Como atrair alunos para escola: dicas inovadoras para se destacar

O segmento educacional privado está vivenciando um momento de adaptabilidade e desafios, como nunca havia presenciado antes. Gestores, docentes, alunos e até mesmo as famílias responsáveis precisaram se adaptar a um novo modelo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, faz-se cada vez mais necessário criar ações inovadoras para se destacar no mercado. Inspire-se, agora, com as nossas 8 dicas de como atrair alunos para escola!

Elencamos, neste conteúdo, dicas que contribuirão para que sua escola desenvolva um processo de captação que seja continuamente eficaz. Para tornar o conteúdo mais completo, distribuímos ao longo dele, materiais complementares que auxiliarão no entendimento. Boa leitura e ótimos insights!

*Conteúdo atualizado em 01/12/21

Introdução

Um ponto de atenção que muitas escolas possuem em comum, independentemente do porte ou localização, pode ser resumido em apenas uma pergunta: como atrair mais alunos? 

Conforme ressaltamos em nosso blog post “6 ações comprovadamente eficazes para a captação de alunos”, criar ações para captação é essencial para realizar a retroalimentação do Funil de Captação de Alunos e, consequentemente, dar andamento efetivo ao processo de captação de novos alunos

Falando especificamente das escolas (Educação Básica), a captação de alunos deve contar com uma abordagem específica, voltada para a criação e manutenção de um bom relacionamento com pais e/ou responsáveis. Frente a isso, contar com um excelente plano de marketing, em conjunto com o desenvolvimento de ações envolventes, permite atrair a atenção dos pais e/ou responsáveis, educando-os acerca da necessidade que possuem – mas ainda não sabem – de que precisam do serviço educacional oferecido por sua escola.  

Além disso, é importante eliminar possíveis “obstáculos”. Isto é, criar ações que diminuam o ruído na comunicação ao mesmo tempo que facilitam a interação (diálogo e troca de informações) entre ambas as partes (escola e famílias). Alguns bons exemplos dessas ações são: organizar visitas virtuais, estabelecer um contato receptivo com os responsáveis, programar momentos interativos etc.

Atualmente, existem muitas ações e abordagens que podem ser aplicadas quando o assunto é como atrair alunos para escola. Neste conteúdo, você encontrará aquelas que podem ser adaptadas à realidade da sua escola, ou seja, que podem ser ajustadas às suas especificidades e a partir disso, gerar bons resultados. Vem comigo?

Pilares fundamentais a serem considerados 

🔍 Identificar a melhor forma de atuar

Em resumo, o primeiro passo antes mesmo de começar a elaborar suas ações de como atrair alunos para escola, é saber a melhor forma de atuar. Ou seja, é preciso identificar questões relacionadas ao ambiente interno e externo à escola e como elas podem afetar direta ou indiretamente suas ações e, consequentemente, o seu desempenho. 

Para realizar a análise do ambiente, sua escola pode adotar ferramentas desenvolvidas especificamente para essa finalidade. Alguns exemplos são a Análise SWOT,  as 5 Forças de Porter e a Análise PESTEL. 

Neste conteúdo utilizaremos especificamente a Análise SWOT. Entretanto, você pode saber mais sobre as demais ferramentas para análise do ambiente em nosso e-book Planejamento estratégico para IEs:
CTA - Planejamento estratégico - Rubeus
Ambiente externo

Em suma, um ponto extremamente importante a ser considerado no que tange o ambiente externo, ou seja, é o impacto da tecnologia na educação e como a revolução digital veio para ficar (ensino híbrido, gamificação, inteligência artificial etc). 

👉🏻 Pegue dicas valiosas sobre a tecnologia na educação assistindo a nossa live “Transformação Digital na área educacional“, que realizamos em parceria com Guilherme Garritano, publicitário, sócio da Agência Chave Mestra.

Ambiente interno

Já no ambiente interno, pondere acerca de ações voltadas para a experiência do estudante. O desafio de tornar o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais envolvente e atrativo, ao mesmo tempo em que incentiva-se o protagonismo do estudante desde cedo. 

Ademais, há ainda a preocupação com a formação integral do aluno e como  a escola deve se preparar para isso. O Novo Ensino Médio trabalha essa perspectiva ao propor ações com foco no desenvolvimento de aptidões dos estudantes e o incentivo ao protagonismo desde cedo. 

A seguir, veremos dicas inovadoras de como atrair alunos para escola, mas se você sentir que precisa saber mais sobre a Análise SWOT, basta conferir nosso conteúdo que aborda o tema na íntegra. Estou falando do nosso conteúdo Análise SWOT Educacional: variáveis que impactam na estratégia das IEs + Kit para análise SWOT educacional

KIT PARA ANÁLISE SWOT EDUCACIONAL - RUBEUS

Dicas inovadoras de como atrair alunos para escola

Após realizar a análise do ambiente, chegou a hora de estruturar suas ações. A seguir, elencamos as que não podem faltar na sua estratégia quando o assunto é como atrair alunos para escola, observe: 

  • Comece a sua campanha no prazo

A captação de alunos deve começar, pelo menos, quatro meses antes da data de abertura das inscrições. Isso mesmo! Muitas instituições de ensino esperam para começar suas estratégias de marketing para captação faltando apenas algumas semanas para a abertura das inscrições, mas isso é um grande equívoco! 

Em síntese, sua escola deve começar a preparar seus candidatos bem antes do prazo inicial das inscrições. A primeira tarefa deve ser criar canais ativos de comunicação com famílias e alunos muito antes de iniciar o processo de inscrição.

