ensino estar junto para estar perto do lead.

Ilustração

Como sabemos, a grande maioria dos potenciais alunos da sua IE fazem parte da Geração Z, isso significa que eles são ativos na internet e estão atentos às diferentes estratégias trabalhadas nos canais digitais. Justamente por isso, o Marketing Digital Educacional configura-se como uma proposta muito eficaz quando o assunto é como captar alunos na pandemia.

Dentre suas principais vantagens estão:

  • Maior vantagem competitiva;
  • Maior alcance de potenciais alunos;
  • Comunicação direta, personalizada e no momento certo;
  • Monitoramento em tempo real.

Dentre as principais práticas trabalhadas pelo Marketing Digital para Educação, estão pontos importantes como:

Essas são apenas alguns pontos trabalhados pelo Marketing Digital. Por isso, caso você ainda não tenha conferido nosso conteúdo que aborda especificamente sobre o assunto, te convido a clicar na imagem abaixo e reservá-lo para a sua próxima leitura! 😉

Marketing Digital na educação - Rubeus

9 dicas de como captar alunos na pandemia

1) Crie e segmente listas de e-mails

Conforme detalhamos no artigo E-mail marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas, possuir listas de e-mails é fundamental para a sua estratégia de Marketing Digital. 

Por isso, em suas campanhas de captação, é muito importante colher contatos para a sua base de dados. Mas, como fazer isso? Você pode disponibilizar algum conteúdo em seu blog e pedir o e-mail do prospect em troca. Além disso, outra dica é “aproveitar” os contatos de participantes registrados em processos seletivos anteriores.

Contudo, além de criar, é indispensável também segmentar as listas. Ao fazer isso, você estará “separando” os contatos de acordo com características comuns.

Basicamente, a segmentação de listas de contatos é uma das principais estratégias que a sua instituição de ensino deve colocar em prática. Isso porque, através dela, é possível aumentar as chances de sucesso em suas campanhas de e-mail marketing.

Dentre os critérios que podem ser utilizados para segmentar as suas listas estão:

  • idade,
  • localização,
  • curso,
  • modalidade,
  • data de aniversário,
  • renda,
  • persona,
  • tipo de empresa,
  • cargo, formações anteriores,
  • ticket médio, dentre outros.

2) Invista em um fluxo automatizado de e-mails

A automação de marketing é essencial para o bom desempenho das suas campanhas de captação de alunos. Assim, é possível enviar e-mails em grande escala, bem como segmentar o assunto de acordo com o momento em que o potencial aluno está em sua jornada de compra.

Através de um Fluxo de Automação será possível segmentar o envio das mensagens, automatizar o agendamento das ligações e controlar as atividades.

Ilustração

3) Crie listas de transmissão

O tempo é um dos recursos mais valiosos. Por esse motivo, buscar constantemente práticas que otimizem o seu uso é imprescindível.

Como toda organização, as equipes de Marketing e Relacionamento das instituições de ensino precisam buscar ferramentas e ações que possam, de alguma forma, tornar mais eficiente a forma com que as atividades são executadas. Assim, as equipes precisam planejar e gerenciar todos os seus recursos de forma inteligente, principalmente o tempo.

Para isso, as listas de transmissão são ótimas ferramentas. Através delas é possível otimizar todo o trabalho. Além disso, sua equipe poderá segmentar as pessoas que irão receber cada mensagem (ao fazer isso, sempre leve em consideração a relevância dos assuntos para cada contato). 

Uma pausa para um convite

Sabemos que no cenário educacional muitas notícias e novidades ocorrem rapidamente. Por isso, nada melhor do que saber delas com prioridade

Em nossa newsletter reunimos inspirações e informações valiosas para auxiliar na rotina das instituições de ensino e enviamos tudo diretamente via e-mail. 

Quer ficar bem atualizado? Então junte-se a nós! Para isso, basta clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

4) Aposte em CTAs (Call to Actions) para cada etapa do Funil de Captação

CTA é a sigla para Call to Action que significa “chamada para ação”. Mas, na prática, o que é isso? É um link, geralmente, representado em forma visual ou textual dentro de uma página. Seu principal objetivo é fazer com que os usuários, no caso os potenciais e atuais alunos da sua instituição, realizem uma ação específica.

Veja um exemplo:

CTA Inscreva-se - Rubeus

Para que surtam o efeito esperado, é fundamental saber usá-los com sabedoria! O segredo é saber exatamente a hora certa de “oferecer” cada CTA. Por exemplo, na página “Sobre nós” da sua IE, é interessante disponibilizar o CTA “Saiba mais!”. Já na página de cursos, é estratégico posicionar o CTA “Quero me inscrever!”.

Percebeu? O que irá definir se o Call To Action irá ou não ser relevante é o local onde ele é posicionado.

Além disso, questões como posicionamento, conteúdo, cor e formato, por exemplo, também são fundamentais na hora de estruturar um CTA eficaz. 

Quer saber mais sobre a utilização dos CTAs? Então clique na imagem abaixo!

