9 tendências educacionais para 2022 que você precisa saber

Conteúdo personalizado, pesquisa por voz, atendimento one-to-one e processos automatizados são apenas algumas das tendências educacionais para 2022. Entender como utilizar cada uma delas a favor da sua instituição de ensino pode ser o “divisor de águas” que você precisa para encantar potenciais alunos e começar o ano na frente da concorrência.

Reunimos neste conteúdo, 9 tendências educacionais para 2022. As compilamos em diferentes grupos: tendências educacionais para o marketing do futuro, atendimento personalizado, e-learning e hábitos de consumo. 

Outra dica: distribuímos ao longo do conteúdo, materiais complementares que irão enriquecer a sua experiência. Aliás, temos um conteúdo exclusivo que estamos disponibilizando por tempo limitado, veja:

Conteúdo inicial

Como você está se organizando para 2022? Com o intuito de te ajudar a alcançar todas as suas metas e objetivos, preparamos um planner lindão para você! Tenha uma prévia de tudo o que tem nele:

  • Calendário com todos os meses do ano;
  • Campo para anotações importantes;
  • Frases inspiradoras e dicas educacionais;
  • Mapa dos sonhos, Plano de ação, Suas leituras e cursos, etc.

Ele está disponível no formato PDF e em planilha. Clique na imagem abaixo e garanta já o seu!

Planner 2022 - Rubeus

Introdução

Mesmo antes dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, a educação já vinha sentindo os efeitos das mudanças nos hábitos de consumo dos potenciais alunos (o aumento crescente das matrículas na modalidade EAD é um dos reflexos desse processo).

Entretanto, com a interrupção do funcionamento das instituições de ensino, houve uma mudança considerável. Aliás, uma mudança imediata na forma como as IEs realizavam a sua gestão, principalmente no que tange a aprendizagem virtual. 

Contudo, engana-se quem acha que as mudanças limitam-se apenas à forma de transmitir conhecimento. Ademais, outra área fortemente impactada foi a do Marketing que precisou adaptar rapidamente a sua comunicação e a maneira como cria relacionamentos e conexões

Mesmo sem conseguir prever em detalhes o que está por vir, ainda temos como inferir algumas práticas que estão muito próximas à realidade das instituições de ensino com base no comportamento de compra dos potenciais alunos que evolui frequentemente. 

Assim, tendo isso em mente, definimos algumas tendências educacionais para 2022. Elas não podem deixar de estar presente na rotina da sua instituição de ensino para o próximo ano. Isso significa que, para alcançar novos resultados em 2022, é preciso saber mais do que você sabe em 2021. 😉

O que são tendências educacionais? 

Em resumo, as tendências educacionais consistem em novos hábitos de consumo dos potenciais e atuais alunos que determinam novas demandas que devem ser exploradas pelas instituições de ensino, com grande potencial de crescimento.

9 tendências educacionais para 2022 que você precisa saber - Rubeus

A partir do momento em que ocorre uma mudança no mercado educacional e começa a ser uma prática e um hábito para um número significativo de estudantes, há grandes chances de que isso seja ou se torne uma tendência.

Dentre as tendências no âmbito educacional estão diversas ações que dividem-se em diferentes esferas e devem ser cuidadosamente analisadas. Para tornar o nosso estudo mais detalhado, as separamos por categorias. Para começar, abordaremos sobre o Marketing do Futuro:

Tendências educacionais para 2022: o Marketing do Futuro

Marketing é relacionamento, é a arte e a ciência de criar conexões. Por isso, à medida que os hábitos de consumo vão mudando, é preciso adequar a comunicação, de forma que ela “faça sentido” para quem a recebe. Frente a isso, veja as 3 principais tendências de marketing para obter sucesso em 2022:

📝 Inbound Marketing Educacional

Pode parecer incoerente, mas, infelizmente, ainda existem diversas instituições de ensino que não utilizam o Inbound Marketing. Apesar dessa prática ainda ser considerada “opcional”, logo será obrigatória para as instituições de ensino que desejam crescer. 

No Brasil, ao contrário do que acontece no exterior, essa técnica ainda é pouco empregada pelas IEs, por isso há grande perspectiva de crescimento. Isso acontece porque geralmente as instituições de ensino pensam em curto prazo e investem seu tempo e dinheiro em estratégias imediatistas. O Inbound Marketing, embora muito eficiente, requer paciência e dedicação. Afinal, não é da noite para o dia que se conquista a confiança de alguém.

Equipe - Rubeus

“Atualmente, para se conectar com compradores, você precisa parar de empurrar sua mensagem e começar a atrair seus clientes. As regras do marketing mudaram e a chave para vencer é usar essa mudança a seu favor.”  

Braian Halligan e Dharmesh Shah

O Inbound Marketing Educacional é uma importante técnica de persuasão e atração de leads. Em resumo, ao utilizar esse tipo de marketing, a IE estará focada em educar e nutrir os potenciais alunos. Por essas e outras razões, ele também é conhecido como Marketing de Atração ou, ainda, Marketing de Permissão.

