Trabalhar a evolução do lead pela Jornada de Compra Educacional é fundamental para fazê-lo avançar até a matrícula. Mas, para que isso aconteça, é preciso elaborar bem os e-mails de relacionamento que serão enviados. Neste post, revelamos 3 itens que não podem faltar em e-mails de qualificação para IEs. Confira! 💌
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Introdução
Através do fluxo de relacionamento é possível trabalhar informações relevantes e atrativas para cada lead e/ou grupo de leads. Isto é, estimular e influenciar, de forma contínua, o desejo de matricular-se em sua IE.
🗝️ Por isso, investir em um eficiente processo de nutrição é uma das chaves para o sucesso na conversão de alunos. Isso porque, através dele é possível avançar o lead pela Jornada de Compra Educacional, “educando-o” até que esteja maduro o suficiente para tomar a decisão de se inscrever e/ou matricular-se em sua instituição de ensino.
Por isso, hoje, a nossa conversa é sobre eles. Selecionamos 3 itens que NUNCA podem ficar de fora de bons e-mails de qualificação para IEs. Meu objetivo é te ajudar a converter muitos leads por meio dessa estratégia! 🎯
Boa leitura e ótimos insights!
Primeiramente, o que são e-mails de qualificação?
São e-mails enviados aos leads da instituição de ensino a fim de identificar o interesse e tentar convertê-los em potenciais alunos.
Sendo assim, os textos são sempre direcionados a apresentar a instituição, com diferenciais e depoimentos de egressos, bem como os cursos ofertados.
Além disso, é fundamental disponibilizar CTAs – Call to Actions – para entrar em contato, ou seja, para solucionar as dúvidas que porventura possam ter e incentivá-lo a iniciar a inscrição.
🪂 Se você caiu de paraquedas neste conteúdo e sente que precisa saber mais sobre como uma boa régua de comunicação pode ajudar a sua IE, sugiro que você dê uma olhada nos conteúdos abaixo, combinado? 😃 ➡️ Fluxos de nutrição para IEs: como conduzir o lead pelo Funil de Captação ➡️ Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE |
3 itens que não podem faltar em e-mails de qualificação para IEs
1. Crie conteúdos que ressaltam a importância do curso para o seu potencial aluno
Saber o que cada potencial aluno quer e oferecer o conteúdo adequado às suas necessidades é uma das melhores formas de fazer com que eles enxerguem valor na sua IE, contribuindo para que tomem a decisão de avançar para a próxima etapa do seu Funil de Captação.
Para identificar o perfil e o interesse de cada potencial aluno, você precisa:
➡️ IDENTIFICAR O PERFIL DOS LEADS:
Há diversas variáveis capazes de impactar o processo de tomada de decisão dos potenciais alunos. Ao entender o seu potencial aluno, suas dores, anseios, necessidades, gostos e particularidades, fica mais fácil definir estratégias que gerem conversões e matrículas.
É muito mais assertivo e vantajoso investir na comunicação direcionada do que generalizá-la. Por isso, a dica é construir personas e voltar a comunicação dos e-mails para elas.
Em suma, os conteúdos devem ser relevantes para quem você deseja atingir. Por isso, separamos o que você precisa saber para produzir bons conteúdos para cada nível de ensino. Abaixo, você encontra algumas dicas:
🎒 Ensino Fundamental
Aqui, é importante direcionar toda a comunicação para os pais, haja vista que são eles que “compram” o valor agregado do ensino e o diferencial que pode ser oferecido aos seus filhos por sua escola.
📚 Ensino Médio
Apesar de continuarem sendo dependentes financeiros, os adolescentes expressam suas opiniões e vontades. Por isso, alcance tanto os pais quanto os seus próprios potenciais alunos.
📝 Curso técnico
Com o intuito de atingir um conjunto variado de pessoas, é importante entender a necessidade de cada um para oferecer algo atrativo e relevante em relação ao momento no qual se encontra.
🎓 Graduação
É necessário evidenciar para este público todos os diferenciais da instituição, pois abrange pessoas com interesses e prioridades diferentes.
🚀 Pós-graduação
Pessoas que almejam pela pós-graduação procuram condições acessíveis de pagamento, horários flexíveis e um curso que atenda às suas necessidades de mercado.
Aproveite e confira o nosso conteúdo detalhado sobre como construir personas para instituições de ensino:
➡️ SEGMENTAR A BASE DE CONTATOS
A partir do momento que o lead “cai” em sua base de dados, é muito importante que haja a segmentação dele de acordo com requisitos como curso, e-mail para contato, localização… Dessa forma, será possível agrupá-lo com outros leads e direcionar o conteúdo.
2. Especifique os motivos pelos quais estudar em sua instituição é um diferencial
É importante contar com diferenciais para ter uma instituição de sucesso. Afinal, para se destacar no mercado da educação, é essencial oferecer mais do que um ensino de qualidade, e esses diferenciais são imprescindíveis para a decisão do seu potencial aluno.
➡️ DICAS ADICIONAIS:
Destaque o seu curso: fale sobre os pontos positivos e os diferenciais do seu curso, o que você oferece que o concorrente não. Quais vantagens e oportunidades serão trabalhadas.
Foque na experiência: para potencializar os seus resultados, evidencie tudo o que a sua IE tem de melhor, invista em bons depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos em formatos de vídeo.
Humanize o contato: estabeleça um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a oferta de experiências de alto nível.
3. Mostre-se sempre à disposição para solucionar as dúvidas daquele lead
Se você achou que o atendimento não fazia parte dos e-mails, você errou! 😎
A excelência no atendimento educacional é responsabilidade de todos os membros das IEs e deve ser praticada em todos os níveis da jornada de compra, desde a pré-venda até a pós-venda.
Mais sobre e-mails de qualificação para IEs
💡 Que tal ver na prática como os fluxos de qualificação são estruturados? Veja o esquema que preparamos para você:
😎 Além disso, veja só uma parte da planilha de régua de relacionamento que usamos com os nossos clientes durante a implantação de um projeto. Dá uma espiada no que eles têm acesso!
🥰 E aí, deu para ter uma boa inspiração?
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas dicas! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
Abraços!
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. E-mails de qualificação para IEs: o que não pode faltar nos seus. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/e-mails-de-qualificacao-para-ies/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 16 de setembro. E-mails de qualificação para IEs: o que não pode faltar nos seus. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/e-mails-de-qualificacao-para-ies/