Atualmente, as redes sociais são uma realidade na vida da maioria das pessoas. Elas interferem na percepção da marca, influenciam na decisão de compra e, até mesmo, na forma como a pessoa opina sobre determinado assunto. Por isso, elas podem ser uma ótima forma de promover e vender a sua instituição de ensino. Veja agora dicas valiosas de como vender cursos através das redes sociais e como estruturar uma presença digital consistente. 🎯
Leitura: 5 minutos
Introdução
Ao realizar pesquisas sobre a sua instituição nas redes sociais, o potencial aluno procurará por uma vitrine não apenas dos cursos ofertados, mas por um conteúdo que resolva suas dores.💬
Muitas vezes, nos deparamos com instituições de ensino que não exploram o potencial máximo das suas redes sociais, o que faz com que elas percam muitas oportunidades boas.
Em suma, a introdução e a manutenção da sua instituição no universo das mídias sociais devem ser sempre pautadas em objetivos. Ou seja, não basta “marcar presença” nos canais digitais, é preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar.
📢 LEMBRE-SE: As redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade ou escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads. ⠀⠀⠀⠀
Justamente por isso, resolvemos compartilhar com você e a sua equipe, este guia com dicas de como vender cursos através das redes sociais. O nosso foco é te ajudar a maximizar a sua captação. Vamos juntos? 💪
Boa leitura e ótimos insights!
Como vender cursos através das redes sociais: O Funil de Captação de Alunos nas redes sociais
A produção de conteúdo nas redes sociais gera resultados de maneira orgânica para sua instituição. Em outras palavras, você impacta seu público de forma gratuita ou gastando pouco.
Mas, como criar de forma positiva? 🤔
Em síntese, antes de começar a criar conteúdos em si, é preciso entender alguns dos principais “passos” que o seu potencial aluno irá seguir. Veja só:
Assim, ao trabalhar o funil é possível oferecer diferentes tipos de conteúdos, que vão ter sua variação determinada de acordo com o momento vivenciado por cada seguidor.
Dentre muitas vantagens, as plataformas de redes sociais possibilitam o uso de inúmeros recursos. No Instagram, por exemplo, há stories personalizados, Reels, IGTV, Lives etc. Todos à sua disposição.
💭 “Eu gostaria de ver este CONTEÚDO?” Na hora de pensar em algum conteúdo, faça o exercício de se colocar no lugar do seu público. Isso é agradável, interessante e atrativo? Eu tenho vontade de curtir e comentar? Compartilharia com meus amigos? Dependendo da sua resposta, você saberá o que fazer. Para potencializar os seus resultados, evidencie tudo o que a sua IE tem de melhor, invista em bons depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos em formatos de vídeo. 💡 Postagens sobre cotidiano, saúde mental, pautas sociais e jogos interativos são importantes. Aproveite e invista na criatividade, criando campanhas institucionais. ⭐Além disso, humanize o contato e estabeleça um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a oferta de experiências de alto nível. |
Antes de postar…
Bem, antes de você começar a gerar o seu conteúdo, é fundamental realizar algumas ações que podem ser decisivas para o sucesso do seu conteúdo. Ou seja, elas são essenciais quando o assunto é como vender cursos através das redes sociais.
Por isso, anote essas informações:
📝 Como vender cursos através das redes sociais: Planeje!
Em suma, pouco adianta utilizar todas as ferramentas da mídia social se a sua instituição não souber planejar um conteúdo que converta leads em alunos.
Por isso, estruture um plano de ação no qual contenha o estilo de linguagem, legendas e hashtags a serem usadas. Posteriormente, opte por utilizar um cronograma para suas postagens, planejando cada uma com antecedência.⠀
🚀 Precisando de um template como esse? Então aproveite essa chance! Faça o download dos nossos templates para profissionais da educação e veja, na prática, como produzir mais em menos tempo sem perder a qualidade e a pessoalidade!
Ademais, uma dica de ferramenta que recomendamos que também pode te ajudar no planejamento de publicações é o Notion. Nele, você pode facilmente montar um calendário específico para as suas postagens e compartilhar com toda a sua equipe de Marketing. Veja só:
🔍 Como vender cursos através das redes sociais: Mapeie suas personas
Você sabe o que chama a atenção dos seus leads? O que seu potencial aluno gosta de ver quando está nas redes sociais? 🤔
Ao definir suas personas, responder essas perguntas fica muito mais fácil! Ainda não sabe o que são personas? Opa, então corre e confira esse conteúdo: 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas.