Ademais, outro ponto importante quando o assunto é produção de conteúdo, é o SEO (otimização para motores de busca). Ele é o responsável pelo ranqueamento orgânico dos materiais produzidos e divide-se em duas esferas:

9 tendências educacionais para 2022 que você precisa saber - Rubeus

🤳🏼 Conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário ou UGC, do termo em inglês “User-Generated Content”, é uma tendência que já foi implementada por muitas grandes empresas e atua como um poderoso gatilho de prova social

Em resumo, ele consiste em todo tipo de ação criada a partir de uma mídia utilizada pela sua instituição de ensino. Esse conteúdo pode ser comentários, posts, fotos ou vídeos, desde que seja gerado pelo usuário (no caso, potenciais e atuais alunos) de forma natural. 

Um exemplo prático de UGC são os comentários em suas publicações no Instagram, ou, até mesmo, as ponderações realizadas pelos leitores ao final de conteúdos publicados no blog da sua instituição de ensino.

9 tendências educacionais para 2022 que você precisa saber - Rubeus

🔍 Ações personalizadas

Se a sua instituição ainda não trabalha estratégias de marketing digital direcionadas e personalizadas, prepare-se para os resultados negativos! Apesar de ser uma afirmação um tanto pesada, infelizmente, essa é a realidade. Ninguém gosta de uma comunicação genérica!

O que acontece é que os potenciais alunos não querem mais sentir que estão conversando com um robô. Eles não querem receber um e-mail que não leva em conta a sua realidade. 

Quando a instituição de ensino não personaliza a sua comunicação de acordo com questões básicas, como curso de interesse ou etapa da jornada de compra, é quase certo que não despertará o interesse do seu lead.

Tendências educacionais para 2022: atendimento

🤝🏽 Atendimento one-to-one

Que o atendimento de qualidade é fundamental, isso você já sabe. Porém, muito além de oferecer um atendimento empático e humano, é preciso torná-lo único. Esse é o objetivo do atendimento one-to-one.

Comunicação - Rubeus

Nem todo candidato consegue sanar suas dúvidas pelo site. Há aqueles que querem um atendimento presencial, seja uma conversa com o coordenador do curso ou uma visita na instituição. 

O essencial é facilitar o agendamento dessa conversa. Mas como fazer isso? Através de um chat on-line, de um CTA “Fale com a gente” ou do número do WhatsApp da instituição, por exemplo. Isso fará com que haja um aumento do número de inscrições e proporcionará a oportunidade de ouvir e ajudar melhor os seus potenciais alunos.

🎯 Atendimento Omnichannel

O atendimento omnichannel tem como premissa fornecer uma experiência perfeita ao aluno, mediante a integração de diferentes canais de atendimento. 

O que acontece é uma espécie de “centralização” de todos esses canais em um único sistema. Isso permite à instituição de ensino desenvolver uma visão ampla das interações com o aluno, além de possibilitar também que haja uma interação mais efetiva e consistente, uma vez que a resposta poderá ser bem mais rápida.  

| Conteúdos que podem interessar você:

Tendências educacionais para 2022: e-learning

Em resumo, o e-learning ou “ensino eletrônico”, em tradução livre, compreende um modelo de ensino a distância que usa recursos computacionais e audiovisuais. Objetiva-se transmitir o aprendizado para uma pessoa específica, um grupo ou para uma comunidade.

O e-learning pode ocorrer sob dois formatos: tendo ou não gerenciamento do aprendizado. Mas, talvez, você esteja se perguntando qual a diferença do e-learning para o ensino na modalidade EAD, não é mesmo? É simples, o e-learning está “dentro” do EAD.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC)

“Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente. Por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.”

Uma vez compreendido isso, podemos ver detalhadamente as tendências educacionais para 2022 nessa esfera, veja:

📳 Aprendizagem Móvel

O aumento do uso de dispositivos móveis já é uma realidade entre os consumidores de diversos produtos e serviços. No âmbito educacional isso não é diferente. Isso significa que é cada vez mais normal o acesso a conteúdo de aprendizagem por meio de dispositivos móveis.

Em serviço - Rubeus

De acordo com o Think with Google:

“No mobile, os riscos de perder um cliente são altos. Se você não der às pessoas o que elas querem, e rapidamente, elas vão fazer negócio em outro lugar. Na verdade, descobrimos recentemente que, para os sites de varejo, melhorar o tempo de carregamento em 0,1 segundo pode melhorar suas taxas de conversão em 8%.”

Isso significa que, para atender às necessidades dos alunos que utilizam o mobile, é crucial criar cursos e garantir que os materiais sejam responsivos e flexíveis o suficiente para permitir a utilização em vários formatos. Isso dará aos alunos a melhor experiência, independentemente de qual dispositivo eles usem.

Aliás, em um de nossos conteúdos detalhamos informações valiosas sobre a aprendizagem móvel. Confira-o:

O que é aprendizagem móvel e porque sua IE precisa se adaptar a ela - Rubeus

🚀 Ensino híbrido

O modelo tradicional de ensino está se adaptando às constantes transformações ocorridas no ambiente educacional. Dessa forma, a modalidade de ensino híbrido vem ganhando força e revolucionando a forma como as IEs ofertam toda a experiência do serviço educacional.