Passo a passo para criar chamadas para ação que convertem - Rubeus

5) Utilize técnicas de Copywriting

Para você o que é uma boa escrita?

A resposta para esta pergunta pode variar de pessoa para pessoa. Contudo, uma coisa é certa: através de técnicas eficazes e boas práticas é possível tornar a sua escrita verdadeiramente poderosa. 

Ao utilizar técnicas de Copywriting sua instituição de ensino estará prezando pela conquista da confiança do potencial aluno, por meio de conteúdos relevantes e poderosos.

Em resumo, o Copywriting é uma escrita com foco em conversão. Como assim? Ao utilizar técnicas de copy, você estará influenciando o seu leitor na tomada de uma decisão. Todavia, para que isso seja possível, é essencial unir um bom conteúdo visual à sua escrita persuasiva.

6) Invista na geração de tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia de Marketing Digital que tem o objetivo de fazer com que as pessoas cheguem até a sua marca. Isso será possível por meio do investimento em campanhas e anúncios.

Em resumo, sua instituição paga para que o seu conteúdo apareça para as suas personas, ou seja, para quem você deseja atingir. 

Quando sua instituição de ensino aposta em anúncios pagos, como o Google Ads, por exemplo, as chances de aparecer nos mecanismos de buscas aumentam significativamente. Isso significa que quando sua lead preocupar por assuntos relacionados à sua instituição, ele encontrará você nas primeiras posições do buscador, veja um exemplo:

Anúncios no Google

As duas plataformas mais conhecidas para fazer uma estratégia de tráfego pago de sucesso são o Google e o Facebook Ads.

7) Realize testes A/B

Os testes A/B são formas da sua equipe de Marketing verificar qual abordagem gera mais resultados e, assim, adotá-la.

Veja na prática:

Quando for estruturar um e-mail, busque criar dois tipos distintos de abordagem. Veja este exemplo: um e-mail com um CTA logo no início e outro que tenha um CTA mais ao longo do texto. Após enviá-los, verifique qual abordagem apresenta maiores taxas de abertura e cliques e, desse modo, priorize a que for mais efetiva.

Testes A/B podem ser desenvolvidos com base em questões como personificação, linguagem, comunicação visual, horário de envio… dentre muitas outras possibilidades. 

8) Crie Landing Pages e disponibilize a opção de recebimento de informações

As Landing Pages são páginas 100% focadas em conversão. Em suma, seu principal objetivo é capturar leads para as instituições de ensino.

Por isso, a ideia é que, nessas páginas, você ofereça um conteúdo ou material de valor. Em troca, os visitantes mais interessados deixam suas informações de contato e, com isso, se tornam leads.

Ilustração

Muitas pessoas acessam o seu website fora do período de inscrições. A maioria delas estão procurando informações sobre a instituição, sobre os cursos e próximos processos seletivos, deixá-las ir embora sem identificação é um enorme desperdício. 

Pensando nisso, disponibilize formas do interessado ser avisado quando um novo período de inscrições estiver disponível. Assim, será possível compor uma base de potenciais alunos para ser abordada já no início da sua próxima campanha. Veja um exemplo de como fazer isso na prática:

Exemplo de banner para captura de dados de leads.

9) Aposte em um CRM educacional

Nossa nona dica de como captar alunos na pandemia é a utilização de um CRM educacional.

Com a elevada competitividade de mercado e a necessidade de se manterem cada vez mais atualizadas, a educação e a rotina de aprendizado devem ser um processo contínuo dentro das instituições e, dentro desse cenário, uma boa plataforma de CRM pode alavancar seus resultados.

Utilizar uma ferramenta de gestão de relacionamento específica para educação é imprescindível para o sucesso de uma instituição de ensino. 

Qual o seu desafio hoje? - Rubeus

Com a Plataforma Rubeus, por exemplo, é possível trilhar caminhos para revolucionar a forma como as pessoas são servidas, sendo um CRM voltado especificamente para o mercado educacional. Assim, sua instituição será capaz de obter novos resultados e acelerar bruscamente seu processo de captação.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Você pode agendar uma demonstração gratuita da nossa plataforma clicando na imagem abaixo! Assim, você terá uma visão ampla de como tudo acontece na prática!

AGENDAR UMA DEMONSTRAÇÃO - Rubeus

E aí, gostou?

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Para tornar sua experiência ainda mais completa, tenho uma sugestão de material para você!

Já que o nosso assunto é como captar alunos na pandemia através do Marketing Digital, não poderia deixar de mencionar nosso e-book sobre o tema. Ele elenca mais dicas de como utilizar o digital para potencializar os resultados do seu processo seletivo. Faça o download gratuitamente clicando na imagem abaixo!

[E-book] 10 Dicas de Marketing Educacional para Processos Seletivos - Rubeus

Agora queremos saber de você! Quando o assunto é como captar alunos na pandemia, sua IE já utiliza alguma das dicas acima?

Bons resultados! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.