Enem e captação de alunos: como aproveitar a prova para captar mais

A captação de alunos é um dos pontos mais importantes para o crescimento de uma instituição de ensino. Por isso, formular estratégias é essencial. Pensando nisso, neste post vamos abordar 5 motivos para a sua instituição de ensino investir na relação Enem e captação de  alunos. Essa estratégia tem o poder de alavancar os seus índices de captação e nós vamos explicar o porquê. 

Tempo de leitura: 8 minutos

Introdução

Sabemos que o processo de seleção adotado por uma instituição de ensino tem um papel fundamental nos resultados de captação. Afinal, ele tem o poder de definir o alcance que a prova terá. 

Se a sua instituição de ensino visa alcançar um número grande de participantes, é necessário pensar em um formato que permita isso. Ou seja, é primordial ser realista e objetivo quanto ao desempenho almejado. Dificilmente processos seletivos presenciais e locais conseguem alcançar um número considerável de  interessados e inscritos. Afinal, mesmo que indiretamente, a instituição limita o público que poderá realizá-lo.

Frente a isso, uma das soluções que vem sendo muito utilizada para esse problema, é o vestibular on-line. Em resumo, ele configura-se como uma forma de ingresso no ensino superior através da aplicação de uma prova virtual para definir se o candidato entrará ou não na instituição de ensino em questão.

Além disso, há outra forma de atrair muitos candidatos para disputar uma vaga na instituição de ensino, economizando tempo e esforço: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Utilizar a nota do Enem como canal para captar e converter alunos é uma forma bastante estratégica de ampliar e maximizar o desempenho do processo seletivo da instituição de ensino. Sendo assim, o nosso assunto de hoje detalha os principais benefícios da relação Enem e captação de alunos.

Veja alguns dos pontos que serão abordados:

  • Panorama Inicial: como a prova do enem é formulada?
  • Ponderações: por que usar o Enem como vestibular da minha instituição?
  • Bônus: 9 dicas infalíveis de Marketing para divulgação do processo seletivo da sua IE.

Antes de conhecermos os benefícios de investir na relação Enem e captação de alunos,  queremos falar como o exame é elaborado. Assim, você estará ciente do nível de confiabilidade que ele possui.

Boa leitura e ótimos insights! 🤓

Como a prova do enem é formulada? 

O INEP – Órgão Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – é o responsável por formular a prova. Para isso, ele possui um banco de questões com mais de 10 mil questões elaboradas por diferentes professores, de universidades públicas e privadas. Todas as perguntas são cuidadosamente revisadas pelo INEP antes de entrarem para o banco de questões. 

Para formular a prova, são sorteadas 180 questões. Dentre elas, 45 de língua portuguesa, 45 de matemática, 45 de ciências da natureza e 45 de humanidades. Todas as perguntas são objetivas, possuindo 5 opções de resposta, que vão de “a” à “d”. As perguntas são divididas em nível fácil, médio e difícil. 

Além disso, a prova conta com uma redação dissertativa argumentativa, de 30 linhas, sobre algum tema social ou ambiental. A correção é feita baseada em 5 critérios diferentes e passa por 2 examinadores. O resultado final é a média das notas dadas por cada examinador. Já a prova objetiva, é calculada segundo o padrão TRI, que avalia a consistência no acerto dos itens.

Newsletter Rubeus

Por que usar o Enem como vestibular da minha instituição? 

Agora, você pode estar se perguntando por que elencamos tantas informações sobre a prova, não é mesmo? Bem, tudo isso é para que você entenda que, ao adotar o Enem como exame de seleção da sua instituição de ensino, o seu processo não perderá a qualidade. Afinal, o Brasil todo realiza essa prova e a maioria das instituições privadas já aderiram a ela. 

Ainda não está convencido? Então veja esses outros motivos para investir na relação Enem e captação de alunos:

⚙️ Economia de tempo, esforço e recursos

Como sabemos, o Enem é consolidado como uma das formas de ingresso no ensino superior mais ampla e conhecida dentro e fora do país. Portugal, por exemplo, o utiliza como critério para aceitar alunos em algumas instituições de ensino. 

Sendo assim, é uma fonte confiável de avaliação de rendimento acadêmico. Então por que não oferecer essa opção para os estudantes ingressarem em sua instituição de ensino? 