O Ensino Híbrido ou Blended Learning é uma modalidade de ensino que une o ensino tradicional presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, e o on-line, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino.

| Você sabia?

Ensino remoto ensino híbrido sala de aula invertida

Em suma, o ensino remoto emprega a transmissão de aulas em tempo real (“ao vivo”). Nesse formato, objetiva-se que professor e os alunos consigam estabelecer interações durante as aulas, conforme aconteceria no modelo presencial. Resumindo, no ensino remoto deseja-se manter a rotina da sala de aula, só que em um ambiente virtual.

Já o ensino híbrido é uma modalidade de ensino que une o ensino tradicional presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, e o on-line, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino. Ou seja, é um modelo híbrido de ensino por unir dois formatos diferentes. 

A sala de aula invertida é um tipo de ensino híbrido. Nesse modelo híbrido de aprendizagem, os alunos estudam o conteúdo antes da aula (por meio de aulas e cursos on-line, por exemplo). Assim, o ensino presencial é reservado a tirar dúvidas e realizar atividades supervisionadas. Esse modelo permite que os alunos desenvolvam a autonomia e compartilhem o conhecimento com os demais em sala de aula.

Aprofunde o seu conhecimento na modalidade de ensino híbrido lendo nosso blog post: 

Tendências educacionais para 2022: hábitos de consumo

🗣️ Pesquisa por voz

Alguma vez você estava sem tempo para digitar e então recorreu ao Google Assistente? Ou então bateu aquela dúvida sobre como escrever uma determinada palavra e você apertou o “microfone” no teclado e pronto?! Se sim, então você já fez uma pesquisa por voz.

E não vai pensar que você está sozinho nessa. Um elevado número de pessoas em todo o planeta estão recorrendo a esse tipo de pesquisa.

De acordo com o Think with Google: 

“No Brasil não é diferente: uma pesquisa mostra que mais de 60% dos brasileiros já usaram a voz para controlar celulares, para se orientar no trânsito, para fazer buscas na internet e para reproduzir música. E como esquecer das mensagens de voz? Mais de 90% dos brasileiros já enviaram alguma mensagem de voz usando o smartphone.”

Além disso: 

Think with Google

Dessa forma, frente a essa realidade emergente, é primordial que a sua IE adapte essa técnica em seus canais digitais. Seja no site ou no blog da instituição, a pesquisa por voz já é uma realidade e precisa ser explorada. 

💚 Experiência memorável e única

A experiência do estudante ou SX vem do termo em inglês Student Experience. Em resumo, ela consiste na percepção geral que o atual ou potencial aluno tem sobre o seu serviço educacional como um todo, não se limitando apenas ao ensino. 

Em síntese, a experiência do estudante acontecerá independente da sua IE criar ou não ações específicas para melhorá-la. Isso porque o estudante desenvolverá as suas percepções de acordo com os contatos que terá com a sua IE. Assim, quando se investe em estratégias para torná-la memorável, as chances dele se tornar um “embaixador” da sua IE aumentam significativamente. 

Promover uma experiência  excepcional do estudante é imprescindível para potencializar o valor percebido dos seus atuais e futuros alunos. Além disso, pode influenciar questões, como a aquisição de demais cursos, o posicionamento da marca, a lealdade do aluno e o ticket médio por aluno.

Qual o seu desafio hoje?

Qual o seu desafio hoje? - Rubeus

Em resumo, um CRM para instituições de ensino auxilia no gerenciamento do relacionamento com potenciais e atuais alunos. Isso significa que ele permite aprimorar e agir estrategicamente com vistas à captação de alunos e gestão da permanência.

Plataforma Rubeus

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar a sua IE a colocar em prática as tendências educacionais para 2022? Então agende uma demonstração gratuita da nossa plataforma!

Conclusão

Para identificar detalhadamente as principais tendências educacionais para 2022, dividimos a nossa análise em diferentes categorias. 

Começamos pelas tendências de Marketing Educacional que demandam a aplicação do Inbound Marketing, a criação de ações personalizadas e o uso do conteúdo gerado pelo usuário. Sob a ótica do atendimento, vimos a importância do contato one-to-one e o atendimento omnichannel. Ademais, no que tange às tendências do e-learning, a aprendizagem móvel e o aumento da utilização do ensino híbrido tornam-se indispensáveis. 

Já quando analisamos as tendências educacionais para 2022 sob a ótica dos hábitos de consumo, vimos a importância da pesquisa por voz e da criação de uma experiência memorável ao estudante. 

Por fim, queremos saber de você: sua instituição de ensino já coloca em prática alguma das tendências educacionais que foram citadas? Conte-nos a sua experiência!

Até a próxima!

Matheus Amaral - 9 tendências educacionais para 2022 que você precisa saber

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. 9 tendências educacionais para 2022 que você precisa saber. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/tendencias-educacionais-para-2022/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 29 novembro). 9 tendências educacionais para 2022 que você precisa saber. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/tendencias-educacionais-para-2022/