Encontrei alguns materiais de inspiração para você, não deixe de conferi-los: 

👉🏻 Campanha de captação de alunos: saiba quanto custa não otimizá-la hoje!

👉🏻 Campanha de rematrícula: 7 dicas importantes para criar a da sua IE


  • Segmente o seu mercado ideal

Provavelmente você já conhece o conceito de buyer persona. Em síntese, ela representa o seu aluno ideal. 

O objetivo central é proporcionar uma visão concreta das necessidades e desejos do seu potencial aluno. A partir disso, torna-se possível criar ações mais focadas nas suas reais necessidades, sendo, assim, muito mais direcionado e eficaz. Portanto, para criar ações inteligentes e bem focadas, estude as personas da sua instituição de ensino e, a partir disso, construa as suas estratégias de marketing educacional.

Pegue inspirações em nosso conteúdo detalhado sobre personas para instituições de ensino:

Exemplos de personas para IEs - Rubeus


  • Identifique a sua proposta de valor

Conheça e explore as características mais atraentes da sua escola, ou seja, defina os seus diferenciais. Identifique quais problemas a sua escola resolve, quais benefícios extras ela oferece. Em suma: o que você tem que os seus concorrentes não possuem?

A seguir, veremos mais sobre como atrair alunos para escolas, mas antes, veja só esse convite que preparei para você:


Junte-se a mais de 7.000 pessoas!

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos gratuitamente, diretamente em seu e-mail.

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS - Como atrair alunos para escola: dicas inovadoras para se destacar

  • Diversifique seus serviços

Se dentro de sua escola você não tem todas as atividades culturais que gostaria, procure parcerias.

Em resumo: comunique-se com profissionais capacitados. Aliás, você pode oferecer oficinas, clubes de leitura, aulas de música ou até mesmo teatro. Atividades como essas auxiliam no desenvolvimento do aluno, além de serem uma ótima forma de atrair mais leads.

👉🏻 Pegue dicas valiosas em nosso conteúdo: “7 dicas para enriquecer suas iniciativas no contraturno escolar“.

  • Promova eventos 

Defina uma data para organizar um evento dedicado exclusivamente a promover a comunicação entre seus alunos em potencial e você. 

Ademais, coloque-os em contato com gestores, professores e até mesmo funcionários administrativos. Dessa forma, será possível cultivar um sentimento de pertencimento mais completo. E então não deixe essa comunicação abrandar, continue com as redes sociais, blogs e chats em tempo real.

👉🏻 Precisando turbinar a utilização das redes sociais? Então pegue dicas em nosso conteúdo “Estratégia de mídia digital para IEs: descubra o que não pode faltar na sua”.

  • Venda um conceito

Forneça detalhes sobre vários aspectos positivos da vida estudantil em sua escola. Inclua fotos de alunos, pais e ex-alunos em seu site e posts nas redes sociais.

A ideia aqui é vender mais que um serviço educacional, é uma experiência memorável. Venda não somente o prestígio proporcionado pelos estudos, mas também a experiência de estudar em sua instituição.

  • Aproveite a divulgação “boca a boca”

O Marketing boca a boca é muito eficaz pois explora a aprovação social Por isso, não podemos deixar de mencioná-lo quando o assunto é como atrair alunos para escola. 

Em suma, o segredo desse tipo de marketing está na experiência compartilhada.  Por isso, é necessário criar um programa de comunicação junto aos pais e cuidar para que todos os pontos de contato com eles sejam positivos.

Assim, ao incentivar que os alunos compartilhem as suas opiniões você estará trabalhando o gatilho de aprovação social, influenciando leads sem muitos “esforços”, já que terá pessoas fazendo isso por você! 😉

Confira o nosso conteúdo sobre marketing boca a boca na educação:

Marketing boca a boca na educação - Rubeus

  • Personalize sua atenção

Em suma, a personalização permite que a sua escola transmita o sentimento de que cada aluno é único. Sabe o que isso significa na prática? Que os pais e/ou responsáveis sentem que seus filhos pertencem à escola e que sua presença é importante. Com certeza, esse é um dos sentimentos mais fortes que sua escola pode construir.

Entretanto, um dos maiores desafios de promover isso na prática está em atender todos os alunos ao mesmo tempo e identificar, de forma rápida, a situação de cada um deles. Porém, por meio de um CRM educacional torna-se possível realizar o acompanhamento do estudante de forma holística e específica ao mesmo tempo.

A Plataforma Rubeus permite que sua escola automatize processos e atenda de forma completa e personalizada cada pai e/ou responsável. Aliás, tudo isso sem perder de vista os processos de captação, permanência de alunos e automação de marketing

Não acredita? Separei um vídeo para te dar uma melhor ideia do quão eficaz a Plataforma Rubeus pode ser para a sua escola. Clique no botão abaixo e assista!

Rubeus

E aí, assistiu? Agora é só conferir nossa Plataforma na prática! Solicite uma demonstração gratuita e veja como, em parceria com a sua escola, podemos revolucionar os seus resultados!

AGENDAR UMA DEMONSTRAÇÃO - Como atrair alunos para escola: dicas inovadoras para se destacar no mercado

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como atrair alunos para escola!

Para tornar a sua experiência ainda mais completa, te convidamos a deixar sua opinião nos comentários e a compartilhar esse blog post com alguém. Afinal, uma equipe que aprende junto,  cresce mais rápido. 😉

Até a próxima!

Natália de Paula - Como atrair alunos para escola: dicas inovadoras para se destacar

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Como atrair alunos para escola: dicas inovadoras para se destacar. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-atrair-alunos-para-escola/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 16 julho). Como atrair alunos para escola: dicas inovadoras para se destacar. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-atrair-alunos-para-escola/