Apesar de não substituir o vestibular presencial, a utilização da nota do Enem permite economizar tempo e esforço e viabiliza a economia de recursos, pois a instituição terá maior controle sobre os espaços físicos e alocação de pessoal para aplicação da prova, por exemplo, evitando possíveis transtornos e imprevistos de última hora. 

📚 Diversificação das chances de ingresso

Diversificar as opções de ingresso também é um dos maiores benefícios quando se considera adotar o Enem como mais uma forma de entrada na IE. 

Veja bem, alguns alunos podem não render o resultado desejado na prova do vestibular ou na do Enem. Sendo assim, quando ele realiza o Enem e a prova do vestibular na instituição de ensino, pode optar por utilizar a nota da que se saiu melhor e, assim, aumentar as chances de ingresso. 

Enem e captação de alunos - Rubeus

Redução de possíveis atrasos

Além disso, existe outro ponto muito importante a ser levado em consideração. Normalmente, os vestibulares privados acontecem entre novembro e dezembro. Mas, como a nota do Enem só sai em janeiro e, em muitos casos, os alunos esperam o resultado para saber se passaram em uma faculdade pública, isso atrasa o processo de matrículas da sua instituição

🚀 Maximização da amplitude do processo seletivo

Como vimos, a utilização da nota do Enem como forma de ingresso no processo seletivo da sua instituição permite que todo o processo seja muito mais amplo, extrapolando limites como a centralização de um lugar para a realização da prova presencial, por exemplo.

Assim, um aluno que mora a centenas de quilômetros da sua IE, tem a facilidade de concorrer a uma vaga, sem precisar se deslocar para cuidar de questões burocráticas. Tudo isso, agrega facilidade a todo o processo, aumentando significativamente as chances da instituição extrapolar limites regionais.

📝 Menos burocracia, maior assertividade

Antes de iniciar o período letivo, os estudantes estão em um momento de grande tensão. Afinal, decidir o curso e a faculdade exige muita análise e responsabilidade. 

Por isso, pensar em formas de tornar esse processo ágil e sem burocracias, pode ser o grande diferencial da sua instituição. A melhor forma de fazer isso é pela aprovação automática

Com ela, o seu potencial aluno informa a nota do Enem e já recebe o resultado de sua aprovação ou reprovação instantaneamente. Para isso, todos os critérios de aprovação como nota mínima geral, nota mínima por matéria, nota de redação e outros, devem ser estabelecidos antes de iniciar o processo de inscrições. 

Então, ao elaborar esses critérios e cada passo do seu processo, analise, juntamente com a sua equipe, quais são os pontos mais relevantes a serem considerados e, sobretudo, quais as tecnologias serão utilizadas nesse processo.

Enem e captação de alunos - Rubeus

Uma dúvida comum gira em torno da possibilidade do aluno mentir sobre  a nota informada. 

Entretanto, o estudante não pode mentir sobre a sua nota do Enem, pois ele é responsável por todas as informações prestadas no processo de seleção. Além disso, todas as instituições de ensino possuem acesso às notas dos participantes do Enem, pelo site do MEC. 

Ademais, outra forma de ter controle sobre isso, é solicitar, no ato da inscrição, o boletim do Enem com a nota do candidato, como comprovação da veracidade das informações. 

🎁 Bônus: 9 dicas infalíveis de Marketing para divulgação do processo seletivo da sua IE 

Além de tudo o que falamos nesse post sobre os benefícios de apostar na relação Enem e captação de alunos, tem mais um ponto crucial para que essa estratégia tenha sucesso: a divulgação

De nada adianta adotar o Enem como exame de seleção se os seus candidatos não sabem disso, concorda? Por isso, queremos deixar um material exclusivo sobre como maximizar os resultados do seu processo seletivo por meio de estratégias de Marketing direcionadas e inteligentes. 

Garanta já o seu clicando na imagem abaixo!

INFOGRAFICO COMO AS IES PODEM PREPARAR OS CANDIDATOS-RUBEUS

Considerações finais

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como usar a nota do Enem para captar mais alunos. 

Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados. 

Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua instituição de ensino. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

Plataforma Rubeus

Sucesso! 🚀

Natália de Paula - Enem e captação de alunos: como aproveitar a prova para captar mais

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Enem e captação de alunos: como aproveitar a prova para captar mais. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/enem-e-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 22 dezembro). Enem e captação de alunos: como aproveitar a prova para captar mais. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/enem-e-captacao-de-alunos/