Em suma, os conteúdos devem ser relevantes para quem você deseja atingir. Por isso, separamos o que você precisa saber para produzir bons conteúdos para cada nível de ensino. Abaixo, você encontra algumas dicas:
🎒 Ensino Fundamental
Aqui, é importante direcionar toda a comunicação para os pais, haja vista que são eles que “compram” o valor agregado do ensino e o diferencial que pode ser oferecido aos seus filhos por sua escola.
📚 Ensino Médio
Apesar de continuarem sendo dependentes financeiros, os adolescentes expressam suas opiniões e vontades. Por isso, alcance tanto os pais quanto os seus próprios potenciais alunos.
📝 Curso técnico
Com o intuito de atingir um conjunto variado de pessoas, é importante entender a necessidade de cada um para oferecer algo atrativo e relevante em relação ao momento no qual se encontra.
🎓 Graduação
É necessário evidenciar para este público todos os diferenciais da instituição, pois abrange pessoas com interesses e prioridades diferentes.
🚀 Pós-graduação
Em síntese, pessoas que almejam pela pós-graduação procuram condições acessíveis de pagamento, horários flexíveis e um curso que atenda às suas necessidades de mercado.
📢 Como vender cursos através das redes sociais: Saiba em quais redes sociais investir
Para vender através das mídias sociais é preciso descobrir em quais plataformas seu lead passa maior parte do tempo.
Assim, para facilitar, vamos entender como funcionam as principais redes sociais atualmente. Em resumo, montamos uma lista e um contexto para sintetizar como trabalhar em cada uma delas:
Facebook:
Em suma, é uma plataforma ampla com foco em relacionamentos, troca de mensagens e compartilhamento de momentos. Comporta diversos tipos de mídias: texto, imagem e vídeo.
Instagram:
Rede social altamente dedicada ao visual. Criada para os usuários compartilharem momentos importantes por meio de fotos, também permite a utilização de hashtags para segmentar assuntos.
🚨 IMPORTANTE: O Instagram passou a ser uma das fontes de contato e interação mais utilizadas pelos potenciais e atuais alunos.
Aliás, a nossa Social Media separou um conteúdo legal para você. Vale a pena conferir:
Twitter:
Possui limitações de caracteres e utiliza hashtags para segmentar os assuntos. Trata de assuntos em tempo real, com foco em humor.
🚨 IMPORTANTE: Tweets com vídeos têm 10x mais engajamento do que aqueles sem vídeo.
LinkedIn:
Possui o objetivo de conectar pessoas por meio de experiências profissionais. Além disso, atualmente, é a mais ampla plataforma de networking profissional do planeta, com cerca de 600 milhões de usuários em 200 países.
🚨 Ainda não utiliza o LinkedIn para captar leads e criar um relacionamento com os estudantes da sua instituição de ensino?🤔 No material abaixo, a gente te conta como fazer isso!
YouTube:
É a principal rede social quando o assunto são vídeos. Ele é utilizado para divulgar vários tipos de vídeos e também permite que você agrupe-os em categorias. Isso facilita a organização dos conteúdos da sua instituição, bem como a visualização por seus usuários.
WhatsApp for Business ou WhatsApp para Negócios:
Permite o envio de mensagens instantâneas. Ademais, possui a possibilidade de acrescentar catálogo, site, localização, dentre outros.
TikTok:
Em síntese, rede social focada em produção e compartilhamento de vídeos. Permite duetos e o envio de mensagens. Essa gigante da plataforma pode ser utilizada dentro e fora da sala de aula. Pegue dicas em nosso conteúdo:
5 dicas de como vender cursos através das redes sociais
Se você chegou até aqui e fez todos os passos descritos acima, já está bem perto de alcançar êxito em sua estratégia de mídia.
Por isso, vamos às dicas para você aplicar quando já estiver com os objetivos traçados e tenha identificado em quais mídias investirá. Veja:
1. Compartilhe uma prévia do seu curso
Em suma, comece a criar entusiasmo antes do lançamento. Dê aos seus seguidores uma prévia do que eles podem esperar do curso.
