Em tempo de pandemia, distanciamento social e ensino remoto, os estudantes têm passado boa parte do tempo em frente às telas dos computadores, smartphones, tablets e/ou outros dispositivos eletrônicos. Mas, será que toda essa exposição pode comprometer a saúde ocular dos alunos? É sobre isso que veremos neste conteúdo, confira!

E tem mais! No final desse conteúdo, separamos um convite especial! Portanto, fique atento(a) para não perder nada! Boa leitura e bons insights!

Introdução

Grande parte dos alunos, antes mesmo do ensino remoto, já passava muitas horas em frente às “telas brilhosas”. Com a nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus esse tempo acentuou-se. Todavia, a rotina acadêmica e as mudanças repentinas não são desculpa para negligenciar a saúde ocular. 

Os diversos problemas oculares podem atingir qualquer pessoa e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados para evitá-los. 

Sobre a utilização dos famosos computadores, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia ressalta:

“A tela em si do monitor não é prejudicial aos nossos olhos, não emitindo níveis de radiação capazes de prejudicar nossa visão. No entanto, o uso exacerbado pode ocasionar a chamada “Síndrome Visual do Computador”. 
A Síndrome é caracterizada pelo cansaço visual devido ao uso prolongado do computador. Isso ocorre porque quando estamos olhando para a tela, além de não piscarmos com tanta frequência, estamos constantemente “focando e refocando” nos pixels, minúsculos pontos que compõem as imagens e letras no computador, e os quais os nossos olhos não conseguem deixar definidos sem esforço. Todo esse trabalho de foco sobrecarrega os músculos dos olhos e a capacidade para focar diminui”.

Frente a isso, agora mais do que nunca, é importante que sua instituição de ensino trabalhe incentivos voltados para a saúde ocular dos alunos

Saúde ocular dos alunos: cuidados que sua instituição de ensino precisa incentivar

1) Respeitar a distância de 50 cm a 70 cm da tela dos dispositivos

Encarar qualquer dispositivo por muito tempo pode fazer com que seus olhos fiquem secos e cansados, o que pode levar a uma visão turva. A razão para que isso aconteça é o fato das pessoas tenderem a piscar muito menos ao utilizar dispositivos de tela digital. Lembre-se de fazer pausas frequentes em computadores, telefones e tablets.

2) Manter os olhos limpos

Um estudo mostrou que a maioria dos usuários que usam lentes de contato possui algum mau hábito de higiene que os colocam em risco de infecções oculares. 

Se você usa lentes de contato, pratique uma boa higiene de forma consistente para prevenir infecções nos olhos.

Ilustração

3) Exercite o 20-20-20

A American Academy of Ophthalmology recomenda seguir a regra 20-20-20 ao usar dispositivos digitais. 

A 20 minutos encarando a tela digital, desvie o olhar para cerca de 6 metros de distância por um período de tempo de 20 segundos completos para descansar os olhos.

4) Use óculos em vez de lentes de contato em momentos específicos

As lentes de contato realmente podem ser bastante práticas para a rotina, envolvendo até mesmo questões estéticas. Contudo, quando for usar o computador, televisão ou fazer leituras prolongadas, o recomendado é que você substitua as lentes pelos óculos. 

5) Umedeça o ambiente 

O tempo seco pode contribuir para que os olhos fiquem ressecados. Por isso, a dica é utilizar umidificadores para evitar que o ambiente fique tão seco. Caso você não tenha um umidificador pode utilizar um copo de água ou toalha molhada.

Outra dica para não deixar os olhos tão ressecados é a utilização de colírios lubrificantes. Eles são grandes aliados contra as sensações de olho seco, coceira e ardência, mas deve sempre ser receitado por um médico oftalmologista.

6) Limpe com frequência a tela do computador

Manter a higiene das telas é primordial por diversos motivos. Elas podem ser abrigo para milhares de bactérias e germes, pois é uma área de contato frequente. 

Além disso, telas sujas podem comprometer a visão, requerendo um maior esforço dos olhos para tentar entender o que está vendo. 

Outro ponto importante é ter uma boa postura ao usar um computador e ao ler, o ângulo de visão pode requerer mais ou menos esforço dos olhos. 

Ilustração

7) Ajuste o brilho

O brilho excessivo da tela pode ser um fator de peso para o comprometimento da saúde ocular dos alunos. 

É importante deixar as telas em um nível mediano, nem muito brilhosa, nem muito escura, pois ambos demandam mais esforço dos olhos. Lembre-se: a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina.

8) Escolha o tamanho adequado das letras

Ajustar o tamanho da letra, a luminosidade e o contraste da tela dos dispositivos digitais é essencial para a saúde ocular dos alunos.

Além disso, é importante também se atentar à luz do ambiente porque ela tem o poder de trazer um maior conforto para os olhos. Por isso, evite luminárias próximas, luzes diretas no monitor ou reflexos na tela.

9) Não fique em frente a ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado

Ficar diretamente exposto ao vento ou ao ar frio pode deixar os olhos ainda mais secos. Portanto, a dica é diminuir a incidência direta de ventilador ou aparelho de ar-condicionado no rosto.

10) Procure um profissional

A última, mas não menos importante dica é contar com um acompanhamento de um profissional capacitado. 

Se após realizar os cuidados acima você ainda sentir algum desconforto, esse é um sinal de que precisa de ajuda médica. 

E aí, gostou?

Espero que esse material tenha sido útil! Para tornar a sua experiência ainda mais completa, eu tenho um convite para você!

Sabemos que o cenário educacional envolve muitas notícias e novidades que ocorrem rapidamente. Para tentar ajudar as instituições de ensino, reunimos as news quentinhas e enviamos diretamente via e-mail.

Junte-se a nossa rede de contatos e receba nossas novidades, gratuitamente e com prioridade. Além de dicas, nós disponibilizamos também notícias, conteúdos e insights sobre o cenário educacional. Para fazer parte do grupo, é só clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

Agora queremos saber de você! Quando o assunto é saúde ocular dos alunos, sua IE já incentiva os cuidados vistos acima? Conte-nos nos comentários!

Até a próxima! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.