Ademais, quando você compartilhar uma prévia do seu curso, a postagem não deve soar como um anúncio. Em vez disso, certifique-se de incluir informações valiosas e conteúdo útil, tais como diferenciais, materiais complementares, conteúdos… Assim, será possível criar confiança e credibilidade com seu público.
Sendo assim, uma ótima maneira de compartilhar uma prévia do seu curso é compartilhar um vídeo seu falando diretamente com seu público.
2. Como vender cursos através das redes sociais: Converse com o seu público
Depois de identificar onde encontrar seu público, comece a conversar com eles – e ouça o que eles têm a dizer. Pergunte o que eles mais desejam profissionalmente e, em seguida, construa postagens que abordem como o seu curso pode fazê-los alcançar esse objetivo.
🚨 Ao ter essas conversas, sua instituição de ensino constrói uma comunidade engajada.
3. Como vender cursos através das redes sociais: Disponibilize link para uma landing page
Se você já usou a mídia social como ferramenta de geração de leads, conhece o poder de uma postagem social bem elaborada combinada com uma landing page atraente.
Uma landing page dedicada exclusivamente ao seu curso, permite coletar informações de contato e, assim, inseri-los em listas de e-mail.
Em síntese, as landing pages são páginas 100% focadas em conversão, seu objetivo é capturar mais leads para as instituições de ensino.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Saber estruturá-las de forma assertiva pode ser o que separa a sua instituição de uma captação com um ticket médio bom ou ruim.💸
💡 Para não alongar muito, vou deixar aqui um conteúdo complementar que vai te ajudar a identificar o que precisa ter na landing page do seu curso para que ela converta leads em matriculados.
4. Como vender cursos através das redes sociais: Crie conteúdos relacionados ao seu curso
Qualidade em todos os conteúdos produzidos é extremamente necessário quando o assunto é estabelecer a confiança dos potenciais alunos em sua instituição.
Por isso, investir em Marketing de Conteúdo Educacional para conversão de alunos e na contratação de uma equipe especializada nessa área faz toda diferença. Isso porque um conteúdo que agregue valor para a sua persona cria uma percepção positiva da sua instituição. Além disso, facilita a condução do potencial aluno pelo Funil de Captação de Alunos.
Para que o conteúdo seja relevante, ele precisa despertar o interesse do potencial aluno. Por isso, busque compartilhar em seus materiais, ideias interessantes e que despertem a atenção e curiosidade.
5. Como vender cursos através das redes sociais: Monitore os resultados
Não é novidade que analisar os resultados de qualquer ação desenvolvida por sua instituição é essencial, não é mesmo? Isso também é válido para a captação de alunos nas redes sociais.
Por isso, uma dica é utilizar o Google Analytics. Assim, através dele será possível acompanhar quantos alunos vieram das redes sociais até o site institucional. Além disso, será possível visualizar aqueles que realizaram suas inscrições em seu processo seletivo e quantos destes realmente se tornaram alunos da instituição. Com isso, é possível avaliar se todo o trabalho nas redes sociais está sendo efetivo ou não.
Ademais, uma forma mais subjetiva de avaliar a efetividade dessas práticas é monitorar as interações entre instituição e potenciais alunos nas redes sociais. Sendo assim, fique atento aos comentários dos estudantes sobre o que eles acham da sua instituição. Isso contribuirá para o desenvolvimento contínuo da sua IE e, principalmente, no mapeamento de ações que melhorem a satisfação deles.
🎁 Dica bônus: 3 exemplos de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação
📑Como vimos, investir em conteúdos para condução dos interessados até a realização da matrícula pode ser uma prática bastante vantajosa para as instituições de ensino. Que tal iniciar o planejamento e começar a implantá-la o mais rápido possível?
Considerações finais
Espero que você tenha gostado do nosso guia com dicas de como vender cursos através das redes sociais! Aliás, que tal compartilhar esse conteúdo com a sua equipe? Assim, vocês crescem juntos e permanecem alinhados. 👊🏼👊🏼
Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
Sucesso! ⭐
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-vender-cursos-atraves-das-redes-sociais/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 22 março. Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-vender-cursos-atraves-das-redes-sociais/